Ergonomia da cozinha: princípios básicos de planejamento e exemplos
A ergonomia da cozinha é um componente importante do conforto na utilização do espaço interior. Agindo de acordo com as normas, você pode garantir a comodidade do uso de eletrodomésticos, calcular com precisão a altura e a largura dos armários, para que todos os suprimentos e utensílios necessários estejam à mão. Os princípios do planejamento são conhecidos há muito tempo, mas nem sempre são possíveis de serem aplicados imediatamente. Se, durante a reforma, surgir a dúvida de como organizar os móveis e equipamentos corretamente, deve-se pensar em como é ergonômico o layout da cozinha já usada.
Ao organizar o espaço, os proprietários de casas e apartamentos devem estudar muitos aspectos que geralmente são esquecidos: quais tamanhos de fone de ouvido são considerados ergonômicos, a melhor forma de armazenar coisas, produtos e equipamentos. Se a cozinha for projetada com a ergonomia em mente, esses problemas definitivamente não surgirão durante o seu funcionamento.
Princípios básicos
Os princípios da ergonomia da cozinha implicam uma divisão clara da divisão em zonas separadas. O triângulo tradicional é considerado clássico, composto por pia, fogão ou fogão e geladeira. Mas se a superfície de trabalho da cozinha estiver em primeiro lugar, o refrigerador pode até ser levado para outras divisões.
Ao planear uma cozinha, em primeiro lugar, determina-se a localização dos elementos mais significativos do mobiliário, o resto do plano é ocupado com os secundários.
Uma cozinha ergonômica é construída na base de um triângulo equilátero, onde as zonas são dispostas de forma estritamente definida.
- Quente. Um fogão a gás ou elétrico e um fogão são instalados aqui. Se forem utilizadas as fontes de abastecimento principal de recursos, é este ponto que passa a ser o principal.
- "Molhado". Existe um lava-loiça, máquina de lavar roupa ou loiça, canos de água e esgotos.
- "Frio". Um sistema de armazenamento refrigerado, uma unidade de refrigeração e um freezer são necessários para manter os alimentos frescos por muito tempo. Eles são colocados próximos a tomadas elétricas, longe de fontes de calor.
A obtenção de um triângulo funcional é possível em quase qualquer tipo de layout: com ilha, em versão linear ou de duas filas, nas configurações em L e em U. Vale considerar que para fogões a gás, a regra de disposição é de 7 cm da superfície das paredes - é melhor não colocá-las no canto, a perda de área será muito grande. Além disso, todos os respingos de graxa e sujeira se espalharão erraticamente e a área de limpeza será muito maior.
Até mesmo a ergonomia do encanamento é importante ao planejar uma cozinha fácil de usar. O bico alto da batedeira e a tigela funda permitem reduzir os salpicos de água.
A distância entre a pia e o espelho d'água não pode ser superior a 2,5 m.
A distância ideal entre todos os blocos triangulares em uma cozinha de canto (com uma pia no centro) é de 60 cm. Em um layout linear, armários com bancadas separadas são instalados entre a pia, a geladeira e o fogão. Ao colocar os módulos de fone de ouvido em duas filas, os topos devem ser colocados a uma distância de 120 cm. Um refrigerador é colocado ao longo da parede oposta.
Dimensões em ergonomia
Existem tamanhos de móveis ergonômicos. Eles tornam possível tornar todos os elementos do layout bastante convenientes e seguros de usar. Assim, o exaustor deve ser colocado a uma altura estritamente definida do fogão ou placa. Para dissipar efetivamente o calor e o vapor, é necessária uma distância de 75 cm.
A altura das superfícies de trabalho também é importante.
Os tampos das mesas no fone de ouvido e em gabinetes independentes estão localizados na faixa de 85-110 cm - vale a pena focar principalmente na altura da anfitriã, o avião deve estar 15 cm abaixo da dobra do cotovelo.
A mesa de jantar tem os seguintes parâmetros:
- altura do chão ao tampo da mesa 75 cm;
- localização a 90 cm da área de trabalho e fogões;
- a distância da pia é de pelo menos 100 cm.
O bloco articulado é paralelo à linha inferior. É necessário manter pelo menos 50 cm entre o tampo da mesa e o fundo dos armários.
Os parâmetros ergonômicos são sempre calculados para todos os aviões. A profundidade ideal da bancada está na faixa de 60 a 80 cm, em uma cozinha muito pequena você pode encontrar opções de 40 e 50 cm. A pia e o fogão ou as tomadas elétricas não devem ficar a menos de 50 cm um do outro .
Como organizar os móveis corretamente?
Planejar um espaço de cozinha ergonômico significa colocar os móveis com precisão. Para equipar um ambiente aconchegante e confortável, é imprescindível levar em consideração não apenas o esquema de cores ou textura da superfície, mas também o conforto para as pessoas nela. É necessário mobiliar a cozinha para que pelo menos duas pessoas possam circular livremente nela.
A correta disposição do espaço implica na colocação de armários de forma que, mesmo com as portas totalmente abertas, não interfiram na sua passagem livre. Se o interior combina uma cozinha e uma sala de jantar, pelo menos 75 cm devem permanecer desde as cadeiras estendidas até a borda dos armários inferiores. E 80-90 cm deve ser esta passagem quando o assento for retraído.
Com um layout de duas filas ou em forma de U, pode haver pelo menos 110 cm entre dois módulos paralelos.
Deixe um espaço de 100 cm ou mais na frente de um forno com porta que se abre para a frente. A disposição da superfície de trabalho pode ser linear, no mesmo nível ou em diferentes alturas.Neste caso, pode colocar a placa por baixo do tampo principal e elevar o lava-loiça 10 cm acima, tornando a sua utilização muito mais cómoda, reduzindo a carga nas costas.
Como colocar eletrodomésticos?
A fim de organizar corretamente os eletrodomésticos, também vale a pena considerar algumas regras. Ao colocar pontos de aquecimento, é importante considerar a proximidade das superfícies de trabalho. Então, a disposição ergonómica do forno, ao contrário da sua instalação típica, implica que a porta se encontre ao nível dos ombros, 10 cm abaixo da clavícula. Isso permite que você controle o cozimento sem se curvar. Portanto, o fogão a gás ou elétrico deve ser colocado separadamente.
Na hora de escolher e instalar uma unidade de refrigeração, vale a pena calcular cuidadosamente os volumes das câmaras.
Na maioria dos casos, a posição inferior do freezer ou sua remoção como um módulo separado é conveniente. O refrigerador compacto pode ser colocado no mesmo nível do forno, com uma disposição linear ele será colocado acima da bancada do lado oposto à fonte de aquecimento. Você pode até levar esta área para fora da cozinha, se não estiver incluída na lista de elementos-chave.
Armazenamento de coisas, produtos e equipamentos
Para tornar mais cómoda a utilização do espaço da cozinha, é muito importante organizar nele devidamente a arrumação de todos os materiais, acessórios, utensílios e equipamentos necessários e não utilizados de forma permanente. Para que tudo que você precisa esteja ao seu alcance, é necessário fazer o zoneamento horizontal desde o início, dividindo todos os blocos em:
- Alto;
- médio;
- baixo;
- muito baixo.
A primeira e a última dessas zonas estão fora de acesso livre. A melhor visibilidade é fornecida ao nível dos olhos - aqui é conveniente colocar temperos, suprimentos necessários para cozinhar. Na área do peito, são colocados os principais itens auxiliares - potholders, colheres com fenda, omoplatas para virar, facas. É conveniente colocar o sistema de armazenamento nesta área na parede.
A área de visibilidade limitada é de 65 a 165 cm do chão. É aqui que se situam as estantes principais e os armários, destinados à arrumação de pratos, talheres, são instalados os móveis embutidos.
Fora dessas zonas encontram-se os blocos com menor disponibilidade. Os itens usados mais raramente são armazenados aqui. As coisas mais pesadas podem ser colocadas na camada inferior.
Os trilhos de teto são uma solução conveniente para armazenar itens pequenos. É nelas que se fixam os elementos necessários à vida cotidiana. Entre os componentes convenientes e úteis do sistema de armazenamento estão:
- ganchos colocados na área de trabalho;
- suportes para pegadores de panela, eles estão localizados próximos ao fogão, mas não nas imediações do fogo;
- um módulo com compartimentos para temperos está localizado na área do avental;
- porta-copos, porta-toalhas de papel, eles colocam perto da pia.
Recomendações
Ao planejar uma cozinha ergonômica, considere as seguintes diretrizes, permitindo tornar o ambiente e os móveis nele localizados ainda mais convenientes de usar.
- Ao pendurar uma unidade de parede de armários, é imperativo levar em consideração o crescimento da anfitriã. Caso contrário, o problema de contato entre a testa e a borda inferior dos módulos se tornará especialmente agudo. Para uma mulher com altura de pelo menos 170 cm, esse nível deve estar a uma altura de 45 cm ou mais da borda da mesa.
- O exaustor deve ser colocado diretamente acima da fonte de aquecimento, sem deslocamento. Sistemas de dome poderosos são necessários apenas com o uso ativo da laje. Em outros casos, um capuz compacto simples com filtro de carvão é suficiente. Acima de um fogão a gás, ele é instalado 5 a 10 cm mais alto do que um elétrico.
- Fontes de aquecimento - o forno, a placa ou o fogão devem ficar afastados do corredor, de forma a não poder tocar na loiça que está aí ou na porta aberta.
- Para evitar que o fogo se apague acidentalmente com jatos de água da pia, o fogão deve estar a pelo menos 40 cm de distância da pia e da torneira. Da janela, com base nos requisitos de segurança contra incêndio, fogões e queimadores de gás são instalados à distância. É o suficiente para recuar 45 cm.
- Para evitar o desgaste acelerado das mangueiras de lava-louças e máquinas de lavar, a mangueira flexível deve ser mantida o mais curta possível. Assim, seu arranjo ergonômico será o mais próximo possível dos risers.
- A unidade de refrigeração durará mais tempo se não for colocada perto de fontes de calor fortes. A rigor, se a regra do triângulo for observada, tal situação será excluída.
- Mesmo a escolha certa de acessórios pode aumentar o nível de conforto. Os fechos instalados nas portas ajudam a evitar estalidos, empenamento e quebra das faixas.
- Substituir portas giratórias e grandes prateleiras na camada inferior dos armários com gavetas torna o uso desta área mais confortável e aumenta a capacidade geral do sistema de armazenamento.
- Na escolha do enchimento dos armários é imprescindível dar preferência aos modernos blocos "carrossel", módulos pull-out e elevadores. Eles economizam espaço e facilitam o acesso às áreas mais inconvenientes do sistema de armazenamento.
- Na fileira superior dos armários, é preferível escolher a opção de abertura horizontal das portas. Neste caso, ao abrir, você pode ver imediatamente todo o seu conteúdo.
- A iluminação embutida ajuda você a ver melhor o conteúdo dos gabinetes nas camadas superior e inferior. É útil se a luz principal for direcionada para a superfície de trabalho e não fornecer o brilho necessário.
Todas estas recomendações irão permitir-lhe garantir uma disposição verdadeiramente ergonómica do interior da cozinha e facilitar muito a vida de todas as donas de casa.
Melhores exemplos
Aqui estão alguns exemplos de cozinhas ergonômicas.
- Cozinha de estilo escandinavo com disposição ergonômica. Todos os elementos são distribuídos da forma mais eficiente possível, não interferem na passagem livre. Prateleiras laterais abertas fornecem armazenamento conveniente para itens usados com frequência.
- Cozinha ergonômica com ilha. A regra do triângulo ainda é preservada, com todos os seus elementos separados.
- Um excelente exemplo de cozinha com bancadas de vários níveis e forno alto. Todos os princípios da ergonomia são observados, enquanto a sala tem um aspecto elegante e moderno.
Como deixar a cozinha confortável, veja abaixo.