Gesso decorativo na cozinha: variedades e características de aplicação
A cozinha é a parte mais importante da casa. A anfitriã e toda a família passam muito tempo ali. Decorar uma área para cozinhar requer atenção especial. O material da parede deve resistir a condições agressivas e ser seguro. O gesso decorativo ajudará a tornar o interior da sua cozinha interessante e único.
Peculiaridades
O gesso decorativo na cozinha parece atraente. Sua composição é notavelmente diferente daquela usada para alinhamento simples. Uma pasta especial para decoração de paredes interiores no final da decoração. Num apartamento, esse gesso pode ser utilizado em qualquer divisão. Contém pequenos grãos de mármore, areia, granito, quartzo.
Não contém substâncias perigosas e tóxicas, é amigo do ambiente. O gesso decorativo possui aditivos anti-sépticos, pelo que é isento de fungos e bolores.
Este recurso permite use este material com segurança em ambientes com alta umidade. Você pode usá-lo em qualquer superfície, até mesmo em metal.
Decoração de parede com tal gesso não requer habilidades profissionais. O revestimento acaba sendo atraente e confiável, dura muito tempo. O gesso decorativo não tem medo de tensões mecânicas, umidade e temperaturas extremas.
As principais vantagens do material.
- Parece bonito e incomum, não tem costuras. Permite criar um design único usando texturas, cores e estênceis.
- Mesmo com limpezas frequentes, a composição não sai das paredes.
- Consumo econômico, que está diretamente relacionado ao faturamento.
- É possível implementar ideias de design complexas.
- Permeável ao ar, permite que as paredes respirem. Suprime o ruído.
- Não queima, por isso é especialmente relevante na cozinha com fogão a gás.
O material prático permite que você faça reparos por muitos anos. É importante apenas o uso de gesso decorativo de alta qualidade e a abordagem certa para sua escolha.
As principais desvantagens do material
- a composição é bastante cara;
- ferrugem pode aparecer em estruturas metálicas devido à aplicação de uma composição úmida;
- se as paredes forem isoladas com lã mineral, então não funcionará aplicar gesso decorativo nelas;
- para reparos pontuais, o uso do material é irracional.
Visão geral da espécie
O gesso decorativo divide-se em tipos de acordo com a técnica de aplicação, composição, textura. Os fabricantes usam materiais naturais e sintéticos para sua fabricação. Pelo tipo de base, o gesso é dividido nesses tipos.
- Mineral. Contém lascas de cimento, cal e mármore ou granito. A superfície da parede com ele é gofrada. Esse material não tem medo de umidade, é durável e elástico.
- Silicato. O vidro líquido é usado como base. O material de acabamento é resistente a tensões mecânicas e umidade. Você pode até mesmo usá-lo perto do fogão. Tem uma longa vida útil - até 50 anos.
- Silicone... Seu principal componente são as resinas. Esse gesso é facilmente aplicado, é plástico. Vale ressaltar que esse gesso pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.
- Acrílico. Opção bastante prática. O estratificação é rápido e fácil, necessita de um tempo mínimo de secagem. Este gesso é versátil e durável.
A textura do gesso decorativo pode variar.
Vale a pena escolher aquele que mais se adapta ao estilo da sua cozinha.
- Veneziano. As paredes após este acabamento brilham com brilho e não apresentam costuras. Com a ajuda de vários aditivos, você pode fazer belos desenhos nas paredes.
- "Besouro de casca". A parede é obtida com ranhuras e padrões.
- Texturizado. Capaz de imitar couro e madeira. Difere em alto custo.
- Suave. É o gesso mais orçamentário. Combina com móveis de cozinha brilhantes e interessantes. O gesso lavável mais simples é prático e fácil de aplicar.
- Sgraffito. É aplicado com estênceis especiais. Como resultado, o gesso parece um desenho tridimensional. Pode ser aplicado sobre gesso liso ou qualquer outro material.
- Rebanho. O gesso decorativo imita um revestimento de seda e possui fibras de tecido em sua composição.
Avaliação de fabricantes
O custo do gesso decorativo depende diretamente do seu tipo e fabricante. Vendem-se principalmente misturas secas, que devem ser diluídas em água. Você pode comprar gesso pronto, mas essa opção é mais cara.
O gesso decorativo desses fabricantes conquistou a confiança dos compradores.
- Ceresit (Alemanha). A empresa fabrica emplastros universais. Seu sortimento inclui "besouro de casca", "casaco de pele" e composições para mosaicos. Os revestimentos ecológicos não têm medo de estresse mecânico, altos níveis de umidade, poluição. O molde não aparece nesses acabamentos. O sortimento é composto por mais de 10 tipos de gessos decorativos à base de silicone-silicato, acrílico e mineral. O custo acessível e a boa resistência ao desgaste tornam esses produtos populares.
Vale ressaltar que antes de aplicar a composição deste fabricante, as paredes devem ser especialmente cuidadosamente preparadas a fim de garantir sua melhor aderência à superfície.
- Knauf (Alemanha). O gesso mineral Diamant deste fabricante permite decorar as paredes com "escaravelho" e "casaco de pele".Superfícies granuladas sulcadas são atrativas e resistentes a influências externas. O fabricante oferece uma mistura de branco, que posteriormente pode ser pintada na cor desejada. É fácil trabalhar com o material, ele seca rápido.
A superfície acabada pode ser reparada se necessário. Partes da parede, onde a água freqüentemente entra, devem ser tratadas adicionalmente com compostos hidrofóbicos.
- VGT (Rússia)... A linha Gallery inclui 16 tipos de gesso texturizado e de camada fina, tintas e ferramentas para trabalhar com esses materiais. A variedade inclui uma grande seleção de texturas. Recomenda-se usar um primer do mesmo fabricante, para que o gesso adira melhor. Vale ressaltar que esses produtos são de qualidade aceitável a baixo custo.
- Bolars (Rússia). O fabricante nacional mais popular de misturas para construção. Seu sortimento inclui 12 tipos de gessos declarativos prontos para uso. Todos são compostos por componentes minerais, o que permite criar ranhuras e relevos. O material de revestimento é resistente à umidade e esforços mecânicos. O uso deste gesso é bastante simples, para isso não são necessárias habilidades especiais.
- San Marco (Itália). Gesso decorativo de camada fina premium. Uma ampla variedade permite decorar paredes com 50 tipos de texturas em um dos 1500 tons. A empresa oferece aos consumidores uma ampla seleção de formulações e um alto nível de qualidade a um preço bastante elevado. Este último é o único inconveniente dos produtos desta marca. É importante usar materiais adicionais do mesmo fabricante e seguir estritamente as instruções.
Seleção de cor e textura
O relevo do acabamento depende diretamente do tamanho da cozinha. Em uma grande sala, você pode experimentar. Paredes lisas são relevantes em uma pequena cozinha. As opções de cores são bastante variadas. Ao escolhê-los vale a pena focar no interior geral e na cor dos móveis.
É muito mais interessante escolher uma textura. Vale a pena focar em tais critérios.
- "Besouro de latido" é o tipo de gesso mais popular. Mas não aplique no avental, pois as ranhuras serão difíceis de limpar. Esta é uma opção versátil que pode ser combinada com qualquer estilo de interior.
- Veneziano. É de fácil manutenção, o que permite a sua aplicação em qualquer espaço da cozinha. Fica bem em estilos como loft, provence, clássico e de alta tecnologia.
- Craquelure. Externamente se assemelha a um "besouro da casca" de acrílico, porém mais confiável e resistente a influências externas. Adequado para cozinhas modernas ou clássicas.
- Microcimento com farinha de cimento. Principalmente encontrado em cozinhas de estilo loft. Combina com tijolo e madeira. Você pode aplicar um desenho em cima dele, o que é relevante para estilos pop art, scandi e alta tecnologia.
- Texturizado com imitação de cortiça ou madeira... Não é relevante para decoração de paredes perto da superfície de trabalho, porque é difícil de limpar. Fica ótimo no interior da cozinha no estilo clássico, eco, scandi e provençal.
- Rebanho. Não é adequado para cozinhas pequenas, mas ficará muito bem em uma cozinha grande. Este material é difícil de limpar, portanto não deve ser usado na área do avental. Adequado para acabamento de cozinhas em qualquer estilo moderno.
- Seda. Este tipo de gesso fica muito bem em uma área de recreação. Excelente para cozinhas de estilo clássico, não menos relevante para Provence, Scandi e Eco.
Regras de aplicação
Decorar a parede com gesso decorativo requer uma preparação preliminar. O esquema padrão pode ser um pouco diferente, portanto, vale a pena considerar as recomendações do fabricante. Em termos gerais, o acabamento é feito da seguinte forma.
- Preparação de parede... Vale a pena retirar o revestimento antigo e os defeitos.
- Primer... Vale a pena usar substâncias de aplicação profunda. É melhor que sejam do mesmo fabricante que o gesso.
- Aplicação de gesso comum. É necessário alinhar as paredes à condição ideal máxima. Os trabalhos posteriores só são possíveis depois de as paredes estucadas estarem completamente secas.
- Gesso decorativo. Vale a pena aplicar a composição de acordo com as instruções do fabricante.
- Pintura e polimento. A obra é realizada um dia após a etapa anterior.
Não basta comprar materiais. Você precisa de certas habilidades para terminar o trabalho. Se possível, vale a pena praticar antes do tratamento de superfície.
Existem certos segredos a serem considerados.
- A beleza da camada decorativa depende diretamente da uniformidade das paredes. Não vale a pena salvar na fase preparatória.
- Um primer que penetra profundamente reduz o consumo de material durante o acabamento. Além disso, isso protegerá as paredes sob o gesso de fungos e mofo. Vale a pena atentar para a compatibilidade do primer com o material decorativo.
- O consumo de material depende diretamente do relevo e da profundidade dos sulcos. Vale a pena considerar isso em cálculos preliminares.
- É necessário trabalhar o revestimento rapidamente, distribuindo-o uniformemente pela parede imediatamente após a aplicação. Se você não tem essas habilidades, é melhor trabalhar em pares. O gesso decorativo endurece rapidamente e será problemático corrigir a espessura da camada e alterar o relevo.
- Demora cerca de duas semanas para o revestimento curar completamente. Vale a pena limitar os efeitos mecânicos nas paredes durante este período.
- Um verniz ou cera de proteção ajudará a proteger as paredes da cozinha contra sujeira rápida e profunda. Esta solução protegerá ainda mais o gesso contra umidade e rachaduras.
Belos exemplos
O gesso decorativo no interior da cozinha é amplamente utilizado devido à sua elevada resistência ao desgaste. Além disso, esse revestimento é muito mais durável do que o papel de parede convencional. Exemplos de uso do material.
- A maioria das paredes é rebocada, mas o backsplash é revestido de azulejos fáceis de limpar. Uma textura interessante combina bem com fachadas de cozinha lisas.
- Gesso decorativo preto com relevo mínimo parece atraente. A cozinha moderna tem um aspecto limpo e não requer muito esforço durante a limpeza.
- Uma bela combinação de branco com turquesa claro. A cozinha parece nova. O acabamento da parede na lateral da área de estar facilita a limpeza das paredes da sujeira.
- O gesso texturizado é aplicado longe da área de trabalho, por isso é fácil de lavar. A imitação de mosaico combina bem com azulejos perto do fogão.
- O uso de gesso decorativo no estilo loft. Uma cor de sucesso cria uma atmosfera especial e também esconde a poluição luminosa.
- A decoração é usada na entrada e parece muito atraente. Você pode criar esses desenhos usando estênceis.
Para a aplicação do gesso decorativo "Marmorin", veja o próximo vídeo.