Sofás

Sofás com cabeceira na cozinha: tipos e dicas de escolha

Sofás com cabeceira na cozinha: tipos e dicas de escolha
Contente
  1. O objetivo
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Mecanismos de dobragem
  5. Materiais (editar)
  6. Dimensões (editar)
  7. Projeto
  8. Características de escolha

O sofá de cozinha com zona de dormir é uma invenção cómoda e prática que torna a cozinha ainda mais confortável e acolhedora. Graças ao mecanismo deslizante, o sofá "diurno" compacto e elegante transforma-se em um local de dormir completo à noite e pode ser usado como hóspede ou como opção permanente.

O objetivo

A criação de camas extras é um problema bastante comum para os moradores de residências de pequeno porte, que eles encontram não só durante a chegada dos hóspedes, mas também ao alojar seus familiares para pernoitar. Nesse caso uma excelente solução seria adquirir um sofá de cozinha equipado com um beliche de tamanho normal... Por exemplo, esta opção se tornará uma verdadeira salvação em famílias com filhos recém-nascidos, proporcionando um sono normal para um pai de família que trabalha.

Além disso, um fã que assiste televisão à noite ou um usuário ativo da Internet que freqüentemente interfere no sono do resto da família ficará feliz em "se mudar" para a cozinha. Este problema é especialmente relevante em apartamentos de um quarto, quando não há como deixar um membro da família inquieto em outro quarto.

No entanto, esse tipo de sofá não ficará ocioso durante o dia. Um grande grupo de amigos pode acomodar-se confortavelmente nele, ou alguém da família pode se deitar. Além disso, a maioria dos sofás dobráveis ​​estão equipados com gavetas embutidas para guardar várias coisas, o que em condições de espaço não muito grande será um bônus agradável.

Nas cozinhas amplas, o zoneamento da sala é feito com o auxílio de um sofá, dividindo as áreas de trabalho e de jantar.

Vantagens e desvantagens

Alta demanda do consumidor por modelos de dormentes de cozinha devido a uma série de vantagens indiscutíveis deste móvel confortável e prático.

  • A presença de tal sofá permite acomodar confortavelmente um convidado tarde ou um parente não residente, colocando-o em um quarto separado dos proprietários. Nessas condições, nem os anfitriões nem os convidados estarão em condições de aperto, como é o caso quando os hóspedes são alojados durante a noite em um quarto no andar.
  • É muito mais conveniente comer no sofá, que irá agradar especialmente àqueles que gostam de comer em frente à TV. Agora, para isso, você não precisará carregar o prato para dentro da sala para poder assistir em um ambiente confortável. Basta comprar uma TV para a cozinha e o problema das canecas e migalhas na sala ou no único quarto estará finalmente resolvido.
  • Graças a uma ampla gama de com uma grande variedade de formas, designs e cores, não será difícil escolher um modelo para uma determinada cor de interior e ambiente.
  • Disponibilidade de sofá confere conforto extra à cozinha, tornando-a confortável e funcional.
  • Construção leve a limpeza do chão por baixo dos sofás da cozinha não causa dificuldades: podem ser facilmente afastados para o lado e permitem efectuar uma limpeza completa a húmido.
  • Ampla faixa de preço os modelos apresentados no mercado possibilitam a compra de um produto de acordo com suas capacidades materiais. A gama de sofás de cozinha inclui artigos de couro caros para salas de jantar espaçosas e modestos mini-modelos para cozinhas pequenas.

No entanto, junto com as vantagens óbvias, os sofás de cozinha ainda apresentam desvantagens. Esses incluem alto risco de contaminação do estofamento gotejamento de gordura de cozinhar alimentos, a possibilidade de derramar vários líquidos e a necessidade de equipar ventilação de cozinha ou exaustores... Este último requisito deve-se à tendência do enchimento macio e da capa de tecido dos sofás em absorver vários odores da cozinha que não acrescentam conforto durante o sono.

Outra desvantagem dos modelos equipados com beliche é o seu tamanho em comparação com os sofás de cozinha simples. Portanto, para a colocação livre de tal sofá, uma cozinha de pelo menos 8 m2 é necessária, uma vez que será problemático espremer tal produto em um cômodo menor.

