Decoração de cozinha em estilo retro
A moda em constante mudança sempre retorna às suas origens. Trata-se de uma lei de renome internacional que também afetou o projeto de diversos locais. As cozinhas de estilo retro são populares e muito procuradas, porque esta opção de design é um clássico sem idade que continua a ser relevante em qualquer altura, porque tem um aspecto acolhedor e original.
Traços específicos
É importante saber que o estilo retro é composto por várias direções principais, que têm características próprias. Ao decidir criar um design de interiores neste sentido, é importante decidir por quanto tempo você vai ficar. Só neste caso a sua cozinha terá um aspecto orgânico.
Então, o estilo dos anos 30 é conhecido pela sua funcionalidade, rigor e relativa simplicidade... Este é o período pré-guerra, em que a escolha das coisas não era grande. Este estilo se distingue pelos cantos arredondados, e várias pastilhas de vidro também são amplamente utilizadas nele. Quanto ao esquema de cores, os tons claros sempre prevalecem. O material mais procurado nesse sentido é tradicionalmente a madeira.
Também é possível usar outras matérias-primas naturais.
O estilo dos períodos de guerra e pós-guerra é suave e confortável. Nessa época, a gama de cores se tornou mais ampla, eles também começaram a criar um design contrastante, que incluía não apenas uma gama de cores brilhantes, mas também uma variedade de texturas.
Nos anos 50 e 60, o design das cozinhas tornou-se muito mais ousado e ainda mais brilhante. Vários pôsteres, recortes de jornais, painéis ou adesivos eram freqüentemente usados para decorar as paredes. A mobília pode parecer minimalista.
É possível combinar diferentes direções de estilo retro. No entanto, você deve ter cuidado. Você também pode complementar o design retro com elementos de outros estilos, por exemplo, country ou provençal.
Para um ambiente mais tradicional e descontraído, escolha materiais naturais com uma variedade de texturas.
Espectro de cores
Como regra, os quartos retrô são decorados com cores claras e calmas que aumentam visualmente o espaço. Mas os móveis podem ser escolhidos em cores neutras e brilhantes.
Para a decoração de paredes, geralmente são usados papel de parede simples, gesso, painéis ou azulejos. As cores ideais são rolos de repolho, cinza, rosa, bege e outras cores claras. Opções não padronizadas como protetor, hortelã ou limão também estão ganhando popularidade. As cores azul, vermelho e preto não são menos procuradas.
Os móveis devem ser escolhidos em um esquema de cores diferente. Se quiser adquirir produtos da mesma cor, então a tonalidade deve ser mais clara ou mais escura em vários tons.
Quanto ao teto, é melhor pintá-lo com uma cor neutra ou decorá-lo com vigas ou painéis.
Estruturas multinível são adequadas apenas para salas grandes.
O piso pode ser neutro ou brilhante. As combinações em preto e branco são freqüentemente usadas. Por exemplo, um piso xadrez preto e branco parece bonito e orgânico em design retro.
O revestimento do piso que imita a madeira não parecerá menos original. Combina especialmente com acabamentos em tijolo ou pedra.
O avental é frequentemente decorado com azulejos. Variantes de tamanhos pequenos com desenhos ou padrões originais parecem originais, é possível usar ladrilhos multicoloridos.
Como escolher móveis?
Um papel especial na criação de um interior retro é dado à escolha de um conjunto de cozinha. É importante escolher móveis que complementem o estilo escolhido e não se destaquem. O complexo de móveis deve incorporar as tendências de design do passado.
A solução ideal seria uma viagem a antiquários que vendem uma variedade de móveis antigos.
É possível transformar o conjunto existente com tinta ou acessórios.
É melhor escolher conjuntos que incluam aparadores, armários, aparadores, estantes abertas e todos os tipos de racks. Isso se deve ao fato de que não existiam jogos de cozinha completos antes. Móveis feitos de madeira natural com todos os tipos de inserções de metal ou plástico são ideais.
Os produtos podem ter pernas esculpidas, alças e outros elementos decorativos. Você pode complementar o interior com uma mesa redonda, cadeiras de tecido elegantes ou grandes variedades de metal ou madeira em uma perna.
O tampo da mesa pode ser feito de madeira ou pedra, às vezes você pode encontrar opções feitas de metal. Ele pode ser pintado na mesma cor de todo o conjunto de cozinha, ou pode se tornar um acento brilhante e contrastante.
Quanto à pia, é melhor comprar uma versão de metal. Latão, bronze e outros modelos de metal semi-antigos se encaixam bem em tal interior.
Ao escolher os eletrodomésticos, é necessário estar atento não só à sua funcionalidade, mas também ao design. Muitos fabricantes produzem séries especiais com estilo antigo. Por exemplo, a Smeg fabrica fornos, placas e refrigeradores de estilo retro.
Ao escolher os capuzes, você terá uma ampla escolha. Você pode adquirir um modelo de qualquer formato com efeito dourado ou envelhecimento. O modelo de cúpula ficará especialmente bonito.
Outra opção são os aparelhos embutidos, pois seu design não é tão importante.
Decoração de janela
Para decorar janelas em cozinhas retrô, opções tradicionais como cortinas ou persianas são utilizadas. No entanto, eles não devem atrair muita atenção, mas sim complementar o design vintage.
Se quiser comprar cortinas, é melhor dar preferência a tecidos leves. Eles não vão tornar o espaço mais pesado, mas, ao contrário, vão torná-lo mais arejado e expandi-lo visualmente. Quanto ao esquema de cores, deve corresponder totalmente ao escolhido para toda a composição. Como regra, no estilo retro, as cortinas não devem ser claras.
As cortinas também são freqüentemente usadas neste design. A melhor opção são modelos de madeira ou opções de plástico com imitação de casca de árvore.
Acessórios
Para tornar a cozinha aconchegante e confortável, eles recorrem ao uso de diversos acessórios. Eles são capazes de complementar a sala.
Os lustres e os lustres são um elemento importante do projeto da cozinha. Modelos grandes e maciços são perfeitos para este estilo. Em termos de materiais, podem ser adquiridos itens de plástico, metal ou vidro. As opções de plástico devem ser evitadas, pois não eram particularmente populares naquela época.
Utensílios de cozinha antigos são usados para decorar a sala retrô. Podem ser vasos brilhantes com designs não padronizados ou recipientes de metal de diferentes formas e tamanhos. Bules velhos não parecerão menos originais.
As paredes podem ser decoradas com fotografias, pinturas ou painéis. Eles podem representar padrões geométricos, paisagens, eventos históricos.
Discos de vinil ou relógios antigos complementam perfeitamente o design.
Você pode comprar ou fazer seus próprios travesseiros, toalhas de mesa, capas de cadeiras, toalhas e outros tecidos. Isso deixará o interior mais confortável.
Gaiolas de pássaros antigas são freqüentemente usadas. Eles podem ser decorados com flores, estatuetas e outros itens decorativos.
Flores naturais ou artificiais em vários recipientes de vidro ou metal, bem como cestos de malha ou vime, não ficarão menos bonitos em um interior retrô.
Os acessórios podem ser encontrados nas coisas da vovó ou no sótão. Coisas velhas vão complementar melhor o interior e ficarão muito mais interessantes do que itens comprados, antiguidades estilizadas.
Com a ajuda de uma variedade de elementos de decoração, você pode completar o visual de uma cozinha retrô.
O principal é escolher as coisas que você realmente gosta para que sempre se sinta confortável.
Belos exemplos
A cozinha fica linda em tons de marrom com móveis de azul suave. O chão de madeira combina bem com a alvenaria.
Uma cozinha vermelha e amarela com um avental amarelo e azul brilhante parece aconchegante e aconchegante.
Desenhos em branco pop art são uma ótima opção para personalidades brilhantes e criativas. Uma geladeira e uma imagem brilhante nas mesmas cores se tornarão um destaque brilhante de tal cozinha.
Um cupom definido em tons de cinza, estilizado em estilo antigo, parece calmo e muito original.
Paredes de tijolo e madeira complementam lindamente a cozinha hortelã. E prateleiras abertas com pratos brancos clássicos se tornarão um acento interessante dessa cozinha.
A superfície de cozimento brilhante irá complementar perfeitamente o conjunto de cozinha branco.
Para os amantes de interiores extravagantes, um conjunto de cozinha azul brilhante em combinação com um backsplash de azulejos e piso de madeira será uma solução excelente.
Uma visão geral de um projeto de cozinha estilo retro de sucesso no vídeo abaixo.