Ideias de design de interiores para cozinhas pequenas
Uma cozinha espaçosa é a felicidade dos proprietários, mas esses layouts chiques são encontrados principalmente em apartamentos novos. As cozinhas "soviéticas" raramente podiam se orgulhar de uma filmagem decente, o que dava oportunidades consideráveis para o arranjo das instalações. Mas não se pode dizer que uma pequena cozinha não pode ser aconchegante, funcional e elegante. É verdade que nem todo mundo tem uma cozinha tão pequena.
Características do layout
Mesmo que o proprietário do apartamento tenha contado com a ajuda de um designer, as peculiaridades do layout "pequeno" podem causar uma sensação de compactação e espaço apertado. Via de regra, os designers oferecem aos clientes que trabalhem com cor e textura, com janela e superfícies para criar o interior mais aberto e aberto em uma pequena área, mas os proprietários nem sempre concordam com os especialistas em tudo. A questão está numa certa ideia bem estabelecida de como deve ser o interior da cozinha, bem como dos estereótipos associados ao seu tamanho.
Muitos proprietários querem fazer uma cozinha grande e, para isso, precisam alterar o layout do cômodo. Por exemplo, você precisa demolir uma porta e fazer um arco. Ou demolir completamente a parede para unir a cozinha à sala.
O último projeto deve ser aprovado pelas autoridades reguladoras, qualquer atividade amadora é perigosa.
Mas há uma categoria de pessoas que ficam satisfeitas com uma pequena cozinha. Parece-lhes aconchegante, compacto e não vão organizar ateliê no apartamento.Se também tem uma cozinha muito pequena e não quer demolir as paredes e portas, pode tornar o mini-quarto elegante e moderno.
É preciso desviar um pouco do padrão (e muitas vezes apenas soluções antiquadas), dê uma nova olhada no design de interiores - você pode projetar cozinhas quadradas e retangulares de uma nova maneira... É até possível reorganizar psicologicamente o tamanho da sala na direção certa.
Segredos para aumentar visualmente o espaço
Em "carros pequenos", o tema do alargamento visual do interior torna-se especialmente relevante. E as técnicas astutas realmente funcionam - elas controlam a aparência, criam pequenas ilusões necessárias de percepção da sala.
Considere como ampliar visualmente uma pequena cozinha.
- Cores frias - é a isso que você definitivamente deve dar preferência. Violeta e azul violeta, branco, cinza são cores que podem adicionar espaço a uma sala.
A escala fria não deve ser muito escura e saturada. Cores quentes podem ser incorporadas ao interior, mas apenas marginalmente.
- Papel de parede liso sem relevo. A mesma regra se aplica à tinta e ao gesso: se houver algum padrão, relevo, textura, o espaço é comprimido visualmente.
- Papel de parede fotográfico em uma parede. Nem todos os murais de parede funcionarão, você precisa exatamente daqueles que representam a perspectiva. Por exemplo, um beco ao longo do parque ou uma janela da qual você pode ver o mar. Esta solução parece pintar na continuação da cozinha.
- Pavimento claro e monocromático. Quadrados, inserções de cores saturadas, estampas, decoração não devem sobrecarregar o visual. Se você for colocar piso de parquete ou laminado em uma cozinha retangular, empilhe os módulos longe da porta ou na diagonal.
- Teto. É melhor tornar o teto de uma sala pequena branco, ele pode ser brilhante - qualquer superfície reflexiva funciona para expandir o espaço.
- Móveis de vidro. Outra forma popular de dar expressão ao espaço é criar um interior leve que não prejudique a imagem da cozinha.
Se você puder implementar todos (ou quase todos) os itens acima em sua cozinha, com certeza gerenciará corretamente a pequena área. Mas o principal segredo de aumentar as premissas é a rejeição de tudo o que é supérfluo. Não há necessidade de encher uma sala em que cada centímetro é precioso. Mova tudo o que não estiver em uso para fora da cozinha. Alguns proprietários fazem isso até mesmo com os gabinetes superiores do fone de ouvido, acreditando que você pode passar sem esse agente de ponderação.
Liberte a área da janela: se o peitoril da janela estiver entulhado de coisas, os olhos certamente perceberão, e a sala se estreitará visualmente. Isso é o que, realmente, pode ficar no parapeito da janela - são vasos de vidro de cores frias. Um será o suficiente.
O minimalismo é o conceito principal para espaços muito pequenos e quase sempre ganha-ganha.
Soluções de estilo
O estilo otimiza o interior. Parece que é difícil manter uma sala em um estilo: ao contrário, os conceitos de direção sugerem cor, forma, decoração, não permitem combinações malsucedidas.
Muitos estilos combinam com o interior de uma pequena cozinha.
- Escandinavo. Certamente precisa ser colocado em primeiro lugar, pois essa direção de design implica liberdade, espaço, luz, recusa de excessos. É também um estilo muito democrático, permite que aqueles que estão com um orçamento apertado operem por conta própria.
Conjunto simples e lacônico, superfícies leves, decoração aconchegante que não sobrecarrega o espaço - essas são as principais vantagens do estilo Scandi.
- Provence. Falando em estilo provençal, pode-se imaginar espaçosas cozinhas e salas de jantar em algum lugar de uma casa particular fora da cidade. Mas se esse estilo country está perto de você, você não deve desistir dele, mesmo com uma filmagem modesta da cozinha. As paredes podem ser feitas em tons suaves de azeitona, o conjunto em si será branco, como o grupo de jantar. Mas os têxteis vão se tornar um sinal de estilo, eles vão abraçar a sala tanto quanto possível.
O estilo pode ser adivinhado através de belos tampos de mesa de madeira, toalhas de mesa caseiras e caminhos, decoração de janelas.
- Estilo moderno. Este é um nome condicional, pré-fabricado. É entendido como um conjunto de estilos de alta tecnologia, techno e minimalismo. Muitas vezes, em tal sala as linhas rígidas e lacônicas prevalecem, há muito metal e vidro, cores básicas, uma das paredes é "como um tijolo". Praticamente não há têxteis, portanto, uma pequena cozinha carece de um conforto especial.
Porém, se você seguir os princípios minimalistas e prestar atenção ao design da janela, a cozinha ficará muito bonita.
- Estilo de cafeteria. Essa direção é especialmente procurada hoje. A cozinha pode se transformar em uma mini cafeteria, e, copiando esta imagem, outras exigências são colocadas para a sala além da amplitude e do espaço aberto.
Freqüentemente, em uma cozinha assim, há uma mesa muito pequena para dois, as paredes são decoradas com cartazes e placas e é dada atenção à iluminação.
Os estilos não param por aí, mas, por exemplo, para um estilo clássico ainda não há espaço suficiente, o país também exige metros adicionais. A fusão brilhante e a etnicidade não estão completas sem cores brilhantes, que são problemáticas para operar em uma cozinha muito pequena.
Espectro de cores
O branco continua sendo o líder indiscutível. É, como nada mais, um complemento de pequenas divisões onde é necessário deixar entrar luz e ar puro. Muitos proprietários têm medo de cozinhas brancas, porque se sujam facilmente. Mas o pagamento pelo espaço visualmente aumentado não é o maior - papel de parede lavável de alta qualidade, que também pode ser colorido, será uma boa ajuda.
Cozinha branca sempre parece fresca e elegante. E se ainda está localizado no lado ensolarado, então há cada vez mais argumentos a favor do branco.
Além do branco, podem representar o conceito colorístico da cozinha e outras cores.
- Azul. Cor fria com opções de tonalidade. Combina com tons de branco, amadeirado e arenoso. Alinha-se perfeitamente com o cinza.
- Cinza. Em combinação com o branco e o preto (esta cor será menos ativa nas três primeiras), é capaz de criar um design lacônico e atraente em uma sala pequena.
- Menta desbotada. Cor muito delicada e refrescante. Consegue deixar o ambiente mais suave, traz um pouco de delicadeza ao interior.
- Roxa. Vai bem com branco e cinza. Tente usar essa cor em superfícies brilhantes.
- Areia. Uma cor quente é ideal para quem gosta de cores bege e chocolate com tendência para clarear.
As cores brilhantes são um perigo para o "tamanho pequeno". Eles reduzem os espaços, podem escurecê-los. Você não vai gastar muito tempo em uma cozinha tão colorida. A cozinha ainda é considerada uma zona quente, quando o fogão ou forno está ligado faz calor ali. As flores brilhantes ao redor farão com que pareça que não está mais apenas quente, mas insuportavelmente abafado.
É por isso que numa pequena cozinha o interior é frequentemente escolhido calmo, nórdico.
Opções de acabamento
O papel do acabamento não é apenas grande, muitas vezes é decisivo na reforma. Aqui, nem a funcionalidade nem a decoratividade são inferiores, ambos os requisitos devem ser atendidos.
Paredes
Você pode simplesmente pintar as paredes com compostos resistentes à umidade de alta qualidade. Se a superfície for plana, o método é mais do que adequado. As tintas de dispersão aquosa de látex e acrílicas, que necessariamente incluem elementos anti-mofo, são adequadas. Fibra de vidro, papel de parede lavável e até painéis de plástico podem ser úteis.
A área acima da pia, fogão e superfície de trabalho geralmente é protegida com um acabamento de cerâmica. - o avental é revestido com ladrilhos ou pedra artificial lisa. Também é possível usar vidro fumado temperado.
Piso
Este lugar é muito explorado, então o revestimento do piso deve ser muito forte e durável. E também deve ser fácil de limpar, mas não escorregar. Normalmente, os proprietários escolhem revestimentos com características semelhantes a estes requisitos: linóleo, grés porcelanato, ladrilhos ou mesmo piso autonivelante sobre resinas poliméricas.
O piso laminado é usado com muito menos frequência na cozinha, uma vez que não gosta de lavagens frequentes. A árvore também se cansa de umidade.
Tente fazer o revestimento do piso monocromático, composto por grandes elementos brilhantes.
Teto
A opção mais popular é um teto falso leve ou pintura normal. Mas as estruturas de gesso cartonado de complexidade variada são mais bem utilizadas em outras salas. A cozinha é tão pequena que um teto tão complexo a “roubou”, ainda que não em metros, mas em centímetros não menos valiosos.
Não tenha medo de ir para opções de orçamento, como papel de parede, painéis de plástico. Nem todas as opções baratas são sustentáveis, mas seus requisitos estéticos e acessibilidade são muito bons.
Várias decorações de teto (níveis, vigas) em uma pequena cozinha podem ser supérfluas.
Organização da iluminação
Mesmo uma pequena cozinha não é motivo para deixar apenas uma iluminação central. Podem ser úteis os díodos dot cut-in, que são económicos do ponto de vista do consumo eléctrico, servem por muito tempo e toleram com tranquilidade a humidade elevada. As lâmpadas LED são bem montadas em um conjunto de cozinha (sob condições de isolamento confiável da fiação).
E você pode recusar completamente um lustre pendente. Se você não consegue imaginar como esta é uma cozinha sem lustre, imagine que visualmente ela é, de fato, um objeto de interferência. Se a área dos fones de ouvido tiver sua própria iluminação e uma arandela estiver pendurada acima da mesa de jantar, um lustre é realmente necessário? Se, no entanto, decidir deixar a chamada iluminação central, dê uma olhada mais de perto na luz, ou mesmo nos modelos de moldura totalmente elegantes. O principal é não comprar lustres muito grandes e excessivamente decorados.
Uma pequena cozinha é freqüentemente associada ao aconchego, calor e coesão de todos os membros da família. Portanto, as velas são tão consoantes com a cozinha, que servem tanto para a iluminação local como para o conforto psicológico geral. Hoje em dia existem tantas opções de velas à venda que poderá escolhê-las com muito tempo e com muito interesse.
Mas lembre-se que há perigo de incêndio, não deixe velas acesas quando não houver ninguém na cozinha, use castiçais de proteção.
Seleção de móveis
Normalmente, os proprietários colocam a questão assim: você precisa escolher um modelo de fone de ouvido confortável e compacto. E esses proprietários de pequenas cozinhas nem olham para outras opções para organizar o espaço - por exemplo, abandonar um fone de ouvido em favor de um armário de cozinha ou armário. Ou - abandonando os armários superiores em favor de prateleiras abertas.
Se, no entanto, decidir comprar um fone de ouvido, os requisitos para isso são os seguintes:
- limpo, sem relevos e fendas;
- fachadas leves e monocromáticas (de preferência sem puxadores);
- o dispositivo é tal que é possível esconder o capô, os eletrodomésticos em geral ou os canos atrás das portas.
Muitas vezes, hoje, os proprietários de cozinhas de tamanhos modestos escolhem fones de ouvido que mais se assemelham a uma parede em branco com pequenas divisões. Na verdade, são sólidos, sem encaixes visíveis, muito lacônicos e geométricos.
Mas, para alguns, essa opção parecerá enfadonha. Nesse caso, pense nos armários apenas na parte inferior e em algumas (não mais) prateleiras abertas. Se você não economizou para comprar um fone de ouvido (ou não sabe qual escolher), construa estruturas de armação com prateleiras como armários inferiores. Em vez de portas, haverá cortinas de luz. Mas não economize em uma boa bancada. Uma bancada de madeira clara ou caramelo, âmbar é o ideal. Nas duas prateleiras superiores abertas, coloque apenas o que, de fato, muitas vezes precisa estar à mão.
O armário e o aparador não são as ocorrências mais frequentes na cozinha, mas o tempo mostra que as tendências estão a mudar. É difícil imaginar uma cozinha sem um fone de ouvido, mas um aparador bonito e espaçoso pode realmente substituir um fone de ouvido.
É bom se um lugar para uma área de jantar completa permanecer em uma cozinha pequena. Nem sempre funciona assim, porque em vez de uma mesa, os donos saem do balcão do bar ou transformam o peitoril da janela em tampo de mesa.Mesmo assim, esta não é a solução mais conveniente, porque três pessoas nessas "mesas", via de regra, não podem se sentar ao mesmo tempo.
Uma mesa de vidro é uma boa opção. Parece leve e leve, que é o que um espaço apertado precisa. Cadeiras transparentes serão boas ajudantes.
Eletrodomésticos
Tente remover tudo de seus olhos o máximo possível - se o micro-ondas estiver embutido em um fone de ouvido, isso não é ruim. Se a geladeira couber em um gabinete especial no fone de ouvido, não há problema, mas para cozinhas pequenas esses módulos raramente são desenvolvidos.
Escolha uma placa de cor clara que não seja muito larga. É melhor colocar vários processadores de alimentos, liquidificadores, fogões múltiplos em algum lugar dentro dos armários, retirando-os somente à medida que são usados.
Tente não fazer com que os eletrodomésticos se destaquem na cor. Um ou dois objetos brilhantes (chaleira e torradeira) podem até estar em uma pequena cozinha, mas quando se trata de equipamentos grandes, é melhor que se disfarce de espaço.
Têxteis e elementos decorativos
Os designers aconselham não sobrecarregar a área da cozinha com designs decorativos. Muitas coisas pequenas e coloridas tornam visualmente o ambiente ainda menor, e isso é um fato. Mas para quem não consegue imaginar um espaço sem decoração, há boas notícias - agora está na moda alterá-lo para se adequar ao clima, estação, feriados e muito mais.
Por exemplo, você pode mudar as faixas na mesa de jantar - mantenha 3-4 opções de tons diferentes para tal caso... Você pode trocar pequenos vasos na mesma mesa, castiçais. Na primavera você pode colocar pássaros de cerâmica leve em qualquer superfície conveniente, no verão você pode mudar os arranjos de flores em um vaso, no outono você pode decorar o espaço com folhas, bolotas e castanhas, e no inverno você pode usar neve Conjuntos decorativos (cones, velas, lembranças).
A decoração intrincada em uma pequena cozinha simplesmente não importa. Por que não decorar o ambiente com um toque aparentemente aleatório - doces coloridos em um vaso, frutas e morangos em uma fruteira de dois andares, um lindo bule e açucareiro. Mude a decoração para que não fique entediante.
Quanto aos têxteis, são preferidas opções leves e visualmente sem peso. O melhor é pendurar na janela uma luz, de tule quase transparente. As persianas em cada caso criam sua própria impressão: em algum lugar tornam o interior mais pesado, em algum lugar parecem modestas e discretas. Se as cadeiras forem estofadas com tecido, não deve ter uma grande impressão. Os tapetes são adequados, mas leves e leves. Embora geralmente uma pequena cozinha faça sem eles.
Exemplos de sucesso
Lindos interiores de design são impressionantes - nem todos os contempladores são capazes de dar vida às ideias para revistas. Mas você não precisa fazer tudo como uma cópia carbono: observe e observe linhas e formas, detalhes e truques, esquemas de cores. Simples e de bom gosto - isso é possível mesmo com uma renda modesta.
Ao escolher exemplos para inspiração, indique com três adjetivos como você deseja que sua cozinha fique. Por exemplo, prático, espaçoso, leve. Ou - incomum, com mobília fora do padrão, elegante. Isso permitirá que você não se distraia com outras opções.
Oferecemos 7 pequenas cozinhas inspiradoras.
- Um exemplo que vai te surpreender. isto cozinha, cuja filmagem não deixa muitas opções... Mas os proprietários encontraram uma ótima solução. Apesar da proibição da abundância de coisas e detalhes em um espaço pequeno, eles cabem bastante na sala de jantar. E, no entanto, acabou muito bem. A cor branca, as superfícies brilhantes e o aspecto limpo afetam a percepção - a cozinha parece acolhedora e elegante. E o mais importante, não é chato.
- Uma opção simples onde apenas 3 cores estão ativas - branco, areia, verde. Mas eles se encaixam tão bem no espaço que a enorme geladeira escura permanece quase invisível. A mesa branca está em perfeita harmonia com as cadeiras de madeira que não mudaram de cor natural.
Combinar o branco com o branco não é mais uma regra rígida, combinar o branco com a madeira é muito aconchegante.
- Em tal cozinha, o verão parece durar o ano todo. O espaço é estreito, mas a cor branca das paredes resolve parcialmente o problema, também parece refrescante. Um conjunto de tons amadeirados agradáveis. A decoração contém vermelho, que define a dinâmica da sala.
- Outra opção interessante, que combina o que à primeira vista deveria estar em conflito. A ideia com bancos transparentes é bem jogada, a combinação de tampo de mesa de trabalho e peitoril de janela parece interessante. Fachadas brilhantes influenciam muito a percepção visual da sala.
- E esta história é sobre como o estilo retro com seu brilho e clima nostálgico distrai a atenção de uma pequena filmagem... Combinação de cores muito interessante, a escolha da qual está correta. Embora seja um tanto eclético, pode-se lembrar a direção da fusão, neste caso uma escolha ousada se justifica.
- Cozinha lacônica cinza - linhas estritas, geometria correta, ênfase no metálico. Indicado para quem não trabalha em um escritório onde o cinza pode prevalecer.
- Branco + azul. Nesta cozinha, os proprietários dispensaram um fone de ouvido padrão. O painel de luz parece simples, mas bonito. A cozinha imita um estilo rústico que agrada muita gente.
Vá além da sua ideia do que deveria ser uma cozinha. Não tenha medo de repetir uma versão de seu filme favorito ou desistir de algo familiar (por exemplo, armários superiores). Uma pequena cozinha não é uma frase, mas um problema interessante que pode ser resolvido de forma brilhante.