Pedra decorativa na cozinha: variedades e utilizações
A cozinha é uma divisão especial da casa, uma vez que funciona não só como local de preparação de pratos, mas também como espaço de encontro de amigos e conhecidos. Para criar um ambiente aconchegante, você deve pensar cuidadosamente sobre o layout e escolher o material certo para o acabamento da superfície. Apesar de os designers criarem projetos com vários materiais, a decoração com pedras é muito popular.
Vantagens e desvantagens
A pedra decorativa serve de verdadeira decoração para qualquer interior, pois atrai pelo seu volume e textura natural. As cozinhas forradas com este material têm um aspecto elegante e caro. Além disso, possui uma série de outras vantagens.
- Força elevada. De acordo com estudos de laboratório, a pedra não é inferior ao ferro e ao aço em termos de durabilidade.
- Resistência à umidade. A pedra decorativa também não reage às mudanças no nível de umidade e não absorve água de forma alguma. Graças a essas propriedades, o mofo e o bolor nunca aparecem na superfície do revestimento.
- Durabilidade. A pedra artificial, assim como a pedra natural, não está sujeita a tensões mecânicas, portanto, dura para sempre.
- Resistência química. A pedra decorativa é considerada uma excelente opção para decoração de cozinhas, pois pode ser lavada com qualquer detergente, mesmo os de composição química agressiva.
- Capacidade de manutenção. Se você receber qualquer dano, incluindo rachaduras, a pedra pode retornar rapidamente à sua aparência original.
- Estética. A textura da pedra é invulgar, conferindo à cozinha um aspecto atractivo e sofisticado.
Agora vamos examinar as desvantagens inerentes à pedra decorativa.
- Preço Alto. O acabamento em pedra não é uma opção económica: se pretende realizar reparações orçamentais, é melhor dar preferência a materiais artificiais. Custa muito menos e não é inferior em termos de desempenho.
- Superfície fria. Apesar do fato de que a pedra se encaixa perfeitamente em qualquer interior moderno, ela tem uma baixa condutividade térmica.
Visão geral da espécie
As superfícies de revestimento da cozinha podem ser executadas com vários tipos de pedras decorativas. Hoje, dependendo da origem, é dividido em artificial e natural. Cada um desses tipos tem suas próprias características de desempenho e também difere na aparência.
A pedra natural foi criada pela Mãe Natureza e é muito utilizada em revestimentos, principalmente em projetos de cozinhas. Ele emite uma energia incomum que tem um efeito positivo na saúde humana. Além disso, a pedra natural tem uma textura vibrante, o que cria uma interessante decoração de parede.
O grupo de pedras naturais inclui pedra de rio, ardósia, granito luxuoso, arenito e mármore nobre. Como o preço desse material de revestimento é alto, nem todos podem comprá-lo para decoração de design.
O revestimento de pedra artificial é um análogo acessível de um material natural que imita bem a estrutura natural e é altamente resistente à umidade e danos mecânicos. Ao contrário do material natural, possui uma grande variedade de cores e é ideal para decorar paredes, avental e arcos. Apesar de sua origem não natural, o material é absolutamente amigo do ambiente. Os tipos mais comuns de pedra artificial incluem aglomerado (consiste em migalhas de mármore, granito, calcário e areia de quartzo) e grés porcelânico (inclui minerais, verga e argila).
Vamos considerar cada opção separadamente.
- Grés porcelânico. É produzido com tecnologias modernas utilizando o método de vibrocompressão. O material é processado sob alta pressão e temperatura, o que aumenta suas características de desempenho. Externamente, o grés porcelânico apresenta muitas semelhanças com o vidro ou com os ladrilhos de cerâmica. É durável, resistente aos efeitos negativos do meio externo, mas pode perder suas propriedades quando exposto ao ácido fluorídrico. Quanto à textura do material, pode ser fosco, brilhante, com superfície esmaltada e inserções em relevo.
- Aglomerados. Esta subespécie de pedras artificiais inclui aquelas que contêm resina de poliéster. Eles são um material de acabamento durável, mas não são resistentes a produtos químicos agressivos e à abrasão. Portanto, os aglomerados não são recomendados para revestimentos de pisos. Na maioria das vezes, os aglomerados são escolhidos para o acabamento de balcões de barra, bancadas e peitoris de janela.
A pedra artificial feita de concreto colorido também é amplamente utilizada no interior de cozinhas. É composto por plastificantes, pedra-pomes, argila expandida, areia e outros aditivos. Este material é adequado para o acabamento de várias superfícies internas da sala.
Como usar
Hoje, muitos designers estão desenvolvendo interiores de cozinha usando pedras decorativas. Com a ajuda dele, a decoração interior ganha um aspecto chique, e a própria sala se enche de uma atmosfera de conforto. No interior das cozinhas, este material de revestimento é utilizado da seguinte forma.
- Pedra e azulejos você pode definir todas as paredes e uma seção separada. Uma parede de pedra em combinação com papel de parede parece interessante e elegante em design, outra solução incomum será decoração de pedra e papel de parede de foto.Isso permite que você ajuste o tamanho de pequenas salas, expandindo-as visualmente. Uma pedra branca, disposta horizontalmente, "alonga" visualmente o espaço da sala.
A única coisa é que a iluminação forte não pode ser usada com tal decoração - a beleza do acabamento será enfatizada por uma luz suave e suave.
- Para cozinhas projetadas em estilo country, é recomendável escolher uma combinação de pedra e madeira. Móveis de madeira maciça e revestimento de paredes de pedra formam um conjunto incomum, e o uso de tons verdes ajudará a realçar o efeito decorativo.
- Se o apartamento está planejado para ser reformado, então não apenas as paredes podem ser dispostas com uma pedra, mas também as portas, o piso, o teto e os degraus das escadas. A decoração deve ser feita com material bege e cinza claro. Neste caso, o granito e o mármore são bem adequados para decoração, uma vez que se distinguem pela nobreza e elegância. Também é permitido fazer inserções separadas de malaquita.
- Para cozinhas modernascaracterizado por formas suaves, linhas horizontais e cantos lisos, o grés porcelanato liso (preto ou branco) é o ideal. Para adicionar contraste ao interior, você precisa emoldurar nichos e portas com pedra. O uso de concreto colorido nas paredes e grés porcelânico no chão também será incomum.
Para manter um estilo uniforme, recomenda-se fazer inserções de pedras decorativas no teto, que encontrarão o seu prolongamento nas paredes.
- Freqüentemente, pedras decorativas são usadas para revestir a área de trabalho.incluindo mesa de cozinha, pia e fogão. Graças a esta abordagem de design, é possível manter a integridade do interior. Recomenda-se decorar o avental da cozinha com uma pedra resistente a altas temperaturas e umidade. Um avental confeccionado com este material traz um sabor especial ao design do ambiente, além disso, a alvenaria sem costuras permite proteger a superfície das paredes do acúmulo de sujeira, facilitando a limpeza.
No caso de danos externos à pedra (arranhões e pequenas lascas), sua aparência pode ser facilmente restaurada por meio de polimento e esmerilhamento.
- A decisão original é considerada revestimento de pedra decorativa de portas e arcos na cozinha... Isto permitirá não só conferir à entrada das instalações um aspecto estético, mas também desempenhar uma função prática, prolongando o funcionamento das aberturas. Quanto à decoração de arcos com pedra natural, nem toda a gente o consegue. Este material deve ser assentado sobre misturas especiais e conhecer o esquema de alvenaria, caso contrário pode-se estragar o material. Além disso, o revestimento em locais de difícil acesso não pode ser executado sem a ajuda de especialistas.
- Painéis de pedra não parecem menos interessantes em cozinhas. Para tal, é instalada uma moldura numa das paredes seleccionadas, que servirá de remate, e a seguir são dispostas composições de pedra. Você pode dar a este elemento decorativo um "sabor" usando um jogo de cores, colocando a pedra nas paredes pintadas em cores contrastantes. Parece lindo em design moderno e a combinação de uma superfície de pedra com gesso veneziano.
Belos exemplos
A pedra decorativa encontrou ampla aplicação em vários projetos de design de cozinha, pois tem uma aparência natural, textura natural e energia especial que pode criar um clima positivo. Na decoração de interiores de cozinhas, as paredes são normalmente revestidas a pedra, que serve de pano de fundo a uma solução artística. Assim, no estilo clássico e escandinavo, o revestimento das paredes com material branco (mármore, granito, quartzito) seria a escolha ideal. Funcionará bem com painéis de madeira e piso marrom escuro ou preto. Neste projeto, a cozinha vai adquirir um certo charme.
Vamos considerar outra opção. As paredes são escolhidas como fundo principal, são decoradas com material cinza (mármore, granito ou quartzito). Uma abordagem competente para a escolha do mobiliário ajudará a encher o ambiente de luxo.Se você colocar uma bancada e um conjunto com superfície de madeira vermelho-escura brilhante na cozinha, terá uma composição chique. A melhor escolha para pisos é o mármore. Se desejar, pode decorar uma das paredes com gesso veneziano, o principal é escolher a cor certa.
A alvenaria de pedra na zona do backsplash da cozinha complementará este interior, deverá combinar bem com o conjunto e a bancada. Para o revestimento da área de trabalho, a alvenaria de mármore e ônix branco é adequada. Neste caso, o forro deve ser instalado em uma cor branca como a neve suspensa. Além disso, você deve se preocupar com a presença de uma boa iluminação, ela deve ser colocada tanto ao longo do perímetro do teto quanto nos armários. Isso enfatizará favoravelmente a beleza natural do material e ajudará a expandir visualmente o espaço em pequenas cozinhas.
Para os amantes do estilo loft, a cozinha deve ser preenchida com tons de cinza e vermelho. Para isso, todas as paredes devem ser revestidas com pedra cinza e a área do avental com vermelho. Um fone de ouvido marrom escuro ajudará a combinar cores em tal design. Além disso, a alvenaria deve ser feita no piso e no peitoril da janela, escolhendo uma pedra da cor branco neve. Tecidos verdes claros e flores de interior ajudam a complementar o interior.
Para obter um design chique de cozinha, você pode decorar sua cozinha em estilo chalé usando uma pedra decorativa de textura áspera (gralha, pedra selvagem). Se a cozinha for grande, o revestimento deve ser feito com um material castanho escuro. Para cozinhas pequenas, um acabamento de pedra cinza claro é adequado. Além das paredes, o revestimento também deve ser realizado na área da placa e do avental. O piso e a bancada também precisam ser dispostos em pedra, que deve diferir em vários tons da decoração da parede.
Para quem prefere ver a sua cozinha num design inusitado e moderno, a decoração de paredes com papel de parede e pedra será uma boa pedida. Essa combinação abre enormes oportunidades para a criatividade no design. A repetição nele é completamente excluída, de modo que cada interior é exclusivo. Além disso, o papel de parede com a pedra não se combina apenas harmoniosamente, mas também confere ao ambiente uma aparência respeitável, além de aumentar as características de desempenho do acabamento. Neste caso, é importante escolher corretamente as tonalidades das pinturas e a textura da pedra. Por exemplo, se você usar um material com superfície lisa, o papel de parede deve ter uma leve aspereza.
Decorar um avental de cozinha com uma pedra decorativa no vídeo.