Teto de painel na cozinha: variedades, seleção, instalação
Os painéis são um material de acabamento versátil e permitem reparar o tecto da cozinha de forma rápida e económica. Devido ao longo design das lamelas, a instalação pode ser realizada em um curto espaço de tempo e sem grandes custos de mão de obra.
Recursos do painel
Existem requisitos especiais para os materiais de revestimento usados na cozinha. Isso se deve ao alto índice de umidade e altas temperaturas na área de trabalho, além da presença de fuligem e respingos de gordura. Esses fatores, em um grau ou outro, estão presentes em todas as cozinhas e afetam negativamente a aparência dos revestimentos de teto. Nesse sentido, o material com o qual o forro será revestido deve ter alta resistência à umidade e segurança contra incêndio, ter uma longa vida útil e ser de fácil manutenção.
Além disso, é desejável que tenha uma aparência atraente e seja fácil de montar. Todos esses requisitos são atendidos por tetos feitos de painéis. Eles têm alto desempenho, são muito baratos e têm uma ótima aparência no interior.
Vantagens e desvantagens
O revestimento do teto com painéis é considerado um tipo bastante popular de acabamento decorativo, o que se deve a uma série de vantagens indiscutíveis desse design.
- Simplicidade e alta velocidade de instalação permitem que você atualize o teto da cozinha por conta própria e em pouco tempo.
- Comparado com outros acabamentos decorativos os painéis são vendidos a um preço muito acessível e estão amplamente disponíveis para os consumidores.
- Grande variedade de lamelas com uma grande variedade de texturas e designs facilita muito a escolha e permite adquirir materiais para qualquer estilo e cor.
- A superfície dos painéis contém um número mínimo de poros, por isso tem altas propriedades repelentes de umidade e não tem medo de vapor e gotas de gordura. É muito fácil lavar esse teto e qualquer produto líquido é adequado para processamento.
- Superfície lisa e dura tetos de painel não temem o aparecimento de mofo e bolor, uma vez que as bactérias prejudiciais simplesmente não têm onde se instalar.
- Uma das opções de design para tetos é a sua decoração com painéis de parede convencionais. Eles são equipados com um conveniente bloqueio macho e fêmea, que permite montar a superfície como um quebra-cabeça.
- Para a instalação da estrutura do painel, é necessária uma moldura, devido ao qual um espaço é formado entre a laje de piso e as lamelas suspensas. Isso permite ocultar todas as comunicações nele e torna possível ocultar defeitos e irregularidades em tetos de concreto ou madeira. Além disso, a presença de um entreferro tem um bom efeito de isolamento acústico, o que é especialmente importante em edifícios de apartamentos.
- Ao contrário de tetos tensos as estruturas feitas de painéis de PVC não têm medo de inundações de cima e, com inundações moderadas, não precisam ser desmontadas. As únicas exceções são os acidentes graves, quando várias dezenas de litros de água caem no teto. Nesses casos, a estrutura é desmontada e o piso reparado.
- Painéis de PVC não tem medo de altas temperaturas e quedas térmicas. O material não deforma, não trinca e não perde sua atratividade por muito tempo.
- Devido à sua alta resistência a temperaturas negativas Os painéis de PVC são bastante adequados para o revestimento de tetos em salas sem aquecimento: em uma cozinha de verão ou em uma casa de campo.
- O painel do teto não absorve odores de comida, o que é especialmente verdadeiro para espaços de cozinha. Além disso, os painéis de alta qualidade de fabricantes renomados não emitem impurezas prejudiciais e substâncias tóxicas para o meio ambiente. A exceção são as contrapartes chinesas baratas de empresas pouco conhecidas. É especialmente necessário escolher cuidadosamente os modelos de plástico, uma vez que durante sua fabricação empresas inescrupulosas frequentemente violam a tecnologia de produção e produzem produtos de baixa qualidade.
Junto com um grande número de vantagens inegáveis, os acabamentos dos painéis ainda apresentam desvantagens. Esses incluem reduzindo a altura da sala, assim como o desbotamento ao sol e o aparecimento de amarelecimento nos modelos de plástico. Em última análise, isso leva à perda de atratividade do teto e à necessidade de substituí-lo. Entre as deficiências, pode-se notar também a dificuldade de cuidar das juntas interpainéis, que tendem a acumular graxa e sujeira nas mesmas.
A fim de evitar tais problemas, é recomendado formar estruturas sem costura com confinamento muito justo das lamelas umas às outras.
No entanto, a principal desvantagem é o fato de decorar o teto com painéis traz um pouco de officeness e burocracia para a cozinha. Esta desvantagem só pode ser nivelada pelo método de seleção criteriosa das cores e texturas dos painéis, bem como pela sua compatibilidade máxima com o interior da cozinha.
Visualizações
A classificação dos painéis de forro é feita de acordo com diversos critérios, sendo o principal deles o material de confecção das lamelas. De acordo com este critério, vários tipos de revestimentos são diferenciados: Painéis de PVC e poliestireno expandido, além de modelos em MDF.
MDF
Os painéis de MDF são ecológicos e parecem muito nobres no teto. Para sua fabricação não são utilizados fenóis e as aparas são prensadas a quente. Esse teto pode servir por mais de um ano, é fácil de instalar e manter. Painéis de teto feitos de MDF são laminado, folheado e sem tratamento (destinado à pintura). Esta variedade permite adquirir materiais de acordo com o estilo de interior e selecioná-los para móveis de cozinha.
As desvantagens dos painéis de MDF incluem alto peso, inflamabilidade e baixa resistência à umidade, por isso não é possível vê-los nas cozinhas com tanta frequência como os modelos em PVC.
PVC
As lamelas de PVC são a opção mais comum para acabamento de tetos e são painéis de várias cores e texturas. As lamelas de cloreto de polivinila são líderes em popularidade entre os materiais de acabamento para cozinha e têm excelentes qualidades de trabalho: não desbotam ao sol, são antiestáticas, não têm medo de riscos e são altamente decorativas.
A sua frente é frequentemente decorada com desenhos, impressão de fotos ou laminados. Isso permite que os painéis sejam desenhados com veios de madeira, pedra natural e outras texturas. As vantagens de tal revestimento são fácil instalação, resistência à umidade e longa vida útil. As desvantagens incluem um aspecto pouco atraente, o que, segundo a maioria dos consumidores, não confere conforto à divisão da cozinha.
Poliestireno expandido
Os painéis de poliestireno expandido são apresentados na forma de placas macias, que são a opção mais econômica para decorar tetos de cozinhas. A vantagem de tal revestimento é não há necessidade de construir uma estrutura, já que as placas são coladas diretamente no teto principal. As desvantagens incluem uma estrutura altamente porosa, o que leva à rápida contaminação do teto.
A solução é utilizar painéis de espuma laminada, que apresentam superfície lisa e possuem grande variedade de cores e texturas.
Outra indicação da classificação dos painéis de teto é o seu tamanho. Os painéis com largura de 10 a 12 cm e espessura de até 1 cm são considerados os mais convenientes para instalação.O comprimento é escolhido em função do tamanho da sala, podendo ser de 1,5 a 3 m.
Os painéis também diferem no tipo de conexão. Nesta base, distinguir padrão sem emenda e lamelas chanfradas (rústicas)... Para uma estrutura de teto na cozinha, é melhor escolher tipos sem costuras, cujos componentes se encaixam tão bem quanto possível, enquanto formam uma superfície absolutamente lisa. Os painéis do segundo tipo são equipados com rusticação - um recesso decorativo necessário para juntar os fragmentos em uma cobertura comum. Tal teto será caracterizado por um pronunciado "striping", que não é do agrado de todos.
Projeto
O teto de painel não é apenas uma solução prática e econômica, mas também permite que você dê vida aos desenvolvimentos de design mais ousados. O design dos tetos do painel pode ser diferente e representar estruturas de nível único e multinível com um design reto ou curvo.
Para formar curvas elegantes, são usados painéis de PVC que dobram bem e não quebram. As superfícies planas são montadas a partir de placas de MDF, que geralmente apresentam um padrão de fibras de madeira e são ideais para estilos étnicos, rústicos e ecológicos.
Apesar de tais painéis estarem disponíveis em uma ampla gama de cores, nem todas as cores são adequadas para o teto de uma cozinha. Os designers recomendam o uso de materiais em tons pastéis. Essas cores não sobrecarregam a parte superior da sala e aumentam visualmente o espaço. Cortinas muito escuras reduzem visualmente o teto e tornam a sala um tanto sombria.
Com relação a padrões e designs, então ao escolhê-los, você precisa ter um cuidado especial e observar um senso de proporção. Linhas muito ornamentadas tornam o teto pesado e opressivo, o que é especialmente sentido em pequenas cozinhas. Para espaços pequenos, apenas superfícies monocromáticas leves com juntas interpainéis imperceptíveis são permitidas.
Tetos listrados em cozinhas pequenas também são inaceitáveis. O mesmo é verdadeiro para imagens 3D, que ficam bem apenas em salas espaçosas e altas.
Em uma cozinha com teto baixo, é bem adequado superfície com um leve efeito de espelho, o que não apenas adicionará luz a uma sala baixa, mas também aumentará visualmente o teto.No entanto, existem falhas graves por trás da bela aparência de tetos brilhantes. Por exemplo, gotas de óleo e condensação são claramente visíveis em uma superfície de espelho, que são quase invisíveis em painéis foscos.
A saída desta situação será uso de painéis com revestimento acrílico... Esses modelos têm excelente refletividade e, em comparação com os espelhados, são muito menos sujos.
Como escolher?
Ao escolher os painéis para o teto de uma cozinha, você deve confiar em uma série de recomendações.
- Os painéis devem estar intactos e perfeitamente retos. Se lascas e entalhes forem visíveis nas lamelas, é melhor recusar-se a comprá-los. Em primeiro lugar, os defeitos prejudicam a aparência decorativa da estrutura do teto e, em segundo lugar, violam a sua integridade. Além disso, os painéis pintados devem ser pintados uniformemente, sem riscos e inclusões estranhas.
- O material para a produção de painéis plásticos deve ser elástico, mas ao mesmo tempo resistente. Caso contrário, corre-se o risco de obter um tecto estreito e flácido ou, pelo contrário, de adquirir lamelas mal dobradas, a partir das quais será difícil formar uma estrutura curva. Para não se enganar na escolha, é necessário dobrar a camada externa de plástico e verificar se há uma rachadura ou faixa esbranquiçada no local da dobra.
Se algum destes sinais for encontrado, é melhor recusar a compra de painéis deste lote. A presença de uma faixa branca significa que no processo de produção a proporção de giz foi significativamente ultrapassada, cujo teor em plástico não é superior a 20%.
- Se você tiver alguma dificuldade em escolher uma cor, então é melhor ficar com a versão branca. Essas superfícies são adequadas para todos os estilos de interiores, sem exceção, e renovam significativamente o espaço.
- Ao escolher painéis de MDF com um padrão de madeira aplicado a eles, você deve se certificar de que todas as lamelas pertencem ao mesmo lote... Caso contrário, existe o risco de se obter material de diferentes tonalidades, o que será especialmente bem perceptível no teto.
- Ao comprar painéis de PVC, você precisa prestar atenção se as nervuras de reforço aparecem na superfície frontal da placa. Se isso acontecer, você não precisa comprar esses painéis, pois eles não ficarão esteticamente agradáveis no teto. Além disso, se a distância entre as costelas de enrijecimento exceder 1 cm, essas lamelas podem deformar-se e ceder com o tempo.
Você também deve prestar atenção ao cheiro. Isso é especialmente verdadeiro para produtos de plástico e poliestireno expandido. Para fazer isso, você precisa subir e cheirar as amostras de demonstração que estão na área de vendas há muito tempo. Se um cheiro forte e persistente de química emanar deles, você não precisa comprar esses produtos.
Devido à grande variedade de modelos, custo acessível, facilidade de manutenção e facilidade de instalação, os painéis ocupam posições elevadas no ranking de materiais de acabamento para forros e permitem que você embeleze sua cozinha em pouco tempo.
Para o acabamento do teto da cozinha com painéis de PVC, veja o vídeo a seguir.