Visualizações

A classificação dos sofás de cozinha com beliche é feita de acordo com vários critérios, sendo o determinante deles forma do produto. De acordo com este critério, várias variedades são distinguidas, cujas características gerais serão discutidas a seguir.

Modelos de canto

Este tipo de mobiliário é muito popular entre os proprietários de pequenas cozinhas, nas quais a instalação de um sofá recto clássico é impossível ou difícil. O design angular permite utilizar de forma eficiente a área limitada da cozinha, sem prejuízo do seu objetivo principal - cozinhar e comer. A presença de um sofá de canto torna o espaço da cozinha o mais próximo possível da sala, conferindo-lhe aconchego e conforto. Além disso, uma mesa de jantar pode ser movida para o sofá de canto, onde uma grande família pode se sentar livremente.

O sofá de canto é instalado em um canto livre da cozinha, de preferência não perto da janela. Caso contrário, o sofá maciço se sobreporá ao radiador de aquecimento localizado sob a janela e, além disso, não será muito confortável dormir nas imediações da janela.

A melhor opção seria instalar os móveis no canto oposto ao fogão a gás (elétrico), onde a fuligem e a gordura não cheguem ao sofá.

O produto também deve ser colocado o mais longe possível da pia, para que respingos de louça suja não caiam no estofamento. Muitas vezes, os modelos de canto são equipados com compartimentos espaçosos para armazenar roupas de cama, utensílios de cozinha e pequenos eletrodomésticos. Isto é muito cómodo quando não é possível colocar armários de parede e instalar um estojo, permite colocar no sofá uma grande quantidade de coisas necessárias na cozinha.

Sofá-divã

Esses modelos são opções ideais para cozinhas minúsculas, muitas vezes são comprados pelos proprietários de "Khrushchev" e outras pequenas habitações. O desenho dos sofás não prevê a presença de caixas para roupa sob o assento e, quando dobrados, os detalhes da estrutura não interferem nas pernas da pessoa sentada. Externamente, esse modelo é um sofá leve e compacto que não sobrecarrega o espaço, mas ao mesmo tempo é altamente funcional e conveniente.

Projetos modulares

Esses sofás são formados por módulos separados que, se necessário, são rapidamente montados em um beliche e, durante o dia, são usados ​​como pufes autônomos. As partes componentes do módulo são móveis e podem deslizar para baixo da mesa ou rolar para outra sala. Podem ser utilizadas para fazer dormitórios de qualquer configuração, o que é muito cómodo em espaços pequenos ou muito cheios de mobília.

Os módulos são dotados de dobradiças especiais, com o auxílio das quais se fixam entre si de forma segura, formando um dormitório plano.

Sofás retos

Esses modelos são uma forma leve de um sofá tradicional e são muito procurados por proprietários de cozinhas grandes e médias. Ao contrário de um sofá clássico, esses modelos geralmente não têm paredes laterais e apoios de braço. ou tê-los em um lado apenas. Isso economiza significativamente espaço na cozinha e permite que você se sente no sofá de qualquer um dos lados. No entanto, espécimes retos são menos convenientes quando colocados à mesa de uma grande empresa, o que requer mais cadeiras e bancos para acomodá-los.

Mecanismos de dobragem

Hoje, 5 tipos de mecanismos deslizantes são usados ​​para sofás de cozinha com beliche: "concha francesa", "golfinho", "acordeão", "livro" e "eurobook".

"Concha francesa"

Na maioria dos casos, esse tipo de mecanismo é instalado em sofás retos. Sob o assento de tais modelos, há três módulos empilhados uns sobre os outros, que podem ser facilmente expandidos em um beliche muito espaçoso. Para fazer isso, você só precisa puxar para frente e para cima um cinto especial localizado na junção dos módulos superior e intermediário e dobrar as pernas na estrutura de metal. Esses sofás parecem bastante compactos, podem ser equipados com paredes laterais e têm uma largura pequena.

mas devido ao fato de que a estrutura se desdobra para frente, as conchas requerem espaço livre na frente delasigual ao comprimento do berço mais pelo menos 50 cm por corredor. Além disso, esses sofás não têm gavetas embutidas para guardar a roupa de cama e, portanto, as "camas francesas dobráveis" são mais adequadas para cozinhas espaçosas, em que há um lugar para colocar o sofá, e há guarda-roupas e estojos para lápis para armazenar várias coisas.

As desvantagens deste tipo de sofás incluem a impossibilidade de conseguir uma cabeceira absolutamente plana devido às juntas entre os módulos, pelo que se recomenda a utilização de um colchão.

"Golfinho"

Sofás deste tipo são adequados para uso permanente e, portanto, são muito procurados. O princípio de funcionamento do mecanismo é o seguinte: o berço é escondido sob o assento principal e equipado com rodas. Caso seja necessário desdobrar o sofá, a estrutura inferior desenrola-se, e a segunda parte do leito parece emergir por baixo do assento, formando com ele um único leito.

O mecanismo extraível é muito fácil de usar, graças ao qual até as crianças o conseguem lidar. O principal é puxar a parte inferior, e então o mecanismo cuidará de si mesmo para que o módulo se encaixe no lugar.

"Acordeão"

O local de dormir destes sofás é constituído por várias peças dobradas em forma de acordeão. Esses modelos também são adequados para o uso diário, mas, como as "conchas francesas", exigem uma quantidade de espaço livre suficiente. Quando dobrados, os sofás parecem bastante compactos e encaixam-se bem no interior da cozinha.

"Livro"

Um lugar para dormir em sofás deste tipo é constituído por um encosto e um assento, que se desdobram segundo o princípio de um livro aberto, resultando numa cama espaçosa. Esses modelos não requerem um grande espaço à frente e são a melhor opção para cozinhas estreitas. O mecanismo de dobragem em si é bastante simples e confiável, o que permite que você use o sofá como um lugar permanente para dormir.

"Eurobook"

Este mecanismo é considerado muito forte e durável. O assento nesses modelos se move para frente (em direção a si mesmo), e o encosto se encaixa no espaço vago, formando um amplo leito com o assento.

Uma grande vantagem de tais produtos é a presença de gavetas embutidas espaçosas para guardar várias coisas.

Materiais (editar)

Para a produção de sofás de cozinha com beliche, utilizam-se os mesmos materiais que para a produção de modelos de quarto normais, mas tendo em conta as especificidades de funcionamento dos produtos. Isso diz respeito principalmente ao estofamento, uma vez que a disposição interna de ambos os sofás é quase idêntica. A utilização de tecidos para estofamento resistentes ao desgaste deve-se à presença de modelos de cozinha sob a influência de fatores agressivos como alta umidade e altas temperaturas.

Além do mais, móveis na cozinha são muito mais suscetíveis à poluição do que móveis internos e, portanto, devem ser práticos e pouco exigentes para manter... Por este motivo, o estofamento é usado couro ecológico, couro natural e materiais inovadorescom alta resistência à sujeira e umidade.

Esses materiais são muito duráveis ​​e podem repelir líquidos e graxa derramados. A manutenção do estofamento se resume a limpar com um pano úmido e remover manchas de gordura com água morna e sabão.

O mais prático e popular dos tecidos listados é o couro ecológico, que, ao contrário do couro natural, é respirável e de baixo custo. Sua única desvantagem é a alta vulnerabilidade do material a objetos pontiagudos.

O couro natural parece muito rico e é um sinal de riqueza e bom gosto dos proprietários. No entanto, ficar sentado por muito tempo em um sofá de couro, principalmente em dias quentes, é muito desconfortável, além disso, o custo dos modelos de couro dobráveis ​​é muito alto.

Muitas vezes, para sofás de cozinha, é utilizado um material com efeito "anti-garra", que evita o aparecimento de baforadas das garras de um animal de estimação, assim como a microfibra - um material macio e resistente a danos e fácil de limpar e não tem medo de manchas.

Tecidos de estofamento populares, como veludo, veludo, jacquard, flock, chenille e tapeçaria praticamente não são utilizados para a produção de sofás de cozinha. Isso se deve à tendência de absorver vários odores da cozinha, o que inevitavelmente causa desconforto durante o sono. Porém, por uma questão de justiça, deve-se notar que muitos deles limpam muito bem e têm um efeito repelente de sujeira pronunciado.

A moldura dos sofás da cozinha com beliche é feita de madeira dura, MDF e cartão de fibra... Produtos com moldura de madeira natural são duráveis ​​e podem durar até 20 anos. Os modelos feitos de painéis à base de madeira são menos confiáveis ​​do que os de madeira, mas são leves e baratos.Freqüentemente, a estrutura também contém peças de metal feitas de aço de alta resistência, o que torna o sofá forte e confiável.

