Paredes da cozinha

Papel de parede para a cozinha: uma variedade de tipos, opções de design e dicas para escolher

Papel de parede para a cozinha: uma variedade de tipos, opções de design e dicas para escolher
Contente
  1. Requisitos primários
  2. Visão geral da espécie
  3. Espectro de cores
  4. Impressões
  5. Opções de design e tendências da moda
  6. Opções de combinação
  7. Levamos em consideração a cor do fone de ouvido
  8. Características de escolha
  9. Belos exemplos

O papel de parede é um dos tipos mais populares de revestimento de parede. Eles são usados ​​em todas as áreas da casa, incluindo a cozinha. Com o material de nosso artigo, você aprenderá quais são as variedades desse material e quais requisitos são impostos a eles. Detenhamo-nos ao pormenor nas tendências da moda deste revestimento e delineamos as principais nuances da escolha, tendo em conta o estilo e as soluções de cor do interior.

Requisitos primários

Normalmente, ao escolher o papel de parede para decorar um cômodo específico em uma residência, um comprador comum presta atenção ao padrão, design e textura. Mas, ao fazê-lo, esquece de levar em consideração outros critérios não menos importantes. Por exemplo, eles têm seus próprios requisitos para o material de revestimento selecionado para a cozinha, a saber:

  • o revestimento deve ser prático, caso contrário, os reparos na cozinha terão de ser feitos com frequência;
  • os painéis não devem ser finos com uma estrutura solta, pois absorvem umidade, gordura e odores estranhos;
  • o material não deve atrair poeira desnecessariamente, pois no processo de manutenção frequente ele se desgastará mais rapidamente;
  • o papel de parede não deve ter medo de umidade, fumaça, quedas de temperatura e umidade;
  • os painéis devem ser fáceis de cuidar, de alta qualidade e feitos de matérias-primas modernas;
  • os materiais devem corresponder às solicitações de um determinado estilo, indicando que pertencem a uma determinada direção de design de interiores;
  • o revestimento deve ser selecionado levando-se em consideração a melhora visual e o zoneamento do espaço disponível;
  • a textura do material é selecionada levando em consideração os altos indicadores de força e resistência ao desgaste;
  • se possível, a composição do material deve ser resistente ao fogo, de acordo com as normas de segurança contra incêndio;
  • os materiais devem ser resistentes ao desbotamento e danos mecânicos acidentais (toque).

Os restantes requisitos não são tão importantes, mas permitem simplificar o trabalho de revestimento.

  • O papel de parede selecionado para revestimento de paredes de cozinha deve ter uma estrutura ligeiramente elástica, o que é especialmente bom para ajustá-los quando colados em paredes não totalmente planas.
  • Os materiais são selecionados de acordo com a conveniência do trabalho, portanto, deve-se dar preferência às opções de maior largura. Ao trabalhar com eles, obtém-se menos recortes e junções, o que diminui o tempo de faceamento.
  • A densidade dos produtos é importante: a prioridade é a colagem sem sobreposição, o que é visualmente perceptível, principalmente com chapas mais grossas. Material muito fino requer mais preparo das paredes, pois destaca todas as suas imperfeições.
  • Se possível, é necessário levar produtos que prevejam a limpeza úmida, inclusive com uso de detergentes. Como último recurso, se o papel de parede não for lavável, eles devem providenciar uma lavagem a seco.
  • O papel de parede deve corresponder ao estado do interior e ao grau de iluminação de uma determinada cozinha.

Se possível, devem ser passíveis de correção ou pintura, o que prolongará sua vida útil.

Visão geral da espécie

Especialistas na área de design de interiores atentam para a indesejabilidade do uso de papel de parede simples e fino na cozinha, papel, juta, bambu e líquido. Nenhum destes tipos de revestimento é adequado para colagem na cozinha devido à sua impraticabilidade. No entanto, da mais ampla gama de opções produzidas pelas marcas, várias podem ser distinguidas. Todos eles são produtos do tipo roll, proporcionam um tipo diferente de docking, diferem no tipo de textura. Vamos delinear suas principais nuances.

Vinil

Comparado com outras variedades, o papel de parede de vinil tem uma vantagem chave: inércia à umidade e ao ar. Eles podem ser diferentes, parecem caros e nobres, por isso podem elevar o status até de um interior lacônico. São resistentes à radiação ultravioleta, são fáceis de colar e mascaram perfeitamente os desníveis das paredes, não crescem com bolor e não são susceptíveis à formação de fungos. No entanto, se esse papel de parede for colado na cozinha, deverá ser ventilado com mais frequência.

O papel de parede de vinil pode ter um fundo de papel ou não tecido. Eles podem ser espumados, gofrados, densos, feitos por hot stamping ou serigrafia. A textura deste revestimento é variável, podendo ser colado em gesso cartonado, madeira, bases de concreto, gesso e aglomerado. Este material é prático, lavável a seco e úmido, durável e esteticamente agradável.

Textural

Esse papel de parede para cozinha é denominado de outra forma vinil compacto, é uma das modificações dos revestimentos de vinil, diferem na capacidade de imitar diferentes materiais, incluindo pedra, tijolo, gesso, têxteis. Você pode colá-los sobre uma base áspera e despreparada, são duráveis, não têm medo da limpeza úmida, não ficam riscados. Eles apresentam uma ampla gama de cores e designs. Eles são muito caros, não desbotam sob o sol.

Não tecido

Esses papéis de parede são notáveis ​​pelo fato de que, quando colados, podem se esticar levemente sob tensão sem rasgar. Como as variedades de vinil, o papel de parede não tecido não forma bolhas durante a colagem, o que é típico para contrapartes de papel com custo de orçamento. Na verdade, é um material com uma estrutura respirável, que é criada a partir de fibras de celulose comprimidas. Ao contrário de outras variedades, eles podem ser pintados.

Esta categoria inclui 2 tipos de papel de parede: totalmente não tecido e com base não tecido. Externamente, eles se assemelham aos de papel, no entanto, em sensações táteis são semelhantes aos têxteis.Tecidos totalmente não tecidos são multicamadas, suas camadas - com exceção da parte superior com relevo - são uniformes e lisas. Estes papéis de parede podem ser pintados, são mais resistentes e duráveis.

As segundas contrapartes podem ter 3 tipos de tampos: vinil, papel e tecido, esses papéis de parede são mais baratos.

Fibra de vidro

Esses materiais de revestimento se distinguem por suas altas taxas de resistência ao fogo. Eles são duráveis, práticos e caracterizados pela alta resistência. São feitos de areia quartzosa, argila e calcário, o que permite atingir características de alto desempenho. Esses revestimentos não racham ou rasgam durante o serviço. É um material tecido criado em teares.

Externamente, esses revestimentos lembram papel, em contraste com a fibra de vidro, eles podem ser pintados no máximo 20-25 vezes. Este papel de parede é utilizado como revestimento com função decorativa. São várias vezes mais densas que a fibra de vidro e, se houver necessidade de repintura, não precisam de preparação de superfície. O material é caro, ele é escolhido quando o papel de parede não vai ser trocado há pelo menos 10 anos.

Fibra de vidro

Este material é erroneamente chamado de sinônimo de fibra de vidro, embora na realidade sejam 2 tipos diferentes de revestimentos. A fibra de vidro tem características de alta qualidade e resistência, é uma ordem de magnitude melhor do que o papel de parede de vinil, resistente ao fogo e durável. O material é não tecido, é feito por prensagem de fios de fibra de vidro, a textura desse papel de parede é lisa, exteriormente semelhante ao papel.

Devido às peculiaridades tecnológicas de produção, a fibra de vidro não pode ter relevo ou padrão. Você pode pintar as telas de tecido de vidro quantas vezes quiser. Neste caso, o material pode ser posteriormente utilizado como substrato para gesso decorativo.

A base do material não se destaca sob a tinta, e o colorido dessas telas é quase sempre de alta qualidade e uniforme. No entanto, essas telas devem ser preparadas antes da pintura.

Acrílico

Este papel de parede é um pouco semelhante ao vinil, no entanto, sua substância de superfície é aplicada ao papel de trás por uma técnica de ponta, deixando poros microscópicos para ventilação de ar. O acrílico espumado é aplicado na base do papel, formando uma impressão em relevo e arejada na superfície. Esses painéis pesam menos do que suas contrapartes de polivinil, são fáceis de colar, resistentes à umidade, no entanto, têm vida curta.

A vantagem de tais papéis de parede é a inocuidade: durante a operação, eles não emitem toxinas para o ar, mas, ao contrário dos papéis de parede de vinil, esses papéis de parede não são tão resistentes à umidade.

Papel impregnado

Revestimentos deste tipo são utilizados para decorar o fundo do interior, embora não sejam laváveis ​​e só possam ser lavados a seco. Ao contrário de outros tipos de papel de parede, eles não são tão duráveis ​​e práticos. Eles são colados por não mais que 3-5 anos, escolhendo opções nas quais a contaminação não seja muito perceptível. Este revestimento tem muitas desvantagens: ele desbota mais rápido do que outros revestimentos em seu segmento.

Além do mais, fica coberto de manchas de gordura se houver um grupo de jantar perto dele... No entanto, se os painéis são adquiridos para decorar o canto dos hóspedes da cozinha-sala, é bastante adequado considerá-los como uma opção válida para a decoração de tectos de parede. Nesse caso, vale a pena começar pela base, selecionando revestimentos que mascarem as irregularidades e asperezas da parede.

Plástico

Esses papéis de parede são feitos de material polimérico de cloreto de polivinila. Uma camada de plástico poroso está localizada em uma almofada de polímero, devido à qual os revestimentos são duráveis ​​e respiráveis. O papel de parede tem várias camadas, enquanto o número de camadas pode variar, o que se reflete em seu peso: eles são leves e pesados. Podem ser pintados, lavados com pano úmido ou esponja. Alguém refere esses papéis de parede a variedades de vinil. Eles têm a capacidade de isolar tetos de parede, permitir que o ar passe bem e são diferenciados por sua durabilidade.

Papel de parede

As telas com impressão de fotos são hoje consideradas uma das ferramentas mais eficazes para criar o clima necessário na cozinha. Eles podem ser muito diversos: tradicionais, estereoscópicos, na forma de um pequeno painel, um padrão simétrico emparelhado para acentuar o espaço. À venda poderá encontrar produtos em forma de destaque numa parte da parede, uma imagem panorâmica com uma perspectiva definida por uma ilusão de ótica. Essas telas são especialmente populares entre os profissionais de design de interiores.

Essas coberturas, dependendo de seu tamanho, podem ampliar visualmente o espaço. Eles são feitos não só de papel, mas também de matérias-primas mais práticas, devido às quais adquirem resistência à luz solar e à umidade. São tradicionais e antivandalismo. As variantes do segundo tipo possuem uma camada especial de proteção, que as torna resistentes a danos mecânicos acidentais.

Espectro de cores

O esquema de cores do material de revestimento para o desenho do fundo das paredes pode ser muito diverso. O papel de parede pode ser leve, brilhante, monocromático, padronizado, em cores suaves branqueadas ou dinâmico. A escolha desta ou daquela opção dependerá de vários fatores. Por exemplo, o lado da parede onde ficam as janelas não é de pouca importância.

Se estiverem voltados para o sul, é preferível adquirir cores frias, pois as cores quentes criarão um ambiente sufocante na cozinha. Se as janelas estão voltadas para o norte, é necessário equilibrar a cor com tons quentes, mas não quentes. Deve-se ter em mente que em uma sala assim pode ser um pouco escuro e as cores podem ficar um pouco distorcidas.

Além disso, ao escolher a cor do papel de parede, é importante levar em consideração a metragem da sala: quanto menor for, mais clara e simples será a tela.

Convencionalmente, todas as cores podem se encaixar em vários grupos: claro ou pastel, natural, neutro, claro e escuro. A faixa neutra consiste em tons de branco, cinza e preto. Esses papéis de parede parecem elegantes no interior, no entanto, o branco não é adequado para cozinhas: suja-se facilmente. Mesmo a mais leve sujeira é visível nesse papel de parede. Já o cinza claro se encaixa bem na composição de interiores, se complementado com móveis e elementos de arranjo de cores vivas.

A cor preta das telas deve ser rigorosamente medida, caso contrário a cozinha corre o risco de se tornar desconfortável. No entanto, como um ligeiro contraste para suportar quaisquer elementos do mobiliário (por exemplo, ferragens ou a cor da placa do fogão), o preto na impressão do papel de parede é bastante adequado. O branco também pode fazer parte do padrão do papel de parede, enobrece visualmente o espaço e suaviza sua percepção.

Tons pastel de papel de parede em rolo são de longe o melhor grupo de cores. São capazes de trazer frescor e leveza ao interior, aumentar visualmente a largura e a altura das paredes. Além disso, essas cores oferecem a oportunidade de acentuar qualquer área funcional da cozinha usando elementos brilhantes (por exemplo, através de revestimentos de cozinha, um avental de azulejos, papéis de parede de fotos espetaculares com um padrão brilhante). As melhores tintas neste grupo são turquesa caiada, menta claro, rosa claro e azul, além de marfim e pistache claro. Além disso, o grupo inclui tons de caramelo, pêssego claro e pérola.

O grupo natural inclui cores bege, leitosas, cremosas, tons de madeira, inclusive wengué claro, tom cacau. Além disso, são tintas acastanhadas. Para não transformar a cozinha numa espécie de banheira de madeira, é necessário escolher as cores certas para o papel de parede. Por exemplo, podem ser telas emparelhadas ou chamadas companheiras, constituídas por luz (para o fundo principal) e brilhante (para acentuar uma parte da parede ou uma saliência estrutural, nicho). Cores vivas também podem fazer parte de um padrão em um fundo claro ou mesmo branco.

Para quem prefere um design dinâmico, as marcas oferecem atenção para papéis de parede em cores vivas. Esta é a escolha para salas espaçosas onde é necessário realizar um zoneamento funcional do espaço. Ao mesmo tempo, via de regra, papéis de parede brilhantes são complementados por papéis claros para suavizar o design do fundo da cozinha. Verde, fúcsia, amarelo, turquesa, laranja e um rico pistache estão na moda.

Porém, o uso de tons deve ser dosado, pois sua função é criar um fundo, e não interromper a atenção e a rivalidade com cada móvel. A mesma regra se aplica às cores escuras: em uma quantidade mínima, conferem expressividade ao desenho, quando são muitas, tornam-se uma mancha interior incompreensível, quebrando a harmonia do design de cores.

Impressões

Hoje, a escolha das cores do material do papel de parede permite satisfazer os pedidos mais exigentes dos clientes. Ao mesmo tempo, hoje eles estão sintonizados com um estilo de interior diferente, o que simplifica muito a escolha da opção certa. Por exemplo, podem ser telas:

  • com uma paisagem, pratos, flores do prado ou em uma gaiola, uma faixa para estilos country e a Provença francesa;
  • com um padrão de bambu ou flores de cerejeira e fanzas para incorporar a atmosfera do estilo oriental;
  • com monogramas para criar uma atmosfera de estilo clássico ou qualquer uma de suas variedades;
  • alvenaria, pedra, gesso bruto ou concreto para estilos de loft ou grunge;
  • madeira envelhecida ou pintada para tendências de estilo de interiores vintage;
  • com impressão convencional ou 3D do tipo de uma metrópole para estilos modernos (moderno, oi-tech).

Estampas florais e vegetais estão na moda. No entanto, se antes era um papel de parede rústico com flores ou rosas excessivamente brilhantes, o visual moderno do design do papel de parede é mais estético. Esta é uma estampa bonita e interessante com margaridas, papoulas, dentes-de-leão, lavanda, orquídeas. Além disso, cores com pássaros e frutas (limões, laranjas, uvas, maçãs) são relevantes.

Também populares são as estampas texturizadas (por exemplo, relevos geométricos e listrados).

Opções de design e tendências da moda

O design moderno do papel de parede para a cozinha pode ser muito diversificado. Eles podem:

  • ser liso sem relevo, lembrando tecido ou papel;
  • monocromático com padrão de relevo e superfície rugosa;
  • com revestimento fibroso, poros, granular e empolado;
  • um padrão cintilando à luz na cor do fundo principal;
  • metalizado, revestido com tinta flexível;
  • gofrado, com possibilidade de formar estampas ou fosco.

Os tipos populares de acabamentos de cozinha são o gesso que pode ser pintado e o revestimento das paredes de vidro devido à sua durabilidade. Além disso, o papel fotowall está em alta, cujas imagens são aplicadas mediante impressão de alta qualidade. Se esteiras estava na moda na temporada passada, hoje as plantas grandes (por exemplo, guarda-chuvas de endro) têm prioridade na forma de uma certa composição.

Com a ajuda desse papel de parede, você pode acentuar qualquer uma das áreas funcionais da cozinha.

Opções de combinação

Hoje, cada vez com mais frequência, para criar a versatilidade do interior, recorrem ao método de combinar papel de parede. Com a ajuda dele, expressividade e alto status podem ser trazidos para o interior. Por exemplo, você pode apostar no contraste de telas monocromáticas com companheiros impressos. Digamos que você possa designá-lo com um papel de parede de destaque elegante:

  • uma sala de jantar na forma de uma parte de uma parede ou de um painel;
  • a parede acima do fone de ouvido, se o avental não tiver um padrão;
  • saliências construtivas ou nichos de cozinha;
  • partições que separam diferentes áreas funcionais;
  • a parede na cabeceira do sofá ou toda a parede nesta área;
  • a parte inferior da parede da janela de sacada, onde está localizada a área de lazer;
  • a partição formada quando a cozinha é conectada à loggia.

Levamos em consideração a cor do fone de ouvido

O papel de parede da cozinha deve ser escolhido levando-se em consideração a cor dos móveis existentes, em particular do fone de ouvido. Com base nisso, você pode:

  • para captar tons relacionados do padrão de painéis com fachadas;
  • escolha uma cor que combine com a cor do fone de ouvido;
  • foco no tom idêntico das ferragens (puxadores, acabamentos).

Se a cor do fone de ouvido for clara, o papel de parede de destaque pode ser vibrante. Ao mesmo tempo, não é necessário comprar, por exemplo, painéis vermelhos brilhantes para um fone de ouvido branco. Basta escolher o branco com elementos do padrão em vermelho. O conjunto bege ficará lindo contra o fundo de telas cinza com um padrão geométrico. Também pode ser distinguido por meio de papel de parede com impressão de fotos em tons lilás.

Papel de parede com fundo claro e padrão acastanhado é adequado para marrom escuro. Por exemplo, pode ser uma impressão urbana representando uma arquitetura única. A unidade de cor não parecerá enfadonha se a mobília do grupo de jantar for, digamos, de pistache. Para um fone de ouvido neutro, você pode escolher uma versão do papel de parede nas mesmas cores neutras, adicionando o clima desejado, por exemplo, usando vermelho, bege, verde.

No entanto, seja qual for a cor que foi tomada como base, as cores do papel de parede, fone de ouvido e acessórios internos devem estar em harmonia entre si. Idealmente, não deve haver mais do que quatro deles.

Características de escolha

Ao comprar papel de parede para a cozinha, você deve preste atenção a várias nuances.

  • Se a sala estiver escura, você precisa levar um papel de parede claro que se expande e aumenta o espaço.
  • Não há necessidade de levar papel de parede listrado para as paredes de pequenas cozinhas: elas não funcionam para o bem do interior.
  • É indesejável levar papel de parede da cor de cortinas ou têxteis de cozinha: contra esse fundo, o papel de parede se perderá, assim como o status do ambiente.
  • É melhor selecionar telas com um metro de largura: na hora de colá-las ficam menos juntas, o que simplifica o trabalho.
  • Se possível, é melhor escolher papéis de parede emparelhados: você não precisa combinar cores com luz artificial distorcida na loja.
  • A impressão deve corresponder à temperatura e ao estilo da sala - não leve nada que não se ajuste de forma alguma ao interior.
  • Não coloque clássicos em uma cozinha minúscula: os monogramas nas paredes ficam muito ruins aqui.
  • Você não pode colar papéis de parede de estilos diferentes na cozinha - isso quebra o interior e torna o ambiente desconfortável.
  • Na hora de escolher uma cor, não se deve esquecer sua percepção: por exemplo, rosa não é adequado para homem, roxo é chato, preto e azul é depressão.
  • Você não pode combinar papéis de parede baratos com outros caros, porque as telas caras perdem seu status.

Belos exemplos

Chamamos a sua atenção 10 ideias interessantes para a escolha de papel de parede de cozinha, que pode ser tomado como base ao selecionar o material para revestir as paredes da cozinha em um apartamento ou uma casa particular:

  • acentuando a parede de uma cozinha clássica;
  • ênfase original com uma reivindicação de alto status;
  • papel de parede claro texturizado para o estilo Provence;
  • um exemplo não padrão de decoração de uma cozinha com papel de parede de tijolo;
  • brincar com perspectivas complexas com papel de parede colorido;
  • geometria nas paredes do canto, equipada para o grupo de jantar;
  • abstração para combinar com as fachadas do conjunto de cozinha;
  • uma combinação incomum de revestimento neutro de planta com um avental de tijolo;
  • papel de parede decorativo ampliando o espaço na área de jantar;
  • trazendo o clima da época desejada para o espaço da área de jantar.

Como escolher o papel de parede certo para a cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa