Mobiliário

Móveis para uma pequena cozinha: tipos, seleção e colocação

Móveis para uma pequena cozinha: tipos, seleção e colocação
Contente
  1. Variedades
  2. Materiais de manufatura
  3. Espectro de cores
  4. Como escolher?
  5. Sutilezas do arranjo
  6. Exemplos de sucesso no interior

Pequenas cozinhas são encontradas não apenas em apartamentos, mas também em casas particulares. Parece a muitos que é bastante difícil equipá-los, porque há muito pouco espaço. Mas este não é o caso. Mesmo uma pequena kitchenette pode ser conveniente.

Variedades

No caso de uma pessoa querer equipar ela própria a divisão, inicialmente é necessário definir que tipo de mobiliário será necessário para uma pequena kitchenette. Também vale a pena determinar com antecedência o equipamento mínimo a ser instalado.

A base dessa sala são os armários da cozinha. É nelas que ficam guardados todos os pratos e utensílios de cozinha. Você pode comprar headsets e gabinetes prontos para uso separadamente. Existem modelos fixados na parede e no chão. A escolha depende do tipo de cozinha que você precisa equipar. Portanto, se a sala não ocupa mais do que 5 a 6 metros quadrados, uma cozinha de canto é perfeita para isso, que inclui um par de armários de parede e vários pedestais.

Devemos dizer também sobre a técnica. Itens como lava-louças, freezer ou geladeira, micro-ondas ou multicooker devem ser incluídos nesta categoria. Se a cozinha for pequena, é preferível optar por electrodomésticos encastrados, uma vez que ocupa menos espaço.

Ao escolher os móveis, muitas pessoas preferem dividir o espaço imediatamente. Neste caso, a sala parece mais organizada e é mais fácil decidir sobre os móveis necessários.

Zona de trabalho

A parte principal do conjunto de cozinha está localizada aqui. Os armários contêm todos os itens necessários para o processo de cozimento. Para organizar a área de trabalho, muitas pessoas escolhem estojos. Além deles, você pode complementar o espaço de trabalho com todos os tipos de prateleiras. Eles são compactos e práticos. Os eletrodomésticos usados ​​com mais frequência também estão localizados aqui.

No caso em que a zona da divisão não permita muito "dar a volta", pode adquirir uma cozinha montada debaixo do tecto. Claro, será inconveniente chegar aos armários superiores, mas é perfeitamente possível armazenar pratos que são usados ​​extremamente raramente, ou suprimentos de comida lá. Além disso, essa mobília de gabinete aumentará visualmente a área da sala. Além disso, para economizar espaço, muitos usam prateleiras abertas. Mas esta não é a decisão mais correta, pois neste caso, seu conteúdo pode ficar coberto de poeira. Além do mais, podem ser usados ​​armários elevatórios, cestos extraíveis ou contentores. Uma opção conveniente pode ser grade do carrossel.

Zona de Jantar

Quando a área de trabalho estiver totalmente organizada, você pode começar a arranjar um local onde toda a família se reunirá. A solução mais simples é considerada arrumando uma mesinha de centro e algumas cadeiras. É melhor colocá-los perto da janela. Este é o lugar mais luminoso e confortável. A mesa em si pode ser oval ou redonda.

Você também pode transformar o peitoril de uma janela em uma mesa confortável., economizando assim um pouco de espaço. Além disso, em cozinhas pequenas você pode comprar um conjunto pronto com balcão de bar. Não ocupa muito espaço. Neste caso, as cadeiras clássicas podem ser substituídas por outras de bar. E se a escolha for em favor de uma mesa normal, você pode comprar sofá pequeno com porta-objetos embutidos para pequenos utensílios de cozinha.

Materiais de manufatura

Na maioria das vezes, os móveis de cozinha são feitos dos seguintes materiais.

  • Madeira. É o mais caro de toda a lista. Esses móveis parecem atraentes e elegantes. Além disso, é amigo do ambiente. Para a fabricação de móveis de cozinha, o pinho, a bétula ou o carvalho são os mais usados.
  • MDF mais frequentemente escolhido para cozinhas em que a umidade é muito alta. Apesar do preço bastante baixo, esse material é de alta qualidade e durável. Pode até suportar o vapor quente, o que é muito importante para um espaço de cozinha.
  • Multiplex consiste em pequenos pedaços de madeira natural que são colados uns aos outros. Este material é resistente a temperaturas extremas e umidade excessiva.
  • Aglomerado mais adequado para a criação de móveis modulares. O custo desse material também é baixo. No entanto, o formaldeído é muito utilizado no processo de sua fabricação. Isso, por sua vez, pode prejudicar o corpo de quem mora em uma casa com esses móveis.
  • Plástico frequentemente usado no processo de fabricação de peças individuais de conjuntos de cozinha. Este material possui qualidades como resistência à umidade e baixo peso, além disso, tem a capacidade de não desbotar ao sol.

Sua gama de cores é grande o suficiente para que gabinetes, prateleiras e gabinetes de plástico possam ser usados ​​em uma ampla variedade de interiores.

  • Conjunto de pedra artificial parece muito bonito e luxuoso. Mas, ao mesmo tempo, seu custo é bastante alto. Esse material não tem medo de umidade, não absorve odores. Assim, a cozinha permanecerá elegante e acolhedora mesmo com o tempo.

Espectro de cores

Um ponto igualmente importante a se prestar atenção é a cor dos móveis. É importante que todos os itens correspondam à cor das paredes, do piso e das cortinas que servem de fundo. Outro ponto importante é que todos os detalhes devem ser combinados entre si. O mais universal é considerado Cor branca. Mas, ao mesmo tempo, muitas donas de casa evitam, porque se preocupam com a limpeza de tintas muito claras, que terão que ser lavadas com freqüência. Para evitar que fiquem sujos, todos os detalhes de cores claras no fone de ouvido devem ser feitos de um material que repele a sujeira e seja fácil de limpar.

Móveis em tons pastéis sempre ficam bem em um fundo branco. As cores brilhantes devem ser usadas com mais cuidado. Pequenos detalhes serão suficientes para focar em certas áreas e simplesmente diluir uma sala monocromática. Você também precisa saber que em cozinhas pequenas, você não deve usar mais de 2 cores primárias. Caso contrário, o espaço ficará sobrecarregado e desconfortável de estar nele.

Como escolher?

Ao decidir reformar sua cozinha, você precisa prestar atenção em todas as pequenas coisas.

  • O fone de ouvido selecionado deve ser feito de materiais resistentes à umidade. Caso contrário, não vai durar muito na cozinha.
  • É importante que o material de sua fabricação não tenha medo de altas temperaturas, bem como de mudanças bruscas de temperatura.
  • Um conjunto para uma pequena cozinha deve desempenhar várias funções ao mesmo tempo. Móveis transformadores são perfeitos neste caso. Isso vai economizar muito espaço em uma sala pequena.
  • Modelos grandes e volumosos devem ser evitados. Você deve prestar atenção em um conjunto com balcão de bar ou comprar uma cozinha sob o teto. Mas é melhor não comprar grandes mesas de jantar. Além disso, é importante que todos os itens da cozinha não interfiram na sua livre circulação.
  • Vale a pena escolher opções de móveis que sejam mais fáceis de cuidar. Afinal, a cozinha é um local onde é impossível evitar a contaminação da superfície durante o trabalho.
  • Certifique-se de prestar atenção às estruturas retráteis ou embutidas. Eles não ocupam muito espaço, embora sejam muito espaçosos.

Sutilezas do arranjo

Às vezes é difícil mobiliar uma pequena cozinha sem a ajuda de especialistas, mas dicas simples e exemplos interessantes ajudarão aqui. Em primeiro lugar, tem de determinar por si próprio a localização do conjunto de cozinha. Você pode fazer um arranjo de maneiras diferentes.

Linear

Para instalar a mobília desta forma, primeiro você precisa selecionar a parede ao longo da qual ela será colocada. Na maioria das vezes, esta opção é usada em salas longas, mas não muito estreitas... Caso contrário, não haverá espaço para movimentos livres na cozinha.

No planejamento, é necessário levar em consideração onde ficará a pia, bem como o fogão. Neste caso, a mesa pode ser colocada no meio da sala ou perto da parede.

Canto

Escolhida esta opção de colocação, é necessário determinar em que canto da divisão será instalado o conjunto de cozinha. Os móveis usados ​​neste caso são quase sempre compactos e não muito volumosos. Em cozinhas pequenas, você não deve ter mais do que três armários. Na maioria das vezes, uma pia de seção única está localizada no meio da sala e em ambos os lados há elementos de fone de ouvido. É bom que os armários não tenham portas de batente, mas sim portas de correr. A opção é considerada muito conveniente quando os dois pedestais inferiores são combinados por um tampo de mesa. Na maioria das vezes, os aparelhos embutidos são colocados no nicho resultante.

Ao escolher, você deve prestar atenção aos designs mais estreitos. Isso aumentará visualmente imediatamente o espaço em uma sala tão pequena. Conjuntos de cozinha de canto são uma ótima opção para espaços pequenos.

Com balcão de bar

Essa forma de organizar os móveis pode ser a mais racional para espaços pequenos. Neste caso, o balcão do bar é utilizado não apenas para o fim a que se destina, mas também como superfície de trabalho ou mesa de jantar.

Em forma de U

Neste caso, utiliza-se a maioria dos móveis, portanto os conjuntos deste tipo são os mais caros. Todos os gabinetes são instalados ao longo de três paredes. A mesa aqui geralmente está localizada no meio da sala.

Normalmente, os armários são equipados com portas de enrolar ou de correr. O suporte de chão, reservado para a pia, geralmente é complementado com recipientes embutidos, o que permite que você coloque todas as coisas necessárias lá. Em tais fones de ouvido, há muito espaço para colocar vários utensílios de cozinha.

Não corrigido

Nesta versão são utilizados suportes de chão, mesas de corte e outros elementos de mobiliário de cozinha, que são complementados com rodas para a sua livre circulação. Isso não só economiza espaço, mas também permite que você altere algo periodicamente em sua cozinha.

Exemplos de sucesso no interior

Nas cozinhas modernas, mesmo nas pequenas, você pode dar vida a qualquer ideia. O principal é dar asas à imaginação e aproveitar ao máximo todo o espaço livre. Esta opção é perfeita para uma cozinha de estilo country. Um conjunto branco ficará muito bem em um fundo de papel de parede floral. Além disso, pequenos acréscimos na forma de pequenos itens colocados em prateleiras adicionais tornarão o ambiente muito mais confortável.

Se a cozinha for muito pequena, todos os móveis podem ser dispostos em uma fileira. Ambos os armários e mesas de corte se encaixam perfeitamente aqui. Neste caso, há muito espaço para a área de refeições. Pode consistir em uma mesa e um pequeno sofá. Esta é a opção mais conveniente. Os móveis em uma pequena cozinha podem ser colocados de várias maneiras.

É importante que a anfitriã se sinta confortável trabalhando em tal cômodo e que a família possa relaxar nele. E, claro, não se esqueça do design da sala, porque você quer ficar mais tempo em uma bela cozinha.

No próximo vídeo, 9 truques úteis para uma pequena cozinha estão esperando por você.

sem comentários

Moda

a beleza

casa