Chão da cozinha

Pisos de cozinha: tipos, escolhas, soluções interessantes

Pisos de cozinha: tipos, escolhas, soluções interessantes
Contente
  1. Opções de revestimento
  2. Ladrilho combinado e laminado
  3. Tipos de estruturas
  4. Solução de cor
  5. Projeto
  6. Como escolher?
  7. Ideias lindas

Os pavimentos da cozinha são a componente mais importante de um acabamento de elevada qualidade, uma garantia de conforto e uma espécie de cartão de visita do designer. É o revestimento do piso que é visto pelos hóspedes que vêm à casa pela primeira vez e pelas pessoas que moram no apartamento. As cozinhas modernas permitem uma variedade de soluções estilísticas, mas os pisos têm requisitos próprios para garantir a segurança, facilitar a limpeza e garantir a durabilidade da decoração escolhida.

A escolha de opções disponíveis permite atender a quase todos os orçamentos. Autonivelantes, cortiça, ladrilhos e laminados combinados, polímeros e mármores, os soalhos de madeira e suas variantes de outros materiais apresentam um aspecto atractivo e, em determinadas condições, podem ser utilizados na cozinha. Como você toma a decisão final e escolhe a melhor opção de cobertura? Para começar, vale a pena considerar todos os seus recursos com o máximo de detalhes possível.

Opções de revestimento

O piso da cozinha deve ter um determinado conjunto de propriedades que lhe permitam resistir facilmente ao contato com objetos quentes e frios, danos mecânicos e tensões intensas. O revestimento ideal é aquele que resiste facilmente às mudanças de temperatura e umidade, é fácil de limpar e dura muito tempo. Além disso, a estética do material selecionado também é importante - deve estar em harmonia com o estilo geral do interior, ter uma aparência apresentável e criar um certo clima no espaço da sala.

Volume

Pisos autonivelantes líquidos ou de polímero ganharam popularidade tanto nos interiores comerciais para os quais foram originalmente desenvolvidos, quanto nos espaços residenciais de casas e apartamentos. Em vez de colocar o revestimento sobre a base preparada, neste caso, o material é derramado. Pode ser à base de polímero epóxi ou poliuretano, metacrilato de metila ou composto de cimento-acrílico.

O revestimento acabado é transparente, mas pode ser pintado com componentes adicionais na composição. Os pisos são feitos com impressão de fotos e ornamentos originais, a decoração pode ser caprichada, por exemplo, com o preenchimento do revestimento com materiais naturais ou quaisquer outros elementos - desde moedas e conchas até flores artificiais. Desta forma, você pode obter uma decoração totalmente única.

A única desvantagem é que a tecnologia do piso é complexa, requer uma abordagem profissional e um investimento significativo de tempo.

Ladrilho combinado e laminado

Para pisos de cozinha, a combinação ladrilho / laminado é a mais popular. Esta opção de acabamento se distingue pela alta confiabilidade e funcionalidade, é econômica e permite que você efetue o zoneamento do espaço ao criar interiores complexos. Os ladrilhos resistentes à umidade práticos são geralmente instalados na área "molhada" da cozinha. O grés cerâmico ou porcelânico é utilizado como material, colocado em um setor ao longo dos gabinetes de fone de ouvido.

É muito importante usar opções de ladrilhos antiderrapantes com uma superfície áspera.

Fora da zona sanitária, é instalado um piso laminado. Devem ser selecionados revestimentos com alto nível de resistência ao desgaste. Entre as vantagens de tal solução, pode-se notar a ausência de problemas em empurrar materiais de piso mais macios com pernas de móveis, funcionalidade e facilidade de limpeza. A junta entre os elementos do piso de estrutura diferente é fechada com uma faixa decorativa ou sobreposição, podendo também equipar um pódio nesta área. As combinações podem ser contrastantes ou combinadas na mesma gama de cores e texturas.

Suberic

O pavimento em cortiça deixou de ser exótico no interior das cozinhas modernas. Este acabamento impressiona, tem uma textura agradável, é forte e durável. O material ecológico não emite substâncias perigosas na atmosfera, tem um padrão único, mas precisa de uma camada protetora de verniz. O sobreiro com que é feito o pavimento tem um efeito antiestático, indicado para ambientes onde vivem pessoas com asma ou alergias ao pó.

As lamelas prontas, nas quais a matriz é cortada, são fáceis de encaixar; tal piso não requer isolamento adicional. O revestimento possui um elevado nível de isolamento acústico, o que é importante para a cozinha.

Quando devidamente tratado com verniz protetor, o material não absorve odores.

Linóleo

O material natural ou feito em base artificial (PVC) é amplamente utilizado na decoração de cozinhas em casas e apartamentos da classe econômica. A sua praticidade é muito apreciada e a variedade de opções de design permite-lhe alcançar a harmonia no design da divisão. Mas não sem desvantagens. O linóleo, especialmente o artificial, queima bem; ao entrar em contato com um fósforo caído, definitivamente deixarão vestígios nele. É bastante macio, portanto, com o tempo, a superfície cederá levemente com o peso da mobília. Além disso, em termos de grau de abrasão, a maioria desses materiais são muito inferiores às outras opções - laminado, cartão, pedra, azulejo.

Bambu

Uma opção de design única para pisos. Os revestimentos para pisos de bambu estão agora disponíveis em três variedades - tábua, parquet ou ladrilho. As características do material são tais que é adequado para salas com diferentes níveis de tráfego. Um piso durável feito com este revestimento natural é caracterizado por uma maior resistência ao desgaste, não tem medo da umidade, é à prova de fogo e tem uma aparência espetacular.

Para a produção de telhas de bambu, parquetes ou pranchas, as fibras são coladas e prensadas, formando uma base que não é inferior em suas características à madeira maciça. A escala de cores do material varia do amarelo palha ao café. As tábuas do piso são montadas em uma ranhura, produzida com uma conexão de trava pronta, que permite montar o revestimento de forma rápida e eficiente.

Em geral, o bambu pode ser uma boa alternativa à madeira natural em acabamentos de cozinha.

Mármore

O mármore natural dificilmente é uma boa escolha para a cozinha. Mas sob certas condições, este material pode ser facilmente montado no interior de uma sala com alta umidade. Mas o mármore absorve facilmente a sujeira e não é resistente aos ácidos. O material, especialmente em cores claras, pode perder rapidamente seu apelo original. Mas se você realizar um processamento especial em tempo hábil, protegendo o mármore da umidade, pode facilmente usar a magnífica pedra natural no interior da cozinha.

Madeira

A madeira natural é adequada para o uso no projeto da cozinha de uma casa de campo. Em combinação com paredes feitas de troncos, vigas, revestimento de tábuas, este material parece natural e atraente. Tipos de madeira caros e valiosos são adequados para uso em interiores premium. Na cozinha, uma tábua de parquete é geralmente colocada com uma junta de travamento ou uma estaca-prancha, revestida com óleo ou verniz para aumentar a resistência à umidade.

Um piso de madeira não é muito adequado para ambientes com alta umidade e flutuações de temperatura. Quando o estado do ambiente muda, o material natural pode inchar, mudar sua geometria e rachar. A capa protetora terá que ser renovada regularmente para protegê-la contra umidade e sujeira. Além disso, a madeira maciça é difícil de combinar com outros materiais.

O pavimento em parquet é ainda mais caprichoso, requer humidade e temperatura constantes, pelo que não é recomendado para a cozinha.

Ladrilhado

Os ladrilhos podem ser cerâmicos, à base de argila e grés porcelânico, a partir de materiais compostos. Existem muitos benefícios neste acabamento. A decoração pode ser encontrada para todos os gostos, estilos e orçamentos. O piso de cerâmica é o mais prático, durável e confiável, não tem medo de temperaturas extremas, umidade e poluição.

O revestimento pode ser combinado com a imitação de quase qualquer material, colocado em um padrão quadriculado ou em outras opções de montagem. A textura da superfície também pode ser diferente - brilhante, semi-fosco, fosco. Esse tipo de piso não é inflamável e tem uma longa vida útil.

Além disso, o grés porcelânico não teme cargas mecânicas ou de choque.

De laminado

O laminado de vinil é uma das opções de piso mais populares. O material é durável, prático, possui decoração variada e é adequado para ambientes com alto índice de umidade. Tal piso é feito colocando módulos individuais, requer uma base plana, isolamento de superfície preliminar. Pisos laminados multicamadas, na maioria das vezes uma mistura de PVC e quartzo, possui uma classificação diferente. São adequados para a cozinha 31-43 graus, semi-comercial e comercial, resistindo à abrasão intensa.

Dependendo da versão, o laminado para piso pode ser:

  • clássico - com camada superior texturizada e trava ou parte inferior para colagem;
  • autoadesivo - com fita protetora removível;
  • contesse - com configuração predominantemente tipo castelo, não inflamável, quimicamente resistente.

Painéis retangulares de piso de vinil na maioria das vezes imitam a textura e as cores da madeira natural. Os quadrados fazem com que pareçam pedra natural.

Tipos de estruturas

Ao criar um piso em uma cozinha, é muito importante considerar que tipo de construção será criada no interior. Se apenas uma sala for concluída, você pode prescindir da formação de elementos arquitetônicos adicionais.A opção mais simples é um piso de um nível, com altura igual em toda a área da cozinha. É colocado sobre uma mesa de cimento plana ou vazado de acordo com a tecnologia selecionada.

Um andar de dois níveis é uma boa solução para salas combinadas. Cozinha-sala de estar ou cozinha-sala de jantar podem ser divididas em um moderno pódio. Mas para criá-lo no interior, é muito importante levar em consideração os parâmetros iniciais da sala. Você não deve fazer pisos de vários níveis em cozinhas com pé-direito inferior a 2,7 m. Além disso, a altura do pódio em si não deve ser superior a 150-170 mm, para isso você terá que preencher uma mesa adicional ou faça outra base, forme uma camada à prova de som, calcule a variação das cargas na superfície.

Solução de cor

Ao escolher um esquema de cores para o piso do interior da cozinha, é muito importante seguir algumas regras. Em primeiro lugar, terá de decidir se será contrastante ou se combinará com o resto dos elementos interiores. Se você quiser efeitos incomuns, pode usar um piso de cozinha transparente com efeito 3D ou impressão de fotos originais.

A solução mais simples é a mídia de impressão pronta para uso com uma tampa transparente na área de jantar. Mas não é recomendado colocá-lo próximo a superfícies de trabalho e fontes de fogo. Pisos autonivelantes monocromáticos parecem um tanto desafiadores e são combinados com um estilo moderno ou de alta tecnologia, mas é melhor escolher soluções lacônicas em preto, branco e cinza.

Ao escolher um esquema de cores, é recomendável considerar as recomendações a seguir.

  1. As cores claras refletem bem a luz e ajudam a expandir visualmente o espaço interior. Mas em uma sala com um fone de ouvido branco, pode criar uma sensação desnecessária de monotonia, sem rosto. Além disso, na cozinha, um piso claro não é muito prático de usar.
  2. Os tons escuros criam um contraste brilhante, servem como um destaque no interior. São mais convenientes de usar na cozinha, mas requerem uma boa iluminação.
  3. Cores brilhantes e suculentas enfatizam bem as soluções geométricas do ambiente. Eles podem ser apoiados por tetos tensos e realçar efetivamente a estrutura do pódio. Pisos de cerâmica em cores vibrantes ficam bem em uma cozinha campestre ou em um interior vanguardista. Pisos autonivelantes suculentos, verdes, azuis, amarelos parecem espetaculares, eles combinam com a atmosfera de uma cozinha espaçosa e iluminada em estilo ecológico.
  4. Tons pastel são usados ​​principalmente em acabamentos de cozinha com materiais naturais. Madeira, mármore e azulejos parecem bastante impressionantes aqui, sem serem notáveis.

A escolha da cor do piso é recomendada levando em consideração o tom do fone de ouvido, paredes, teto e estilo de design.

Somente neste caso você pode obter uma solução interior verdadeiramente harmoniosa.

Projeto

Entre as opções de design mais fashion para o chão da cozinha as seguintes soluções podem ser distinguidas:

  • 3D com efeitos visuais;
  • em uma gaiola - com estilo xadrez e painéis contrastantes;
  • natural e ecológico, madeira, pedra;
  • com o efeito do envelhecimento, escovagem, realce;
  • em design monocromático brilhante (em massa ou lado a lado);
  • em estilo patchwork, uma reminiscência de uma colcha de retalhos;
  • em cortiça preservando a textura natural;
  • com padrões geométricos no estilo art déco;
  • sob o concreto descoberto, que é típico de um loft;
  • com ornamentos florais;
  • com impressão de fotos 2D (em massa).

Estas e outras opções de design moderno parecem interessantes e elegantes no design da cozinha, permitem-lhe trazer novidade ou uma sensação de aconchego e conforto para o interior.

Como escolher?

Na hora de escolher um material para acabamento do piso do interior da cozinha os seguintes pontos devem ser considerados.

  1. Número de andares do prédio. Num apartamento no rés-do-chão e numa casa de campo, a base do piso vai exigir obras mais complexas, isolamento térmico adicional. É melhor usar materiais naturais aqui - madeira ou cortiça.
  2. Praticidade. A facilidade de limpeza é uma vantagem importante quando se trata de materiais de acabamento para cozinha.
  3. Resistência à umidade. O chão da cozinha não deve absorver umidade. Todas as outras opções devem ser deixadas para alojamentos.
  4. Durabilidade. A vida útil do material é muito significativa, principalmente se se tratar de uma renovação complexa com a construção de um pódio ou a combinação de uma sala e uma cozinha.
  5. Orçamento de reparo. Se você não tem muito dinheiro para terminar o piso da cozinha, pode considerar a colocação de linóleo ou ladrilhos de cerâmica.

Ideias lindas

  • Um bom exemplo de combinação de azulejos e laminados no interior de uma cozinha. O limite de cobertura segue ao longo do nível de divisão das zonas funcionais.
  • Piso autonivelante elegante com padrões florais. Uma solução sofisticada e prática para cozinhas modernas.
  • O pavimento em bambu da cozinha é um acabamento invulgar e ao mesmo tempo tradicional.

Você pode aprender a fazer o chão de uma cozinha com suas próprias mãos no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa