Design e decoração

As melhores ideias para design de interiores de cozinha

As melhores ideias para design de interiores de cozinha
Contente
  1. Levamos em consideração o layout
  2. Opções de acabamento
  3. Seleção de móveis e equipamentos
  4. Espectro de cores
  5. Seleção de estilo
  6. Iluminação e decoração
  7. Tendências da moda
  8. Dicas de design
  9. Exemplos interessantes

Por vezes não basta criar um interior de cozinha bonito e harmonioso, pois é justamente aí que cada recanto deve ser útil e funcional. Portanto, é necessário pensar em todas as nuances com antecedência, antes de prosseguir diretamente para o reparo e design. Vamos dar uma olhada nas ideias mais populares para o design de interiores de cozinha, bem como nos familiarizar com as tendências da moda e truques de design.

Levamos em consideração o layout

A primeira coisa a se considerar antes de começar a trabalhar são os recursos de layout. Se você se depara com um quarto padrão, então não deve haver dificuldades, mas também existem vários espaços onde os fones de ouvido padrão não funcionam, e então será necessário organizá-los corretamente. Vale a pena considerar o tamanho da sala, pois é delas que depende o seu posterior preenchimento, bem como a escolha das cores.

Para uma cozinha com uma área pequena, é inaceitável o uso de grandes quantidades de tons escuros no interior, pois parecerá desconfortável e desorganizada. Também é categoricamente inaceitável usar cores escuras no desenho do teto, uma vez que parece que pressiona de cima. Elementos escuros no interior de uma pequena cozinha são possíveis apenas como decoração.

A colocação de móveis em um pequeno espaço deve ser feita de forma muito competente, pois é necessário combinar tanto a área de cozimento quanto a área de alimentação.Nestes casos, recomenda-se posicionar a cozinha montada ao longo de duas paredes perpendiculares, a parede com a janela permanecerá vazia, e a livre será ocupada por uma mesinha e uma geladeira. Embora não haja soluções de design engenhosas nesta versão, ainda é ideal, dadas as dimensões modestas da sala.

A longa cozinha padrão tem 10 metros quadrados. me uma forma retangular, e também é bastante espaçoso. Nesse cômodo, é permitido o uso de tons escuros nas paredes e no chão, mas ainda assim é recomendável decorar o teto com tons claros. Além disso, com esses parâmetros do ambiente, é perfeitamente aceitável projetar móveis em cores brilhantes e não padronizadas.

A colocação de um fone de ouvido e outros atributos de móveis com esses parâmetros pode ser tão simples - ao longo das paredes, e um pouco fora do padrão, com zoneamento e delimitação de espaço. É importante notar que, dadas as dimensões da sala, o zoneamento é melhor feito usando cortinas ou itens de mobília funcionais, como um balcão de bar ou parte de um fone de ouvido. Recomenda-se também colocar a área de cozinha mais próxima da entrada e a área de jantar perto da janela, para que você possa admirar a paisagem enquanto come.

Normalmente, qualquer cozinha grande, e especialmente uma cozinha-sala de jantar, pode ter uma área de 12 m². me mais. O espaço de tal cômodo permite que você organize as peças de mobiliário de acordo com o projeto de design ou a ideia do proprietário do apartamento. Também é possível usar quaisquer tons no interior, se juntos formarem um interior bonito e elegante.

Se a sala tiver cantos, saliências ou nichos, você pode pensar seriamente em colocar atributos de mobília ou uma geladeira que sejam de tamanho adequado.

Opções de acabamento

A decoração da cozinha deve ser abordada com especial responsabilidade, visto que tanto a funcionalidade como a vida útil da cozinha vão depender diretamente dos materiais que se pretende utilizar. Vale a pena escolher apenas materiais de alta qualidade, sem tentar economizar o máximo possível. Para tornar o design da sua cozinha mais atraente e original, é necessário considerar cuidadosamente o design das paredes.

  • Quando se trata de papel de parede, é melhor escolher tecidos não tecidos com um revestimento resistente à umidade. Também são chamados de laváveis, pois sua superfície tolera o contato com uma pequena quantidade de umidade, o que é muito importante para cozinhas. Existem também papéis de parede pintáveis ​​que também são resistentes à entrada de umidade, uma vez que tintas e vernizes de parede têm essas propriedades.
  • Em alguns interiores, soluções de design especiais serão necessárias para uma aparência harmoniosa. Por exemplo, usando alvenaria decorativa, mosaicos ou gesso decorativo. Graças a todos esses materiais, você pode criar um revestimento bonito e texturizado na parede.

Mas, como se trata de uma sala onde as coisas, os móveis e até as paredes ficam sujos na maioria das vezes, será necessário cuidar de um revestimento especial.

  • Ladrilhos cerâmicos são outra opção para revestimentos de paredes de cozinha. É considerado por muitos o mais prático porque é resistente à umidade e qualquer contaminação pode ser removida em questão de minutos. Mas a instalação deste revestimento tem nuances próprias - é necessário escolher uma cola de cimento de alta qualidade para o ladrilho, caso contrário o ladrilho pode rachar ou cair rapidamente.

Com forros, tudo é muito mais simples, a escolha não é tão boa. Você pode, é claro, usar cal para o teto, papel de parede especial do teto ou ladrilhos de espuma, mas isso não tem nada a ver com ideias de design da moda. Embora as decisões originais sobre o design de tetos sejam relativamente simples - eles usam telas de tensão ou estruturas de moldura articulada. Essas e outras opções permitem uma combinação de materiais de diferentes cores e texturas.

Quanto ao chão, aqui as opções são muito diversas.

  • A placa de parquete envernizada ficará muito bem no interior geral e é bastante durável e durável.
  • Os ladrilhos cerâmicos são o revestimento mais adequado, especialmente quando se trata de separar a área da cozinha com placas de fogão.
  • Vários tipos de laminados podem durar bastante tempo no espaço da cozinha, basta escolher um material de alta qualidade.
  • As melhores soluções de design às vezes nascem das coisas mais simples. Por isso, muitas vezes, para criar revestimentos de piso inusitados, utilizam-se pedaços de porcelanato ou cortes finos de árvores, bem preenchidos com verniz.

Seleção de móveis e equipamentos

Os móveis e equipamentos técnicos da cozinha devem ser pensados ​​ao mais ínfimo pormenor, pois é justamente esta divisão que onde tudo deve estar à mão e colocado da forma mais conveniente possível.

  • A geladeira é parte integrante de qualquer cozinha, já que sua finalidade direta é manter os alimentos frescos. Recomenda-se escolher o refrigerador de acordo com a cor do conjunto de cozinha ou com quaisquer elementos decorativos. Quanto ao tamanho - devem corresponder ao número de membros da família e aos alimentos consumidos.
  • É necessário equipamento técnico para cozinhar. Este pode ser um fogão sólido com aquecimento elétrico ou a gás, bem como um fogão e forno separados. A primeira opção, é claro, é mais barata e acessível, mas o segundo plano se encaixa em qualquer interior e o torna mais elegante e moderno. Além disso, a vantagem de uma técnica separada é que o fogão pode ser colocado na superfície da bancada e o forno - em qualquer nível conveniente.
  • Um exaustor potente deve ser instalado acima do fogão ou placa. É preferível que a cor esteja em harmonia com alguns detalhes da cozinha ou com o interior como um todo.
  • Nem toda cozinha tem lava-louças, mas se possível, é recomendável conseguir uma. Esta unidade doméstica é embutida, disfarça-se como um conjunto de cozinha e simplifica muito a vida de todos os residentes do apartamento.
  • Todos os outros tipos de eletrodomésticos grandes e pequenos devem ser selecionados de acordo com as preferências individuais. Os amantes do café precisam de uma cafeteira ou cafeteira, e para aqueles que preferem waffles pela manhã - um multi-padeiro ou um ferro de waffle simples. Você também pode precisar de um multicooker, processador de alimentos, moedor de carne e espremedor de sumos.

Para selecionar e posicionar corretamente os móveis da cozinha, é preciso pensar com antecedência quais atributos serão necessários tanto para a decoração do ambiente quanto para o seu funcionamento.

Claro, nenhuma cozinha está completa sem um fone de ouvido, mas pode ser muito difícil decidir entre a variedade de modelos. Para não se enganar, é recomendável fazer uma escolha com base no design estilístico da sala. Para estilos tradicionais próximos dos clássicos, os modelos standard com mesas laterais e armários de parede são perfeitos, e para uma cozinha tipo loft, um conjunto composto por armários de cozinha e estantes abertas elegantes seria a opção ideal.

Se a área da sala permitir, deverá adquirir um balcão de bar, que se tornará não só um ponto de encontro preferido dos habitantes do apartamento, mas também uma espécie de guarnição para o espaço de jantar e cozinha funcional. E no caso se a barra for unilateral, você pode colocar um sofá aconchegante, uma pequena mesa de centro e um suporte de TV atrás dela.

Uma mesa e cadeiras são atributos essenciais para uma sala de jantar. Com uma grande área da sala, você pode escolher com segurança uma mesa longa para toda a família e poltronas macias confortáveis, mas para uma pequena cozinha, um canto de mobiliário compacto com uma mesa pode ser adequado.Além disso, para salas com um grande espaço, será relevante adquirir belos armários para guardar pratos.

Espectro de cores

O esquema de cores da área da cozinha desempenha um papel importante, pois, em geral, é ela quem determina o caráter e a atmosfera do espaço. Por exemplo, tons violáceos frios podem ser um pouco melancólicos e provocar apetite excessivo em pessoas particularmente sensíveis e suscetíveis... Mas os tons claros e suaves ficarão muito harmoniosos.

Para um fone de ouvido branco, será necessário fazer um acento brilhante ou simplesmente diferente da cor do móvel. Essa mudança de design é necessária, uma vez que o uso excessivo de uma sombra clara pode se assemelhar visualmente a um quarto de hospital, e isso está muito longe do conforto de uma cozinha. Portanto, ao escolher móveis brancos, é necessário decidir com antecedência a tonalidade das paredes.

Uma solução criativa de design é o uso das cores lilás, framboesa e coral no interior. Porém, como esses tons são bastante vibrantes, recomenda-se usá-los no design de móveis ou como detalhes decorativos. Paredes, teto ou chão com essas cores vão sobrecarregar o ambiente e dificultar sua presença.

Os tons de Borgonha, cereja, vinho e a cor de Marsala são semelhantes entre si, mas no interior da sala irão jogar de forma completamente diferente. Por exemplo, um rico bordô vai bem mesmo com tons escuros, enquanto um cereja precisa de toques claros. Todas essas cores são bastante escuras, então, depois de escolhê-las, você deve estar preparado para o visual correspondente da cozinha.

Os tons de marrom escuro e chocolate ficarão ótimos na cozinha se forem usados ​​no design de um conjunto de cozinha ou em outros atributos de móveis. Infelizmente, para decorar paredes, pisos e tetos em um cômodo como esse, a sombra não é adequada, uma vez que instantaneamente lhe dará uma aparência sombria e desconfortável.

A cor verde no interior da cozinha pode ser encontrada com bastante frequência.como recentemente se tornou uma das principais direções da moda moderna no campo do design de interiores.

Mas é preciso levar em conta a saturação dessa tonalidade e combiná-la exclusivamente com cores mais claras e suaves. Junto com outras cores brilhantes, o verde ficará ridículo e fora do lugar.

À parte, vale a pena destacar tons de verde como oliva, menta claro e mentol. São muito suaves, mas ao mesmo tempo bastante ricos, o que os torna o destaque perfeito em quartos com designs claros e escuros. Além disso, estas cores parecem muito nobres, o que não pode ser uma vantagem no interior do espaço da cozinha.

Usar tons de cinza em móveis de cozinha é uma etapa bastante simples e não muito interessante. Além disso, a mobília cinza da cozinha pode parecer sombria e impessoal. Mas a cor clássica e seu tom mais escuro são ideais para decorar paredes na cozinha com detalhes em móveis brilhantes. Combinações ideais podem ser criadas com tons de branco, amarelo, azul, vermelho, lilás e bordô.

Seleção de estilo

Existem muitos estilos em que você pode decorar a cozinha, a maioria deles são amplamente conhecidos por todos. Mas algumas direções estilísticas são deixadas sem atenção, já que poucas pessoas estão familiarizadas com seus detalhes. Vejamos mais de perto os estilos mais originais de decoração de salas de jantar.

O estilo loft atrai pela sua simplicidade e amplitude, pois neste sentido a máxima preservação do espaço livre é especialmente apreciada.mas a funcionalidade da cozinha não deve ser afetada. O uso de móveis de madeira e várias pedras como revestimento também é incentivado.Esta tendência não é caracterizada pelo uso de móveis clássicos, por isso modelos altos e bancos de bar estão substituindo a mesa de jantar usual.

Hoje O minimalismo japonês no interior da cozinha pode ser encontrado com pouca frequência, pois parece muito contido, e muitos podem considerá-lo chato... Mas também merece atenção, uma vez que a simplicidade dos detalhes, combinada com os acessórios a condizer, se traduz num interior moderno verdadeiramente elegante. Pinturas com motivos japoneses, lâmpadas e plantas suculentas são frequentemente utilizadas como tais detalhes.

O estilo Hygge no espaço da cozinha é uma combinação de aconchego, conforto, aconchego e beleza. Tons claros, combinados harmoniosamente com materiais decorativos amadeirados, ampliam visualmente a sala e tornam-na mais iluminada, enquanto leves notas de direção rústica dão mais charme a esta cozinha. Deve-se notar que este estilo também é denominado "país escandinavo".

O estilo boho é muito popular em roupas, mas nem todo mundo sabe o quão comum ele é no design de interiores. Este estilo é caracterizado por uma abundância de pequenas coisas aconchegantes, pequenas mesas com pufes macios, conjuntos de cozinha elegantes com mosaicos decorativos, elementos decorativos coloridos e uma abertura de uma prateleira com belos pratos. Esta é uma opção ideal para quem ama tudo o que é luminoso e inusitado, bem como para quem vê conforto nas pequenas coisas.

O estilo étnico em alguns aspectos pode ser semelhante à direção anterior. Acontece que motivos, desenhos e tradições de vários povos são usados ​​como desenho principal e decoração leve. Freqüentemente, ladrilhos de cerâmica multicoloridos são usados ​​na decoração de um avental de cozinha, e a maioria dos atributos dos móveis são feitos de madeira de alta qualidade. As decisões de design relativas a este estilo dependerão completamente da cultura de um determinado povo e da direção que o proprietário do apartamento irá escolher.

Os motivos orientais originais no interior são, talvez, difíceis de confundir com qualquer coisa. Olhando para o interior de uma cozinha como essa, você pode determinar facilmente seu estilo. A decoração original em forma de pratos e lâmpadas turcas irá enfatizar perfeitamente as cores vivas que prevalecem no interior em estilo oriental. E para deixar a direção mais fashion e moderna, os designers adaptam-na aos motivos europeus com a ajuda de uma abundância de cores claras.

Novos destinos estão ganhando cada vez mais popularidade. Não é surpreendente, especialmente quando se trata do naturalismo e da compatibilidade ambiental de algo. São essas características que são básicas para o estilo ecológico, que é dominado por madeira natural, tecidos naturais de alta qualidade, bem como um grande número de plantas vivas e ervas no interior.

Um interior chique, sofisticado e ao mesmo tempo contido pode ser criado recorrendo ao estilo Art Nouveau. O design dos móveis utiliza um mínimo de detalhes, o que é uma espécie de decoração. Além disso, este estilo é caracterizado por um desenho monocromático das paredes, a presença de um grande número de dispositivos de iluminação e a utilização dos móveis mais simples.

Iluminação e decoração

Detalhes como a escolha de iluminação adequada e decoração original desempenham um papel importante no design de interiores. Existem várias opções para organizar a iluminação do espaço da cozinha.

  • A forma padrão de iluminar um espaço, conhecida por todos, é o lustre mais comum, que fica no centro da sala. Pode ter uma forma e decoração específicas que condizem com o estilo de toda a cozinha, bem como diversos modos de iluminação. As vantagens desta opção são que a maior parte da sala será iluminada.E entre as deficiências, pode-se notar que será impossível distribuir a luz pelas zonas, isso vai exigir mais dispositivos, então você terá que colocá-los em diferentes partes do teto.
  • Juntamente com a iluminação central fornecida pelo lustre, os lustres de parede ficarão ótimos e complementarão o interior da cozinha. Eles podem ser colocados na área para refeições ou perto da cozinha.
  • Além de todos os métodos acima, você pode iluminar o espaço da cozinha usando lâmpadas de teto. Na maioria das vezes, esses elementos são montados em tetos falsos ou falsos, ligados a um ou mais interruptores e permitem delimitar e iluminar corretamente diferentes áreas da cozinha.
  • Em alguns casos, a iluminação da parede e do teto não é suficiente para preparar os alimentos com conforto. Para isso, existem luminárias especiais para bancadas. Eles são montados sob armários de parede ou prateleiras, podem operar a partir de uma tomada elétrica ou baterias da sala e iluminar toda a superfície necessária. É importante notar que você pode consertar essa lâmpada usando parafusos ou fita dupla-face.
  • Não se esqueça das coifas de ventilação, que quase sempre são equipadas com iluminação embutida. A sua utilização é especialmente prática na utilização de placa de fogão ou placa de fogão.

Quanto à componente decorativa do interior, pode ser expressa tanto na forma de grandes detalhes de design quanto na forma de pequenos objetos.

  • Os elementos de aço da mobília podem ser usados ​​como acessórios decorativos originais. Por exemplo, lindas maçanetas e puxadores de armário podem estar em perfeita harmonia com um capô e uma geladeira em tons prateados. Em interiores minimalistas, especialmente se as pernas de móveis de prata forem adicionadas à composição geral, essa ideia será mais relevante, pois se tornará a decoração central.
  • As plantas costumam ser a decoração principal de uma sala. Podem ser cortadas flores naturais ou plantas em vasos, bem como opções artificiais de alta qualidade, que exteriormente dificilmente diferem dos buquês reais. As flores podem ser dispostas no peitoril da janela em lindos vasos e vasos, em um elegante vaso sobre a mesa ou em suportes especiais de vários níveis para uma coleção original de suculentas.
  • As cortinas também podem ser um elemento decorativo no interior não só dos quartos e salas, mas também no espaço da cozinha. As telas não precisam necessariamente ter um tom idêntico ao de peças de mobília ou papel de parede, mas devem se encaixar no esquema geral de cores e no material e acabamento decorativo - na natureza da sala como um todo.
  • Os pratos bonitos são muitas vezes usados ​​como um design adicional para uma cozinha, especialmente se houver armários com paredes transparentes e uma porta. Na maioria das vezes, pratos com motivos orientais ou étnicos, produtos com flores, bem como opções feitas na forma de formas geométricas interessantes ou folhas são selecionados para tais fins.
  • Surpreendentemente, pequenos frascos transparentes com especiarias podem ser uma solução decorativa original. Isso é mais verdadeiro para interiores de cozinha na direção boho, Hygge e leste, uma vez que muitas especiarias têm uma cor original e ficarão muito bonitas e brilhantes nas prateleiras.
  • Além disso, como decoração, você pode usar pinturas interessantes ou relógios de cozinha especiais, cujo design combina com o interior da sala.

Tendências da moda

As tendências da moda a cada estação nos ditam novos rumos em interiores considerados elegantes. Mas recentemente, os designers também tentaram preservar a funcionalidade das instalações. Portanto, a nova tendência desta temporada pode ser considerada um espaço de cozinha "viva".O espaço deve ser equipado de forma que seja igualmente confortável para ler, trabalhar, cozinhar, comer ou assistir a um filme.

Uma das novas tendências de design são cortinas leves. As cortinas grossas no interior da cozinha há muito saíram de moda, pois tornam o ambiente muito pesado, mas as telas leves permanecem neutras e complementam o interior favoravelmente. Tanto cortinas de tecido comuns quanto cortinas romanas feitas de material translúcido são adequadas.

Uma solução de design muito elegante e funcional é a organização da área de cozimento, onde serão colocados o lava-louças e o fogão, em forma de ilha de cozinha.

Mas deve-se ter em mente que ocupa muito espaço no centro da sala, portanto, esta opção é adequada apenas para quartos quadrados com uma área bastante grande.

Outra tendência da moda é a instalação de janelas panorâmicas na área de jantar. Isso é especialmente verdadeiro para casas particulares ou apartamentos localizados em andares altos. Pela grande e bela janela você pode colocar uma mesa de jantar para toda a família e um pequeno balcão de bar. Será agradável tomar um café aqui enquanto aprecia a vista panorâmica.

As toalhas de mesa estão há muito tempo fora de moda e raramente são usadas em interiores modernos. Eles foram substituídos por lindos guardanapos colocados sob os pratos. Não são guardanapos de papel, como muitos podem imaginar, mas produtos feitos de materiais densos que podem ter qualquer formato, impressão ou outro desenho decorativo.

Às vezes, em vez de guardanapos, são usados ​​grandes cortes redondos de troncos de árvores. Várias bases para pratos quentes são feitas de maneira semelhante. Além disso, vários produtos de madeira e itens decorativos são muito populares nesta temporada, especialmente se eles tiverem um tratamento externo mínimo na forma de uma fina camada de verniz e parecerem o mais naturais possível.

Uma tendência da moda popular é a presença de fontes de luz em todo o perímetro da sala. Além disso, a luz amarela há muito tempo está fora de moda, já que a iluminação fria é a preferida pela maioria. Só é permitido o uso de pequenas lâmpadas com lâmpadas coloridas, que não são a principal fonte de luz, mas desempenham um importante papel decorativo.

Também entre as novidades no campo das tendências da moda, esta temporada pode ser atribuída com segurança aos atributos e acessórios de móveis ocultos, eletrodomésticos embutidos e guarda-roupas camuflados em toda a parede. Muitas vezes, essas soluções de design permitem que a tecnologia seja disfarçada sob a fachada de móveis de cozinha, construída em um nicho ou borda de canto de uma sala. Já a falta de ferragens é compensada por um mecanismo especial que permite a abertura dos armários pressionando-os.

Dicas de design

Para organizar o espaço da cozinha da forma mais original e funcional, você deve seguir alguns dos conselhos dos designers e anotar seus segredos.

  • Para evitar desordem nos armários, é necessário organizar adequadamente o sistema de armazenamento, garantindo que todos os itens possam ser facilmente alcançados e devolvidos ao seu lugar, se necessário.

Para isso, você pode obter suportes especiais para pratos, tampas, cabides para pás e conchas, além de suportes para tábuas de cozinha.

  • Uma combinação de sistemas de armazenamento abertos e fechados pode se tornar um projeto original e ao mesmo tempo uma solução funcional. Recomenda-se colocar em prateleiras abertas potes de temperos, livros de receitas e outros itens que devem estar disponíveis gratuitamente durante o cozimento.

Em armários, no entanto, você deve armazenar o que é usado com muito menos frequência.

  • Alguns dispositivos técnicos são usados ​​diariamente, e alguns até várias vezes ao dia, por isso não faz sentido colocá-los constantemente em uma gaveta.É melhor organizar o espaço na bancada do fone de ouvido de forma que o essencial (micro-ondas, cafeteira, chaleira elétrica e torradeira) fique na sua superfície.
  • Para aqueles que amam cultivar plantas em vasos, uma variedade de ervas usadas na culinária são perfeitas.

Orégano, cominho, manjericão, alecrim, tomilho e muito mais podem ser plantados em pequenos vasos de cerâmica e colocados em uma área bem iluminada da cozinha. Com regas regulares, eles não irão apenas deliciar os olhos com verdes perfumados, mas também fornecer-lhe especiarias naturais frescas.

Exemplos interessantes

  • Um projeto bonito e muito original da cozinha, onde um amplo peitoril é utilizado como balcão de bar. Este lugar com certeza se tornará o mais querido de toda a casa.
  • Um interior bonito e minimalista, no qual um dos lados da ilha de cozinha serve de zona de refeições, o que além de poupar espaço, permite-lhe acompanhar o processo de cozedura.
  • Belo interior claro com uma mesa de jantar redonda. A área de jantar, neste caso, é muito delicada e originalmente cercada por uma pequena ilha de cozinha.

Como deixar a cozinha confortável e compacta, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa