Paredes da cozinha

Como escolher a cor das paredes da cozinha?

Como escolher a cor das paredes da cozinha?
Contente
  1. A abordagem certa para escolher cores
  2. A influência das sombras no humor e no bem-estar
  3. As melhores opções e combinações ideais
  4. Iluminação

A escolha do esquema de cores para o design da cozinha é extremamente importante, visto que o principal é o ambiente confortável, que é criado pela combinação de vários tons e os acentos que lhes são atribuídos.

Além disso, certas cores ajudam a criar o estilo ideal do ambiente, sem o qual o interior ficará ridículo e sem gosto.

A abordagem certa para escolher cores

Para escolher corretamente a cor das paredes da cozinha, existem 3 parâmetros principais a serem considerados:

  • dimensões da sala;
  • tipo e intensidade de iluminação;
  • o uso de tons que não causam estresse psicológico, mas, ao contrário, contribuem para sua remoção.

Os designers modernos seguem várias regras para criar uma decoração impecável:

  • em uma grande área de cozinha, você não deve usar cortinas frias e desbotadas, que aumentam a sensação visual de vazio;
  • se o tom principal das paredes for neutro - cinza ou bege - os acentos brilhantes devem ser traçados nas cores dos móveis e acessórios decorativos, criando um contraste;
  • a cor das paredes de uma pequena cozinha deve ser necessariamente clara, já que o escuro estreita visualmente e reduz o espaço da sala;
  • ricas cores vivas são permitidas na decoração apenas se um pequeno cômodo ficar na sombra durante a maior parte do dia, mas elas, em qualquer caso, devem ser claras;
  • tons escuros são relevantes apenas para cozinhas localizadas no lado ensolarado de um apartamento ou casa;
  • para criar um ambiente aconchegante, é necessário o uso de cortinas quentes e iluminação com lâmpadas amarelas, cuja luz é a mais suave e confortável para a percepção;
  • é indesejável cobrir toda a superfície das paredes com tinta verde-oliva, o que pode criar uma imagem enfadonha e até sombria - esta cor requer diluição obrigatória;
  • em uma cozinha de qualquer tamanho, você não deve usar uma grande quantidade de sombras escuras, saturadas e frias que podem tornar o ambiente escuro;
  • visualmente o espaço é fortemente estreitado pela cor marrom, por isso deve ser aplicado na dosagem.

Na hora de escolher uma paleta de cores, os profissionais também recomendam que você se oriente por algumas disposições do feng shui - a prática da cognição simbólica e o desenvolvimento do espaço.

Para a harmonia interna e externa do ambiente, as paredes da cozinha devem ser pintadas em tons claros frios e quentes, por exemplo, branco leitoso, café, salada, azul ou champanhe.

A influência das sombras no humor e no bem-estar

Uma cor escolhida incorretamente pode ter um efeito psicológico negativo em uma pessoa, causando-lhe irritação e emoções negativas. E como as pessoas passam muito tempo na cozinha, principalmente as donas de casa, aos poucos, devido ao mau humor, vários problemas podem surgir, inclusive perda de energia e apetite.

Para evitar que isso aconteça, vale a pena descobrir que mensagem emocional cada cor em particular carrega.

  • Tons de vermelho, escarlate e semelhantes são cores brilhantes. É o yang necessário para nutrir as pessoas com vitalidade insuficiente. No entanto, com o contato constante com ele, a pessoa pode se sentir deprimida. O vermelho é bom quando se trata de decoração de detalhes individuais no interior.

Com sua ajuda, é melhor colocar acentos, mas como pano de fundo não é muito adequado para qualquer sala de estar, a menos que seja a sala de recepção do monarca francês ou sua sala do trono.

No espaço da cozinha, esta cor combina de forma notável com os tons de branco, cinza e preto, podendo em certa medida ser combinada com outros tons.

  • Laranja ensolarado - é uma combinação de positivo e energia, contribuindo para a melhoria do humor e a geração de ideias criativas. No entanto, notas de laranja brilhante devem ser estritamente equilibradas com outros tons da escala de cores: com marrom, branco, cinza e verde, algumas notas em roxo e azul são permitidas, mas não muitas.

A cor é mais relevante para quartos grandes e espaçosos.

  • Amarelo o seu efeito é próximo do laranja, anima a atmosfera e enche a divisão com uma luz quente. Especialmente adequado para salas com sombra onde o sol não consegue penetrar devido ao lado norte ou à abundância de vegetação.

No entanto, é aconselhável diluir as fachadas amarelas dos fones de ouvido com um enfeite combinando tons de marrom, branco e café, ou usar uma cor com tom cremoso quente, cinza claro e chocolate.

Os estojos de lápis amarelo ou amarelo em combinação com bancadas de mármore claro ficarão lindos.

  • Tom verde natural, antes de mais nada, traz equilíbrio ao ambiente, essa cor pode ter um efeito calmante. Ele fornece o relaxamento necessário na cozinha após um dia árduo.

E como a cor da vida tem muitos tons, ela pode ser combinada com muitas outras cores da paleta.

Os tons adicionais incluem roxo claro, amarelo e branco. E também o verde se combina com acentos de bege, creme e laranja, mas em um pequeno espaço deve ser diluído com móveis e acessórios brancos.

  • Azul - a cor dos românticos e sonhadores, que podem escolher com segurança para decorar a sua cozinha. As associações que o azul evoca são a superfície do mar, o misterioso mundo subaquático, a imensidão do firmamento.

Essa imagem é fácil de criar se você colar sobre as paredes com papel de parede azul ou usar gesso ou tinta.

Se não tem medo desta luxuosa sombra fria, ela vai ajudar a expandir o pequeno espaço e dar uma sensação de leveza.

Você pode usar o tom, combinando-o com as superfícies fosca e brilhante do fone de ouvido bege, creme e amarelo claro, amenizando seu frescor característico. Paredes azuis e cortinas azuis brilhantes também são adequadas para móveis cinza.

  • Tons de rosa e roxo diferentes saturações podem ser aplicadas às paredes. Também ficam lindos pela cor dos painéis de trabalho e fachadas, se o teto da cozinha é branco, o avental é feito em forma de fundo cinza com mosaico claro, e o piso cinza claro e os elementos da área de jantar são complementados por preto detalhes. É permitido que exista uma parede de cor diferente, mas com os mesmos 3 tons básicos.
  • Quaisquer tons neutros ficam bem na área da cozinha: variando do branco ao bege. Essas cores pastel aconchegantes tornam o quarto mais espaçoso, aconchegante e tranquilo. Eles podem ser combinados com todas as cores imagináveis, frias e quentes, perfeitamente combinadas com superfícies brancas e pretas.

Esses estudos são baseados em métodos científicos de cromoterapia, provando que a cor pode curar e deprimir uma pessoa, em algumas situações levando ao estresse e outros problemas de saúde.

Não seria sensato recusar informações tão importantes, especialmente em relação à sua própria casa.

As melhores opções e combinações ideais

Ao escolher certas cores, você precisa saber que não mais do que 3 tons podem ser combinados em uma sala, agregando a eles acentos brilhantes na forma de pinturas, faixas decorativas, acessórios para decorar a mesa e as estantes.

Tons frios e quentes devem ser diluídos com cores acromáticas: preto, branco ou várias cores de cinza. Sem rosto e opressores em si, combinados com pontos brilhantes, eles conferem ao ambiente uma sofisticação específica. Móveis de cozinha claros contra paredes monocromáticas são um ótimo exemplo. Um fundo cinza, esmeralda, laranja ou café escuro com um conjunto branco ficará ótimo.

Outra opção é criar um avental brilhante que contrasta com a cor dos móveis da área de trabalho e de jantar. Os tons escolhidos para o seu design também podem ser rastreados nos estofos das cadeiras, toalhas de mesa, atributos decorativos da cozinha.

O estilo escolhido para o ambiente, que envolve o uso de tons específicos, também ajudará a alcançar uma organicidade impecável. Mais popular:
  • clássico, destinado a uma grande área - em geral, os tons de branco, marrom, creme e dourados são selecionados como decoração;
  • moderno - envolve o uso de uma paleta de luz e manchas de tons pretos, pastéis e brilhantes, é relevante para pequenas e pequenas cozinhas;
  • Provence - o design é realizado em tons neutros: são os tons de verde claro, lilás, azul e creme em combinação com painéis de fone de ouvido brancos e cortinas de cores claras ou moderadamente brilhantes;
  • Estilo escandinavo minimalista, relevante para uma sala de qualquer tamanho com a utilização de tons de branco, cinza, marrom, preto e metálico.

Este estilo, oferecendo uma variedade de opções de cores, nunca sai de moda. Além dela, existem outras áreas que podem otimizar com sucesso o espaço da cozinha.

Iluminação

Excesso, bem como falta de luz natural pode ser compensado com combinações de cores perfeitamente combinadas.

  • Se a sala estiver voltada para um lado ensolarado ao sul, é importante usar cores que absorvem a luz: por exemplo, tons de marrom, laranja, azul e até preto como elementos separados.

Além disso, as partes frontais elegantes, metálicas e brilhantes do fone de ouvido ficarão lindas e brilharão ao sol.

  • A localização no lado norte é sempre o sombreamento da sala, é especialmente indesejável para uma pequena filmagem.Os tons da paleta de luzes: amarelo, laranja, branco, rosa claro e azul vão ajudar a expandir o espaço visual e torná-lo mais alegre. Essas e outras cores são reflexivas e ajudarão a preencher o espaço com energia luminosa.
  • E também vale a pena pensar em como "aquecer" cômodos sombreados com cores quentes, e adicionar frescor em cômodos ensolarados usando tintas frias roxas, azuis e verdes.

Resta acrescentar que você não deve decorar uma sala tão aconchegante como uma cozinha em cores escuras ou ainda mais pretas.

    Eles não apenas reduzirão o espaço, mas também suprimirão o senso associativo da presença de sujeira e uma aparência medieval sombria.

    Para dicas sobre a escolha de cores para as paredes da cozinha, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa