Projeto interior de uma cozinha-sala em estilo loft
O interior em estilo loft, especialmente quando se trata da cozinha e da sala de estar, causa uma reação mista. Alguns quartos, decorados com este espírito, parecem estranhos e desconfortáveis, outros ficam encantados com a atmosfera "boêmia" especial que permeia o mobiliário. Qualquer forma até mesmo uma sala pequena deve atender a uma série de requisitos para combinar exatamente com o estilo.
Recursos de estilo
O loft já se tornou o legado da crise industrial americana, quando os empresários abandonaram o espaço da fábrica no centro das áreas urbanas para economizar dinheiro. Por outro lado, as antigas oficinas atraíram a atenção de pessoas criativas, artistas que filmaram a produção de "prédios abandonados" para salas de exposição e oficinas e, ao mesmo tempo, providenciaram imediatamente quartos para morar.
A despretensão do design se expressa no fato de que Ninguém esconde as "orelhas" do ambiente "desabitado" por trás de cortinas elegantes e papel de parede floral. Pelo contrário, uma atitude leve em relação à "base industrial" até hoje enfatiza a independência criativa do habitante de uma habitação em estilo loft. Mesmo a partir de uma cozinha comum e um cômodo que fazem parte de um apartamento normal em um edifício residencial normal, você pode criar um lugar tão colorido. Ele se distingue pelos seguintes recursos:
- os quartos são combinados em um quarto, mais espaçoso;
- os tetos devem ser altos;
- a decoração do teto, paredes e piso é deliberadamente áspera;
- elementos de design industrial são usados no design.
Para diluir a nitidez acentuada das formas e adicionar um elemento de sofisticação especial no espírito do eco, musgos e gramíneas, bem como plantas trepadeiras, são freqüentemente usados no desenvolvimento do design. (Pode-se usar uma imitação artística da vegetação natural.)
Prós e contras de combinar salas
Na união de salas com finalidades diferentes, como cozinha e sala de estar, existem lados positivos e negativos.
- Mesmo um pequeno estúdio é percebido como um espaço bastante livre quando você não bate em paredes e divisórias extras. Devido à sua ausência, é fácil mover-se pela sala.
- Todos os presentes na cozinha-sala podem se comunicar livremente - tanto a dona de casa, que está ocupada na metade da cozinha, quanto aqueles que estão descansando ao lado da sala.
- As crianças no quarto combinado estão sempre à vista. É fácil controlá-los.
- Não há necessidade de instalar uma TV adicional na cozinha. Suficiente e localizado em zona de lazer.
- Uma sala combinada tem mais luz do que duas salas separadas, devido ao fato de que há mais janelas.
Os lados negativos da combinação incluem:
- pela sala, mesmo com o exaustor funcionando, espalha-se o cheiro do fogão e da mesa da cozinha, mas o aroma nem sempre é agradável (se, por exemplo, algo está queimado);
- na sala, você pode ouvir constantemente os sons da geladeira, de outros eletrodomésticos e, às vezes - a água escorrendo da torneira e os pratos sendo cozidos no fogão;
- Almoços e jantares “assistindo TV” fazem com que as pessoas comam mais, o que faz com que ganhem excesso de peso.
Zoneamento do espaço
Mesmo em um pequeno estúdio, ao decorar uma cozinha-sala, é necessário destacar:
- área de trabalho para cozinhar;
- sala de jantar;
- um lugar de comunicação e relaxamento.
Você pode delimitar o espaço de uma pequena sala:
- graças à disposição dos móveis;
- graças à seleção de cor e textura de diferentes zonas;
- usando iluminação.
Se o espaço for delimitado por móveis, pode-se usar a barra para separar a área de trabalho da sala de jantar ou meia para relaxar. A parte de trás do sofá também “marca” bem o espaço.
As paredes de cada zona distinguem-se pela sua cor e acabamentos próprios. O nível de luz artificial em diferentes partes da sala irá variar dependendo da finalidade.
Espectro de cores
Ao desenvolver a imagem de uma cozinha-sala de estar em estilo loft, você deve confiar nos seguintes tons:
- tijolo vermelho;
- Marrom;
- Bordeaux;
- Cinza;
- Preto;
- Branco.
Para tornar a gama mais diversificada, você pode adicionar tons de verde, azul ou bege.
Opções de acabamento
É difícil imaginar uma cozinha-sala sem tijolos. Tanto uma madeira processada descuidadamente quanto sua imitação encontrarão seu lugar neste cenário. Às vezes, o concreto é usado, por exemplo, no acabamento do piso. (Embora madeira e parquete também sejam opções comuns neste caso).
Para criar o clima certo, apenas uma parede de tijolos ou acabamento de tijolos é suficiente. Outras paredes podem ser rebocadas.
Parte da mobília do loft é o uso de armações e tubos de metal. Comunicações à vista são apenas uma vantagem. Às vezes, eles deliberadamente fazem com que até mesmo a moldura da mobília seja visível.
O uso de vidro em tal sala deve ser abordado com muito cuidado. Por exemplo, você não deve usá-lo como divisória, apenas porque terá que lavá-lo com frequência. É melhor usar o vidro na decoração das paredes, para que, por exemplo, um pequeno estúdio pareça maior e mais claro.
O teto pode ser caiado, suspenso ou suspenso. As vigas são freqüentemente usadas para seu projeto.
Não há sofisticação aqui - quanto mais simples o acabamento, melhor. Além disso, as vigas podem ser geralmente ásperas.
Organização da iluminação
A cozinha-sala de estar em estilo loft tem muita luz natural. E isso é possível, em primeiro lugar, pelas grandes janelas.
Se falamos de artificial, importante aqui é a ausência de qualquer indício de qualquer pompa... Pelo contrário, quanto mais primitivas e grosseiras as fontes de luz parecerem, melhor. Esta pode ser a lâmpada Ilyich mais comum sem um plafond. Também utilizam abajures de aparência deliberadamente envelhecida, garrafas e latas, de onde se obtêm lâmpadas de desenho muito original.
O dispositivo de iluminação pode até ser feito de metal, como se um velho pedaço de ferro de uso desconhecido fosse encontrado em uma oficina abandonada e adaptado ao caso.
É bom organizar a iluminação forte na área de trabalho, permitindo que você veja claramente todos os objetos ao seu redor. Na sala de jantar e estar, a luz pode ser mais suave, intimista.
Seleção de móveis
O contraste na textura dos móveis também é natural na cozinha-sala do loft, assim como as contradições deliberadas na decoração da própria sala. Móveis contemporâneos ficam lado a lado com antiguidades explícitas. A cozinha de alto brilho fica ao lado das prateleiras e da mesa de jantar em madeira mal acabada.
É imprescindível ter um sofá macio, que na maioria das vezes tem formas simples. Ao mesmo tempo, pode haver uma prateleira de ferro, uma mesa de centro, decorada com cromo. Móveis usados e em paletes, que são pintados e envernizados.
Na hora de escolher um conjunto de cozinha, você pode dar preferência aos modelos que possuem elementos de vidro e metal no acabamento.
É apropriado colocar bancos de bar ou banquinhos na área de jantar. Embora, em alguns casos, cadeiras com estofamento em tecido aconchegante sejam úteis.
Têxteis e elementos decorativos
Ao organizar uma cozinha-sala de estar em estilo loft, você pode economizar muito em têxteis. As cortinas e toalhas de mesa nem sempre são usadas. Se as janelas são drapeadas com tecido, então eles escolhem modelos de piso rígidos feitos de tecidos naturais.
Para adicionar aconchego ao ambiente polêmico, os sofás são complementados com travesseiros. Às vezes, um tapete ou caminho é colocado no chão. Freqüentemente, essas são coisas lisas ou listradas com uma aparência deliberadamente simples, como se fosse rústica.
Quanto à decoração, nu, áspero, como se o tijolo surrado enfatizasse acima de tudo a direção do design geral... Às vezes, esse tijolo é especialmente pintado para tornar visível a ostentosa "tentativa de polir" o "antigo depósito ou garagem".
Em tal ambiente, vasos de flores com plantas de interior, pinturas e fotos em preto e branco de onde olham os rostos dos entes queridos são deliberadamente olhados.
Itens forjados, estatuetas de bronze, uma prateleira forrada de livros com encadernações multicoloridas irão complementar o espaço do loft.
Exemplos de sucesso
Em um pequeno estúdio em estilo loft, a área de jantar é comprimida para o tamanho de um bar, feito de madeira quase sem tratamento. Mas o sofá é tão profundo que pode ser usado como cama. Um teto deliberadamente "inacabado", bancos de bar de metal completam a imagem de uma sala elegante.
A combinação de uma cozinha branca com uma parede de tijolos, lâmpadas estranhas, janelas sem tule, vigas de madeira no teto - é tudo o que se precisa para uma cozinha-sala de uma pessoa criativa que não reconhece restrições e convenções.
A divisão do espaço individual em sala de estar e zona de cozinha com zona de refeições é realçada por um sofá de encosto alto e chão alcatifado. A peculiaridade da cor característica "loft" também é alcançada pelo uso de lâmpadas e lanternas especiais, como se fossem trazidas da fábrica.
Uma cozinha-sala em estilo loft às vezes parece ser um modelo de conforto até para uma mulher sofisticada que aprecia a leveza no interior e está acostumada a se cercar de coisinhas elegantes. Os móveis da área de trabalho da cozinha e da sala de jantar são feitos com um claro toque de peso e solidez. Ao mesmo tempo, vai bem com o sofá da área de lazer. A impressão geral da sala é de confiabilidade e segurança.
Para obter informações sobre como criar você mesmo um interior em estilo loft, veja o próximo vídeo.