Pequenas cozinhas ao estilo provençal: design e exemplos invulgares
Se você tem uma cozinha estilo provençal, significa que está sempre quente. Muito aconchegante, natural, não é dos mais difíceis de fazer, é sempre adequado na disposição da cozinha. É digno de nota que mesmo os quartos pequenos podem parecer convincentes e muito expressivos no estilo provençal. Mas o design terá que funcionar.
Características da estilística
A Provença é um dos rumos do país, um estilo rústico que expressa toda a estética da vida suburbana, desta vez da província francesa. Sua peculiaridade é que o princípio natural predomina aqui. Motivos florais, cores naturais e formas simples são eloquentes em tal interior.
Se você está planejando equipar sua cozinha em estilo provençal, preste atenção às suas 7 características principais.
- Muita luz. A sala deve ser iluminada, porque essa é a natureza da natureza, a graça do sol brilhante e do céu claro. A luz artificial, claro, também está presente na cozinha, mas com delicadeza.
- Cores da natureza. A culinária provençal tem lugar para o leitoso, o arenoso, o marrom natural (diferentes tons de terra), o verde, o azul e outros tons naturais. A base é geralmente escolhida de bege, creme ou areia, em consonância com eles são turquesa, verde, azul e, claro, lilás.
- Decoração de parede natural. Na maioria das vezes é gesso, tinta branca comum ou painéis de madeira (eles podem ser pintados ou você não pode alterar os tons naturais). O papel de parede é menos comum, mas se for um estilo adaptado, é possível.
- Chão de madeira. Se você seguir a estética da Provença corretamente, não deixe laminados, carpetes, linóleo e até mesmo parquet no chão.Pranchas de madeira simples que podem ser pintadas em branco conciliador estão sempre em sintonia com o estilo.
Nem sempre é fácil fazer isso em uma pequena cozinha Khrushchev, então digamos um laminado de alta qualidade com uma imitação de madeira clara surrada ou até mesmo ladrilhos.
- Móveis de materiais naturais. E as regras da naturalidade, da qualidade dos materiais também se aplicam aos móveis. Móveis feitos de aglomerado e MDF não são encontrados na verdadeira Provença, mas versões adaptadas permitem tais modelos se forem estilisticamente impecáveis. O que mesmo a adaptação definitivamente não tolerará são os móveis de vidro e cromo. Portanto, se você tem uma mesa e cadeiras sobre pernas de metal, elas podem se tornar elementos conflitantes na culinária provençal.
- Decoração importante. Uma pequena cozinha em estilo provençal não pode ser deliberadamente minimalista. Se não houvesse espaço suficiente para bugigangas fofas, estampas florais, bandejas de madeira ou recipientes de decoupage para produtos a granel (por exemplo), o estilo não se sustentaria.
- É sempre uma sala com rosto próprio. Você pode pegar um exemplo de foto de que goste e repeti-lo, pegando exatamente os móveis e decoração. Mas uma cozinha verdadeiramente provençal vai resultar se houver espaço para individualidade e exclusividade no espaço. Uma coisa é comprar uma toalha de mesa de imitação, outra é branquear a toalha de mesa da sua avó, atualizar um pouco o bordado nela e colocá-la sobre a mesa. Seu "eu" deve estar em uma cozinha assim.
Menos padrões geométricos, mais estampas florais, menos cantos, formas mais aerodinâmicas - este é um pequeno desejo para aqueles que planejam transformar sua pequena cozinha em um canto do idílio provençal.
Mobiliário
É difícil dizer o que é mais importante em uma cozinha renovada - móveis ou decoração. Se um dos dois pontos cair, o projeto não terá sucesso. Mesmo as paredes com acabamento perfeito, o piso e o teto certos não serão capazes de disfarçar um conjunto literalmente conspícuo que não se encaixa no estilo da Provença.
O fone de ouvido provençal é caracterizado por:
- fachadas de madeira, na maioria dos casos pintadas em tons pastel;
- a presença de elementos decorativos como entalhes, coroas encaracoladas, prateleiras abertas e não armários "vazios";
- a superfície das fachadas pode ser decorada com pátina, abrasões, craquelure, elementos de pintura;
- sentimento geral do espírito da antiguidade, tempos antigos, que na névoa dos anos parecem especialmente românticos e maravilhosos.
Como a cozinha é pequena, é perigoso se encantar com a beleza do fone de ouvido e esquecer a praticidade. Externamente, pode ser pequeno, mas seu tamanho compacto modesto deve ser combinado com praticidade.
Idealmente, um fone de ouvido deve acomodar todos os aparelhos embutidos. Se ela está à vista, não é fácil manter o estilo. Fico feliz que fornos, fornos e coifas possam ser encontrados no estilo vintage hoje. A chaleira no fogão também deve estar no espírito da época, sem geometria estrita e metal brilhante.
Leve o seu tempo com a pia do canto, se for possível usar um fone de ouvido linear, faça tudo em benefício desta opção. Quando a cozinha é desconfortável, todo o seu charme externo se desvanece. Mas se, por exemplo, você já tinha uma pia de canto e estava tudo bem, não se preocupe.
Uma geladeira nova raramente é comprada para uma cozinha atualizada. Mas se você tiver essa oportunidade, dê uma olhada nos modelos vintage. Eles se referem aos anos 50-70 do século passado, que serão orgânicos para a Provença. Se não houver oportunidade de comprar um novo, você pode transformar o antigo.
Por exemplo, repinte na cor desejada, fixe uma alça torcida ou de corda. Você pode até mesmo colar com papel autoadesivo durável com uma pequena impressão vegetal.
Armários suspensos fechados ou prateleiras abertas?
Se quiser seguir o estilo sem compromissos constantes, terá que remover completamente os armários suspensos ou substituir alguns deles por prateleiras abertas. Qualquer estilo rústico colide com isso - utensílios de cozinha, inúmeros jarros e pequenos ajudantes culinários devem estar à disposição da anfitriã.
Eles cozinham-se na aldeia, comida por encomenda ou idas frequentes a cafés / restaurantes estão aí excluídos. Portanto, a dona de casa, que é obrigada a cozinhar com frequência e muito, achará inconveniente bater as portas do armário constantemente. Quer seja o caso das prateleiras: tudo está perto, tudo está à sua frente, e o próprio enchimento das prateleiras é a decoração da sala.
É apenas à primeira vista que tal sistema de armazenamento é inconveniente. Na verdade, você se acostuma rapidamente, tudo é mantido em perfeita limpeza e ordem (à vista), e é simplesmente lindo.
Sideboard em vez de fone de ouvido
Em uma cozinha muito pequena, às vezes faz sentido substituir um conjunto completo por um aparador de jantar. Será complementar ao estilo e incomum. Você pode ter que comprar um armário para uma pia, mas você só consegue sobreviver com a base sobre a qual as cortinas de máscara estão penduradas. E as prateleiras para pratos também podem ser abertas.
Se for ficar no buffet, opte pela opção de bancada. Mesmo assim, a cozinha precisa de uma bancada de trabalho, em um espaço tão pequeno será o suficiente. A parte superior do aparador costuma apresentar vitrine com cortinas de vidro e / ou tule transparentes. Lá, coloque o que você quer mostrar - lindos pratos, várias decorações de cozinha queridas no seu coração.
Pode haver uma pequena prateleira acima da bancada, onde é conveniente armazenar produtos avulsos, chá, ervas e assim por diante. Bem, no fundo, atrás das portas, todo o resto deve caber. Se lhe parece que este "descanso" não cabe no aparador, se houver espaço livre, coloque uma modesta prateleira de madeira na cozinha. Pode ser com cestos para guardar utensílios domésticos, vegetais e muito mais. Ele pode permanecer aberto se tudo estiver ordenado e estritamente em seu lugar.
Solução de cor
As cores mais reconhecíveis da Provença - azeitona e pistache, azul e areia... Esses "casais" sempre chamam a atenção, mas com delicadeza, sem dominância.
Se você gosta de soluções mais modestas, você pode balançar em cozinha branca. É sempre lindo, mas a opção, claro, se suja facilmente.
Boas cores para decorar um espaço de cozinha seriam azul céu, azul centáurea, marrom.
Parece interessante e cozinha branca com grande presença de motivos amadeirados. Isso o livrará da sensação de esterilidade (se você tomar apenas branco), aproxime-o da base natural. Se a cozinha for pequena, use cores suaves.
É normal "fundir" o fone de ouvido e a parede em que ele está em uma cor - isso expande visualmente o espaço.
Janela, decoração e belos exemplos
A janela deve ser equipada com cortina. Cortinas pesadas em uma pequena cozinha são inadequadas, mas cortinas florais ou cortinas de linho claro estão bem no espírito da imagem criada. Você não pode pensar em nenhuma decoração mais adequada do que flores simples em vasos de cerâmica no parapeito da janela para a área da janela.
Aqui estão algumas dicas de estilo.
- Cubra a mesa com uma linda toalha country: tricotada ou bordada, não é tão importante, fica bem se for uma toalha com história. É ótimo se a mesa de jantar for decorada com flores frescas em um vaso durante todo o ano, especialmente se for um ramo modesto de lavanda.
- Lindas e gastas bandejas de madeira, castiçais retorcidos, elegantes fruteiras, toalhas de chá com flores, galos, borboletas e pássaros são apropriados na culinária provençal.
- Um banco de madeira pode ser colocado ao lado da mesa de jantar - será mais autêntico do que um canto. E para maior comodidade, decore-o com almofadas que sejam confortáveis para sentar.
- As paredes podem ser decoradas com pinturas de flores secas - composições simples de flores secas sob um vidro.
O estilo é formado gradualmente, coberto de novos detalhes e detalhes importantes. Apesar de a Provença ser associada ao verão, ela pode ser adaptada à decoração de Ano Novo, ao luxo do outono e ao renascimento da primavera.
Uma visão geral de uma pequena cozinha estilo provençal no vídeo abaixo.