Estilos de cozinha

Cozinha antiga: regras de design e belos exemplos

Cozinha antiga: regras de design e belos exemplos
Contente
  1. Características do antigo interior
  2. Acabamento
  3. Canalizações e decoração
  4. Opções de estilo

Vivendo no burburinho de uma metrópole, com saudade, quero entrar em um ambiente calmo e aconchegante, como os nossos antepassados ​​faziam, rodeado de coisas simples e atraentes feitas de materiais naturais. A cozinha, decorada em estilo antigo, fica bem depois de um dia árduo, mergulha numa atmosfera de paz e positividade.

Características do antigo interior

Ao criar uma cozinha semi-antiga, para total confiabilidade, você deve levar em consideração todo o ambiente, desde o fone de ouvido até os menores detalhes da decoração. Você não pode expor móveis antigos em uma sala com teto falso e painéis de plástico, isso criará desarmonia no interior. A decoração de paredes, tetos e pisos não deve conter elementos da era do progresso técnico. A decoração, os tecidos, o encanamento e os móveis em uma cozinha bem planejada parecem descendentes de pinturas antigas, mas o toque indescritível da modernidade ainda será intuitivamente adivinhado no interior.

As cozinhas antigas são caracterizadas pelas seguintes características:

  • simplicidade e despretensão;
  • funcionalidade e conforto;
  • o uso de material natural (madeira, pedra, argila, telhas) ou sua imitação de alta qualidade;
  • móveis rústicos, fachadas envelhecidas;
  • prateleiras abertas com cestos para utensílios;
  • a aparente falta de tecnologia moderna;
  • uma paleta de tons naturais, independentemente da saturação da cor;
  • encanamento retro usando cobre, bronze, latão;
  • têxteis de algodão ou linho com bordados feitos à mão;
  • decoração com elementos antigos característicos;
  • a presença de uma lareira ou sua imitação;
  • a presença de vegetação viva.

As características listadas aplicam-se principalmente a todos os tipos de estilo rústico.Mas as cozinhas semi-antigas também podem conter uma orientação histórica, o que significa que têm uma decoração cara, chique especial, antiguidades.

Acabamento

O mercado da construção hoje está repleto de grandes novidades que são fáceis de instalar, fáceis de limpar e de ótima aparência, mas não são adequadas para uma cozinha semi-antiga. Precisamos de verdadeiros materiais naturais - madeira, pedra, porcelana e produtos de argila, metais não ferrosos. São caros e menos práticos, mas graças a eles a cozinha adquire aquele conforto e natureza especiais que não podem dar os frutos de uma civilização técnica.

Criando uma cozinha antiga, é possível reduzir o custo do projeto usando imitação de materiais naturais - pedra artificial, aglomerado, MDF.

Tetos

A aparência do teto depende do estilo específico e pode ser a cal ou tinta usual, adequada para estilos country, ou estuque fantasioso com molduras douradas, cornijas e rosetas. Tetos de cozinha rústica ou em estilo country com vigas de madeira (se a altura permitir).

Você pode usar um material leve que imita a brutalidade das vigas.

Paredes

A área da cozinha tem suas especificidades. As paredes, especialmente na área de trabalho, devem ser resistentes à umidade. Ladrilhos cerâmicos, grés porcelânico, aglomerado com imitação de qualquer pedra são adequados. Alvenaria e pedra natural parecem boas, mas sua manutenção é complicada pela alta porosidade do material, devido a que o café derramado e salpicos gordurosos são facilmente absorvidos pela superfície e são difíceis de remover. Uma ou duas paredes, ou partes delas, são geralmente decoradas com pedra e cerâmica. Para enfrentar um avental ou lareira, ladrilhos de patchwork, gzhel são adequados. No estilo provençal, utiliza-se pedra travertino, bem como materiais com imitação de arenito.

Os estilos rústicos costumam usar painéis de madeira, gesso decorativo, cal ou tinta. Papel de parede leve discreto pode ser usado em um estilo clássico, provençal ou chique gasto. Nos dois últimos, costumam se referir a pequenas estampas florais, pintando paredes em tons pastéis.

Andares

Uma cozinha semi-antiga precisa de material natural, o mesmo se aplica ao chão. Para cobri-lo, escolhem madeira, pedra, ladrilhos de cerâmica, produtos repetidos de amostras antigas. Os materiais modernos de alta qualidade podem imitar os naturais e também podem ser usados ​​na criação de uma cozinha. Não se esqueça das especificidades da sala, que precisa de um revestimento durável e resistente à umidade.

Freqüentemente, um piso combinado é usado para a cozinha - a área de trabalho é coberta com ladrilhos ou porcelanato e a área de jantar é coberta com uma cobertura de madeira aconchegante e aconchegante.

O material escolhido para o piso está sendo envelhecido artificialmente. O objetivo é alcançado através da utilização de técnicas especiais para madeira e pedra. Você também pode adquirir materiais prontos, por exemplo, laminados com uma cor de madeira caiada, ou ladrilhos com sinais de rachaduras. A indústria, respondendo à demanda dos compradores, lançou a produção de produtos semelhantes.

Em qualquer caso, seria apropriado que um piso de cozinha semi-antigo tivesse costuras ásperas, bordas de ladrilhos desiguais com o efeito de desgastado e quebrado.

Mobiliário

Em uma pequena cozinha estilo provençal, os móveis podem ser selecionados em partes, mas para a combinação correta de todos os elementos, você precisa ter o talento de um designer. É mais fácil instalar um conjunto onde todos os móveis serão confeccionados no mesmo estilo, esquema de cores e textura.

Se a preferência é dada a móveis desconectados, os móveis geralmente incluem itens característicos da vida de nossos ancestrais - aparadores, estantes, estantes de livros, armários, estantes abertas. As estantes são cobertas por cortinas de linho grosso. Podem ser equipados com tecnologia moderna (forno de microondas, processador de alimentos, máquina de café), escondidos atrás de tecidos, não trará desarmonia ao ambiente estilizado.

As estantes abertas são preenchidas com cestos, caixas, utensílios de metal não ferroso, cerâmica e argila.

Conjuntos de cozinhas embutidos modernos podem indicar seu envolvimento em épocas passadas com fachadas envelhecidas, a presença de inserções de vitrais, entalhes, embutidos, portas com painéis. Eles decoram os móveis com elementos de ferro forjado que combinam com as tendências country e góticas. Para as fachadas dos fones de ouvido, Provence e shabby chic usam a técnica de decoupage. Para enfatizar o envelhecimento das superfícies, utiliza-se o branqueamento, a patinação, a escovagem, os vernizes craquelados que imitam o craqueamento.

Para um grupo de jantar em estilo country, escolha uma mesa de madeira sólida áspera e o mesmo tipo de bancos. Existem bancos em estilo rústico. No interior, a Provença ou o shabby chic coloca à volta da mesa cadeiras de espaldar alto forradas com capas de algodão.

Para criar móveis, diferentes tipos de árvores são usados ​​- carvalho caro, cerejeira ou pinheiro barato. Mas o folheado de alta qualidade, imitando a madeira e cobrindo os painéis de aglomerado, também pode recriar a cozinha de outrora.

Canalizações e decoração

Para que a cozinha tenha um toque de antiguidade, é melhor usar uma pia de pedra, e as torneiras em estilo retrô são feitas de latão e bronze. Como decoração, utensílios de cozinha são pendurados nos trilhos - panelas de cobre, conchas, turcos. Continuando o tema da baixela, faiança, porcelana, pratos e xícaras de cerâmica são colocados em prateleiras abertas. Uma mesa enorme é decorada com um samovar e um vaso com bagels. Cortinas, toalhas de mesa, guardanapos e toalhas são bordadas com padrões florais e ornamentos folclóricos.

Verduras vivas em potes e vasos renovam bem a cozinha.

Opções de estilo

Projetos de cozinha antigos podem ser completamente diferentes, desde simples e rudes até exuberantes imperiais - tudo depende do estilo escolhido.

    • A decoração rústica da sala contém madeira bruta, o conjunto é simples e prático, luminárias antigas expressivas estão penduradas sobre a área da ilha.
    • A cozinha branca shabby chic contém prateleiras de exibição e muita decoração característica.
    • O interior é semi-antigo (country), dominado por diferentes tipos de pedras na decoração e no mobiliário. Em sua abundância, até mesmo a presença de madeira áspera torna-se sutil.
    • Os fones de ouvido do estilo provençal são caracterizados por uma delicada paleta de cores - hortelã, azeitona, creme, azul, areia, marfim. Cestos de vime, almofadas nas cadeiras, um lindo abajur sobre a mesa, verduras vivas e bolos quentes tornam a cozinha o mais confortável possível, onde você quer ficar por um tempo infinitamente longo.
    • Na direção do chalé, costuma-se usar uma lareira - lareira ou fogão. Peles de animais e chifres são usados ​​na decoração, trazendo o cenário o mais próximo possível do natural.
    • A culinária clássica italiana leva você ao século XIX. O rico interior é feito em estrita simetria.
    • A cozinha no estilo Império (imperial) também não pode ser chamada de moderna.
    • Os interiores barrocos são caracterizados por seu esplendor e pompa especiais. É caracterizada por colunas, vitrines com pratos caros, muito douramento na decoração e móveis, um lustre caro e uma bela decoração de janela.
    • A cozinha retro é um exemplo acolhedor dos interiores das nossas bisavós.
    • Cozinha escandinava branca, espaçosa e luminosa, com móveis lacônicos e funcionais.

    A cozinha antiga é um local agradável para relaxar e trabalhar. Tortas e borscht que a avó cozinhava deliciosamente, nessa cozinha eles acabam sozinhos. E encontros jantares em clima de cordialidade e conforto aproximam a família e se dispõem à harmonia.

    Para cozinhas semi-antigas, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa