Estilos de cozinha

Design de interiores de cozinha em estilo provençal

Design de interiores de cozinha em estilo provençal
Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Espectro de cores
  3. Opções de acabamento
  4. Seleção de móveis
  5. Organização da iluminação
  6. Têxteis e elementos decorativos
  7. Ideias interessantes
  8. Exemplos de sucesso

A cozinha deve, em primeiro lugar, criar um ambiente calmo e favorável. É muito fácil de fazer no estilo provençal. No entanto, você precisa conhecer as sutilezas e nuances básicas.

Recursos de estilo

O interior com o espírito da Provença é ideal para um pequeno apartamento. Lá, uma abundância de cores claras ajuda a expandir visualmente o ambiente. Motivos indispensáveis ​​para este estilo serão:

  • atmosfera natural;
  • aconchego;
  • calor visual;
  • dias ensolarados.

    Somente quando tudo isso estiver incorporado podemos falar sobre a execução ideal dos cânones estilísticos. A abordagem provençal implica uma rejeição obrigatória de alguns componentes:

    • amostras de móveis modernos;
    • elementos de ouro e prata;
    • peças em aço inoxidável.

    Entrando em uma sala decorada em estilo provençal, as pessoas descobrem que tudo ao seu redor é um tanto antigo e usado há muito tempo. Este projeto é melhor revelado quando não apenas a cozinha está devidamente decorada, mas também o resto dos cômodos. Para melhor imaginar a situação neste estilo, é preciso levar em conta que ele se concentra em antigos interiores rústicos.

    A coloração necessária implica sempre o uso de tons desbotados.

      Mas antes de se familiarizar com as descrições de projetos específicos, você precisa descobrir como a Provence difere dos clássicos. Em um cenário clássico, as soluções são utilizadas para mostrar a grandeza e tornar o ambiente mais pomposo. No estilo provençal, qualquer sobrecarga visual e supersaturação do espaço é categoricamente inaceitável. É menos pretensioso e será adequado para aqueles que desejam apenas criar um espaço decente, bonito e aconchegante. A diferença também se expressa no custo de um determinado interior - os clássicos, ao contrário da Provença, não podem ser comprados por todos.

      Espectro de cores

      Tradicionalmente, a Provença é associada ao branco. Mas não é necessário usá-lo em sua forma pura. Uma combinação muito boa é formada por tons de branco e azul. Ao escolher uma cor específica, você precisa entender claramente qual efeito deve ser alcançado. Em alguns casos, é praticado para criar contrastes nítidos entre o branco e o azul. (até o azul profundo) tintas.

      No entanto, todos iguais contraste excessivo não é típico da atmosfera provençal... Mas as manipulações quase imperceptíveis dos meios-tons revelaram-se muito mais adequadas e corretas. Em outra versão, as tintas azul e areia são combinadas. Esta abordagem parece reproduzir a costa da Riviera Francesa.

      A julgar pelos comentários, o ambiente é incrivelmente aconchegante.

      Uma boa alternativa pode ser uma cor de menta, pois introduzi-la na atmosfera refrescará imediatamente o espaço e o deixará um pouco mais fresco. Ao mesmo tempo, o conforto é garantido. Na falta de luz, uma sala em tons de menta mantém sua atratividadeno entanto, a concentração excessiva dessa cor pode levar à perda de benefícios estéticos. Madeiras claras podem ser usadas para diluir tons de menta. Mesmo que sejam apenas pequenos acessórios, o resultado será agradável.

      Já os tons turquesa são considerados ideais para o estilo provençal. Os designers associam a turquesa com o mar cintilando sob os raios do sol. Essa cor é muito diversa, como o próprio elemento do oceano. À vontade, ele pode expressar suavidade e calma e uma atitude dinâmica. A cor turquesa é aconselhável em combinação com tons mais quentes.

      O tom de cinza não é menos popular entre os profissionais. Não há razão para considerá-lo impessoal e inexpressivo, como muitas pessoas acreditam. É o cinza que lidera na variedade de tons, por isso é apreciado pelos pintores.

      Mas é preciso entender que em sua forma pura quase nunca se usa tintas cinzas, geralmente se misturam com outras tonalidades.

      Se a base branca e cinza claro parecer inadequada, você pode começar com segurança a partir dos tons bege. Mas, para incorporar as ideias características da Provença, é necessário adicionar cores naturais:

      • amarelo;
      • azul;
      • matiz verde claro.

      Cores contrastantes são uma boa escolha. Tipos de madeira escura e acabamentos semelhantes de abajures e cadeiras combinam perfeitamente com uma base bege ou cinza. As pequenas cozinhas provençais estão tentando ser decoradas da forma mais leve possível. Às vezes, as cores que distinguem peças individuais de móveis podem ser repetidas em outros itens de interior. Recomenda-se que tintas brancas e turquesas sejam combinadas com grandes detalhes em marrom.

      No final da segunda década do século 21, o uso da cor pistache está se tornando uma tendência da moda. Isso ajuda a tornar o ambiente fresco e interessante. Mas seja qual for o esquema de cores específico, móveis elegantes e acessórios bem escolhidos desempenham um papel muito importante. O conceito geral de coloração é selecionado de forma a criar a ideia de simplicidade e confiabilidade da composição.

      E sim, qualquer que seja a cor usada, ela deve ser formada com tintas e materiais de acabamento resistentes às condições da cozinha.

      Quanto às interpretações modernas da Provença, as cores podem ser usadas nelas:

      • marfim;
      • Branca de Neve;
      • Marfim.

      Opções de acabamento

      Paredes

      A cozinha será usada ativamente por adultos e crianças. Portanto, as paredes devem ser aparadas para que não sofram com o manuseio descuidado. As pastilhas de cerâmica são usadas nas áreas de trabalho. Eles são separados do piso por uma junta tecnológica, o que ajuda a eliminar os efeitos nocivos da dilatação térmica. Em alguns casos, as paredes são totalmente revestidas com azulejos. É verdade que você terá que trabalhar com isso mais profundamente e, em alguns casos, faz sentido convidar mestres.

      Importante: sejam quais forem os materiais usados, não se pode desviar dos cânones gerais da Provença e permitir um descompasso entre os diferentes elementos.

      Em vez de blocos, eles costumam usar:

      • Pedra natural;
      • pedra sintética;
      • enfrentando tijolo.

      Às vezes, os murais são colados nas paredes. Uma mudança muito vantajosa com eles é a criação de "janelas" e "portas". Se não gostar desta opção, pode pensar em esquemas com pintura artística ou usar gesso rachado artificialmente.

      As tecnologias modernas permitem imitar qualquer tipo de craquelure sem diminuir a resistência do material decorativo.

      A principal zona quente é, no entanto, decorada com ladrilhos de cerâmica na maioria dos apartamentos. Tem vantagens como:

      • preservação da integridade e atratividade externa após limpeza repetida;
      • incapacidade de absorver gordura e saturar com odores;
      • resistência absoluta a altas temperaturas;
      • excelente resistência à alta umidade.

      Para aventais de cozinha, o azulejo é a escolha ideal. Para não gastar muito dinheiro, é aconselhável limitar-se a algumas filas de ladrilhos. Gesso decorativo é colocado sobre ele. Mas, ao mesmo tempo, deve-se lembrar que, no interior, metal e madeira, verniz e vidro devem ser combinados da forma mais competente possível.

      Existem séries especiais de cozinhas que utilizam cerâmicas diferentes, complementadas por detalhes em relevo. Esses tipos de ladrilhos não podem ser os principais na sala. No entanto, eles funcionam muito bem como inserções de orlas e decorativas. A cerâmica também é usada para revestir móveis. Esta solução permite mascarar cantos salientes que não podem ser removidos de acordo com as normas de segurança.

      Se as paredes são rebocadas na culinária provençal, pelo menos parcialmente, o material deve ser aplicado grosseiramente para que a superfície seja visualmente irregular - isso corresponde aos cânones do estilo. Um tijolo que brilhe através do gesso é muito bem-vindo. Uma versão mais moderna da Provence na cozinha usa gesso texturizado. Mas você pode fazer o contrário, revestindo as paredes com tábuas para pintar.

      Esta solução não é pior do que ladrilhos ou vários tipos de pedra.

      Piso

      Na maioria das vezes, o chão da cozinha é coberto com ladrilhos de cerâmica. É necessário apenas levar em consideração que deve corresponder em tom à tonalidade principal. Para evitar que o piso fique muito frio, são usados ​​sistemas de aquecimento montados na mesa. Somente ladrilhos com uma camada superior antiderrapante devem ser selecionados. Independentemente de a cozinha ser feita com ou sem balcão de bar, o piso de madeira é popular.

      Mas se os consumidores ainda preferem os revestimentos cerâmicos, eles geralmente têm cantos chanfrados. Esses blocos são diferenciados pelas cores terracota ou marrom claro. Voltando aos pisos de madeira, deve-se notar que sua superfície às vezes pode parecer que não houve tratamento. Claro, de fato, as placas são completamente processadas para excluir a menor aparência de lascas e rebarbas. Em interiores provençais, eles são completamente inaceitáveis:

      • parquete;
      • laminado;
      • todos os tipos de tapetes;
      • linóleo de qualquer marca.

      Teto

      Ao decorar tetos em cozinhas provençais, muitas vigas de madeira maciças são usadas. Importante: este elemento tem apenas um valor decorativo e não pode ser usado como estrutura de suporte de carga. É imperativo lembrar que as vigas são usadas apenas em salas com tetos altos. Se você planeja construir com holofotes, um teto de gesso cartonado de dois níveis torna-se uma escolha excelente.

      As estruturas do teto de madeira são geralmente pintadas com cores claras.

      Se o teto da cozinha provençal for de madeira, deve-se dar preferência a superfícies não tratadas. No mínimo, eles devem manter o padrão natural da textura. Mas também existem estruturas de tipo articulado provençal. Eles são instalados muito mais rápido do que o gesso. E a instalação de placas de drywall leva mais tempo.

      Em edifícios novos, a coloração não é muito adequada. O teto vai rachar dentro de alguns meses e logo exigirá retrabalho. Estruturas extensíveis suavizam perfeitamente até mesmo irregularidades muito grandes que outras soluções não conseguem enfrentar. É importante ressaltar que a aparência de sujeira e poeira é quase excluída. Esteticamente, muito depende da escolha correta da tela.

      Os designers recomendam esticar os tetos com um brilho fosco na cozinha provençal. Você pode escolher o branco ou qualquer outra cor clara que se adapte apenas a um determinado interior. A escolha entre um filme liso ou gofrado é determinada apenas pelo seu próprio gosto. Tecidos brilhantes ou muito brilhantes absolutamente não funcionarão.

      Para eliminar o aparecimento de um odor desagradável característico, é aconselhável dar preferência às soluções feitas de tecidos de poliéster.

      Avental

      Decorar esta área da cozinha é tão importante quanto decorar outras superfícies de parede. A integridade da imagem da sala depende disso. A escolha de opções para o avental provençal é muito grande. Painéis de parede são freqüentemente usados. Este material é diferente:

      • instalação rápida;
      • multifuncionalidade;
      • excelente isolamento acústico;
      • higiene;
      • facilidade de limpeza e manutenção;
      • baixo custo (na compra e na instalação).

      Os painéis de PVC são de excelente qualidade. A aparência elegante desses painéis os torna uma excelente escolha para a cozinha. Os produtos ficam totalmente adjacentes às paredes, é quase impossível perceber as juntas entre os blocos. Alguns fabricantes produzem uma folha de parede no formato de forro com uma largura de 0,1 me um comprimento de até 3 M. Existem também aventais feitos de plástico macio que parecem um mosaico.

      No entanto, o uso de PVC em aventais de cozinha é severamente limitado pela baixa resistência térmica desse material. Também não é muito durável. Além disso, o PVC tende a desbotar quando exposto à luz solar. Uma alternativa mais atraente e estável é o MDF. Este material:

      • pintar;
      • laminado;
      • coberto com verniz.

        Mas o MDF não pode ser colocado acima da própria laje. Além disso, mesmo os melhores exemplos de tais painéis não parecem muito naturais. Portanto, a esmagadora maioria dos designers e clientes comuns prefere não mexer com painéis de qualquer tipo, mas usar ladrilhos de cerâmica no espírito de patchwork. A diferença pode estar relacionada à forma, ornamento, tipo de padrões e cores. No entanto, com todas as diferenças nas peças, elas devem ser combinadas harmoniosamente entre si.

        Importante: se for escolhido um esquema de patchwork, a cozinha como um todo é decorada da forma mais neutra possível. Isso evitará entulhar a sala com tintas diferentes. Ladrilhos envelhecidos (rústicos) são uma boa alternativa ao patchwork. Parece tão vintage quanto possível e adiciona um toque vintage ao espaço. A aspereza sublinhada de tais ladrilhos é totalmente consistente com os cânones básicos da Provença.

        Algumas pessoas acreditam que o melhor é decorar um avental com um painel. Eles são cobertos com mosaicos, pintados à mão ou decorados com impressão de fotos. As estruturas do mosaico são feitas dos seguintes materiais:

        • copo;
        • Grés porcelânico;
        • plásticos;
        • granito comum;
        • elementos de metal.

          Os detalhes dos ladrilhos do mosaico podem ter as facetas mais intrincadas. Além disso, na maioria das vezes são pequenos, o lado é de 0,02-0,05 M. Na rede de varejo, os mosaicos são mais frequentemente vendidos não por tessera, mas por uma base matricial. O tamanho da matriz é de aproximadamente 0,3 x 0,3 m. Para cumprir os cânones do estilo provençal, você precisa aplicar desenhos do assunto apropriado:

          • imagens da vila;
          • Paisagens mediterrâneas;
          • flores silvestres.

            Importante: a impressão de fotos é muito mais barata do que a pintura à mão. Deve ser usado com um orçamento geral limitado.

            Você terá que pagar um preço muito alto por aventais feitos de pedra natural. Suas vantagens são longa vida útil e resistência à sujeira. O material sintético mais barato pode entupir facilmente.

            Seleção de móveis

            Tendo lidado com os materiais das superfícies principais da cozinha, você precisa passar a considerar os móveis adequados ao estilo provençal. Todos os móveis, incluindo unidades de cozinha e cadeiras, devem ser feitos estritamente de madeira natural. Apenas com um orçamento limitado você pode usar estruturas de aglomerado ou MDF. Mas é preciso entender que qualquer pessoa sofisticada compreenderá imediatamente que esta não é uma verdadeira atmosfera provençal. Os fones de ouvido podem ser pintados nas seguintes cores:

            • azul;
            • Branco;
            • pistache;
            • areia;
            • azul.

            Na maioria dos casos, os armários provençais são equipados com prateleiras abertas. Eles são fechados com portas apenas ocasionalmente. As cozinhas no espírito da Provença são predominantemente equipadas com armários aéreos, porque isso acentua a origem rústica do interior. Para acomodar eletrodomésticos modernos, assim como outros itens que não cabem no cânone, são utilizados armários fechados. As mesas e cadeiras devem ser feitas de madeira natural, mas a utilização de peças forjadas e pernas cacheadas fica a critério dos clientes.

            Os designers acreditam que o estilo provençal se expressa de maneira ideal em uma enorme mesa de jantar. Em seguida, ele desempenha o papel de um dominante e é colocado no centro. Recomenda-se que as mesas redondas sejam rodeadas por cadeiras elegantes. Uma mesa retangular é equipada com bancos ou bancos. Móveis estofados na culinária provençal são selecionados com uma cor discreta e os mesmos padrões.

            Organização da iluminação

            A questão da iluminação em uma cozinha de estilo provençal é abordada de forma irracional e raramente em comparação com os móveis, cores e materiais usados. Enquanto isso, são as lâmpadas do tipo correspondente que expressam perfeitamente o sabor do sul da França. Existem opções com imitação de videira ou hera por forja a céu aberto. Também são utilizadas luminárias com cortinas de vidro e tecido.

            Nesse caso, deve-se utilizar pinturas com motivos florísticos.

            Porcelana e madeira são usadas para decorar as lâmpadas. Certifique-se de destacar a zona central com luz. Abriga um grande lustre contendo muitas lâmpadas. Mas não devemos esquecer as lâmpadas auxiliares de baixa potência com espectro difuso. Para iluminação de locais remotos, use:

            • candeeiros de mesa e pendurados;
            • arandela;
            • lâmpadas de assoalho.

            Têxteis e elementos decorativos

            O quarto provençal mais comum terá uma aparência esteticamente agradável se for decorado com acessórios têxteis. Depende muito da escolha certa dos tecidos. Popular entre amadores e designers profissionais são:

            • toalhas de mesa;
            • guardanapos;
            • cortinas.

            Decorar uma sala provençal com tecidos sempre implica o uso de tons frios suaves. O assunto em si deve ser leve e sem peso. Recomenda-se o uso de bordados e desenhos florais. Mas o uso de fitas, babados e bordados cutwork fica a critério dos proprietários.

            Você pode decorar um sofá, cadeiras com almofadas decorativas.

            Para criar um look completo, é aconselhável colocar uma toalha de mesa estampada sobre a mesa. Também é necessário levar em consideração as nuances do uso de flores de interior em um interior provençal. Eles podem ser usados ​​quase que ilimitadamente. Plantas com bela floração funcionam melhor. A escolha entre culturas exóticas e comuns para nossas latitudes cabe aos próprios proprietários.

            O líder indiscutível é o pelargonium (mais conhecido como gerânio). Resultados muito bons também são obtidos por:

            • Saintpaulia;
            • bálsamo;
            • prímula;
            • fúcsia;
            • begônia;
            • azaléia;
            • ciclâmen;
            • Hoya;
            • ficus;
            • sansevieria.

              Uma técnica típica de design da Provença é decorar prateleiras abertas com louça de barro. Uma vantagem adicional neste caso será o uso de ivy.

              Vale a pena focar em sutilezas como pinturas e pôsteres no estilo provençal. Eles selecionam pinturas que retratam ramos de oliveira, flores em vasos e potes. Certifique-se de levar em consideração o tamanho das pinturas. Uma tela enorme em ¾ da parede de uma sala pequena ficará francamente feia. Da mesma forma, não use imagens de tamanho modesto em uma parede grande.

              Lavanda é um assunto muito bom para a culinária provençal. Ela é mostrada tanto na forma de naturezas mortas lacônicas, quanto na forma de amplos prados e paisagens de campo. Outros gráficos adequados seriam:

              • rosas;
              • prados verdes;
              • uva;
              • processos e produtos culinários;
              • animais de fazenda.

              Ideias interessantes

              Um passo original no design de uma cozinha de estilo provençal é combinar este estilo com elementos loft. Eles tentam pintar os tetos e parte das paredes em diferentes tons de branco. A melhor demonstração do estilo industrial, porém, é a alvenaria. Para conectar duas partes diferentes do espaço, é recomendável manipular o branco.

              Ambas as tendências estilísticas permitem decks ou pisos laminados com aparência de madeira.

              As janelas no espírito da Provença costumam ser altas, do chão ao teto. Mas você pode fazer o contrário fazendo uma caixa para uma janela de vidro duplo comum que imita a madeira natural. As janelas são frequentemente decoradas com vime e bolas decorativas.

              Os móveis ficarão mais bonitos se tiverem uma superfície gasta e pequenas imperfeições bem elaboradas. Um misturador de formato extraordinário será uma boa adição ao interior do sul da França.

              Cortinas com motivos florais acabam sendo um acessório original. Você também pode considerar elementos adicionais:

              • lâmpadas com cortina de tecido sobre suspensão metálica perfurada;
              • rejeição de armários em favor de prateleiras e acessórios suspensos;
              • ilha de cozinha com sistema de armazenamento e pia.

              Exemplos de sucesso

              O primeiro bom exemplo que merece atenção é mostrado na foto abaixo. São mostradas duas paredes, em cujo desenho foram utilizadas muitas cores claras. Elementos elegantes em preto e escuro são usados ​​como acentos.

              Esta figura mostra claramente o quão elegante é a combinação de um piso quadriculado, uma cadeira de vime e móveis leves. Luzes suspensas simétricas parecem muito boas.

              Para obter informações sobre como equipar uma cozinha estilo provençal, veja o vídeo abaixo.

              sem comentários

              Moda

              a beleza

              casa