Projeto de cozinha estilo loft
Loft é um daqueles destinos ideais para pessoas criativas que preferem temas urbanos. As cozinhas decoradas neste estilo parecem impressionantes. Vale a pena considerar mais detalhadamente as principais características do loft, suas características, bem como as opções de projeto das instalações da cozinha.
Recursos de estilo
Compreender o conceito de uma direção como um loft é impossível sem saber sua origem. Vamos começar nossa descrição dizendo que loft traduzido do inglês significa "sótão, armazém"... Quando a crise industrial começou na América, muitas áreas de trabalho estavam vazias e as autoridades não sabiam o que fazer com essas instalações. Felizmente, naquela época, havia uma situação crítica com a habitação, e as pessoas comuns começaram a comprar esses “sótãos”, fazendo ali reparos e convertendo os espaços em apartamentos.
Havia cada vez mais pessoas que queriam experimentar tal projeto e, gradualmente, o loft se espalhou pelo mundo, até hoje despertando genuíno interesse e admiração.
O estilo loft moderno manteve seus motivos industriais, por isso vale a pena destacar várias características conceituais inerentes a ele:
- a necessidade de um grande espaço, e embora alguns proprietários organizem pequenas cozinhas nesse sentido, isso não é adequado em todos os layouts;
- a presença de certos materiais, como tijolo, pedra natural, madeira, metal;
- espaço aberto sem muitas partições desnecessárias;
- falta de abrigos para tubulações e comunicações;
- decoração urbana, sem acessórios românticos e clássicos;
- janelas grandes, a melhor opção é até o chão;
- a gravidade da situação, aqui você definitivamente precisará transmitir o espírito da época.
Espectro de cores
Pensando nas fábricas e fábricas, muitos podem pensar que um loft é necessariamente um estilo sombrio, onde prevalecem as cores preto e marrom. Mas esse não é o caso a tendência moderna oferece aos designers e proprietários uma grande margem para criatividade.
Além disso, não se deve esquecer que um dos cânones do estilo são as grandes janelas que não permitem que a cozinha se transforme em um canto sombrio e enfadonho.
As cores básicas são branco, cinza e marrom. Ao escolher algo dessa paleta, é recomendável basear-se na área da sala. Por exemplo, grandes cozinhas ou cozinhas-salas podem ser decoradas em qualquer esquema de cores. Paredes escuras ou de tijolo, piso escuro e móveis claros parecem muito interessantes. As pequenas cozinhas em casas do século passado não devem ser escuras demais, pois isso vai roubar espaço e criar uma sensação de espaço apertado. Aqui é mais apropriado escolher acabamentos amarelo claro, marrom, tijolo avermelhado.
Cores vivas, como azul, azul claro, verde, laranja, podem ser usadas mesmo em um estilo tão restrito. Mas não podem ser os principais, devem ser feitos com golpes adicionais. Por exemplo, podem ser tecidos, pratos, alguns itens de decoração, vasos de flores, livros, um lustre. Deve haver um número mínimo de cores de destaque, sua função é apenas enfatizar as características da sua cozinha.
Opções de acabamento
Antes de iniciar os reparos e decorar sua cozinha na direção descrita, vale a pena se familiarizar com a variedade de materiais e determinar como eles serão combinados entre si em sua área. Fazer desenhos e projetos torna-se um passo importante., com medidas obrigatórias e determinação da localização deste ou daquele elemento de equipamento e mobiliário.
Isso será especialmente relevante para cozinhas pequenas, onde cada centímetro de espaço é importante.
Piso
O concreto será a opção mais fácil e econômica, mas nem todo mundo gosta desse acabamento de piso. Uma solução mais moderna seria o parquete de madeira ou laminado "imitação de madeira". Interessante que madeira natural quase nunca é usada em pisos, esta é mais uma característica dos designs clássicos.
Além disso, o pavimento também pode ser revestido a ladrilhos, aqui é aconselhável escolher as opções escuras ou envelhecidas artificialmente.
A delimitação de gênero também é uma bela ideia. Por exemplo, você pode escolher ladrilhos para a área de trabalho e laminado ou parquet para a área de jantar. Algumas pessoas combinam piso de concreto e madeira, o que também dá certo.
Paredes
Em cozinhas tipo loft, o tijolo ainda é a opção mais popular. Nesse caso, as paredes de tijolo devem ser colocadas nas laterais e opostas à área onde você trabalhará com os produtos. UMA para a área de trabalho, é melhor preferir algo mais prático, por exemplo, papel de parede ou gesso... Em cozinhas pequenas, os designers aconselham o uso de tijolos branqueados ou a confecção de paredes ásperas e opacas de cor clara.
Espaços amplos permitem o uso de materiais vermelhos e pretos.
Muitas pessoas acreditam que o papel de parede em estilo loft não é a melhor solução, mas não se esqueça de que vivemos em um mundo de tecnologia moderna. Hoje, o papel de parede pode imitar qualquer coisa, incluindo tijolos. E eles são praticamente indistinguíveis dos materiais naturais, se, é claro, produtos de qualidade forem selecionados.
Outra opção de acabamento são os blocos de vidro, este é um material que ainda não recebeu muita distribuição, mas ainda é utilizado. Os painéis de vidro são a solução ideal para todas as divisões e aumentam a largura e a altura de uma pequena cozinha. Além disso, os blocos de vidro se encaixam perfeitamente no design industrial.
O principal aqui é saber quando parar e não decorar com eles absolutamente toda a sala.
Teto
A primeira coisa que os proprietários que planejam um design em estilo loft devem aprender é a inaceitabilidade da moldagem em estuque, do peso e das variações clássicas. O teto deve ser austero e original. As soluções disponíveis para todos serão gesso ou pintura, enquanto as cores devem ser mais claras que as paredes. Os tectos altos podem ser complementados com vigas de madeira ou metal, o que irá acentuar o estilo da divisão.
Também você pode decorar o teto com ladrilhos de cassete feitos "como metal"... Este é um conjunto de quadrados que se encaixam. Eles são extremamente fáceis de instalar, têm uma aparência incomum e interessante. As estruturas de beliche de gesso também são adequadas para grandes cozinhas. Eles são pintados em tons de cinza claro.
Organização da iluminação
A iluminação para o estilo loft desempenha um grande papel, uma vez que tais salas são geralmente espaçosas e precisam de várias fontes de luz. Conforme mencionado, as janelas devem ser grandes o suficiente para permitir a entrada de muita luz para criar um ambiente aconchegante e positivo. Quanto à iluminação artificial, existem várias nuances que devem ser levadas em consideração.
- Esqueça os acessórios sofisticados e elegantes que são tão populares na gama de hoje. A melhor solução são as lâmpadas pendentes de estilo industrial.
- Se lâmpadas penduradas em cabos não inspiram você, dê uma olhada em lustres com cortinas rígidas. As cortinas podem ter a forma de um cone ou de um cilindro. Deve haver vários desses lustres - de 2 a 4.
- As luminárias dos trilhos, que são perfeitamente combinadas com as vigas do teto, também ajudam a mergulhar na atmosfera da industrialização.
- Quanto à área de trabalho, será adequado colocar aqui lâmpadas de foco. Eles iluminam perfeitamente o espaço e se encaixam no conceito de direção.
- Se a cozinha estiver ligada à sala, então é aconselhável cuidar da presença de várias lâmpadas de metal e vidro. Isso ajudará a destacar os acentos e a delinear ainda mais a sala.
- Uma solução original e elegante será a retroiluminação LED. Uma linha fina de várias cores destacará lindamente os detalhes do vidro no interior, é apropriado usá-la para enfatizar o grafite ou um balcão de bar.
Escolha de unidades de cozinha e outros móveis
No estilo loft, deve-se dar preferência a móveis minimalistas, e os materiais para eles podem ser usados de várias maneiras. Na maioria das vezes, é madeira e vidro. As salas de pequeno formato são preenchidas exclusivamente com fones de ouvido retos; os gabinetes superiores não são aplicáveis aqui. Em vez disso, prateleiras de madeira arejadas são usadas para aumentar o espaço.
Tais peças de mobiliário não são aconselhadas a sobrecarregar muito, têm uma função mais decorativa.
Espaçosos quartos, cozinhas com uma ilha podem conter conjuntos de canto. Como na versão anterior, aqui é melhor pendurar prateleiras em vez de armários. A fachada dos móveis não deve ser pomposa, o segredo do estilo está na sua simplicidade. Os móveis podem ser foscos, o brilho é permitido, os tons claros, cinza ou marrom são as cores ideais. Você também pode preferir fachadas de metal, mas terá que pagar uma quantia considerável por tal inovação.
Recentemente, os fones de ouvido modulares também se tornaram muito populares, mas é melhor levá-los para salas pequenas, uma vez que é bastante difícil calcular o número de objetos em uma área grande e, subsequentemente, experimentá-los de forma eficaz. Cada módulo possui várias opções.
- Direto. Uma opção padrão para cozinhas retangulares, o conjunto está localizado ao longo da parede. Existem armários de parede.
- Fileira dupla. Indicado para cozinhas sem zona de refeições, uma vez que os móveis estão localizados em ambos os lados. Prateleiras abertas são usadas aqui.
- Canto. Uma boa opção para cozinhas em formato de quadrado, aqui a área de trabalho é colocada em um canto.
- Em forma de U Esta solução é exclusiva para cozinhas de grande porte, já que o conjunto ocupa três paredes e contém diversos compartimentos para eletrodomésticos embutidos. É aconselhável equipar a zona de refeições noutra divisão.
- Ilha. Mais adequado para cozinhas-salas, com uma ilha ou balcão de bar. Mas aqui deve-se ter em mente que fones de ouvido modulares em cozinhas deste formato são difíceis de encontrar, uma vez que tais salas têm uma personalidade especial.
Quando se trata de mesas, a maioria dos designers recomenda estruturas de vidro. Eles vão aliviar o interior, refrescar e dar-lhe leveza. As cadeiras também devem ser leves, um pré-requisito é uma estrutura de metal. No entanto, mesas de madeira em estilo loft não são incomuns. É verdade que esses modelos devem se apoiar em pernas altas.
Mesas de pedra natural, emolduradas em madeira também são adequadas.
Um elemento obrigatório da cozinha-sala é o balcão do bar. O ambiente será dado por elementos retro: banquetas de bar ao estilo dos anos 50, sofás de cabedal, vários discos de vinil nas paredes, posters retro. Uma mesa de serviço requintada no espírito do vintage ajudará a enfatizar a direção do "retro-loft".
Têxteis e elementos decorativos
Inicialmente, nas instalações industriais, as janelas ficavam totalmente abertas, não eram utilizadas cortinas, cortinas ou cortinados. Muitas pessoas ainda seguem esse conceito, mas às vezes você ainda deve cobrir a janela. Uma boa ideia seria cortinas de rolo ou cortinas que você pode aumentar ou diminuir a qualquer momento. É melhor escolher a cor branca ou cinza. Como alternativa, você pode usar cortinas de algodão que são fáceis de limpar e refrescar o ambiente. Opções absolutamente inaceitáveis seriam:
- cortinas feitas de tecidos caros, como cetim, veludo, seda;
- modelos clássicos e pesados de jacquard;
- cortinas de cores vivas;
- produtos com decoração variada.
Os tecidos podem ser combinados com as cortinas, assim como em outras cores. Uma toalha de mesa tipo loft raramente é usada, mas algumas toalhas ou pegadores de panela não serão supérfluos. Eles podem ser acentos brilhantes, recomenda-se escolher as seguintes cores:
- Vermelho;
- Laranja;
- amarelo;
- azul;
- roxa.
A decoração voltada para o sótão é bem variada, e antes de mais nada, os talheres devem ser mencionados aqui. Panelas de ferro fundido envelhecidas, bacias de cobre e placas decorativas de latão podem se tornar soluções excêntricas que instantaneamente atraem a atenção.
O segundo item obrigatório serão os acessórios urbanos. Aqui você pode observar:
- números de carros;
- sinais de trânsito;
- cartazes com diferentes mensagens motivacionais;
- ponteiros;
- Placas de neon.
Imagens que retratam todos os tipos de mecanismos serão uma solução absolutamente ganha-ganha. Isso permitirá que você e seus convidados se lembrem instantaneamente de onde começou a história desse estilo.
E, claro, o estilo loft não proíbe o uso de plantas vivas, pelo contrário, vão trazer frescura ao desenho urbano. Palmeiras pequenas e plantadores suspensos são uma boa ideia. Mas é melhor não cultivar rosas em uma cozinha assim.
Exemplos de sucesso
Para entender completamente o que é o estilo, Vamos dar uma olhada em alguns belos exemplos de fotos.
- Esta cozinha é totalmente consistente com os cânones da direção. Nada supérfluo: a mobília marrom está em perfeita harmonia com as superfícies metálicas e cromadas, e o tubo que vai até o capô evoca imediatamente a sensação de uma fábrica e a transfere para o movimento de produção.
- Uma enorme cozinha com uma parede de tijolos e um balcão de jantar é complementada com sucesso por cadeiras originais, uma área de estar e grandes janelas. Uma variedade de letreiros, lustres pendurados e panelas de ferro fundido penduradas em ganchos completam a impressão.
- Se você quer uma cozinha bem iluminada, dê uma olhada nesta foto. Aqui, móveis e cortinas cinza claro ecoam efetivamente o teto branco e as plantas vivas.
- E aqui você pode ver como a iluminação é interessante. A área de trabalho é iluminada por uma única lâmpada suspensa e há várias luzes de trilho no teto. O design é complementado por cortinas escuras e uma imagem brilhante abstrata.
- Apesar de o loft adorar o espaço, com a abordagem certa, não pode ser estragado com tantas decorações, o que é bem visível nesta foto. Objetos envelhecidos, relógios, plantas vivas - tudo isso é combinado com sucesso, e mesmo um lustre, mais inerente ao design clássico, não se destaca do tema geral.
- Nesta cozinha, o rigor e a contenção serão os principais. Móveis verde-mar, paredes de tijolos e uma abundância de metal criam um conjunto original que combina totalmente com o loft original.
- Escolher móveis azuis para o quarto é uma decisão bastante ousada para a direção do loft. Mas mesmo esses móveis parecem muito vantajosos em cozinhas pequenas e leves.
Para ideias sobre a reforma econômica de cozinhas em estilo loft, veja o vídeo abaixo.