Sintepon, espuma de borracha, hollowfiber, espuma de poliuretano e periotek são usados ​​como enchimento para modelos de cozinha. Para dar à base um efeito ortopédico, os materiais são combinados em diferentes combinações, dispostos em camadas.

Dimensões (editar)

O mercado moderno de móveis estofados e armários oferece sofás de cozinha com beliche em uma grande variedade de tamanhos. Isso permite que você escolha um sofá que se desdobra para o lado e fornece uma cama, e um "livro" duplo completo que pode acomodar duas pessoas.

No entanto, mesmo nos produtos mais pequenos, a largura da cama não pode ser inferior a 60 cm, visto que mesmo uma criança não consegue sentar-se totalmente em modelos mais estreitos... A largura máxima da cama é geralmente de 175 cm. A profundidade do assento varia de 50 a 65 cm, dependendo da estrutura e do design do sofá. O comprimento do cais é geralmente de 190-200 cm, o que permite que uma pessoa bastante alta se acomode totalmente e atende aos padrões de higiene e higiene.

Projeto

Um sofá de cozinha com espaço para dormir muitas vezes não só complementa a composição geral, mas também atua como um elemento independente do interior. Assim, em cozinhas com predominância de texturas naturais, os modelos de design lacônico parecem muito harmoniosos. tons de café, linho, antracite, creme e chocolate, além de marfim. À moda vermelho, carmesim, azul, safira e limão sofás com encosto baixo, bem como um transformador modular sem paredes laterais, cabem perfeitamente na maioria dos interiores modernos, como oi-tech, moderno e minimalismo.

Para o estilo escandinavo e étnico, a compra de modelos com enfeite seria uma excelente opção., e para Art Déco, Provença e Country, um lindo sofá branco seria a escolha ideal. Modelos acolchoados em branco e marrom feitos de couro genuíno, bem como opções com estofamento listrado e xadrez, ficarão bem em um interior clássico.

Características de escolha

Antes de proceder à seleção de um sofá de cozinha com zona de dormir, é necessário tomar medidas da cozinha, a partir delas, determinar dimensões máximas admissíveis do mobiliário. Você também deve se certificar de que a cama desdobrada caberá no espaço planejado para ela. Além do mais, é necessário determinar com antecedência onde será possível retirar a mesa de jantar ao usar o sofá para a noite.

E também é aconselhável medir a distância dos móveis até a porta da cozinha e ter cuidado para que o sofá, quando desdobrado, não bloqueie a abertura.

Depois que as dimensões do produto são determinadas, você precisa selecionar o tipo de mecanismo de dobramento.

  • Se você precisa de acomodação permanente para duas pessoas, é melhor insistir na construção do "livro".
  • Se o sofá deve ser usado muito raramente como um lugar para dormir, então uma "concha francesa" seria uma boa opção, cujo mecanismo de dobramento é bastante fraco e se desgasta rapidamente.
  • Sofás com mecanismo de acordeão adequado apenas para quartos grandes, uma vez que será muito problemático colocá-los para dormir em um espaço pequeno.
  • Ao escolher "golfinho" você deve prestar atenção à presença de fechos de mola.
  • Se você decidir comprar um "Eurobook", então, a melhor opção seria ter perfis em vez de rolos. Esses modelos são mais duráveis ​​e duram muito mais.
  • A qualidade do estofamento também deve receber atenção especial. Portanto, se houver animais em casa, então é melhor recusar os modelos estofados em couro ecológico ou cuidar da compra antecipada de capas. A opção mais adequada nesses casos seria comprar um sofá forrado com teflon rebanho ou micro veludo - materiais que são menos afetados pelas garras e dentes dos animais.No entanto, esses tecidos podem absorver os odores da cozinha e, portanto, precisam de manutenção regular.
  • E o último critério para escolher um sofá é o preço. O custo dos modelos de cozinha dobráveis ​​começa em 10.000 rublos e termina em 100 mil ou mais para itens exclusivos feitos de couro genuíno.

No próximo vídeo, você terá uma visão geral do sofá com área de dormir para a cozinha.

sem comentários

Moda

a beleza

casa