Estilos de cozinha

Decoração de cozinha Art Déco

Decoração de cozinha Art Déco
Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Paleta de cores
  3. Opções de acabamento
  4. Móveis e eletrodomésticos
  5. Organização da iluminação
  6. Elementos de decoração
  7. Exemplos de sucesso

A cozinha art déco incorpora a ideia de luxo de status, design de interiores fora do padrão. Estética dos anos 30 do século passado, chique europeu e alta sociedade americana com seus novos ideais - foi o que influenciou a criação de uma nova tendência na decoração de mobiliário de apartamentos citadinos e casarões. Este estilo é ideal para quem procura um design e decoração de interiores incomuns para uma cozinha-sala de um estúdio ou casa de campo moderna.

No entanto, a art déco hoje foi levada muito além de seu antigo elitismo, seus elementos podem ser aplicados até mesmo em um apartamento comum de uma pequena filmagem. Você só precisa levar em consideração alguns pontos importantes.

Recursos de estilo

O estilo art déco teve origem na década de 1920, na França, e logo ganhou popularidade internacional.... Essa tendência no design foi formada na forma de uma mistura eclética de várias direções populares ao mesmo tempo. Ele contém ecos do cubismo e futurismo, elementos construtivistas. Mas a maior influência aqui ainda era exercida pelo modernismo e neoclassicismo, graças aos quais as soluções de interior adquiridas pureza de linhas, brevidade e expressividade.

Em um apartamento ou uma casa de campo, esse estilo espetacular ainda parece apropriado e relevante hoje.

Art Déco possui os seguintes recursos.

  • Concisão de cores. As cores principais do design de interiores são o preto e o branco, contrastando entre si. Acentos de cores vivas não são típicos do Art Déco, eles são usados ​​de forma bastante limitada.
  • Regulamentação rígida na escolha dos materiais. Metal usado (principalmente alumínio), vidro, ladrilhos de cerâmica, pedra natural, madeira. São usados ​​materiais caros, respeitáveis ​​e de alta qualidade que podem enfatizar a singularidade da solução interior.
  • Iluminação intensa. Uma cozinha com iluminação elétrica é uma marca registrada do estilo Art Déco. A sua origem recaiu no período de popularização da iluminação artificial, sendo esta vantagem aproveitada na procura de novas soluções interiores.
  • O uso de bens de luxo. Obras de arte autênticas, desde pinturas a esculturas, obras de autores no domínio da arte moderna - é o que distingue este estilo de muitos outros. Elementos de luxo não são instalados na área de trabalho, mas podem ser usados ​​para decorar o espaço combinado da sala de jantar ou sala de estar.
  • Detalhes gráficos... Molduras quadradas e retangulares claras, ornamentos geométricos na decoração estão presentes em móveis, no desenho de caixas de eletrodomésticos.
  • Limpe o zoneamento do espaço. Em uma combinação de cozinha-sala de jantar ou cozinha-sala de estar, áreas separadas para comer, preparar, relaxar e socializar são alocadas com muita precisão.
  • Motivos étnicos. Motivos africanos, egípcios, antigos e orientais estão harmoniosamente entrelaçados com a solução lacônica de design tradicional europeia.
  • Geometria estrita no ambiente. Os móveis têm formato lacônico, mas acabamentos caros. O estofamento das cadeiras e sofás pode ser de couro, camurça, jacquard.
  • Brilho brilhante das superfícies. O início do século 20 é conhecido como a era do jazz, que se caracteriza pelo brilho e pelo chique. No interior da cozinha, pode ser utilizado na forma de peças cromadas, vidro, cristal, bronze.

A singularidade do art déco é que pode ser facilmente adaptado para a espaçosa cozinha-sala de jantar da mansão, e ao design do espaço de um apartamento clássico na cidade. Parece mais esteticamente agradável em combinação com um layout livre, é aqui que você pode usar a ilha ou instalar um fone de ouvido com geometria complexa.

Paleta de cores

Art Déco é mais frequentemente associado a uma cozinha branca em um apartamento ou casa de campo. Esta opção é tradicional e bastante versátil. Mas se o princípio do dominó não for usado, com uma combinação contrastante de preto e branco, uma gama mais ampla e variada de tons pode ser aplicada.

Entre as cores neutras, os tons de madeira clara natural, bege, marfim podem ser chamados de ótimos.

Entre as adições contrastantes a eles, você pode usar prata pura, marrom escuro, do mocha ao chocolate escuro. "Domino" em preto e branco também pode ser atribuído a uma das opções de design de cozinha mais populares. Mas o clássico ainda é uma cozinha de puro branco com molduras cinza e ouro, backsplash contrastante e bancadas de pedra natural. Entre as cores complementares na decoração estão as adequadas tons arenosos e azuis.

Cozinha Art Déco pode ser bege... Neste caso, culinária, tons de sobremesa são usados ​​- creme, pêssego, café com leite. Com esta abordagem, o brilho frio desta solução de design complexo irá adquirir grande profundidade e simplicidade. Uma cozinha preta em uma borda espelhada e branca não parece menos interessante. Mas este projeto é mais adequado para espaçosas cozinhas e salas de jantar com uma grande pegada.

Se quiser o brilho da cor, na combinação do dominó, você pode deixar o branco dominante e adicionar turquesa ou roxo. Com esta adição, a cozinha ficará ainda mais interessante, luxuosa e sofisticada.

Opções de acabamento

O estilo art déco é bom porque permite que você implemente as idéias de design mais interessantes e ousadas. Se for possível criar uma combinação de cozinha-sala de estar ou cozinha-sala de jantar, isso funcionará perfeitamente.O zoneamento claro entre partes separadas do espaço é feito com a ajuda de detalhes arquitetônicos - pódios, nichos, portais, elementos decorativos e móveis.

Esta solução estilística parece mais impressionante em um grande espaço, em uma área de 12-15 m2.

Paredes

A superfície das paredes é acabada com azulejos ou papel de parede com um design luxuoso. Padrões geométricos, ornamentos animais ou étnicos são usados ​​predominantemente como estampas. Harmoniosamente combinada com o estilo art déco está uma faixa de pele de zebra, listras em zigue-zague em cores contrastantes, localizadas paralelas umas às outras... Se deixar as paredes lisas, brancas ou em tons de leite, marfim, o destaque principal pode ser dado às molduras das paredes, pinturas, e outros detalhes da decoração de interiores.

O avental na parede da cozinha, no caso do estilo Art Déco, é recomendado para ser decorado com vidro brilhante ou acabamento em pedra. Tons de preto e dourado, o uso de mosaicos é apropriado aqui.

Piso

Ladrilhos lisos feitos de grés porcelânico, pedra natural e cerâmica são usados ​​com mais frequência como piso no estilo art déco. A cor pode repetir ou complementar a tonalidade das paredes. As opções de design contrastantes serão adequadas - com piso em marrom escuro e preto. O empilhamento de xadrez com quadrados, losangos com inserções menores de um tom diferente parece interessante.

Teto

O forro interno pode ser liso e plano ou ser executado em vários níveis, com alturas diferenciadas, proporcionando zoneamento adicional. A iluminação embutida pode ser na forma de holofotes ou holofotes direcionais. Bordas de estuque, rosetas, baixos-relevos são usados ​​como elemento de decoração. Um pré-requisito é colocação do elemento central - lustres... É possível adicionar luminárias separadas acima de cada uma das zonas.

Permite o estilo art déco e o uso de tetos espelhados para difundir a luz e ampliar visualmente o espaço.

Móveis e eletrodomésticos

Móveis para o interior da cozinha em estilo art déco são feitos exclusivamente com materiais de alta qualidade. Se for uma árvore, então espécies valiosas. Vidro - temperado ou com acabamento exclusivo. O metal implica um polimento cuidadoso, lixando suas superfícies até obter uma lisura perfeita. É combinado com pastilhas de vidro. O estofamento do assento é fabricado apenas a partir de tecidos caros de alta qualidade de origem natural, couro.

Na hora de escolher os móveis é importante dar preferência designs com uma forma geométrica original. Na sala de jantar ou de estar, bancos altos com assento alto, balcões com bancada em pedra natural, mesas de chá e café em forma de ilhas - baixas, redondas ou ovais; na sala de jantar ou sala de estar utilizam-se barris.

Na sala de jantar, se o espaço permitir, existe uma mesa maciça de madeiras nobres, forrada com uma elegante toalha de seda. As cadeiras aqui têm geometria estrita e execução elegante. Uma ilha é apropriada na área da cozinha, o conjunto está localizado linearmente - paralelo ao longo de duas paredes ou em forma de U. Os armários são equipados com fachadas vazias, as vitrines são permitidas apenas no projeto de mezanino. As fachadas na versão light são brilhantes.

Os eletrodomésticos no interior são montados escondidos, cortados nas bancadas ou fechados com portas de armário. Você pode colocá-lo incorporando-o em um nicho separado ou em um portal especialmente construído.

Organização da iluminação

Organizar a iluminação art déco é bastante fácil. Você só precisa organizar o número máximo de luminárias na sala, enquanto cria um zoneamento de espaço adicional. Usando lustres e arandelas, holofotes, lâmpadas de piso, holofotes direcionais, os designers criam soluções de interiores cheias de luz quente.

Uma cozinha art déco simplesmente não tem o direito de ser escura.

Recomenda-se equipar as carcaças dos eletrodomésticos, molduras de pinturas e fotografias com iluminação adicional. Parece interessante no interior a colocação de lâmpadas características do estilo Art Nouveau - na geometria estrita das linhas. Parece bom corpos piramidais, trapezoidais e em forma de diamante de dispositivos de iluminação.

Um dos elementos do neoclassicismo no estilo art déco pode ser lustre central. Elementos de luxo, uma base forjada ou de bronze, pingentes de cristal, maciço e chique serão apropriados aqui. Além disso, podem ser usados ​​apliques do mesmo estilo.

Elementos de decoração

Um interior art déco envolve o uso de uma variedade de elementos e detalhes que o preenchem com individualidade. A melhor opção seria colocar vários objetos de arte nas paredes em molduras originais.

Estruturas trapezoidais complexas e de vários níveis parecem interessantes.

O ecletismo, característico desta invulgar tendência do design, cria condições para a colocação de várias esculturas e estatuetas no seu interior: desde antigos heróis gregos a criaturas míticas. Você pode usar motivos étnicos - estampas "selvagens" em tecidos e decoração, principalmente em preto e branco. Palmeiras vivas luxuosas e outras plantas exóticas serão apropriadas.

Você pode colocar vasos enormes e vasos de flores no estilo chinês ou grego na cozinha.

A regra principal na criação de decoração de interiores em estilo art déco - a coragem de combinar elementos, multiplicada pelo estrito cumprimento das regras. Cada detalhe aqui é cuidadosamente planejado e implementado. Tanto os têxteis como os móveis não devem contrariar a decoração das paredes, pisos e iluminação do espaço da cozinha. É melhor substituir as cortinas das janelas por sistemas de persianas ou cortinas romanas.

Exemplos de sucesso

  • Cozinha elegante com todos os elementos característicos do estilo Art Déco. O quadro na parede como destaque atrai o olhar, serve como elemento de zoneamento do espaço.
  • Uma cozinha clássica a preto e branco com um toque de malva. O luxo do interior é enfatizado pela escolha criteriosa de luminárias.
  • Uma solução de interior complexa com a atribuição de três zonas ao mesmo tempo - uma sala de estar, uma sala de jantar e uma área de trabalho. Apesar da cor lacônica, a cozinha parece muito chique.

Para informações sobre como criar uma cozinha art déco, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa