Cozinhas de estilo italiano: características de design e belos exemplos
A Itália é um país maravilhoso onde tudo está saturado com um sabor especial. Apesar da aparente negligência, o estilo italiano é pensado nos mínimos detalhes. Parece que as coisas e os móveis estão em uma ordem caótica, mas tudo está em seu lugar, e cada coisa tem um significado especial. Esta direção de design é particularmente confortável. E a cozinha não é exceção. Afinal as donas de casa passam muito tempo aqui, então tudo nesta sala deve ajudar a garantir que os pratos sejam os mais saborosos, e o ambiente se torne amigável e sincero.
Características da estilística
O estilo italiano, como outros estilos semelhantes, originou-se em casas de campo comuns. Não é inerente à pompa de ricos castelos. Aqui, a simplicidade é combinada com a simetria clássica. O estilo italiano também é chamado de toscano. Devido à sua localização entre o mar e a montanha, os habitantes desta zona procuraram fabricar móveis e outros artigos de interior com materiais naturais. O mármore já é minerado nesta região há muito tempo, portanto produtos de pedra natural também são a base do estilo italiano.
Os artesãos italianos faziam móveis à mão, aprimorando suas habilidades a cada ano. Não admira que móveis da Itália ainda são muito populares hoje e são apreciados por sua confiabilidade, beleza e durabilidade.
Indo para qualquer casa italiana, você certamente verá uma abundância de pedra, cerâmica, madeira e argila. Em tal casa não há lugar para produtos feitos de plástico ou vidro, ou aço cromado.Na escolha dos materiais, deve-se dar preferência à madeira, pedra fosca, ladrilhos de terracota ou grés porcelânico. Esses materiais são mais adequados para o chão. O chão de qualquer cozinha costumava ser apenas de pedra. Hoje, os designers preferem revestimentos de mármore ou mosaico, ou opções que imitam materiais caros.
Não use tinta e verniz. O destaque do estilo é a textura natural do revestimento. Para proteger o parquet da umidade, são utilizadas impregnações especiais.
Como registrar?
Ao decorar uma cozinha em estilo italiano, você precisa levar em consideração que aqui estão combinadas coisas aparentemente incompatíveis. Assim, em uma sala, o chique dos corredores do palácio pode coexistir com a simplicidade provinciana. Estilo italiano significa:
- o uso de um grande número de materiais naturais;
- a presença de móveis de cozinha com gavetas espaçosas;
- o lugar central da sala deve ser ocupado por uma mesa com cadeiras sólidas ou um banco, porque toda a grande família italiana deve se reunir neste local para uma refeição;
- a utilização de um grande número de elementos decorativos, mosaicos, pinturas e painéis;
- cores quentes devem prevalecer na cozinha.
Uma ligeira negligência no interior confere ao quarto um conforto e charme especiais.
Seleção de móveis
Uma sala decorada em estilo italiano não deve conter uma grande quantidade de móveis e itens de interior feitos de materiais artificiais modernos. Não há espaço para móveis de plástico na cozinha. Não abuse dos produtos de vidro. A melhor opção seria escolher móveis. de materiais naturais. A mesa e as cadeiras são feitas melhor de madeira. Nesse caso, você pode usar cores diferentes de produtos, sua textura também pode ser diferente. O interior da cozinha italiana beneficia de um grande número de móveis de madeira de várias texturas. Normalmente, o grupo de jantar é uma grande mesa maciça com pernas sólidas, decorada com elementos esculpidos ou forjados.
Ao escolher cadeiras, não preste atenção a banquinhos pequenos ou balcões de coquetéis. O design italiano implica a presença de cadeiras confortáveis e de madeira maciça com encosto. Freqüentemente, ao decorar uma sala neste estilo, são usadas capas de tecido especiais para cadeiras. E você também pode usar almofadas sólidas presas por cordões. Esses acréscimos enfatizam a sofisticação do ambiente, conferindo-lhe um ambiente especial e conforto. As capas de tecido para cadeiras costumam ser decoradas com estampas florais.
Iluminação
Ao projetar uma cozinha em estilo italiano, não se esqueça da iluminação, pois ela desempenha um papel importante. A cozinha deve ser iluminada, deve haver sempre muito sol e luz nela. É apropriado pendurar na sala um grande lustre de cristal no centro, acima da mesa de jantar. A presença de castiçais forjados vai dar ao ambiente uma cor especial, dar-lhe um espírito moderno e tornar a cozinha mais confortável. A luz difusa suave enfatiza a nobreza dos móveis feitos de madeira maciça.
Vale a pena fazer iluminação não só em cima da mesa de jantar, mas também em cada zona.... Portanto, um abajur de estilo retrô não só vai decorar a cozinha, mas também permitir que você ilumine bem a área de trabalho. O abajur pode ser deixado próximo a um canto macio, se fornecido pelo design. A iluminação de várias zonas é adequada para uma sala pequena, bem como para uma cozinha maior. Para uma cozinha espaçosa, é melhor escolher iluminação adicional na forma de iluminação imperceptível, que não só irá adicionar luz ao ambiente, mas também decorá-lo com acessórios adicionais.
Decoração de teto e parede
Uma característica dos quartos, decorados em estilo italiano, é a presença de molduras em estuque no teto e nas paredes. Podem ser várias colunas, esculturas e molduras. Freqüentemente, um arco é usado como porta de entrada, porque essa decoração parece muito incomum.A decoração italiana pode conter moderação e graça, mas não há lugar para pretensão.
O teto dessa cozinha é mais parecido com o teto de casas de campo ou vilas. A superfície é geralmente decorada com vigas de madeira maciça, ou sua imitação é usada. Colocar holofotes entre as vigas adiciona suavidade e calor italiano ao ambiente.
Se antes o teto das cozinhas italianas era abobadado e feito de pedra natural ou revestimento de cerâmica, hoje ele pode ser bem rebocado e usado com vigas falsas. Na escolha de tetos tensos, deve-se dar preferência a desenhos em forma de madeira ou imitação de superfície de mármore ou mosaico.
Para a decoração de paredes, utiliza-se o gesso decorativo, bem como pedra ou ladrilhos de cerâmica, tintas estruturais, mosaicos ou painéis de madeira. Na hora de escolher os ladrilhos, é melhor usar interpretações semelhantes a mosaicos. Materiais que imitam pedras antigas com vestígios de rachaduras e lascas têm boa aparência.
Ao decorar cozinhas no estilo italiano, o revestimento de parede rústico é frequentemente usado sob a madeira não aplainada.
Escolha de cores
Considerando que a Itália é um país ensolarado, seu estilo deve corresponder a isso e incluir cores quentes. O esquema de cores nesta sala pode ser variado, variando de tons de marfim a pastel, branco e creme. Para o estilo mediterrâneo, outras tonalidades mais vivas também são inerentes, conferindo cores vivas ao ambiente, tornando-o mais colorido. Portanto, uma cozinha branca vai bem com móveis ou acessórios em tons brilhantes e contrastantes. As cores azul, verde e amarelo brilhante vão “animar” a divisão e fazer com que as cores joguem de uma nova forma.
Combinar um fundo de parede verde oliva com móveis brancos pode ser perfeito para uma cozinha toscana. Este quarto não será menos impressionante com paredes de terracota ou creme combinadas com móveis escuros.
Vários acessórios irão completar o quarto. Na cozinha, flores frescas em vários vasos e potes, bem como cortinas monocromáticas claras serão adequadas. A cozinha de estilo italiano será decorada com cortinas e cortinas com padrões ou listras. No caso de a cozinha estar voltada para o lado ensolarado, cortinas com cortinas são adequadas - isso evitará que a mobília queime quando exposta à luz solar, além de proteger contra o calor.
Os padrões das cortinas podem ser combinados com capas de tecido para cadeiras ou outros elementos decorativos.
Exemplos interessantes
Agora, vamos examinar alguns modelos de papel interessantes.
- Uma opção para o desenho de uma pequena cozinha ao estilo italiano.
- Cozinha-sala, feita neste estilo.
- O uso de itens internos forjados torna o ambiente elegante. Neste caso, você pode adicionar à decoração castiçais ou abajures forjados, bem como pernas de móveis.
- Considerando que o interior da cozinha, feito ao estilo italiano, deve ser o mais próximo possível da cor e textura naturais, então para um avental de cozinha vale a pena usar ladrilhos ou mosaicos que repetem o padrão da pedra natural, mármore ou granito . O mesmo princípio se aplica à seleção de bancada.
- Mosaicos e afrescos podem ser usados para decorar paredes e tetos.
- A presença do arco contribui para a criação de um ambiente especial, reminiscente de umas férias relaxantes numa casa de campo ou vivenda. A abertura em arco pode ser usada para portas e janelas. Essa técnica irá agregar respeitabilidade ao ambiente.
- Vários detalhes decorativos irão realçar a sensação da Itália. Para maior efeito, você pode usar cestos de vime, pratos de lembrança, ânforas. Como suplemento, pode ser vinho, queijo ou azeitonas lindamente engarrafados.
- Uma mesa é um atributo indispensável na cozinha. Nesse caso, a mesa de jantar deve ser longa, pois uma grande família italiana foi colocada atrás dela.No passado, nas famílias italianas, as mesas de jantar nunca eram pintadas ou envernizadas. Atualmente, os proprietários costumam usar isso como decoração, dando aos móveis um toque um pouco vintage, envelhecendo artificialmente os móveis.
- Um guarda-roupa com prateleiras, onde ficam guardados muitos utensílios de cozinha, é um destaque do estilo italiano. Nesses armários há sempre uma grande quantidade de pratos bonitos, itens decorativos feitos de cerâmica ou madeira. Nas prateleiras existe um lugar para todos os tipos de frascos com ervas e especiarias, azeite.
- Para dar ao ambiente uma cor especial, penduram-se feixes de cebolas ou alho, colocam-se cestos com ervas e flores.
Para informações sobre como decorar uma cozinha em estilo italiano, veja o próximo vídeo.