Mobiliário

Prateleiras para a cozinha: tipos e seleção

Prateleiras para a cozinha: tipos e seleção
Contente
  1. O que é e por que eles são necessários?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de estruturas
  4. Materiais de manufatura
  5. Como escolher?

Como você sabe, a moda é cíclica, e isso também vale para a decoração de interiores. Hoje as prateleiras da cozinha estão ganhando popularidade novamente. No entanto, esse elemento de decoração voltou com uma nova roupagem, ou melhor, com variedade. Os fabricantes oferecem produtos de várias formas, tamanhos e estilos. Resta apenas escolher o caminho certo.

O que é e por que eles são necessários?

Uma prateleira é um tipo de móvel projetado para armazenar alimentos, pratos, vegetais e outros utensílios de cozinha. As prateleiras não possuem portas nem paredes. São uma estrutura composta por várias estantes localizadas umas sobre as outras (pisos) e unidas por racks.

As estantes caracterizam-se pela funcionalidade e amplitude, mas ao mesmo tempo não ocupam muito espaço e não confundem visualmente a divisão.

Devido à ausência de paredes e ergonomia, as estantes também podem ser utilizadas para zoneamento de um ambiente, por exemplo, separando a área da cozinha da sala de jantar, a sala de jantar da sala de estar.

As prateleiras são recomendadas nesses interiores onde a funcionalidade deve ser fornecida em um espaço limitado... Porém, mesmo em cozinhas espaçosas, este móvel vai ocupar o seu devido lugar, tornando-se o toque final do seu interior.

Vantagens e desvantagens

A vantagem da estante é a mobilidade - você encontra à venda modelos de vários tamanhos. Mesmo a menor área da cozinha pode ser transformada em uma área útil, escolhendo um enfeite de tamanho adequado.

Devido à ausência de paredes, outros enfeites não ocupa muito espaço. Ao mesmo tempo, é muito funcional: muitas prateleiras permitem colocar eletrodomésticos e pratos sobre elas.Você pode armazenar itens grandes individuais (por exemplo, colocados em uma prateleira de micro-ondas) e muitos itens pequenos, colocando-os em caixas especiais.

Graças ao design aberto, a prateleira não bagunça a sala, e alguns modelos, por exemplo os de vidro, aumentam até visualmente a área da cozinha. As prateleiras não interferem com a penetração da luz na divisão e permitem zonear visualmente a cozinha.

Uma desvantagem significativa de tais móveis é contaminação rápida de prateleiras e itens armazenados nelas. Isso é compreensível, porque as prateleiras não são protegidas por nada, então o pó se acumula rapidamente sobre elas, manchas de água, respingos de gordura caem.

Considerando que geralmente há uma grande quantidade de itens colocados nas prateleiras, a limpeza requer um grande investimento de tempo e esforço.

Tipos de estruturas

A prateleira pode ser quadrada, retangular ou oval. Em pequenos espaços usar racionalmente as estruturas de canto que "não ocupam" o espaço utilizável e permitem o uso funcional dos cantos. Prateleiras quadradas também são consideradas confortáveis ​​e espaçosas. A versão estreita também será uma boa solução para pequenos espaços, cantos, paredes. As contrapartes em forma de círculo requerem muito espaço.

Diferentes designs também diferem nos tipos de fixação. Móveis aparafusáveis na parede ou no chão. Também são pequenos modelos móveis. Eles são equipados com rodas de transporte e geralmente possuem uma alça lateral para sua conveniência.

Alguns modelos de coisas que não diferem posição fixa das prateleiras e cestos. Mas a maioria dos designs modernos pressupõe a variabilidade de sua localização: a própria dona de casa escolhe quantas e a que distância as prateleiras da estante serão colocadas.

Grandes e espaçosos são geralmente tipos de piso ou parede. Em qualquer caso, com as pernas ficam no chão, fixando-se a ele ou à parede. Variantes de prateleiras articuladas são amplamente difundidas, porém, devido ao método de montagem, o fabricante ainda é limitado na escolha das dimensões e do material (peso) para sua fabricação. Como regra, as opções com dobradiças são feitas para 2 a 4 prateleiras, e materiais leves são usados ​​como suportes, até cordas decorativas.

Existem modelos que são colocados sobre a mesa e parecem uma extensão dela. Via de regra, têm a mesma altura da mesa ou a excedem ligeiramente. Finalmente, você pode encontrar à venda móveis que são instalados na mesa da cozinha. Esta estante parece um pequeno slide sem paredes. É conveniente guardar doces, caixa de pão e pratos.

Dependendo das características do projeto, três tipos de whatnots podem ser distinguidos.

    Com prateleiras abertas

    Um desenho bastante conhecido, que possui basicamente 4 suportes e a quantidade necessária de prateleiras. Tais prateleiras não tem paredes laterais, tudo o que está exposto ficará à vista, por isso terá que acompanhar atentamente a encomenda. Via de regra, esses designs são usados ​​em maior medida para decoração. Frascos de cereais, lindas caixas com várias coisas pequenas serão apropriados. Flores secas e vasos de frutas também complementam perfeitamente as prateleiras abertas e a cozinha como um todo.

      Com gavetas e cestos

      Estas prateleiras estão equipadas com prateleiras com gavetas ou cestos. Apenas a prateleira superior do móvel pode ser usada como aberta. Essas estruturas não são altas, caso contrário, seu uso será inconveniente e esses móveis parecerão enormes... Em princípio, qualquer coisa pode ser armazenada em tal design. Para colocar os alimentos, é preferível escolher caixas com perfurações ou ranhuras na superfície.

        Combinado

        Esses designs combinam prateleiras e gavetas abertas. Os últimos (para estabilidade, whatnots) são colocados na parte inferior e, acima deles, há 2-3 fileiras de prateleiras abertas. Uma vez que as caixas estão localizadas na parte inferior, você deve se inclinar em direção a elas, é lógico colocar neles aqueles itens que você raramente usa.

        Materiais de manufatura

        As prateleiras podem ser feitas de diferentes materiais.

          Madeira

          A madeira é amiga do ambiente (os móveis não causam alergias, não emite toxinas), estilo, aspecto harmonioso em quase todos os interiores. A madeira natural cria imediatamente uma atmosfera de conforto especial, o calor caseiro no ambiente.

          O modelo de madeira terá um sucesso especial em interiores rústicos, clássicos e escandinavos. O design é confiável e durável, se necessário, você pode atualizar e alterar ligeiramente o design do produto graças ao uso de vernizes, tintas para madeira, tintas especiais para madeira.

          Ao mesmo tempo, as estruturas de madeira são instáveis ​​à umidade e altas temperaturas. A prateleira deve ser envernizada, não deve ser colocada perto de pia e geladeira (esta última pode dar condensação), fogões a gás, fornos. Para uma operação a longo prazo e preservação de uma aparência atraente, as prateleiras deverão ser restauradas periodicamente: lixe a camada de verniz envelhecida, aplique uma nova. Também entre os "pontos negativos" - peso pesado, dificuldade de transporte.

          Se as manchas entrarem na madeira, é importante removê-las o mais rápido possível, para que eles não tenham tempo para comer o material. Para cuidar detergentes agressivos não funcionam, A melhor maneira de se livrar da sujeira teimosa é com água e sabão. A estante lavada deve ser enxugada imediatamente.

            Aglomerado, MDF

            Esses materiais compostos às vezes são chamados de "substitutos" mais baratos da madeira, mas visualmente não parecem tão respeitáveis. No entanto, é uma opção de mobiliário muito popular. É importante controlar de que tipo de lajes a prateleira é feita, uma vez que as matérias-primas de baixo grau podem conter quantidades perigosas de resinas de formaldeído. Deve ser dada preferência a placas, cuja qualidade cumpre as normas europeias.

            Se compararmos a segurança do cartão com a do MDF, o segundo será menos perigoso. A composição do adesivo aqui é a lignina inofensiva. No entanto, o custo dos produtos de MDF é significativamente mais alto do que os análogos de aglomerado.

            Como a cozinha é um local de alta umidade, vale a pena escolher móveis com revestimento laminado.

              Metal

              O metal é caracterizado pela resistência, durabilidade, respeito ao meio ambiente O modelo deve ser escolhido Fabricado em aço inoxidável, resistente à alta umidade. Muitas variedades têm cestos de malha, devido ao qual a estrutura é leve e no geral parece bastante leve, não desorganiza o espaço. Prateleiras de metal ficam especialmente bem em interiores minimalistas de alta tecnologia. Análogos com elementos forjados se encaixam com sucesso em designs clássicos.

              Muitas estantes de metal são pesadas, por isso é melhor convidar duas pessoas para reorganizar o produto, pois é recomendável levantar o móvel acima do piso, e não carregá-lo sobre ele.

              Os produtos de metal não são a melhor opção para uma casa com crianças pequenas. Recomenda-se escolher whatnots sem cantos agudos e elementos salientes: eles são menos traumáticos.

              Plástico

              O material, resistente à influência da umidade, é caracterizado pela facilidade de manutenção, acessibilidade, muitas opções de design e baixo peso. É preferível escolher um modelo com cestos perfurados para que neles não se acumule umidade. Uma prateleira de plástico é apropriada em interiores modernos, porém, em geral, a estrutura não é durável.

                Copo

                O vidro temperado é utilizado para a produção de whatnots. É caracterizado por maior resistência e, mesmo se danificado, não se desintegra em centenas de pequenos fragmentos. As prateleiras de vidro têm um aspecto elegante e permitem-lhe expandir visualmente a divisão. O material não tem medo de umidade, mas respingos ou manchas tornam-se imediatamente perceptíveis, o que o torna desleixado.

                Como escolher?

                Ao escolher enfeites, você deve levar em consideração as peculiaridades das cozinhas. Para salas apertadas, você deve escolher designs em tons claros; modelos de vidro também são adequados. Móveis devem ser o mais leve possível, sem elementos maciços e largos.

                Quanto ao formato dos móveis, os modelos de canto costumam ser recomendados para cozinhas de pequeno porte. Com uma disposição linear de móveis, você pode considerar a opção de instalar uma prateleira retangular.

                Além disso, se o layout permitir, é aconselhável posicionar a estrutura não ao longo, mas ao longo da parede.

                Em interiores decorados no espírito do minimalismo ou hi-tech, enfim, onde imperam as linhas retas e o laconicismo, os modelos quadrados e retangulares de tudo o que não farão sucesso.

                Se o design é dominado por linhas arredondadas, formas aerodinâmicas e suaves, então vale a pena escolher prateleiras redondas e retangulares para eles.

                Modelos altos não devem ser apenas funcionais, mas também elementos decorativos do interior. Ocupam uma parte significativa da cozinha, pelo que se recomenda complementar as prateleiras com pratos elegantes e bagatelas. Para um uso mais prático, estruturas baixas são adequadas. A prateleira superior aberta pode ser utilizada para fornos microondas, enquanto as gavetas fechadas inferiores guardam tudo o que necessita.

                Além da praticidade, você também deve considerar como a prateleira se encaixa no design geral da cozinha. Para quartos em estilo provençal, rústico e étnico, os produtos de madeira são adequados. Design - do estrito e lacônico ao criativo. No entanto, é melhor manter o "meio dourado" - produtos de forma simples com decoração na forma de elementos esculpidos. Para o sertão e a provençal, deve-se escolher modelos que combinem madeira e peças forjadas.

                Assim, uma prateleira de madeira com suportes de metal terá sucesso.

                Os modelos de madeira também se encaixam bem no interior clássico, embora seja recomendável escolher o que não seja 1 a 2 tons mais escuros do que o tom do móvel principal. O elemento luxuoso e elegante de um interior clássico será uma estante de livros com um efeito antigo ou um modelo forjado pesado.

                Para interiores leves, incluindo chalés de verão, de madeira ou produtos de metal com cestos de vime. Eles são especialmente combinados com sucesso com móveis de vime e tecidos feitos de materiais naturais.

                Para cozinhas de estilo moderno com finanças limitadas, você pode usar construções em MDF e aglomerado. O design e a tonalidade devem ser adequados ao tom e estilo da mobília principal da cozinha (com a maior precisão possível). O objetivo aqui não é chamar a atenção para a prateleira, mas "empurrá-la" para a visão geral da cozinha, para usá-la apenas como sistema de armazenamento... Uma opção possível são os modelos de plástico, que também não possuem detalhes brilhantes e evidentes.

                Para estilos techno, prateleiras de alta tecnologia feitas de metal brilhante com inserções de vidro são adequadas. Recomenda-se preencher a estrutura com eletrodomésticos modernos, utensílios de alta tecnologia.

                Para saber como fazer uma estante de madeira no estilo escandinavo, veja o vídeo.

                sem comentários

                Moda

                a beleza

                casa