Teto na cozinha

Prateleiras penduradas na cozinha: variedades e escolhas

Prateleiras penduradas na cozinha: variedades e escolhas
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tipos de estruturas
  3. Materiais de manufatura
  4. Como escolher?
  5. Uso interior

Tradicionalmente, ao equipar cozinhas, eles usam módulos de móveis de grandes dimensões, mas nos últimos anos, cada vez mais usuários preferem prateleiras suspensas em vez de armários superiores volumosos. Esta solução torna a cozinha mais luminosa, espaçosa e elegante. Vamos nos deter nos prós e contras das prateleiras, suas variedades, design e sutilezas de escolha.

Vantagens e desvantagens

As prateleiras de parede são consideradas a melhor solução para guardar talheres, utensílios de cozinha, cereais, especiarias e outros produtos. Entre as principais vantagens de tais estruturas estão os seguintes fatores.

  • Praticidade. Eles ocupam muito pouco espaço, ampliam visualmente o ambiente, tornando-o muito mais leve e volumoso. Além disso, as prateleiras abertas permitem que você encontre rapidamente qualquer item de que precise.
  • Multifuncionalidade. Nas prateleiras, pode sempre marcar tanto artigos de cozinha como artigos de decoração, por exemplo, vasos com flores, vasos com plantas de interior, estatuetas e até livros de culinária. Essas estruturas não são apenas parte do sistema de armazenamento, mas também um elemento do interior.
  • Grande escolha. As prateleiras estão disponíveis em uma ampla variedade de tipos: madeira, plástico, metal, vidro e outros materiais são usados ​​para sua produção. Podem ter uma variedade de tamanhos, formas e designs, pelo que cada um pode escolher por si a opção que melhor vai ao encontro das ideias dos proprietários das instalações sobre funcionalidade e ao mesmo tempo que corresponda ao estilo da divisão.
  • Ergonômico As prateleiras de parede abertas podem ser penduradas em qualquer altura e geralmente funcionam como um link entre os armários de parede. Ao contrário dos modelos, cujas portas devem ser abertas e fechadas constantemente, as prateleiras são mais convenientes de usar. Além disso, são fáceis de limpar.

Ao mesmo tempo, não se pode deixar de notar algumas lacunas, que para muitas donas de casa são uma desculpa para rejeitar a ideia de utilizar tais estruturas.

A capacidade de armazenamento das prateleiras é muito inferior à dos armários. Por exemplo, é improvável que seja possível colocar aqui grandes panelas, frigideiras, ferro fundido e outros elementos de utensílios de cozinha.

As prateleiras são abertas para visualização, chamam a atenção, então você deve pensar bem nos detalhes de colocação de objetos nelas. Portanto, nem todo mundo pode gostar dos pratos em exibição, sacolas de comida e utensílios de cozinha.

O conteúdo das prateleiras fica rapidamente sujo de pó, por isso a limpeza tem de ser feita com mais frequência.

Além disso, quando as prateleiras estão abertas, quaisquer defeitos de reparação e limpeza chamam imediatamente a atenção, o que prejudica significativamente a estética da cozinha como um todo.

Tipos de estruturas

Dependendo das características do projeto, existem vários tipos de prateleiras de parede.

  • Abrir. Estes produtos podem ser classificados como decorativos e funcionais, proporcionam um acesso rápido à loiça e permitem organizar o armazenamento de muitos artigos necessários ao trabalho da cozinha sem criar desordem com os armários.

Ao mesmo tempo, tais designs impõem requisitos bastante rigorosos aos itens armazenados em termos de tamanho, forma, tipo e material de produção.

  • Fechado. Estes modelos possuem paredes traseiras e laterais e estão equipados adicionalmente com portas (podem ser articuladas, deslizantes ou eleváveis). Como regra, as estruturas fechadas são ideais para armazenar especiarias picantes, itens frágeis, cereais e outros produtos a granel.
  • Prateleiras de canto. Esses dispositivos são ideais para espaços pequenos. São compactos e ergonômicos, portanto, são utilizados com a máxima racionalidade, principalmente em espaços confinados. Normalmente, eles são pendurados no canto acima da bancada ou perto do sofá do canto.

Na maioria das vezes, são utilizadas prateleiras com vários níveis, o que permite colocar um grande número e uma grande variedade de utensílios de cozinha.

  • Prateleiras em treliça. Esses produtos são produzidos em uma ampla variedade de designs, eles diferem em forma, tamanho e esquema de cores. Essas estruturas são capazes de suportar cargas de peso bastante tangíveis, o que as torna muito convenientes para o armazenamento de talheres.
  • Prateleiras com gavetas embutidas. Estes designs aproximam-se o mais possível dos armários de cozinha tradicionais, mas não desorganizam o espaço e não interferem na propagação da luz, contribuindo assim para a ampliação visual da cozinha e uma estadia mais confortável nela.
  • Prateleiras retroiluminadas. Esta é uma solução estilosa muito interessante e também bastante prática. Essas prateleiras podem se tornar uma fonte de luz independente, normalmente tiras de LED, holofotes ou pequenas arandelas são incorporadas a elas.

Via de regra, a parede posterior dessas estruturas é formada por um espelho, devido ao qual a luz se difunde e cria uma atmosfera de mistério e conforto.

Materiais de manufatura

Para a fabricação de estantes de parede, são utilizados diferentes materiais e suas combinações, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

A solução mais comum são as prateleiras de aglomerado laminado. Este é um material barato, fácil de formar e montar - as tábuas são facilmente cortadas com uma serra circular, por isso, ao fazer as prateleiras, você pode incorporar as fantasias e idéias de design mais incomuns. Os produtos podem ter qualquer formato, desde retangular padrão a raio. Ao mesmo tempo, este material é considerado menos durável do que todos os outros.

Os itens de metal geralmente têm uma configuração bastante elegante. Devido às características de resistência aumentada do metal, tais dispositivos podem suportar cargas significativas, eles são extremamente práticos e duráveis. O metal se encaixa melhor em interiores de cozinhas decoradas em estilo high-tech ou moderno, as treliças cromadas agregam sofisticação e sofisticação ao produto, enfatizam o gosto impecável e a alta renda dos proprietários das instalações.

As prateleiras de metal ficam melhor em uma cozinha onde os itens com superfícies de metal e vidro já estão instalados.

Observe que, ao comprar, você deve dar preferência a materiais resistentes à corrosão, caso contrário, o aspecto de uma prateleira enferrujada dificilmente enfeitará seu interior.

A madeira é a solução mais comum. A madeira é considerada um material amigo do ambiente e, além disso, permite encher a cozinha com uma sensação de aconchego e conforto familiar. As prateleiras de madeira são frequentemente decoradas com elementos esculpidos em orifícios, para que se encaixem harmoniosamente em interiores clássicos tradicionais, por exemplo, country e Provence. A árvore parece especialmente impressionante em combinação com elementos de estilo ecológico e chique gasto.

No entanto, não se deve esquecer que, sob a influência de inimigos, a madeira incha muito, por isso não se deve usar esses itens para secar pratos recém-lavados. Também não é recomendado colocar vasos de flores sobre eles.

Plástico - esses produtos são classificados na classe econômica. O plástico é resistente à umidade, portanto, tais dispositivos serão indispensáveis ​​para secar utensílios de cozinha. Além disso, as prateleiras de plástico estão à venda nas mais diversas paletas de cores, para que cada pessoa possa escolher a melhor opção para a sua cozinha. O plástico é leve, fácil de limpar, mas pode deformar sob a influência do calor, portanto, mantenha essas prateleiras longe do fogão.

À primeira vista, as prateleiras com parede de vidro parecem frágeis, mas na realidade não é assim - não é o vidro comum, mas o vidro especialmente temperado com uma espessura de pelo menos 6 mm é usado para sua fabricação, ele pode suportar cargas bastante impressionantes.

Via de regra, a instalação dessas prateleiras é realizada com fechos especiais ocultos, o que cria a sensação de que as estruturas parecem estar suspensas no ar.

Prateleiras de pedra - essa solução raramente é usada no interior., já que a pedra tem um peso significativo, o que gera um aumento de carga nas paredes e nas fixações. É claro que uma prateleira de mármore ou granito tem um aspecto decorativo, caro e impecável que imediatamente chama a atenção, mas se a qualidade da instalação for insuficiente, essas estruturas podem cair e são muito caras.

Como escolher?

Se você está determinado a abandonar os armários de cozinha padrão em favor das prateleiras, é importante fazer a escolha certa. Em primeiro lugar, você deve decidir o propósito da sua compra: qual a função que a estrutura vai desempenhar na cozinha, quais produtos você pretende colocar nele e qual será a carga de peso aproximada.

  • Certifique-se de levar em consideração o tamanho da sala e o design estilístico do interior. Portanto, para uma cozinha pequena, prateleiras estreitas que não sobrecarreguem a percepção do ambiente serão a melhor escolha, e para cozinhas espaçosas, você pode escolher modelos mais largos e massivos.
  • A aparência da prateleira deve certamente estar em harmonia com o design dos demais itens da cozinha.
  • Se tiver alguma escolha, é melhor dar preferência aos modelos com fechos suspensos - pode desmontar esta prateleira a qualquer momento para a lavar e limpar da sujidade.
  • Ao escolher as opções, é melhor comprar uma prateleira estreita de vários níveis em vez de uma ampla prateleira de nível único - este design permitirá que você coloque um grande número dos mais diversos itens.

Uso interior

    As prateleiras tornam-se não apenas uma parte funcional do sistema de arrumação da cozinha, mas também um elemento decorativo que pode enfatizar o conceito de design ou anular todos os esforços para decorar o interior. Por isso, na escolha das prateleiras, deve-se levar em consideração a ideia geral de decorar a cozinha.

    Então, estilo clássico e provençal combinam bem com prateleiras de madeira com dobradiças abertas... E se você os fizer envelhecidos artificialmente ou esculpidos, eles se encaixarão bem no estilo chique gasto. Prateleiras decoradas com ornamentos florais originais ajudam a colocar os detalhes necessários em interiores de estilo country ou ecológico.

    Os amantes da alta tecnologia e do estilo moderno podem ser aconselhados sobre produtos feitos de metal ferroso ou vidro. Essas superfícies em conjunto com elementos cromados darão à decoração da cozinha algum mistério e até mesmo uma leve sensação de estar em um objeto espacial estranho. Pequenos-almoços, almoços e jantares em tal sala serão invariavelmente vistos como parte de uma aventura fantástica.

    Como regra, essas prateleiras são montadas nas paredes, mas alguns fabricantes estabeleceram a produção de prateleiras corrimão, elas são caracterizadas pelo seu tamanho compacto e facilidade de colocação sobre um suporte.

    Os adeptos dos interiores ultramodernos, assim como os que gostam de misturar estilos, podem recomendar estantes com vários tipos de iluminação. Além de uma aparência espetacular, eles criarão uma iluminação adicional da área de trabalho.

    Para obter informações sobre como fazer uma prateleira na cozinha com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa