Mobiliário

Portas para a cozinha: variedades, escolhas e exemplos

Portas para a cozinha: variedades, escolhas e exemplos
Contente
  1. Compromisso
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Materiais (editar)
  5. Esquema de cores
  6. Projeto
  7. Dicas de Seleção
  8. Ideias lindas

É difícil imaginar um apartamento ou casa moderna sem portas. Zoneamento do espaço, proteção contra ruídos, poeira e odores estranhos - tudo isso faz da porta um dos elementos mais solicitados da sala. Se estamos falando de uma cozinha, então você definitivamente não pode prescindir desse produto e, portanto, você precisa saber quais portas podem ser instaladas em uma determinada sala e quais não podem.

Compromisso

Durante a construção de prédios de apartamentos ou casas particulares, normas e esquemas são usados ​​para criar uma sala forte, durável e confortável. A estrutura interior de um edifício residencial também é avaliada por profissionais, sendo que a presença de portas de uma divisão para a outra não é um capricho, mas sim uma necessidade. Existem salas em que não é necessário instalar todos os tipos de partições, mas em certos casos é simplesmente impossível fazer sem isso.

A porta da cozinha é um detalhe importante na planta de um ambiente por vários motivos:

  • permite isolar uma sala se houver um fogão a gás e uma coluna nele;
  • não permite que odores estranhos se espalhem por todo o apartamento;
  • possibilita a aposentadoria em quarto separado, caso não haja outros locais de comunicação pessoal ou telefônica no apartamento;
  • permite-lhe criar um design interior original e único, complementando-o e tornando-o mais confortável.

    A porta da cozinha tem bastantes vantagens, pelo que a sua instalação não será supérflua, mas também existem desvantagens que também deve conhecer:

    • a presença de uma porta esconde um certo espaço na cozinha ou no corredor onde se abre, o que pode criar incómodo num pequeno apartamento;
    • a criação de um reparo de alta qualidade requer um investimento considerável em uma bela porta de cozinha, que nem sempre é acessível;
    • com o cuidado impróprio da porta, ela rapidamente se tornará inutilizável e começará a estragar a aparência da sala;
    • os apartamentos pequenos nem sempre permitem a instalação de uma porta para a cozinha.

    Se houver desejo de colocar uma boa porta, há um lugar para ela e o design apropriado foi selecionado, você pode comprar este produto e instalá-lo com segurança. Se as condições de vida não oferecem oportunidades para ela e há necessidade de uma porta, uma estrutura secreta pode ajudar neste caso.

    Visualizações

    Cada quarto tem seu próprio propósito, design, mobília e, portanto, as portas devem se encaixar neste conceito. De momento, existem vários tipos de folhas de porta que podem ser instaladas em qualquer divisão, incluindo na cozinha. As portas interiores de tal sala são representadas por tal diversidade de espécies.

    • Balanço - a opção mais comum, que é uma ou duas faixas com dobradiças. A sua utilização é simples e cómoda e a variedade de designs, cores e materiais para a sua produção permite encontrar a solução perfeita para cada situação.
    • "Harmônico" - portas que são convenientes para instalar em uma pequena cozinha, onde é inconveniente abrir uma tela comum ou simplesmente não há lugar. O produto pode ser feito de madeira, vidro, plástico, vitral colorido ou tecido, o que possibilita criar uma cozinha aconchegante e com estilo.
    • Deslizante - são portas que "andam" em corredores especiais de um lado para o outro. Esta opção permite economizar espaço e instalar portas onde não há espaço para opções padrão. Os materiais de sua fabricação podem ser diferentes, mas o vidro é considerado o mais bonito. O sistema de portas dos compartimentos pode ser instalado junto à parede ou embutido, o que permite aumentar o isolamento térmico, acústico e de odores.

    A tecnologia retrátil é utilizada não só na cozinha, mas também em qualquer outra divisão onde outras opções sejam inadequadas.

    • Canto - são uma estrutura deslizante localizada no canto da sala. A comodidade de tal produto é a possibilidade de zonear o ambiente, destacar uma área específica e também substituir parte da parede do canto por uma porta de vidro, o que tornará esta parte da sala mais interessante, funcional e leve.
    • Pêndulo - parece uma porta comum, mas difere no tipo de fixação e na estrutura da porta. Uma porta comum abre em uma direção e encosta na porta quando fechada, enquanto uma porta de pêndulo pode abrir em ambas as direções sem entrar em contato com o suporte. Esta opção é utilizada em grandes cozinhas onde existe um grande fluxo de pessoas e não há tempo para abrir e fechar portas.
    • Porta "livro" - muito parecido com um acordeão, com a única diferença de que não é composto por muitos componentes, mas apenas duas partes que são montadas quando a porta é aberta e aberta quando fechada. Essa porta também se move sobre trilhos, o que economiza espaço.

    Existem várias opções de portas que podem ser instaladas na cozinha, por isso é necessário compreender claramente as dimensões da divisão, qual o design que deve existir e com que frequência será utilizada.

    Dimensões (editar)

    A folha da porta pode ser feita de acordo com várias medidas, tudo depende da vontade do cliente, mas, no caso da produção em grande escala de tais produtos, existem certos padrões nos quais o seguinte é especificado:

    • a largura da porta interna da cozinha pode ser 60, 70, 80 cm;
    • a altura da tela é geralmente de 2 metros;
    • a espessura depende do material e médias 4-6 cm.

    Se o padrão não cabe em uma sala particular e você precisa de um design mais estreito ou, ao contrário, mais amplo, então é melhor comprar um produto sob encomenda ou optar por uma folha de porta não padrão.

    Antes de comprar portas, vale a pena medir com cuidado o local onde serão instaladas para evitar a necessidade de trabalhos adicionais para ajustar a abertura à tela.

    Materiais (editar)

    Para que o conforto de ficar na cozinha seja completo, e a aparência do interior atenda a todos os requisitos, é importante escolher o material correto com o qual a porta será feita.

    • Madeira sólida tem alto desempenho de isolamento acústico, mas não lida bem com umidade e flutuações de temperatura. Para uma cozinha pequena, esta opção não será a melhor solução. A complexidade do atendimento é inerente aos produtos revestidos com verniz natural.
    • MDF - uma boa opção para a cozinha, pois não tem medo da umidade, é fácil de limpar, além disso, essas portas são baratas. Das deficiências, só podemos dizer sobre o mau isolamento acústico e uma vida útil curta.
    • Eco-folheado - ideal para cozinhas pequenas, pois não tem medo de oscilações de umidade e temperatura, é fácil de limpar, tem um aspecto atraente e um ótimo custo. Não permite a passagem de sons, cheiros e ruídos, protegendo totalmente o espaço da cozinha das restantes divisões.
    • Porta de vidro é uma construção em vidro temperado que pode ser feita em várias cores, transparentes ou estampados. A manutenção de tais portas é simples, mas as qualidades de isolamento acústico são inferiores às outras opções.

    Além dos tipos acima, também existem portas com vidro, que podem ser em madeira natural ou MDF. A opção mais moderna é a construção em plástico, que é a melhor proteção contra poeira, cheiro e som, mas só é adequada para cozinhas modernas.

    Esquema de cores

    As portas da cozinha podem ter não apenas uma variedade de designs e aparência, mas também uma cor que enfatiza o estilo da sala. Para que todos os elementos sejam combinados entre si, é importante saber que as portas devem ser combinadas com:

    • cor do chão;
    • teto;
    • janelas;
    • paredes;
    • fone de ouvido;
    • decoração.

    A melhor coisa, se a cozinha é feita em um esquema de cores específico, seja claro ou escuro, o que permitirá que você escolha a tonalidade dominante para o ambiente. Para uma cozinha leve, carvalho branco, bege, pinho ou sonoma são os mais adequados. Para cores escuras, amieiro, cereja e carvalho são adequados, que são vermelho escuro, marrom e laranja. Para tornar a sala visualmente maior, isso vai ajudar uma porta de vidro transparente que irá mascarar os limites da sala, expandindo-a.

    Projeto

    Para que a porta interior não pareça muito simples, é aplicada uma decoração. As opções mais comuns para a cozinha são:

    • escultura em madeira natural, criando padrões, cachos ou formas geométricas interessantes;
    • gravação de fábrica de uma tela em branco;
    • inserções feitas de vidro transparente, fosco e colorido;
    • uso de vitrais.

    O tamanho dos elementos decorativos pode ser diferente, tudo depende da concepção da divisão e da vontade dos proprietários. Num apartamento mal iluminado pelo sol, é melhor colocar portas com vidros grandes, que permitirão a entrada de luz solar nas outras divisões.

    Se quiser se aposentar na cozinha, então uma tela fechada com entalhes ondulados ou gravura será a opção mais adequada.

    Dicas de Seleção

    Se a cozinha está a ser renovada e o espaço está completamente transformado, então também é melhor colocar novas portas. Para não se enganar na escolha, vale a pena avaliar este produto de acordo com diversos critérios.

    • O tamanho. A porta deve corresponder às dimensões da cozinha. Não faz sentido colocar uma tela tradicional em um cômodo pequeno, pois será inconveniente utilizá-la. Nesses casos, portas corrediças e portas sanfonadas são adequadas, pois atendem às funções principais e não interferem. Para uma grande cozinha, podem ser instaladas portas duplas, o que permitirá festas suntuosas com um grande número de convidados.
    • Localização. Dependendo da configuração, a porta pode ser colocada em qualquer parte da cozinha, o que desempenha um papel importante na escolha de um determinado tipo de produto. No cruzamento de dois quartos, a presença de várias folhas de porta costuma criar desconforto, por isso vale a pena escolher a opção que o evite. Se a cozinha é usada constantemente, então não faz sentido colocar uma estrutura de fechamento.
    • Material de manufatura... Dependendo dos desejos dos proprietários, pode escolher o material de porta mais adequado para a cozinha, que vai de encontro a todos os critérios.
    • Cor... A cor da folha da porta deve combinar-se com o estilo de toda a divisão e em harmonia com ele.

    Os designers modernos oferecem inúmeras opções para transformar uma cozinha de qualquer tamanho e torná-la incomum e elegante. Para criar algo assim com as próprias mãos, você só precisa aprender os princípios básicos de decoração de espaços e se esforçar para criar algo prático e aconchegante na cozinha.

    Ideias lindas

    A aparência de uma cozinha é determinada por muitas coisas, uma das quais é a porta interna. Dependendo de sua aparência, material, cor e decoração, uma sala pode ter uma aparência completamente diferente.

    Uma cozinha feita em cores claras ficará ridícula se instalada nela porta preta ou escura, portanto, a presença de uma tela em um esquema de cores claras é a melhor solução. Para um apartamento bem iluminado pelo sol, você pode usar portas cegas. Eles ajudarão a criar uma atmosfera aconchegante para cada um dos espaços adjacentes. A presença de gravuras na porta irá torná-la mais elegante e interessante.

    Uso portas de "livro" permite zonear o espaço, mas ao mesmo tempo é mais racional utilizá-lo. Com uma grande largura de porta, nem sempre é adequado instalar uma folha de porta tradicional, enquanto o sistema de dobragem tem um aspecto original, interessante e fresco, decorando a cozinha e, o mais importante, tornando a sua utilização mais cómoda.

    Uso telas de vidro na cozinha remete às tendências modernas e é apropriado no estilo do minimalismo moderno, oi-tech. A utilização do vidro fosco com um padrão em vez da folha da porta tradicional permite que a cozinha faça mais visualmente, criando um design delicado e único para o ambiente, sem sobrecarregá-lo com objetos estranhos.

    Para uma visão geral da porta de vidro da cozinha, veja o vídeo abaixo.

    1 comentário
    Caramelo 25.06.2021 23:36

    Uma boa opção para a cozinha são as portas interiores de correr.

    Moda

    a beleza

    casa