Estilos de cozinha

As sutilezas do design de cozinha no estilo inglês

As sutilezas do design de cozinha no estilo inglês
Contente
  1. Características distintas
  2. Espectro de cores
  3. Opções de acabamento
  4. Seleção de móveis e eletrodomésticos
  5. Organização da iluminação
  6. Elementos de decoração e têxteis
  7. Exemplos de sucesso

As cozinhas decoradas no estilo inglês são um exemplo de clássicos, chiques, sofisticação e laconicismo. Hoje em dia, o design pode ser qualquer coisa: clássico austero, eclético colonial, delicado e luxuoso. Entrelaça intimamente motivos góticos, barrocos e até orientais que outrora foram trazidos ao país pelos colonialistas.

Características distintas

A era vitoriana é considerada um clássico do estilo inglês - ou seja, o design que se popularizou durante o reinado da Rainha Vitória. Essa tendência no design se espalhou na primeira metade do século XIX.., e hoje passou por muitas mudanças. Em qualquer caso, ainda existem traços característicos que distinguem este estilo de todos os outros:

Princípios básicos de design de quartos: conforto, adesão aos valores familiares, alguma intimidade (em certa medida transformando-se em constrangimento), bem como rigidez, conservadorismo e "habitabilidade" (que alguns podem comparar a uma forma leve de desordem).

A paleta de cores é de tons profundos e suaves de uma gama quente (branco, bege, amadeirado, terracota clara, rico Borgonha, bem como mostarda e alguns outros tons).

Os materiais aqui presentes são exclusivamente naturais, da mais alta qualidade, qualidade sonora e certamente envelhecidos artificialmente. Em estampas preferem-se listras, xadrez, florais e heráldica. A decoração assume uma abundância de tecidos (móveis vintage com estofados, toalhas de mesa, cortinas). Todos os elementos decorativos são usados ​​em quantidades significativas e dão a impressão de serem antigos ou artesanais.

Não devemos esquecer que, durante o reinado da Rainha Vitória, as cozinhas nunca foram um refeitório e um local de comunicação para membros de famílias aristocráticas. Havia um criado e os proprietários mal olhavam para lá. As instalações nunca foram particularmente luxuosas, no entanto, o alto custo e a elegância tornaram-se as prioridades dos designers modernos neste estilo.

Espectro de cores

A gama de tonalidades na decoração da cozinha, decorada no estilo inglês antigo, deve ser contida e nobre - não há lugar para tonalidades desafiadoras. No entanto, isso não significa de forma alguma que o uso de tintas escuras seja inaceitável, mas as seguintes opções ainda são consideradas preferíveis.

  • Paleta dourada e branca. Os detalhes são decorados na tradicional cor dourada. Na culinária inglesa, você sempre pode ver baixos-relevos dourados, fones de ouvido com sobreposições decorativas e molduras. Via de regra, ao usar tandem branco e dourado, não existem outras cores, embora seja permitido o desenho da bancada em materiais escuros. Via de regra, é pedra (natural ou artificial), cerâmica e madeira cara.

Na versão marrom escuro, as cortinas das janelas também podem ser costuradas.

  • Tons de bege arenosos. Esse dueto parece muito impressionante e elegante, geralmente é complementado com pátina e douramento.
  • Marrom ricos. A cor da madeira cara confere ao quarto luxo, chique e ao mesmo tempo, o verdadeiro requinte inglês. Normalmente, o chão, os móveis e parte das paredes são feitos de um tipo de madeira, e o avental é feito de pedra ou ladrilho, usando harmoniosos tons de marrom.
  • Esquema de cores cinza claro. Usado principalmente em designs coloniais ou em combinação com detalhes dourados.

Opções de acabamento

Piso

Para o acabamento dos pisos da cozinha inglesa, são usados ​​painéis de madeira - um laminado decorado com chanfros e uma textura incomum fica melhor. No entanto, você pode torná-lo mais prático, por exemplo, a partir de grés porcelânico ou ladrilhos de cerâmica de cores necessariamente naturais. No acabamento do piso, atenção especial deve ser dada aos rodapés - eles certamente devem estar ligeiramente inflados.

Paredes

Para revestimentos decorativos de paredes, as tintas mate serão a melhor opção. Dadas as especificidades deste local, podemos afirmar que serão os mais funcionais. No entanto, quem quiser recriar as verdadeiras tradições inglesas em sua cozinha também pode colar papel de parede e, se a filmagem permitir, os painéis da parede e o forro ficarão harmoniosos.

Papel de parede em gaiola, faixa vertical ou flor é considerado um clássico do gênero (note que deve ser apenas uma rosa).

Se você estiver projetando uma cozinha pequena, deve-se dar preferência a materiais leves com uma impressão discreta. Mas um grande pode ser feito mais câmara e majestoso com a ajuda de tons de verde escuro ou bordô. Nas condições de apartamentos típicos, o papel de parede às riscas será a melhor solução. - irão elevar visualmente o teto e tornar o ambiente mais claro e espaçoso.

Teto

Aliás, ao finalizar o forro, é preciso prestar atenção especial ao material. Em primeiro lugar, é necessário proceder a partir das dimensões da sala, por exemplo, para um espaço pequeno é melhor usar cal ou gesso, para economizar tempo e dinheiro, você pode parar em tintas especiais para o teto. Se você é o orgulhoso proprietário de uma cozinha com tetos altos, pode usar estuque, decoração em vários estágios ou vigas de madeira. Independentemente da sua escolha, a superfície em qualquer caso deve ser mate, o brilho vai contra as tradições clássicas inglesas.

Seleção de móveis e eletrodomésticos

A recriação de uma verdadeira decoração inglesa na cozinha é impossível sem uma seleção competente de móveis e eletrodomésticos. Os designers recomendam cumprir os seguintes requisitos.

  • Os conjuntos de móveis devem ser feitos dos tipos de madeira mais caros: pinho, nogueira e carvalho. Uma matriz sólida é a melhor escolha.
  • O mobiliário deve manter a sua textura natural, é coberto com verniz ou esmalte translúcido claro.
  • Para uma maior imersão na época, será útil usar pastilhas de vidro ou vitral.
  • A culinária inglesa requer o uso de prateleiras abertas. Como regra, um serviço caro e elegante é colocado lá.
  • Os puxadores dos móveis devem ser de cobre ou bronze, aconselha-se o uso de douradura. Claro, não se esqueça de um detalhe tão importante como o polimento regular de todos os elementos decorativos.
  • Ficará espetacular se a mobília for envelhecida artificialmente, criando o efeito de arranhões e leves rachaduras. Neste caso, o fone de ouvido terá uma aparência verdadeiramente vintage e se tornará o destaque da sua cozinha. No entanto, não exagere - o zelo excessivo transformará facilmente o material nobre em um velho pedaço de madeira comum.
  • Os móveis clássicos ingleses devem parecer caros e respeitáveis. O estilo pressupõe geometria lacônica e linhas corretas. Se você não tiver a oportunidade de comprar um fone de ouvido caro, pode recorrer à imitação, embora lembre-se de que substitutos baratos não podem dar a impressão desejada e é improvável que criem a impressão desejada.
  • Um aparador clássico com várias gavetas pequenas é o ajuste perfeito. Esses detalhes transmitem perfeitamente toda a atmosfera da Inglaterra dos séculos passados. Mesas e cadeiras devem se encaixar harmoniosamente no conceito estilístico. Normalmente, eles também são feitos de madeiras nobres e decorados com esculturas.
  • Se a cozinha for pequena, usar uma mesa transformadora em conjunto com cadeiras de vime seria uma boa opção. Em um espaço amplo, é aconselhável dar preferência a bancadas maciças.

Organização da iluminação

Na decoração de uma área funcional ao estilo inglês, deve-se prestar especial atenção ao lustre, pois é este dispositivo de iluminação que permite dar ao ambiente a própria intimidade, que é considerada a principal característica daquela época. O lustre passa a ser o verdadeiro centro da sala de jantar e, nos interiores coloniais, costuma-se usar produtos mais ásperos e, na decoração clássica, mais vazados.

Qualquer forma o lustre deve ter ornamentos florais e um grande número de lâmpadas... Lembre-se de que nenhuma cortina, avental ou azulejo deve desviar a atenção das luzes. No estilo inglês, um espectro de cores excepcionalmente quentes é permitido, o mais próximo possível do natural.

Hoje em dia, cada vez mais proprietários de salas usam lâmpadas embutidas, mas será mais eficaz substituí-las por abajures de linho e arandelas de parede.

Elementos de decoração e têxteis

O design inglês é caracterizado pelo uso racional de cada metro de espaço, então aqui você pode ver vasos com flores frescas e plantas de interior, assim como estandes com uma grande variedade de pequenas coisas úteis. Esta não é a lista completa do que pode ser encontrado na culinária inglesa. Esteja ciente de que os elementos de decoração devem refletir todas as tradições e preferências culturais dos habitantes da nebulosa Albion, que são famosos por seu amor por cães, bem como cavalos e verdadeiro chá inglês.

Mesmo que a cozinha tenha uma área para refeições, deve haver sempre livros nas prateleiras, como literatura de culinária. Eles são elegantemente complementados por potes de cereais e especiarias e pequenos vasos de flores. Será útil pendurar um relógio estilizado nas paredes, bem como pinturas de paisagens retratando uma caçada - geralmente usam molduras douradas. Os acessórios de latão e cobre complementam harmoniosamente o estilo inglês, e os motivos orientais, por exemplo, vasos de cerâmica e estatuetas, trazem um charme especial.Os amantes do bordado podem decorar as paredes com seus próprios trabalhos.

Para fazer o interior parecer completo, você deve escolher as cortinas certas. Para cortinas, apenas tecidos pesados ​​são usados, sempre com lambrequins. Normalmente as cortinas são feitas em duas versões - transparentes e feitas de tecidos pesados ​​são decoradas com franjas com borlas, devendo-se preferir veludo, tapeçaria e jacquard.

Lembre-se de que o estilo da velha Inglaterra não aceita contraste, então as cortinas devem ter uma cor correspondente ao restante do projeto da cozinha.

Os detalhes ajudarão a dar à cozinha um verdadeiro estilo inglês. Portanto, se a cozinha tiver espaço suficiente, você pode se concentrar em um fogão grande com exaustor, e um forno fixo um pouco mais baixo ajudará a completar a composição, infelizmente em apartamentos pequenos esse conjunto dificilmente será usado. Não combine o estilo Queen Victoria com pias de aço inoxidável, pois isso trará uma dissonância tangível ao quadro geral da decoração. A melhor solução seria uma pia profunda de cerâmica, ladrilhos ou pedra.

Exemplos de sucesso

Oferecemos uma seleção de fotos de ideias para decorar uma cozinha e uma cozinha-sala no clássico estilo inglês. Sem dúvida, você pode escolher a opção que mais vai de encontro às suas preferências e às possibilidades do quarto.

Como criar um estilo inglês na cozinha, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa