Tapetes para cozinha: seleção e uso no interior
Para dar um aspecto lacónico ao interior da divisão, para além do mobiliário principal, são utilizados nos quartos produtos adicionais não menos funcionais. Essas opções incluem tapetes. Quanto às cozinhas, nessas salas não há menos demanda, visto que os fabricantes são apresentados em uma grande variedade de espécies.
Você precisa disso na cozinha?
Para determinar por si mesmo a viabilidade de usar um ou mais tapetes no interior da cozinha, vale a pena considerar todas as características positivas e negativas de tal produto na sala. Os aspectos positivos do uso incluem o seguinte:
- Em primeiro lugar, é importante saber que a sua presença na divisão irá melhorar o isolamento acústico, o que pode ser relevante não só para um edifício de apartamentos, mas também para uma casa privada térrea;
- o tapete se destaca por seu apelo decorativo, que afetará positivamente o design e o ambiente da sala;
- com o auxílio de um revestimento adicional, será possível prevenir a hipotermia das pernas, proporcionando uma camada adicional entre o chão e os membros; tal momento será especialmente importante em ambientes onde o chão da cozinha é revestido de ladrilhos ou laminado;
- cobertura adicional será exigida em famílias com crianças pequenas que preferem ficar no chão; tapetes e esteiras permitirão que eles se sentem em uma superfície mais confortável, além disso, esses produtos podem minimizar os danos que um membro mais jovem da família pode receber em uma queda, e assim por diante;
- muitas técnicas de design em design de interiores requerem a presença de um acessório tão funcional na divisão, pois com a sua ajuda será possível zonear o espaço, o que será relevante em pequenas cozinhas ou numa cozinha-sala com grande área;
- usar um carpete pode reduzir a quantidade de danos ao piso durante o uso, na maioria dos casos será mais barato substituir o carpete, tapete ou tapete do que os ladrilhos, carpete ou laminado no chão.
No entanto, este produto apresenta alguns inconvenientes, que também devem ser tidos em consideração ao decidir comprar uma carpete para a cozinha.
- Se você colocá-lo na área de trabalho da sala, deverá estar preparado para o fato de que o produto exigirá manutenção frequente. A limpeza de alguns produtos, por exemplo, com uma pilha alta, será bastante difícil de monitorar, portanto, a escolha do material deve ser feita com atenção. Se você não limpar a superfície, todas as manchas e estrias ficarão visíveis, o que afetará negativamente a aparência de toda a cozinha.
- Nem todos os produtos serão compatíveis com o piso da sala, portanto, para ladrilhos e outras opções escorregadias, vale a pena escolher apenas os tipos de produtos que terão o lado avesso de borracha ou silicone, necessário para prevenir situações traumáticas.
- Apesar da versatilidade dos tapetes, eles combinam bem com o design em todas as cozinhas. Este ponto deve ser pensado com antecedência, uma vez que existem opções de interiores onde é melhor recusar o uso de tais produtos no chão.
Levando em consideração todas as características acima dos tapetes para cozinha em cada caso individual, é possível resolver a questão da necessidade de tal produto no ambiente.
Formas e tamanhos
A aparência dos tapetes é composta por uma série de componentes, entre os quais vale destacar a forma e o tamanho dos produtos. Tais nuances afetarão diretamente a localização e o interior de toda a sala, além disso, tais parâmetros ajudarão a corrigir visualmente algumas das desvantagens do layout ou dimensões da sala, alongando ou expandindo visualmente o espaço.
Hoje, os tapetes vêm em muitos formatos diferentes. Na maioria das vezes, os produtos são do tipo quadrado, redondo ou retangular, mas muitos fabricantes também oferecem produtos em formatos não padronizados, por exemplo, na forma de um coração, uma estrela, uma flor e assim por diante. Variações arredondadas são recomendadas para uso em cozinhas que são muito estreitas e alongadas.colocando vários tapetes redondos pequenos no chão em lados diferentes de uma sala, será possível suavizar essa impressão da sala. As cozinhas muito largas exigirão o uso de tapetes estreitos em forma de caminhos, que são melhor colocados no centro da sala.
Os produtos que seguem as formas dos móveis principais dessa parte da sala geralmente são colocados sob a mesa ou na área de jantar. Mas às vezes as mesas redondas combinam com opções de tapete quadrado por baixo.
Quanto ao tamanho, com certeza haverá um produto adequado para cada consumidor, já que a linha se apresenta tanto com grandes tapetes de dois metros, que vão cobrir quase todo o piso da cozinha, quanto com pequenas opções, mas seus tamanhos variam. dentro de 40-50 centímetros.
Materiais de manufatura
Os fabricantes de tapetes de cozinha utilizam diversas matérias-primas, que se destacam não só pelo apelo visual, mas também, em alguns casos, pela resistência a danos mecânicos, resistência à umidade, etc. Na maioria das vezes, você pode encontrar produtos de diversos materiais à venda.
- Matérias-primas naturais. Na maioria das vezes, são tapetes de linho, viscose, algodão. Esta opção destaca-se pelo respeito pelo ambiente, hoje apreciado por muitos designers de interiores e proprietários de cozinhas de estilo ecológico. Além disso, os produtos feitos de materiais naturais são notáveis por sua facilidade de lavagem, limpeza e manutenção.A maioria dos modelos pode ser limpa da sujeira na máquina de lavar.
Em regra, esses bens têm um custo totalmente democrático.
- Lã. Esta espécie também pertence à categoria de matérias-primas naturais, produtos que são bastante procurados devido à sua maciez, durabilidade e capacidade de aquecer bem os pés. A limpeza e a manutenção geralmente se resumem ao processamento dos produtos com uma escova especial à mão. A única desvantagem dos tapetes de lã é a alta absorção de umidade, que pode ser inconveniente na área de trabalho.
- Poliéster. Produtos sintéticos com uma sensação tátil semelhante à lã. Os tapetes feitos com esse material se destacam pelo custo mais acessível, além de serem muito mais fáceis de cuidar. Os sintéticos não absorvem sujeira, graxa e odores, além de serem repelentes à água. Os produtos destacam-se pela durabilidade, pois destacam-se pela resistência à abrasão, não desbotam com os raios ultravioleta. Esses tapetes, ao contrário dos naturais, não atraem a atenção de vários parasitas e mariposas.
Porém, com todas as suas vantagens, o poliéster não é recomendado para uso próximo a fontes abertas de fogo, uma vez que o produto deformado pelo calor não pode retornar à sua forma anterior.
- Bambu. Opções populares para interiores rústicos ou de estilo ecológico. Normalmente, o junco é utilizado como principal matéria-prima pelos produtores. Os produtos têm um visual atraente, destacam-se pelo custo orçamentário, além de serem muito fáceis de cuidar. Entre as desvantagens de tais tapetes naturais atraentes e orçamentários, vale a pena destacar um mínimo de calor, de forma que dificilmente você conseguirá aquecer os pés em um tapete desses.
Espectro de cores
Os tapetes para a cozinha são apresentados pelos fabricantes em uma ampla variedade de cores, de modo que a escolha de um produto adequado dependerá das preferências pessoais e do estilo geral da sala, da cor do fone de ouvido, etc. Porém, ao escolher a cor e o tom adequados, vale a pena levar em consideração várias nuances das principais tonalidades da paleta de cores.
- Relativo alcance de luz, então ele se destaca por seus indicadores bastante baixos de praticidade, uma vez que mesmo pequenas manchas em tais tapetes serão claramente visíveis. Se a escolha e os desejos se limitam exclusivamente a estas tonalidades, vale a pena dar preferência ao bege, creme, branco, amarelo e outras opções de produtos feitos com matérias-primas modernas para facilitar lavagens e cuidados frequentes.
- A melhor opção para a cozinha serão tapetes com estampado variegado ou simplesmente multicolorido. Nesses produtos, a sujeira não é tão visível, assim como os defeitos de forma. O ambiente calmo da cozinha pode ser revivido com estes tipos de tapetes.
- Paleta escura será adequado em salas com pé-direito alto, desde que o interior da sala também contenha itens de decoração em cor semelhante.
O esquema de cores também é selecionado a partir do design estilístico do quarto da seguinte forma:
- para cozinhas com design sótão tapetes adequados com imitação de cores e texturas de superfícies naturais diversas - pode ser alvenaria ou um produto com uma impressão "debaixo de uma árvore", pode utilizar produtos com imagem volumétrica e texturizada;
- cozinhas retro geralmente complementados por produtos feitos de matérias-primas naturais com padrões florais ou geométricos em cores calmas;
- instalações rústico o melhor é decorar com tapetes tipo esteira na cor bege, ou adquirir vários tapetes pequenos com listras, uma gaiola ou flores, aderindo ao esquema geral de cores da sala;
- em cozinhas clássicas você pode colocar tapetes lisos em cores claras ou escuras com ornamentação mínima, focando no resto do acabamento.
Como escolher?
Indo até a loja para comprar um tapete, você deve levar em consideração as seguintes nuances:
- para evitar situações traumáticas, para a cozinha vale a pena considerar apenas os produtos que terão o verso emborrachado, ou escolher entre opções com capacidade de fixar tapetes no piso;
- para expandir visualmente a área da sala, podem ser considerados modelos com ornamento ondulado ou a presença de faixas transversais de qualquer espessura; listras longitudinais nas pistas darão um toque aconchegante ao interior;
- quanto à textura, quanto menos pilha houver, melhor, pois muitos detritos se acumularão em tapetes fofos;
- as cores devem estar em harmonia com o design geral, o mais correto é selecionar produtos em harmonia com cortinas, papel de parede, design do conjunto de cozinha; a exceção são os interiores monocromáticos, onde o carpete do chão atuará como o único destaque brilhante;
- os materiais modernos são mais convenientes em termos de limpeza, além disso, quase todos possuem uma impregnação hidrorrepelente especial, relevante para a cozinha.
Onde colocar?
Existem muitas opções para colocar tapetes no chão da cozinha. Na maioria das vezes, essas serão as seguintes opções:
- área de trabalho perto da pia ou fogão;
- centro da sala;
- coloque sob a mesa de jantar;
- diretamente na entrada da sala.
Itens estreitos devem ser colocados perto de uma pia ou fogão.
Quanto à área de jantar ou ao centro da cozinha, nessas opções seria mais correto utilizar produtos redondos, quadrados, retangulares, tapetes de formatos não padronizados ou repetir o formato da mesa.
Exemplos de sucesso
Um tapete redondo texturizado, localizado na área de jantar da espaçosa cozinha-sala de estar, tornará o interior da sala lacônico. Vai se tornar um acento interessante devido ao ornamento que não se destaca no esquema de cores geral. Além disso, com tal produto, o ambiente se tornará mais confortável e acolhedor.
O tema floral quente no tapete tornará sua cozinha verdadeiramente caseira. A combinação de superfícies de madeira, um fone de ouvido leve e um tapete retangular multicolorido criará um destaque na área da mesa de jantar, sem sair do conceito estilístico geral de simplicidade rústica e harmonia da paleta natural.
Será possível trazer um toque luminoso e funcional ao design da cozinha com a ajuda de um longo tapete retangular feito de cortes multicoloridos de material, colocado na área de trabalho.
Esse acessório tornará o interior da sala memorável e moderno, graças aos toques de cores ousadas na sala iluminada.
Para informações sobre como escolher um tapete, veja o próximo vídeo.