Estilos de cozinha

Estilos de design de cozinha: o que há e como escolher?

Estilos de design de cozinha: o que há e como escolher?
Contente
  1. Direções principais
  2. Como escolher?
  3. Opções de design
  4. Exemplos de sucesso

A cozinha não precisa ser espaçosa, cara, decorada da maneira mais moderna e equipada com os eletrodomésticos mais modernos. Se a sala tiver um estilo restrito e reconhecível, isso pode compensar todas as outras deficiências condicionais. E há muitas opções de estilo.

Direções principais

Se você está começando a reformar, é hora de "experimentar" este ou aquele estilo para sua cozinha. É desejável que toda a casa lhe obedeça, mas isso não é absolutamente necessário. Uma cozinha é como um pequeno estado em outro grande, com suas próprias regras, funções e características.

Se for ligeiramente diferente do resto dos "territórios", não o tornará pior.

Os nomes dos estilos, na maioria dos casos, falam por si, esta é a descrição. Hoje não há uma direção que se sobreponha completamente a todas as outras. É por isso que é interessante que os proprietários modernos escolham estilos diferentes, existem opções para misturar direções (quando se misturam tipos de decoração adjacentes ou mesmo contrastantes). Vamos considerar os mais reconhecíveis.

Chalé

Resumidamente, este estilo captura o espírito de uma vila alpina. O interior da cozinha neste estilo é caracterizado por móveis maciços com grandes inclusões decorativas. Materiais naturais são bem-vindos - pedra e madeira, couro e cerâmica. A mobília é sólida, deliberadamente rude. É desejável que haja lareira na sala. Se esta é uma cozinha-sala de estar, então geralmente é nela.

O chalé não tolera pintura: tudo deve ser como a natureza quer. Você pode combinar materiais naturais, mas as superfícies de plástico e cromadas são deixadas de fora.Ao escolher móveis de cozinha, preste atenção aos fones de ouvido de madeira maciça sem envernizamento - isso é muito condizente com o estilo. Mas mesmo que haja uma camada de laca protetora, as variações de moradia modernas (adaptadas) tratam-na favoravelmente. O principal é manter as principais características do estilo.

oriental

Há muitas opções aqui - o oriente pode ser imaginado na estética japonesa, e nos motivos turcos, e nos árabes. Nos últimos anos, os designers gravitaram em torno do estilo marroquino. O respingo da moda para ele foi gerado pelo romance brasileiro de várias partes "Clone", que foi realizado com sucesso em todo o mundo. O pequeno reino de Marrocos combina sutilmente o Oriente brilhante e colorido com o temperado Mediterrâneo. E como o estado está localizado no norte da África, as notas africanas também são perceptíveis no estilo.

Uma cozinha de estilo marroquino tem espaço para cores brilhantes e chamativas, muitas superfícies esculpidas e objetos pintados à mão. Haverá também cores orientais brilhantes, muitos acessórios e pequenas coisas. Tradicionalmente, a cozinha marroquina é decorada com móveis de madeira natural, bem como objetos angulares. A cor preferida é o ébano e a decoração é mais típica da cultura africana.

A área de jantar é uma mesa relativamente baixa com um tampo maciço e espesso, bem como um sofá baixo, que está repleto de pequenas almofadas (manequins). O sofá é estofado com tecidos orientais coloridos.

Ecletismo

A culinária eclética é a escolha dos otimistas, mas também daqueles que evitam a rotina, os clichês, a repetitividade. Se para você a cozinha é um lugar de façanhas culinárias, assim como de confraternização com entes queridos, mini-noites criativas ou noites em busca de uma musa, não deixe de olhar para o ecletismo.

Uma das mixagens de maior sucesso, que o estilo sugere, será uma mistura de clássicos e country. A atenção não recai sobre as coisas mais importantes: o fone de ouvido pode ser simples, mas o capô acima do fogão é incomum, lâmpadas baixas e originais pendem sobre a área de jantar, a área de trabalho é uma ilha (originalmente apareceu no estilo country).

Se você selecionar itens domésticos de estilos diferentes, encontre uma raiz comum, uma característica relacionada, que permitirá que você crie harmonia quando combinados.... A técnica mais simples é a combinação de cores. No ecletismo, são usados ​​pontos brilhantes, eles se destacam contra um fundo claro. O cerne do ecletismo será uma coisa formadora de sentido que construirá o conceito de toda a sala ao seu redor. Normalmente, este é um conjunto de cozinha ou uma grande mesa de jantar. Se você for o feliz proprietário de um buffet vintage, ele também se encaixará no papel.

O princípio fundamental do ecletismo é a observância da unidade de textura e cor, você pode brincar com todos os outros pontos.

Renascimento

Este é um estilo ambicioso que exige respeito próprio. Se você respira os nomes de Leonardo, Michelangelo, Raphael, Donatello, e também tem uma cozinha séria, parece que a escolha do estilo está se estreitando. O principal requisito é parecido com este - deve ser quarto espaçoso com janelas grandes... Deve haver uma margem de manobra - um lugar onde você pode colocar um arco ou coluna, criar um teto de vários níveis.

Deve haver um objeto chave no interior. Mais frequentemente, uma luxuosa mesa de jantar localizada no centro da sala atua em seu papel, mas se for uma cozinha-sala de estar, então, por exemplo, uma lareira pode ser usada como um objeto-chave. Mármore, gesso veneziano, madeiras preciosas - estes são os principais materiais do estilo. É extremamente difícil fazer esses reparos sozinho, e nem todo mundo tem cozinhas espaçosas.

Quem deseja este tipo de luxo, mas com um orçamento ligeiramente reduzido, deve prestar atenção ao estilo Império.

Estilo império

A área da cozinha também deve ser bastante grande e a altura do teto deve ser agradável à vista. O estilo é caracterizado por proporções claras e corretas, desenho simétrico e equilibrado, uso de colunas e arcos semicirculares, espécies valiosas de madeira.Em tal cozinha, deve haver um conjunto sólido e volumoso de madeira maciça, e também atributos de prosperidade - uma lareira, possivelmente estátuas antigas, pinturas de pintores. Uma renovação cara em uma casa grande ou um apartamento muito espaçoso é o que está por trás da recriação do estilo Império. Bom, mas acessível à minoria.

Vanguarda

A principal missão do estilo é criar a ilusão de um grande espaço, já que seus adeptos consideram o elemento principal do estilo ... o ar. O layout original será necessário, e não a disposição usual dos móveis contra as paredes. A propósito, papel de parede de plástico, vidro ou papel de parede metalizado é usado ativamente para decoração de parede. As paredes devem ser monocromáticas.

No interior da cozinha, costuma-se escolher uma cor clara, que é complementada por duas cores claras e profundas. As três cores selecionadas dividem perfeitamente o ambiente. O contraste é uma característica marcante da vanguarda. As transições suaves não são um fim em si mesmas, tudo deve ser claro e geométrico. Você pode se inspirar nas telas dos Suprematistas. Antes de fazer reparos neste estilo, é importante ver o maior número possível de exemplos.

Isso o salvará de erros comuns como um monte de cores e sombras.

gótico

As silhuetas pontudas na estética medieval trazem pensamentos sombrios para alguém, mas parece que os designers modernos estão cada vez mais fascinados por elas. A decisão de equipar a cozinha neste estilo será ousada, pois há algo de místico no gótico.

Espaço e aspiração para cima - essas são as características formadoras de estilo que devem ser transmitidas no design do espaço da cozinha. Isso significa que a cozinha em si deve ser grande, com pé-direito alto. Os tectos abobadados, as aberturas das janelas de madeira com vitrais, as esculturas estampadas e a verticalização do espaço tornam o estilo reconhecível.

Shabby chic

Este é um estilo gentil, aconchegante e romântico que irá agradar aos fãs da estética retro. É caracterizada pela dilapidação deliberada das paredes, piso, teto. Pode ser em lugares pintura rachada ou gesso, azulejos. Parquet também pode ser surrado, o que, além disso, parece caro e sólido. Alguns especialistas acreditam Shabby Chic tornou-se um oponente do minimalismo, que envolvia renovações, móveis novos e modernos e decoração pobre.

Para o chique gasto, tente selecionar apenas materiais naturais: um conjunto de madeira e uma mesa de jantar, pratos de vidro e cerâmica, tecidos de alta qualidade. Como o estilo é muito popular, seus requisitos estão se tornando cada vez mais fiéis. Por exemplo, um conjunto ou aparador na cozinha pode ser apenas branco, sem quaisquer sinais de desgaste e desgaste. Mas o revestimento do piso (pode ser laminado) será leve e deliberadamente gasto.

A atenção também está voltada para a repetição do mesmo detalhe em diferentes objetos, por exemplo, um ornamento floral é repetido (especialmente shabby chic homenagear rosas), uma imagem de um animal ou pássaro, uma inscrição ou impressão, um monograma.

O selo da antiguidade nobre deve ser lido em toda a sala.

Fusão

Este é o nome de uma mistura de diferentes direções de design, que utiliza os traços característicos de cada estilo. Para o deleite dos adeptos do estilo, eles podem escolher quaisquer materiais e tons, não há limites a este respeito. Podem ser soluções de cores vivas e coloridas, acentos inesperados, uma mistura de moderno e vintage. A cozinha-sala de estar em estilo de fusão parece especialmente iluminada e fresca. A parede pode exibir pôsteres e pinturas contemporâneas que exaltam a CGI.

E uma mesa de carvalho vintage pode ser empilhada com cadeiras multicoloridas. O teto do loft será adjacente ao antigo aparador, e as flores frescas na mesa não entrarão em conflito com as frutas de plástico de grife. É um estilo ousado e ousado, mas é ideal para pessoas criativas, ativas e de espírito livre.

Como escolher?

Faça a si mesmo a primeira pergunta - você quer ser popular e moderno ou incomum e não convencional? Você está pronto para uma mudança drástica ou está ansioso para uma transição suave para um novo estilo na cozinha? Qualquer opção é aceitável se você e sua família realmente gostarem.... Talvez todos os estilos listados lhe pareçam estranhos, e você está pronto para colocar um scandi fofo e compreensível ou um Provence aconchegante e elegante em sua cozinha.

Ou talvez o minimalismo seja a melhor "roupa" para a sua cozinha-sala.

Normalmente, os designers aconselham os clientes a fazer isso: reunir numa pasta várias fotografias (10-30 peças), que de imediato atraem a atenção, evocam emoções agradáveis, e o ambiente delas é compreensível e próximo de si. Você pode pendurar essas fotos em um quadro de humor, geladeira e deixá-las penduradas assim por vários dias. A solução vai surgindo aos poucos, e você deixará apenas uma de todas as fotos, que se tornará a diretriz para a transformação da cozinha.

Opções de design

Assim que o estilo for escolhido, é hora de passar ao conceito de design. Não tenha medo de quebrar os padrões aos quais está acostumado. Por exemplo, sempre teve uma cozinha definida com armários suspensos fechados. Você nunca sonhou com prateleiras abertas. Mas eles estão relacionados ao estilo country e provençal, eles decoram muito o espaço. As prateleiras podem ser penduradas na área de jantar (se a mesa estiver contra a parede) ou simplesmente substituir os armários chatos por elas.

Esta é uma garantia de que a cozinha estará sempre em ordem e não se acumulará mais nada nela.

Talvez seja hora de abandonar as seguintes decisões estereotipadas:

  • móveis de cozinha - nem sempre é um conjunto, aparadores, estantes e aparadores pisando nos calcanhares;
  • se a cozinha for pequena, abrir mão da mesa em favor da ampliação do peitoril da janela (mas na sala poderá ter que comprar uma linda mesa com cadeiras);
  • mesas de vidro não estão mais na moda, hoje muitas pessoas preferem mesas de madeira ou metal com tampos de cerâmica;
  • canto de eco-couro perto da mesa - esta não é a solução mais interessante, experimente substituí-la por um banco pintado de uma cor agradável, decorado com almofadas macias estilo etno.

Se o estilo na cozinha se mistura, não se esqueça que nela reina a unidade de cores e texturas. Tome decisões livres: não tenha medo de conceitos ousados, pareça fora de moda. Hoje, a moda é aquela que se mantém fiel ao estilo, e não ao design, que se repete a cada três apartamentos.

Exemplos de sucesso

Um interior bonito e elegante ajudará a equipar sua observação, gosto, experiência. E até a Internet pode ajudar nisso. Existem várias cozinhas legais que vale a pena conferir em estilos diferentes.

  • Chique gasto fofo - tudo é tão simples que a harmonia e a naturalidade parecem ultrapassar os limites da fotografia.
  • Scandi encantador - à primeira vista, há pouco original, mas a parede de tijolos refuta isso.
  • Chalé que respira a natureza - é difícil encontrar um local onde também possa ser acolhedor, fresco e confortável, mesmo para uma família muito numerosa.
  • Retro atmosférico - você pode mergulhar em uma imagem de seus filmes favoritos dos anos 1950.
  • Loft brutal - quem está cansado de babados e estampas aconchegantes vai gostar do charme rude do estilo.
  • Sultry marroquino - em uma cozinha assim está sempre quente, você quer cozinhar aqui os pratos orientais mais generosos e brilhantes.
    • Café caseiro - uma variação bem-sucedida de "serviço de bufê" em casa, é sempre agradável conversar nessa cozinha.

    Como decidir o estilo da cozinha, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa