Mobiliário

Cômodas para a cozinha: tipos e sutilezas de escolha

Cômodas para a cozinha: tipos e sutilezas de escolha
Contente
  1. Características e propósito
  2. Materiais de manufatura
  3. Revestimentos de acabamento e decoração
  4. Tipos de estruturas
  5. Enchimento interno
  6. Como escolher?
  7. Como colocá-lo corretamente?

As cômodas ficam mais frequentemente localizadas em corredores e quartos para guardar roupas e tecidos para casa. No entanto, inicialmente esses produtos foram criados para a cozinha, eles foram usados ​​para armazenar pratos e utensílios de cozinha diversos. Hoje são escolhidos na maioria das vezes para cozinhas com um conjunto pequeno, em que é difícil encaixar tudo o que se precisa. Considere de que materiais é feito esse móvel, converse sobre os tipos de modelos, as regras de escolha e uma boa localização.

Características e propósito

Uma cômoda para a cozinha é um armazenamento conveniente para vários utensílios, bem como uma elegante peça de decoração de interiores. Móveis são projetados para armazenar:

  • pratos e vários utensílios de cozinha;
  • cristais e jogos de chá (relevantes para modelos com prateleiras abertas ou portas transparentes de vidro);
  • toalhas;
  • diferentes produtos de limpeza;
  • pequenos aparelhos domésticos;
  • produtos a granel, vegetais.

A principal vantagem de uma cômoda é a sua amplitude.

O design geral é capaz de acomodar tudo o que não cabe nos compartimentos do fone de ouvido. Nos produtos com gavetas e prateleiras, será conveniente para a recepcionista ter sempre à mão tudo o que precisa.

As cómodas de cozinha distinguem-se pela funcionalidade acrescida - dependendo do modelo, o design pode incluir secções especiais para bebidas alcoólicas, potes de especiarias. Algumas soluções têm uma bancada, que as donas de casa costumam usar para cortar alimentos ao cozinhar.

As cômodas modernas são confortáveis, elegantes e sólidas. Sua única desvantagem são as grandes dimensões, que demandam muito espaço na hora de colocar os móveis. No entanto, também estão à venda opções em miniatura, criadas especificamente para pequenas cozinhas.

Materiais de manufatura

Várias matérias-primas são utilizadas para a produção de cómodas. Os materiais mais populares são madeira, MDF, plástico, metal, vidro. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.

Madeira natural

Para a fabricação de móveis são utilizados faia, pinheiro, cereja e outros tipos de madeira.

As cómodas de madeira têm um aspecto moderno e elegante, são ideais para cozinhas decoradas em estilo clássico.

A madeira é um material forte, confiável e durável. No entanto, os produtos feitos com ele não são acessíveis para todos.

MDF ou aglomerado

As cômodas feitas com esses materiais são baratas, por isso são apreciadas pelos consumidores. Os produtos feitos de MDF e aglomerado podem ser revestidos com uma "concha" especial que imita visualmente os materiais naturais (madeira, pedra) ou tem uma variedade de cores.

Plástico

O material utilizado na produção de modelos de orçamento. As cômodas de plástico duram pouco. Eles têm medo de danos mecânicos. Mesmo sob cargas leves de energia, esses produtos podem quebrar.

As vantagens dos modelos de plástico incluem-nos acessibilidade financeira, uma ampla seleção de texturas e cores.

Metal

Cômodas cheias de metal são muito raras. Na maioria das vezes, uma moldura é feita desse material e as prateleiras são feitas de madeira ou vidro. As cômodas de metal são práticas e confiáveis. As desvantagens incluem seu alto peso e cuidados exigentes.

Copo

Cômodas de vidro podem ser fosco, brilhante, transparente ou colorido... Trazem leveza e leveza para o interior da sala. Os produtos de vidro parecem sofisticados e incomuns, mas requerem uma manutenção cuidadosa.

Muitas vezes existem à venda modelos em fabrico nos quais são utilizados vários tipos de materiais.

Revestimentos de acabamento e decoração

A cozinha é uma divisão em condições difíceis. Condições de alta umidade e alta temperatura são freqüentemente observadas aqui.

Para que o mobiliário não se deteriore rapidamente com tais condições, é importante que a sua camada decorativa cumpra não só uma função estética, mas também protetora.

Diferentes tipos de revestimentos protegerão de forma confiável a base do móvel.

Corante

A coloração dos produtos é realizada com composições para trabalho interno.

Verniz

Na maioria das vezes, as cômodas feitas de madeira maciça e materiais que contêm madeira são envernizadas. Graças a este revestimento a durabilidade dos produtos aumenta significativamente.

Laminação

Este revestimento pode ser aplicado na bancada ou em toda a base do móvel. Isso torna o case resistente a várias influências mecânicas.

Postforming

Cobrindo o produto com plástico decorativo. Tal concha é durável, resistente à alta umidade e aos efeitos de compostos quimicamente agressivos.... Basicamente, esses revestimentos são aplicados em móveis de aglomerado ou MDF.

Moldagem de estuque, inserções decorativas de vidro e metal, entalhes manuais ou de ferragens podem ser usados ​​como decoração para cômodas. Nesse caso, o vidro é frequentemente processado com gravação a laser ou um padrão é aplicado a ele usando jato de areia.

Tipos de estruturas

O mercado moderno oferece uma abundância de modelos de cômodas para cozinha. Todos eles têm seus próprios recursos de design, conteúdo interno, dimensões, configuração, esquemas de cores. À venda existem modelos largos (indicadores de largura - 1 metro ou mais) e opções estreitas (faixas de largura de 40 a 60 cm).

As soluções mais recentes destinam-se ao equipamento de pequenas cozinhas.

As cômodas podem ser retas ou anguladas, dependendo do design. O primeiro pode ser:

  • montados na parede - são instalados próximos à parede, por isso sua parede posterior tem uma aparência pouco atraente;
  • insular - sugira uma vista circular (esses modelos geralmente servem como base para o zoneamento ou delimitação do espaço em uma área de trabalho e de jantar).

As cômodas de canto podem ser suspensas ou no chão. Sua configuração pressupõe a colocação em um dos cantos da sala.

Os produtos podem ser móvel, estacionário e suspenso. As soluções móveis são equipadas com rodízios para facilitar a movimentação na cozinha. Via de regra, essas opções são de pequeno porte.

Móveis fixos podem ser instalados perto da unidade de cozinha. Com um único estilo, a cômoda pode se tornar sua continuação, neste caso, junto com o fone de ouvido, parece um todo.

Modelos suspensos são projetados para serem pendurados na altura ideal para a anfitriã. Eles são instalados usando hardware de fixação especial. O projeto de tais soluções não prevê a presença de pernas e rodas para movimento. Normalmente, essas opções são compactas e leves.

Há mercadorias com superfície de trabalho à venda - na maioria dos casos, podem substituir a mesa da recepcionista.

O tampo da mesa pode ser em pedra natural ou artificial (soluções duradouras e fiáveis), madeira, MDF. É importante que a parte superior de trabalho da cômoda seja resistente a alta umidade, danos mecânicos e soluções ácidas e alcalinas.

Enchimento interno

A maioria dos modelos de cômoda inclui 1, 2 ou 3 caixa, Destinado a talheres. Eles geralmente estão localizados no topo da estrutura. As gavetas podem ser divididas em seções estreitas usadas para armazenar garfos, facas, colheres, pás, tesouras e outros utensílios de cozinha. Existem também cómodas equipadas com grades e bandejas de secagem.

Os fabricantes também fornecem compartimentos para guardar panelas, caldeirões, potes, panelas e outros utensílios... A solução mais ergonômica são gavetas altas com grades de metal. Distinguem-se pela boa amplitude, devido à qual podem acomodar todos os utensílios do dia a dia.

A maioria dos modelos de cômodas possui compartimentos para louças - podem ser abertos ou fechados. Os primeiros são projetados para armazenar e exibir belos jogos e louças elegantes.

Os compartimentos fechados são usados ​​para pratos, xícaras, canecas e pires.

Dependendo do modelo da cômoda, seu conteúdo interno pode incluir prateleiras estreitas, grelhas para colocar garrafas, prateleiras para tampas, prateleiras para guardar legumes. Se você planeja guardar alimentos na cômoda, é importante verificar se os móveis são ecologicamente corretos e seguros.

Como escolher?

Escolher uma cômoda não é uma tarefa fácil. Para uma compra bem-sucedida, é importante prestar atenção a vários parâmetros importantes.

  1. Sistemas de abertura e acessórios. Ao escolher os móveis, é importante verificar a confiabilidade de todos os mecanismos - as gavetas devem ser puxadas sem muito esforço e as portas não devem emitir ruídos estranhos ao abrir. Cômodas caras e de alta qualidade costumam ser equipadas com fechos especiais.
  2. Aparência do produto. A cômoda não deve ter folga entre as partes frontais e as gavetas. Toda a estrutura deve ser sólida.
  3. Sem defeitos... Antes de comprar, vale a pena examinar cuidadosamente o produto quanto a vários danos: buracos, rachaduras, lascas, descascamento da camada decorativa e outras falhas. É altamente provável que tais móveis, devido à sua falta de confiabilidade durante a operação, possam perder sua estética.
  4. Parede de trás... A maioria dos modelos de cômodas é fixada, por isso poucas pessoas olham para a aparência de sua parede posterior. No entanto, essa parte do design não deve ser esquecida. Se a parede posterior for fina (menos de 6 mm), pode dobrar em breve.
  5. Confiabilidade do material. Claro, o melhor é escolher uma cômoda de madeira natural. Porém, se o orçamento for limitado, você pode adquirir modelos em aglomerado, MDF ou plástico.Nesse caso, você deve escolher móveis de materiais de aparência sólida. Se for plástico, deve ser espesso; se for MDF ou aglomerado, o material deve ser laminado ou pós-formado.
  6. Desempenho e funcionalidade ideais.
  7. Opção de abertura do sistema de fachada. Dependendo do modelo, pode ser retrátil, articulada, deslizante ou dobrável. Qual tipo é mais conveniente - cada um escolhe por si.

Se for escolhida uma cômoda, é importante ficar atento aos materiais para a confecção de sua bancada. Os produtos de pedra requerem uma manutenção cuidadosa - para manter a estética, terão de ser constantemente esfregados até obterem brilho. O mesmo vale para bancadas de vidro.

Se você escolher uma superfície de trabalho de MDF, é necessário que ela seja processada com a tecnologia de pós-moldagem ou de moldagem suave. Essas bancadas não requerem muita manutenção, mas duram muito tempo.

E também a cômoda deve ser escolhida de acordo com as dimensões da cozinha. Para quartos espaçosos, você pode escolher móveis volumosos, para os pequenos - uma estrutura de canto de estilo clássico ou modelos estreitos elegantes. O material, a cor e a textura da cômoda adquirida devem corresponder aos produtos já existentes na cozinha.

Para uma cozinha decorada em estilo clássico, cómodas claras ou escuras de madeira natural são adequadas.

A opção ideal são soluções elegantes, complementadas por entalhes ou molduras em estuque, com guarnições douradas.

Para minimalismo móveis feitos de metal e plástico, que têm formas rígidas e linhas claras, são adequados. Para cozinha com estilo Provença uma cômoda pintada de branco feita de madeira natural é adequada.

Como colocá-lo corretamente?

Existem várias formas de organizar a cómoda - tudo vai depender da configuração do produto e das preferências pessoais dos proprietários. As opções de canto estão localizadas no canto da sala. Esta solução terá mais sucesso para uma pequena cozinha. As estruturas de canto permitem que você economize o máximo de espaço utilizável. Freqüentemente, as cômodas estão localizadas ao lado do conjunto de cozinha.

É importante que neste caso a largura destes dois móveis seja idêntica - só assim é possível encaixar harmoniosamente a cómoda.

Às vezes, os armários estão localizados no centro da cozinha. Com essa disposição, é importante escolher móveis com uma parede posterior estética. O layout da ilha é adequado principalmente para quartos espaçosos.

Devido às cômodas compridas, é possível delimitar visualmente o espaço, separando a área de cozimento do local de descanso e alimentação. Na hora de organizar os móveis, é importante ter imaginação para encontrar um lugar adequado para colocá-los no interior.

Para saber como uma cômoda estilo Provence se parece para uma cozinha, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa