Projeto da cozinha em um apartamento estúdio
É realmente difícil desenvolver um projeto de cozinha conveniente e bonito em um apartamento de um cômodo, e os designers profissionais têm a mesma opinião. No entanto, tendo estudado teoricamente as regras de design, ainda é possível dar vida às suas ideias e criar um espaço acolhedor e funcional numa pequena área.
Zoneamento
A organicidade do espaço da cozinha depende da divisão correta da sala em diferentes zonas - isso permite que você use racionalmente cada metro quadrado, e como você sabe, há uma carência real com isso em odnushki. Infelizmente, a cozinha de tal apartamento é freqüentemente usada não apenas para cozinhar e comer, mas também para recreação, realização de tarefas escolares pelas crianças e recepção de convidados.
Portanto, é necessário projetar e encaixar de forma compacta todas as peças de mobiliário e acessórios necessários para isso no ambiente.
- Em primeiro lugar, esta é, naturalmente, a funcionalidade da cozinha, composta por bancadas, eletrodomésticos, geladeira, fogão e pia.
- Uma vez que o apartamento só existe um quarto, os pequenos-almoços, almoços e jantares também deverão ser efectuados na cozinha, sendo necessário destacar a zona de refeições. Se houver espaço suficiente, pode ser equipado com um sofá de canto compacto, uma pequena mesa, às vezes com cadeiras adicionais e uma TV em frente.
Porém, na verdade, na falta de espaço extra, opta-se por uma mesa de jantar, uma vez que substitui a habitual secretária dos alunos. Se a cozinha é muito pequena e você não quer sobrecarregá-la com um sofá, muitos escolhem uma opção mais acessível - um balcão de bar com cadeiras.
Claro, muito depende do layout, mas em qualquer caso, as cozinhas em odnushki raramente têm mais de 8 metros quadrados. m, e a colocação exigirá equipamento compacto, dobrável ou transformador de móveis, cuja finalidade é fácil de mudar com alguns movimentos simples.
As principais formas de divisão de zonas:
- materiais de textura e cor diferentes, incluindo pisos e paredes;
- cortinas fixadas na cornija do teto;
- telas que podem ser facilmente dobradas ou movidas;
- um balcão de barra que serve como um limite de setor.
Outra opção para um apartamento de pequenas dimensões é um pódio de cozinha, tal projeto pode ser equipado com vários compartimentos e gavetas para utensílios, e em alguns casos prevê lugares para dormir.
Colocação de móveis
Seria possível expandir o espaço da cozinha de uma pequena cozinha em um único cômodo combinando um cômodo e uma cozinha. Em outras palavras, transformar um apartamento em estúdio - por isso fica mais funcional, aumenta visualmente, assume um aspecto mais moderno e original.
Mas, infelizmente, devido à observância das medidas de segurança e à presença de paredes de suporte, nem sempre é possível a implementação deste projeto. Portanto, é possível planejar de forma ideal o espaço da cozinha apenas preenchendo-o corretamente com móveis.
Como em uma área pequena há uma limitação de seu número e dimensões, você precisará escolher as opções mais racionais:
- arranjo linear de superfícies de trabalho, no entanto, é adequado para grandes cozinhas;
- layout angular, que vai exigir que se resolva a questão de onde colocar a pia e a geladeira - aqui é possível instalar uma pia no canto, uma geladeira - perto da porta, e um fogão perto da janela;
- um conjunto, instalado em forma de ilha com eletrodomésticos e uma pia localizada nele, também é adequado, mas, novamente, requer uma grande metragem.
Acontece que para um apartamento de um quarto com uma pequena cozinha separada, a melhor solução é um layout de canto. No entanto, mesmo com tal esquema, é desejável descarregar o espaço.
- Você pode economizar espaço comprando um fone de ouvido feito por você ou por encomenda - tamanhos fora do padrão implicam em uma largura menor de gabinetes e gabinetes. O último deve ser maior. O interior é complementado por uma mesa pré-fabricada e cadeiras dobráveis.
- Modelos de canto de armários, estojos para pias, geladeiras e fogões, sofás não são menos relevantes. Neste caso, o sofá pode servir de arrumação de várias coisas: estes modelos são normalmente equipados com caixas no interior das poltronas.
Um ponto importante no projeto também é o estilo de vida da família que mora em um apartamento de um quarto. Esse fator costuma ser esquecido, mas tem muito a ver com planejamento.
Se as famílias não comem em casa, cozinhar comida caseira é extremamente raro, então a área de jantar pode ser reduzida com segurança substituindo a mesa tradicional por um balcão com várias cadeiras. Isso irá liberar espaço na sala, tornando a aparência da sala mais atraente e confortável.
Paleta de cores
Para quem vai projetar de forma independente uma cozinha em um apartamento de um cômodo, você deve seguir as recomendações de designers profissionais.
- Considere a localização da sala. Isso significa que todos os tons de branco, azul, cinza, lavanda e lilás podem ser usados em uma sala voltada para o leste e o sul. Na cozinha do lado norte, cores como amarelo dourado, bege, verde claro e pêssego ganham relevância - tornam o espaço sombreado mais arejado e claro.
- Cores escuras e ornamentos são indesejáveis em áreas com menos de 6 a 8 metros quadrados, eles são usados apenas como elementos decorativos separados.
- Uma pequena sala não deve ser sobrecarregada com uma abundância de padrões e pequenos detalhes. O fundo deve ser monocromático e quaisquer ornamentos devem ser pequenos e quase invisíveis.
- Preto, marrom e outras cores escuras são usadas com cautela e em quantidades mínimas.
- O papel de parede listrado vertical ajudará a ampliar visualmente o ambiente.
- O conjunto de cozinha pode ser feito nos mesmos tons da sala de jantar ou em cores contrastantes.
Decoração
A decoração é tão importante quanto a decoração das paredes e a escolha dos móveis de uma determinada cor. A decoração do quarto pode ser:
- iluminação bem escolhida em forma de lamparina lacônica sob o teto, spotlight na parte funcional da sala e da sala de jantar, uma pequena arandela junto à mesa de jantar que é ligada durante o descanso;
- Cortinas simples, romanas ou de enrolar em matérias têxteis ou naturais;
- várias estatuetas ou outras decorações para prateleiras e mesas;
- pratos da forma original em prateleiras abertas;
- um vaso com flores frescas ou uma planta de casa em um belo vaso.
Se houver desejo de pendurar uma imagem, você pode fazer com apenas uma cópia - isso é o suficiente, caso contrário, o interior ficará desajeitado.
O que você não deve fazer é entulhar o espaço com uma massa de coisas inúteis e coloridas que podem borrar a luz e o design lacônico, que é tão importante para uma cozinha em um único cômodo. Quaisquer excessos na forma de estuque, entalhe, molduras de fantasia, que se destinam a grandes salas e corredores, também são indesejáveis.
Soluções de estilo
É fácil adivinhar que o estilo para a cozinha deve ser escolhido mais simples, e não envolvendo elementos pretensiosos. Várias direções são mais adequadas neste sentido.
- Estilo escandinavo, cuja vantagem é a abundância de luz, o domínio de proporções simples e cores pastel. As cozinhas neste estilo sugerem a cor branca monocromática das frentes dos móveis ou seu acabamento em madeira. Ao mesmo tempo, as paredes são uma composição que combina madeira bruta e cerâmica.
- Minimalismo - uma imagem verdadeiramente bela e lacônica que aumenta o espaço. É caracterizada por elementos de cozinha embutidos, geometria correta e decoração minimalista. Os principais materiais de acabamento são o vidro, o metal e o plástico combinados com ladrilhos de cerâmica, madeira e pedra.
- O estilo ecológico também tem um charme incomum.baseado em uma combinação de materiais naturais, formas e cores naturais. É ideal para pequenos espaços. Os tons básicos de sua paleta são naturais, como a própria natureza - são tons de branco, marrom, bege, verde claro e azul claro. Neste caso, você pode decorar a cozinha com itens decorativos feitos de materiais como argila, pedra, madeira, tecidos naturais e vidro.
No design de interiores da cozinha de um único cômodo, você também pode usar um estilo tão moderno e versátil como o de alta tecnologia.
Infelizmente, os clássicos não funcionam, porque são simplesmente inadequados para o espaço da cozinha de um apartamento de um cômodo.