Teto na cozinha

Tetos de gesso cartonado na cozinha: prós e contras, variedades e escolhas

Tetos de gesso cartonado na cozinha: prós e contras, variedades e escolhas
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Soluções de cor
  4. Opções de design
  5. Como escolher?
  6. Belos exemplos

Tetos de gesso cartonado são freqüentemente encontrados em interiores de cozinhas modernas, pois eles não só parecem bonitos, mas também ajudam a corrigir imperfeições de superfície. Além disso, esses designs se encaixam perfeitamente em qualquer estilo da sala, preenchendo-a com uma atmosfera especial de conforto e aconchego caseiro.

Para obter um design de teto original na cozinha, você não precisa apenas escolher o visual certo, mas também decidir a paleta de cores e a decoração.

Vantagens e desvantagens

A decoração de gesso cartonado da superfície do teto é muito popular, pois permite criar várias composições e usar várias opções de iluminação. Este material possui características de alto desempenho, atende plenamente a todos os requisitos para colocação em cozinha.

O teto de gesso cartonado na cozinha tem as seguintes vantagens.

  • Mascarando comunicações e vários defeitos de superfície. Com um acabamento tão simples, os tubos e a fiação podem ser ocultados. Além disso, a superfície do teto revestida com gesso cartonado torna-se perfeitamente plana e lisa, o que abre grandes oportunidades para a criação de vários designs.
  • Zoneamento visual. Graças às estruturas de gesso cartonado com dobradiças, você pode dividir originalmente a sala em uma área de jantar e de trabalho.
  • Isolamento adicional. Isso é especialmente importante para residentes de prédios de apartamentos. Tetos desse tipo protegerão de forma confiável de vizinhos muito barulhentos.
  • Resistência à umidade certos tipos de drywall.

Devido às constantes mudanças de temperatura e umidade, nem todos os materiais de construção podem ser usados ​​para o acabamento de tetos na cozinha. Além disso, não faz sentido usar drywall comum em salas com alta umidade. Mas, recentemente, um drywall especial resistente à umidade com impregnações especiais apareceu no mercado, conferindo-lhe propriedades universais. Para evitar confusão, é sempre verde.

Quanto às deficiências, não são muitas.

  • A complexidade do trabalho de instalação. A instalação de tais estruturas requer certos conhecimentos e ferramentas.
  • O aparecimento com o tempo de fissuras nas juntas entre as folhas. Este menos pode ser considerado insignificante, uma vez que todos os materiais de acabamento são deformados de uma forma ou de outra durante a operação.
  • Antes de instalar uma estrutura de drywall, você deve estar preparado para o fato de que a altura da cozinha diminuirá em 7-10 cm... Portanto, esta opção de teto não é recomendada para salas pequenas e baixas.

Em todos os outros aspectos, esses designs são considerados a opção mais adequada para a criação de um design moderno e original.

Visualizações

Hoje, os tetos de gesso cartonado são apresentados em vários designs, os mais populares são os seguintes.

  • Multinível. Instalado sobre uma moldura, que é uma treliça feita de perfis e fixada ao teto com suspensões. A vantagem mais importante dos tetos de vários níveis é que eles podem ser fácil e rapidamente suspensos a qualquer distância do teto ou fixados na estrutura da camada anterior. Graças a esses designs, existem amplas oportunidades para a implementação de ideias de design.
  • Irmão. Eles são usados ​​se a altura da cozinha for pequena e o estilo clássico for escolhido pelo seu design. Este forro suspenso é caracterizado por uma superfície plana e perfeitamente lisa. Além disso, uma luz de fundo ou um lustre podem ser incorporados à estrutura. Além disso, os tetos de nível único não são difíceis de instalar, não requerem cálculos especiais, até mesmo um mestre novato pode facilmente lidar com sua instalação.
  • Dois níveis. Eles se distinguem por uma grande variedade de desempenho. Durante a instalação, a moldura da segunda camada é instalada na moldura da primeira, criando assim formas assimétricas, contornos suaves e geometria. Um teto de dois níveis é selecionado levando em consideração as peculiaridades do estilo da cozinha. Assim, por exemplo, em cozinhas clássicas parece modesto - um nicho oval ou arredondado localizado no centro. Para divisões amplas, recomenda-se a escolha do estilo barroco, que assume um rico desenho na forma de telas e pinturas coloridas extensíveis.

Uma solução incomum para grandes cozinhas altas será um teto de caixotões de gesso. Os tectos beliche no estilo Art Nouveau também são muito procurados, podem ter várias modificações, mas sempre apresentam assimetrias e linhas suaves.

As figuras da segunda camada são geralmente colocadas em todos os lugares - acima da área de trabalho ou de jantar, próximo à parede (para corrigir as proporções da sala), no centro.

Quanto à própria figura, ela pode ser simples ou complexa: Agora estão em voga figuras em forma de lágrima e desenhos em forma de flores, cobras e o sol. Freqüentemente, os tetos de dois níveis são combinados - uma parte da moldura é revestida com gesso cartonado e a outra é decorada com lona de PVC.

Por sua vez, os tectos de dois níveis são divididos em simples e complexos, sendo o primeiro representado pelos seguintes tipos de estruturas.

  • Estrutura. Eles se parecem com uma caixa de duas camadas com largura de até 1,5 m. No nível inferior, como regra, as lâmpadas embutidas são colocadas e as luzes de fundo LED são colocadas nas laterais. A vantagem dessas estruturas é que durante a montagem não há necessidade de dobrar o perfil, pois todas as linhas da estrutura são retas.
  • Diagonal. Caracterizam-se pela presença de transições suaves entre níveis, geralmente onduladas e originalmente dividem a cozinha ao meio, localizadas em cantos opostos. Os elementos suspensos vêm em diferentes tamanhos e simetrias. Recomenda-se que o nível mais alto seja colocado mais perto da janela.
  • Zonal. Permita que as camadas destaquem uma área específica da sala. Portanto, na cozinha, esse teto suspenso originalmente divide o cômodo em zonas. Estruturas semelhantes, colocadas no canto da sala na forma de uma saliência triangular adjacente às paredes, parecem lindas.

As estruturas complexas de dois níveis são as seguintes.

  • Encaracolado. Permite que você crie padrões incomuns com seus níveis inferiores. Então, por exemplo, muitas vezes na cozinha você pode encontrar composições na forma de uma flor ao redor do lustre central. Eles geralmente são colocados no centro da cozinha, mas outras opções são permitidas.
  • Padronizado. Eles são um padrão composto por pequenos elementos que são distribuídos por toda a área do teto. É difícil instalar essas estruturas, mas se você fizer o trabalho corretamente, terá um projeto original.
  • Tetos altos. Eles consistem em um grande número de elementos suspensos em um ângulo em relação à base. Como resultado, parece que o teto está flutuando no ar. Para potencializar o efeito, as estruturas são complementadas com iluminação lateral.

Soluções de cor

Os tetos da cozinha são um dos elementos de design mais importantes. Para que se encaixem harmoniosamente no estilo geral da sala, é importante não apenas selecionar corretamente o design, mas também a cor. Existem as seguintes regras de design ao escolher uma paleta de cores para tetos:

  • em cômodos pequenos, deve-se dar preferência a cores claras;
  • para cozinhas espaçosas, o uso de tons escuros e ricos é permitido;
  • Estruturas de teto em cores pastel vão ajudar a encher a cozinha com aconchego e aconchego caseiro.

Para corrigir a geometria incorreta da sala, você também precisa conhecer a peculiaridade das cores para alterar visualmente o espaço.

Por exemplo, tons escuros "tomam" o volume, e os claros, ao contrário, tornam o ambiente mais amplo... Se você aplicar uma cor escura no design na forma de fragmentos separados, poderá enfatizar favoravelmente a beleza dos padrões e formas. Em cozinhas pequenas, os modelos de tectos em preto e branco têm um aspecto chique - alargam o espaço e dão um aspecto moderno. Agora, os tetos bege, leitoso e branco como a neve estão na moda; eles também parecem incomuns no design e na construção em tons de vermelho ou verde brilhante.

Opções de design

As placas de gesso cartonado têm pouco interesse no design, portanto, para criar designs interessantes a partir delas, você deve pensar sobre a decoração com antecedência. Os acabamentos do gesso cartonado são diferentes, as opções mais comuns são apresentadas a seguir.

  • Coloração. A GKL segura bem a tinta, além disso, as chapas podem ser pintadas com várias cores, criando composições interessantes. Até à data, os novos designs são apresentados por uma pintura combinada com uma textura diferente: pintura, "como metal", superfícies mate e brilhantes. Coloração monocromática também é permitida no design, onde os elementos cacheados são destacados com cores mais contrastantes.
  • A foto. Esta opção de decoração deve ser escolhida individualmente, levando em consideração não só os gostos pessoais, mas também o estilo geral da cozinha. A impressão de fotos com imagens de flores e do céu é muito popular. Para destacar as formas no design, eles usam molduras e rosetas.
  • A colar. Geralmente é usado para decorar tetos de um nível. Assim, no estilo provençal, a superfície da parede de gesso pode ser colada com telas laváveis ​​com uma imitação de um padrão de madeira. O resultado é um efeito incomum. A película térmica permite obter um melhor efeito decorativo - é fácil de colar e imita perfeitamente a textura de qualquer material natural.
  • Gesso. Na cozinha, o teto forrado com gesso cartonado pode ser decorado com mosaico, seda e gesso texturizado ou veneziano. Em um design dominado pelo barroco ou clássico, é melhor escolher o gesso com imitação de mármore; para o estilo de alta tecnologia, o gesso mosaico é adequado. Neste caso, apenas figuras individuais da estrutura podem ser decoradas com material decorativo.

O desenho do teto também é facilmente diversificado por formas caprichosas com assimetria.

No design moderno, um teto quebrado com uma caixa fica lindo. Pode ser feito em combinação combinando drywall com uma tela elástica no design.

Como escolher?

Para escolher o tipo de estrutura, você deve primeiro estimar a forma e as dimensões do teto, depois calcular o número de camadas e saber sua localização.

Por último, mas não menos importante, o acabamento do teto, dispositivos de iluminação e elementos de decoração são selecionados.

Quanto ao formato da estrutura, ela deve se encaixar harmoniosamente no estilo da cozinha e alterar visualmente seu espaço. Para salas quadradas, estruturas retangulares são adequadas, pois aumentam visualmente o espaço. Podem ser colocados tanto no meio da sala, como em partes separadas do teto, sob as quais fica o balcão do bar ou a ilha da cozinha. Uma solução original para grandes cozinhas será um teto de canto, composto por vários níveis.

No caso de a divisão ser pequena, os designers recomendam a escolha de estruturas de um nível, uma vez que as complexas podem tornar a cozinha baixa. Esses modelos devem ser complementados com uma boa iluminação. Para salas oblongas e estreitas, estruturas de dois níveis localizadas acima da área de jantar serão a solução certa. Eles ajudarão a corrigir a forma da sala e a se concentrar nessa área específica.

Esses tetos podem ser quadrados ou ovais.

Na hora de escolher um teto falso, é recomendável prestar atenção aos elementos decorativos, desenhos que devem se repetir no interior. Portanto, por exemplo, se houver móveis na cozinha com linhas retangulares estritas, curvas suaves e encaracoladas não devem estar presentes no teto. Eles parecerão inorgânicos e ridículos. Se houver uma pintura em uma das paredes, ela deve ser continuada no teto. Isso vai adicionar um pouco de elegância.

Se no interior da sala o forro realizar o zoneamento, então as composições multiníveis devem ser preferidas. Cada um deles é instalado a uma certa altura. Os holofotes ajudarão a aumentar o efeito; é melhor instalá-los ao longo dos limites dos níveis. Ao mesmo tempo, o tecto falso pode não só dividir a cozinha em zonas, mas também desempenhar outra função - ocultar as comunicações. Para isso, deve ser montada uma caixa acima da área de trabalho, onde serão colocados os principais elementos de comunicação.

Para cozinhas grandes e altas, tetos de vários níveis com formas complexas serão uma excelente opção. Eles se encaixam perfeitamente em qualquer design de sala, enfatizam as áreas individuais da sala e preenchem-na com uma atmosfera especial de conforto. A única coisa é que é difícil para os artesãos novatos lidar com sua instalação.

Se você planeja renovar a cozinha com um orçamento limitado e todo o trabalho de acabamento será feito à mão, então estruturas simples compostas por drywall e lonas elásticas serão a escolha certa.

Belos exemplos

Hoje, existem muitos projetos de design para o design de cozinhas, nos quais está prevista a instalação de tetos de gesso cartonado. Então, para cozinhas de estúdio, os especialistas recomendam designs de vários níveis que permitem delimitar visualmente o espaço entre as áreas de jantar e de trabalho... Esta opção também é adequada para quartos com área inferior a 10m2. Neste caso, é realizada a instalação de duas camadas, forma-se uma onda lisa ao longo das bordas e a iluminação é feita de lâmpadas halógenas. É aconselhável escolher uma cor bege, vai combinar harmoniosamente com móveis de madeira.

Os tectos falsos em forma de divisórias também parecem invulgares nas cozinhas. Possuem geometria original e podem ser rebaixados do teto a qualquer altura. Não é necessário fazer essa partição no meio da sala.

O mais importante é que contenham cores contrastantes e linhas curvas. Isso irá expandir visualmente a pequena sala.

Um teto falso em forma de nicho em mezanino também pode se tornar uma ideia original. Para isso, basta instalar uma caixa em todo o perímetro de toda a cozinha, ocultando nela todas as comunicações, e adicionalmente fazer uma transição para a parede, fixando nela estantes de gesso. As laterais das prateleiras podem ser acabadas com imitação de pedra selvagem. Para manter um estilo uniforme na cozinha, recomenda-se destacar também as áreas individuais do teto com pedra selvagem.

Para obter informações sobre como fazer um teto de gesso cartonado em forma de onda na cozinha, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa