Idéias para design de interiores de cozinha em estilo mediterrâneo
A família toda se reúne à mesa de jantar da cozinha, portanto, este local deve ser aconchegante, disposto ao descanso e conversas frias. O design de estilo mediterrâneo é a solução perfeita para criar essa atmosfera.
Recursos de estilo
O estilo mediterrâneo foi influenciado por várias culturas. Entre as características que são características distintivas, podem ser distinguidas as seguintes.
- Cores naturais. As sombras são selecionadas dependendo da direção. Existem 3 deles: italiano, grego, espanhol. O primeiro deles é caracterizado pela presença de tons quentes: bege, laranja, verde, azeitona. O design grego é uma paleta fria com predominância de azul, terracota, cinza. Para evitar que o interior fique muito sombrio, são usados detalhes em tons de limão ou vermelho-rosa. O estilo espanhol é caracterizado por brilho, expressão, uma onda de emoções, que é perfeitamente transmitida por tons quentes: ocre, chocolate, amarelo, laranja, vermelho. As pastilhas verdes, azuis, brancas e pretas criam um contraste único, mas necessário.
O design mediterrâneo é uma combinação de branco e azul, areia e verde, amarelo e creme. O número máximo de cores permitido é 3.
- Material natural. Madeira, pedra, cerâmica, vidro - tudo isso é amplamente utilizado na criação de uma cozinha de estilo mediterrâneo. Móveis de madeira (idealmente feitos à mão) devem demonstrar a textura das matérias-primas em todo o seu esplendor. Os materiais naturais são bastante caros, então sua imitação será uma opção mais econômica. No entanto, é importante considerar que deve ser de alta qualidade.Somente neste caso é possível obter o efeito desejado.
- Formulários concisos e simples. Isso cria uma atmosfera aconchegante propícia ao relaxamento e recreação.
- Funcionalidade. Os elementos de decoração não têm apenas a função de decorar a divisão. Nesse sentido, acessórios e móveis são cuidadosamente selecionados para maximizar seu uso.
A cozinha não é apenas um local para cozinhar, mas também uma sala de estar, que está pensada para um grande número de hóspedes. O que é típico aqui, a técnica de zoneamento não é usada: uma parte flui suavemente para outra. Essa sala precisa de uma área suficiente, por isso muitas vezes é necessário remodelar: a cozinha é combinada com uma varanda, loggia, sala de estar.
Opções de acabamento
Fazer uma cozinha em estilo mediterrâneo com suas próprias mãos não é difícil. É importante seguir os princípios básicos e usar materiais de acabamento naturais. Eles não apenas parecerão orgânicos, mas também servirão ao proprietário por um longo tempo.
Paredes
Ao decorar paredes no estilo mediterrâneo, os papéis de parede não são usados. As paredes devem ser texturizadas. Você pode conseguir esse efeito usando gesso. As paredes ásperas parecem casuais, que é o que exige o estilo grego. A etapa final será a coloração em tons pastéis ou branco.
Se a mistura para gesso contém partículas de gesso e mármore, então esse material é ideal para decorar paredes de acordo com o design italiano. O gesso veneziano é freqüentemente usado para criar interiores mediterrâneos. Essa composição é aplicada às paredes em várias etapas. Cada camada é colorida.
O método de combinação é usado quando diferentes materiais são combinados... Por exemplo, um terço da parede pode ser destacado com painéis de madeira. Gesso e ladrilhos de cerâmica também parecem impressionantes. Para realçar uma determinada parte da parede, utiliza-se a alvenaria, muitas vezes feita de forma tosca, como se se tratasse de uma obra tosca.
Um painel de mosaico parece espetacular como decoração de parede. A mesma técnica funcionará para um avental. Se for dada preferência a ladrilhos de cerâmica, é importante que sejam feitos por envelhecimento.
Teto
Antes de começar a trabalhar com o teto, você precisa determinar a opção em que o design mediterrâneo será criado. O estilo grego requer uma superfície plana. Você pode obter o efeito desejado usando drywall comum, que é pintado de branco. Não deve haver babados e estruturas compostas por vários níveis. Como decoração, você pode usar vigas de madeira. A textura da madeira é realçada pela brancura do tecto e encontra-se em perfeita harmonia com os móveis da cozinha em tons claros.
As tendências espanholas e italianas permitem a presença de ornamentos em estuque. Eles podem ser feitos de gesso.
Molduras decorativas de plástico também são adequadas. Se os tetos forem altos, eles são decorados com pinturas de arte pintadas à mão ou sua imitação de alta qualidade.
Piso
Independentemente da direção escolhida (grego, italiano, espanhol), o chão é forrado a madeira ou pedra. A superfície da pedra é criada por grés porcelânico, ladrilhos de cerâmica, travertino. Ao escolher um ladrilho, concentre-se em um material que tenha uma superfície irregular, áspera e fosca. Andar neste piso não é muito confortável, pois faz bastante frio. Devido a isso Recomenda-se equipar a cozinha com um sistema de "piso quente".
Quanto ao esquema de cores, todos os tipos de tons de marrom e areia são ideais. A cor terracota é muito popular.
Nem todos podem comprar materiais naturais, pois são caros. O análogo de orçamento é laminado e linóleo.
Seleção de móveis
É importante considerar que em uma cozinha de estilo mediterrâneo, a área de cozimento geralmente não fica encostada na parede. É uma espécie de "ilha" no centro da área de trabalho, com uma grande mesa e uma pia embutida. A área de jantar é uma mesa - oval ou retangular, projetada para uma grande família.
Ao escolher os móveis, concentre-se em indicadores como funcionalidade e falta de solidez.
As gavetas para utensílios de cozinha devem ser volumosas para que o inventário e os acessórios possam ser escondidos nelas. Graças a isso, a aparência da cozinha não será sobrecarregada.
Os móveis devem ser de madeira natural. É obrigatório tratá-lo semi-antigo, vestir. O estilo grego é caracterizado pela aspereza. Os gabinetes e uma mesa geralmente têm pernas estáveis. Alguma leveza e graça são inerentes aos estilos italiano e espanhol. Conjuntos de cozinha são decorados com inserções forjadas, esculturas. Estilo grego - trata-se de pratos, dispostos em prateleiras largas, italiano e espanhol - aparadores com pastilhas de vidro nas portas.
Para a cozinha mediterrânea, cadeiras forjadas de madeira e cadeiras de vime são adequadas. Há um pequeno sofá de tecido aconchegante na área de lazer.
É importante que o interior seja harmonioso: uma pia de pedra funda combina perfeitamente com torneiras de bronze ou latão. Para frigideiras, conchas, você pode usar cabides especiais.
Organização da iluminação
O Mediterrâneo é abundante em luz e calor, por isso a cozinha está geralmente localizada na parte sul da residência. São necessárias janelas grandes. Se faltar luz no inverno, o problema é eliminado com o auxílio da iluminação artificial. Neste caso, cada zona é iluminada por seu próprio dispositivo de iluminação. Um lustre, abajur feito na técnica de forjamento servirá.
O mobiliário está equipado com iluminação. Arandelas com abajures de tecido decoradas com forja ou madeira são fixadas nas paredes. Se houver vigas de madeira no teto, várias lâmpadas forjadas são suspensas delas.
Elementos de decoração
Decorar sua cozinha é fácil e simples... As guirlandas de alho e cebola ajudam a criar um ambiente aconchegante e aconchegante. Se você tiver pequenos potes de vegetais coloridos em conserva, arrume-os nas prateleiras. Há também um local para vários cereais, que também são dispostos em recipientes especiais. Nos parapeitos das janelas, coloque os potes onde crescem as ervas naturais: cebola, salsa, manjericão.
De acordo com o estilo mediterrâneo, as aberturas das janelas são decoradas com persianas ou venezianas. Mas se essa opção não for totalmente familiar, as cortinas devem ser feitas de tipos de tecido simples. Cortá-los não precisa ser difícil. A melhor opção são os tons romanos. Guardanapos de linho ou algodão, toalhas de mesa combinam com o tom. As costas das cadeiras são decoradas com tecidos. O esquema de cores ideal é vermelho e branco.
Você pode decorar pratos e itens de interior de forma independente usando a técnica de decoupage: pratos, porta-guardanapos, relógios, portas de armários e armários e até uma geladeira. O tema planta parece apropriado.
Exemplos de sucesso
- A cozinha em tons de bege claro incorpora o conforto e o calor de uma lareira familiar. O lugar central aqui é a "ilha", equipada com todo o necessário para cozinhar. As facas são colocadas em um suporte especial, e uma estrutura suspensa é fornecida para skimmers e baldes. A mobília é decorada com azulejos claros, inserções de vime. A área de jantar consiste em uma mesa e cadeiras retangulares. A mesa dispensa toalha de mesa, pois é decorada com um enfeite que está em harmonia com os azulejos.
A cozinha tem muita luz, já que a abertura da janela é grande o suficiente. As cortinas translúcidas romanas não são um obstáculo à sua penetração.
- A área de jantar e o local de descanso podem ser divididos em vigas de madeira, o que simultaneamente se torna uma espécie de decoração. Eles se destacam em contraste brilhante contra as paredes brancas.
- As placas são frequentemente utilizadas para decoração.Eles podem ser colocados não só tradicionalmente em paredes, prateleiras, mas até mesmo decorar o capô.
Uma visão geral de 11 sq. m em estilo mediterrâneo, veja abaixo.