Grés porcelânico para pavimentos de cozinhas: variedades, selecção e cuidado
A escolha do Grés Porcelânico para o piso de cozinha é uma boa solução para garantir a praticidade e funcionalidade do revestimento. Este material é altamente durável, confiável e seguro de usar.
O grande formato dos módulos é fácil de instalar, além disso, em termos de resistência, o Grés Porcelânico é muito superior a outros tipos de revestimentos. Custo acessível, variedade de opções de design, estética e durabilidade tornam esses pisos uma compra verdadeiramente lucrativa. Vamos dar uma olhada em como escolher o material certo, qual solução de cor preferir, como colocar os ladrilhos para que o piso tenha um visual estiloso e não monótono e banal.
Peculiaridades
O grés porcelânico para pavimentos de cozinha deve cumprir vários requisitos para uma colocação harmoniosa desse tipo de revestimento no interior. Esse material é feito com tecnologia semelhante à da produção de cerâmica. A composição inclui cargas minerais - verga, areia, argila e pigmentos corantes naturais. Cores ácidas e tons não naturais não são encontrados nas coleções de fabricantes de tais revestimentos.
O grés porcelânico é feito através da queima de matérias-primas a uma temperatura de 1300 graus Celsius e prensagem, enquanto a intensidade de compressão é o dobro da dos ladrilhos comuns.
Como resultado, o material resultante adquire uma estrutura densa de poros finos e uma resistência inatingível para cerâmicas convencionais. O método de pintura do revestimento também é diferente. Em particular, os pigmentos são adicionados ao Grés Porcelânico na fase de preparação da mistura, adquirindo a cor desejada em toda a sua espessura.
Dentre as características do Grés Porcelânico, algumas propriedades podem ser destacadas.
- Baixa absorção de água. Seu indicador é de apenas 0,05%, enquanto a telha absorve até 10% de umidade. Os pisos de grés porcelânico não têm medo de respingos de água, em caso de vazamento de emergência da máquina de lavar ou vazamento da pia, os riscos de inundação dos vizinhos serão menores.
- Vida útil de até 100 anos. É claro que o grés porcelânico é produzido há menos de 50 anos e essa característica é subjetiva. No entanto, é totalmente justificado por cálculos e dados de teste.
- Resistência a diferentes tipos de cargas. O grés porcelânico não teme os efeitos mecânicos e de choque, a superfície desgasta-se uniformemente. Sujeito às regras de assentamento, é impossível parti-lo, mesmo que uma caçarola pesada de ferro fundido caia no chão.
- Resistência ao gelo e resistência ao calor. Esse revestimento pode ser colocado na cozinha de verão de uma casa de campo, ele resistirá ao contato com o carvão quente da lareira.
- Respeito ao meio ambiente e segurança. O uso de matérias-primas totalmente naturais exclui a liberação de substâncias potencialmente perigosas.
Todas estas características tornam o pavimento em grés porcelanato para cozinha uma opção de acabamento popular, tanto em apartamentos citadinos como em casas de campo.
Visualizações
Todos os tipos existentes de grés porcelânico adequados para instalação na cozinha, podem ser categorizados de acordo com as propriedades do revestimento.
- Técnico. O mais próximo possível do granito nas suas características. Barato, durável, adequado para cozinhas de verão, sem aquecimento no inverno.
- Não processado. Ladrilhos com textura rugosa e superfície mate. Adequado para áreas de trabalho onde é importante evitar escorregões. Em termos de dureza e resistência à umidade, é uma das melhores opções, tem um preço acessível.
- Polido. Grés porcelânico com camada superior de alto brilho. Visualmente atraente, mas pode ser muito escorregadio na cozinha. Em termos de propriedades, é inferior aos análogos que não foram submetidos a processamento mecânico.
- Lixado. Material de desempenho reduzido, menos durável.
- Lappado ou semi-mate. A superfície tem áreas lisas e lixadas ou ásperas.
- Brilhante, com acabamento acetinado. É semelhante aos ladrilhos no método de criação de uma camada brilhante - o revestimento externo é aplicado antes da queima. O revestimento acabado tem um brilho pronunciado.
- Vitrificado. Grés porcelânico coberto com esmalte decorativo colorido. As mais variadas em cores e decoração, mas a camada externa pode se desgastar rapidamente.
- Criado. Possui estrutura semelhante à de pedra natural. O revestimento é áspero, com irregularidades pronunciadas.
- Texturizado ou estruturado. Este tipo de grés porcelânico recria a superfície do concreto, madeira, metal, mantendo suas propriedades. A superfície de tal material não desliza.
Dimensões (editar)
Faixa de tamanho padrão de ladrilhos de grés porcelânico implica a seguinte gradação de módulos quadrados:
- 15 × 15 cm;
- 20 × 20 cm;
- 30 × 30 cm;
- 33 × 33 cm;
- 40 × 40 cm;
- 45 × 45 cm;
- 50 × 50 cm;
- 60 × 60 cm.
É importante levar em consideração que no tamanho de pisos de grés porcelânico, o deslocamento para cima ou para baixo é permitido na faixa de 3-7 mm.
Além disso, mesmo no mesmo lote ou embalagem, esses indicadores não serão os mesmos. As inserções decorativas geralmente têm tamanhos laterais de 5 a 10 cm, são feitas em formato quadrado.
Além do mais, a categoria de grés porcelanato texturizado, imitando o assentamento de parquete, destaca-se... Nesta categoria, você pode encontrar ladrilhos nos tamanhos 10 × 120 cm, 15 × 30 cm, 20 × 60 e 20 × 120 cm com espessura de 8-11 mm. Produtos finos de corte de 3 mm não são adequados para o piso, são muito frágeis e não resistem ao uso intensivo. A maior espessura é de 14-20 mm, como o grés porcelânico é utilizado em áreas com maior tensão.
Soluções de cor
O grés porcelânico utilizado no acabamento de pisos de cozinhas pode ter uma variedade de cores. Ao escolher a cor ideal, você pode aproveitar a gama principal do interior da cozinha ou escolher opções de design contrastante. Além disso, deve-se ter em mente que somente o grés porcelânico fosco oferece uma reprodução precisa das cores.
Revestimentos brilhantes, brilhantes ou estruturados não apresentam tais características e podem clarear a cor do material.
Entre as soluções de cores da gama monocolourística, costuma-se distinguir 2 grupos principais.
- Cromático ou colorido. Isso inclui todos os revestimentos que possuem uma estrutura colorida.
- Acromático. Isso inclui as cores branco, cinza e preto, bem como suas várias variações de prata e grafite a marfim.
Essas cores são uniformes, não apresentam inclusões, listras, áreas sem pintura, granulação pronunciada.
Esses produtos podem ser esmaltados ou fabricados com tecnologia clássica.
Existem várias opções para soluções multicoloridas.
- Pedra natural (na maioria das vezes mármore). O material pode ter superfície polida ou lapidada, reproduz com fidelidade as cores e texturas de um mineral natural, sendo muito mais durável.
- Texturizado. Com meios-tons pronunciados, criando transições de cores e tons. Esse grés porcelânico parece muito decorativo e atraente; na maioria das vezes, a técnica de texturização é usada ao criar revestimentos semelhantes a madeira.
- Pimenta e sal. Um acabamento de superfície em que uma mistura de manchas escuras e claras é revestida uniformemente. A base geralmente é uma gama acromática de tons ou tons de bege claro. Esta opção de cor parece mais nobre em combinação com um fundo cinza.
Ao escolher um tom, é importante lembrar que os tons de branco deslumbrantes na cozinha parecem muito ativos.
É melhor dar preferência a um tom leitoso ou marfim. As cores cinza e preto também são relevantes - são bastante neutras e combinam bem com qualquer estilo de decoração.
Projeto
Ao escolher um design para grés porcelânico, é importante compreender que ladrilhos simples e lisos na cozinha podem parecer muito rígidos. A solução ideal seria um revestimento não muito escorregadio com uma estrutura fosca em cores saturadas (azul, verde, marrom, amarelo) com inserções decorativas.
A alternância de preto e branco no piso parece interessante.
Vale a pena considerar o uso de revestimentos com textura de pedra natural - Grés porcelânico preto com veios de mármore branco parece muito esteticamente agradável... No estilo loft, você pode escolher módulos que simulam concreto. Para os estilos country e scandi - com acabamento em madeira e instalação em parquet.
Como escolher?
Existem regras simples para a escolha do grés porcelânico para assentar na cozinha. Preste atenção na correspondência entre a área da sala e o tamanho dos módulos - é melhor não levar ladrilhos maiores que 30 × 30 cm em uma pequena cozinha. Vale a pena prestar atenção à classe de resistência ao desgaste - deve ser no mínimo PEI 3.
Outro ponto importante - praticidade... O melhor material seria uma versão clássica mate ou texturizada. Ladrilhos lisos e brilhantes transformarão facilmente um piso úmido em um rinque de patinação - é melhor deixá-lo para a área de jantar.
Opções de estilo
Existem diferentes combinações de assentamento de grés porcelanato, mas este revestimento só pode ser montado em uma base muito plana - uma mesa de concreto seria a opção ideal.
De acordo com as regras, deve haver ladrilhos inteiros abertos para visualização das áreas do piso. Os elementos recortados são colocados nas bordas, onde não serão visíveis.
Entre as opções populares para a colocação de grés porcelânico no chão da cozinha estão:
- tradicional, linha reta, adequada para qualquer formato;
- diagonalmente (para lajes quadradas) em um ângulo de 45 graus;
- escalonado, compensado pela metade do módulo, como na alvenaria;
- espinha de peixe, permite imitar o parquete;
- modular, com ladrilhos de diferentes tamanhos, dispostos de acordo com um padrão específico.
Em uma cozinha pequena, é melhor usar uma instalação transversal reta ou modular. Em uma grande cozinha, a versão diagonal parece impressionante.
Como cuidar?
O piso de grés porcelanato da cozinha não requer uma manutenção particularmente sofisticada. Mas há uma série de recomendações que podem estender a vida útil do revestimento. Não deve ser lavado com produtos de ácido cáustico. - as costuras menos duráveis do que a base do ladrilho podem sofrer.
O uso de produtos químicos abrasivos também deve ser limitado. Antes da limpeza úmida, certifique-se de realizar a limpeza a seco - usando um aspirador de pó ou uma vassoura.
Manchas de graxa, vestígios de chá, café e outros líquidos de cores vivas são removidos da superfície do grés porcelânico com o uso de compostos alcalinos.
Vestígios de resina, betume e borracha são apagados com acetona ou outro solvente doméstico. Vestígios de construção ou acabamento são removidos com agentes ligeiramente ácidos. Recomenda-se a proteção adicional do piso da cozinha de vez em quando com produtos à base de cera sintética ou à base de silicone e resinas.
Belos exemplos
Várias opções de instalação permitem que você faça desses ladrilhos uma adição elegante à decoração existente da sala - Isso é confirmado por vários exemplos de belas combinações no interior da cozinha.
Piso de grés porcelanato fosco elegante para uma cozinha-sala de jantar em estilo loft. A textura imita uma superfície de concreto.
Pavimento em grés porcelânico com imitação de pedra natural. Separar parece interessante e não entediante na geometria complexa de uma grande cozinha.
Grés porcelânico no acabamento da zona de trabalho da cozinha. O assentamento perfeito e a textura variada dos ladrilhos criam a impressão de uma tela sólida.
O vídeo a seguir mostrará como escolher o grés porcelânico.