Cores de cozinha

Cozinhas escuras: prós e contras, design

Cozinhas escuras: prós e contras, design
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tipos de utensílios de cozinha e sua localização
  3. Combinações de cores bem-sucedidas
  4. Seleção de estilo
  5. Características do design monocromático da cozinha
  6. Belos exemplos do interior

No design moderno de cozinhas, muitas vezes você pode encontrar designs em tons escuros que atraem por sua profundidade e mistério. O interior deste projeto parece lindo, mas sua única desvantagem é que o espaço da sala é retirado. Portanto, antes de decidir sobre a escolha das cores escuras, é importante levar em consideração muitas nuances, desde o tamanho da cozinha até o nível de iluminação.

Vantagens e desvantagens

Uma cozinha escura pode ser um lugar aconchegante e cheio de privacidade, mas precisa de muita luz, caso contrário, o quarto parece inóspito e sombrio. Para não prejudicar o design da divisão, deve escolher os tons escuros adequados, tendo em conta as suas vantagens e desvantagens. As características positivas das cores escuras incluem o seguinte:

  • a possibilidade de obter um interior nobre, o que é possível devido à elegância e profundidade dos tons escuros;
  • materiais baratos que são usados ​​em acabamentos decorativos em tal paleta parecem mais caros;
  • tons quentes de cores escuras podem criar uma sensação de conforto e aconchego;
  • usando uma escala escura, você pode uniformizar o desequilíbrio de cores na sala, especialmente se ela tiver dimensões fora do padrão; a capacidade de incorporar qualquer ideia de design em realidade, uma vez que esses tons são ideais para todas as soluções de estilo.

Quanto às deficiências, elas também existem.

  • Uma pequena sala com móveis e móveis escuros parece ser menor visualmente.Para evitar isso, é recomendável diluir o interior com superfícies brancas brilhantes. Por exemplo, pode ser um teto falso.
  • Quartos pequenos com janelas voltadas para o norte e móveis escuros perderão seu espaço. Recomenda-se que tenham acabamentos em cores escuras, e os móveis devem ser adquiridos na cor branca. Graças a esta solução, os limites das instalações serão expandidos. Em superfícies escuras, vários pontos, poeira e manchas são sempre notados.

Além do mais, o aparecimento de impressões digitais no brilho também é considerado um problema frequente... Portanto, se os proprietários desejam ver a cozinha em cores escuras, devem estar preparados para o fato de que terão que esfregar constantemente armários, mesas com polidores especiais e fazer limpezas frequentes. Na estação fria, com tempo nublado, um interior com cores escuras pode prejudicar o humor e levar à depressão. Para corrigir a situação neste caso, você pode usar a decoração do quarto em cores brilhantes. Pequenos acessórios (estatuetas, vasos) e forros ou papel de parede são bons para isso.

Se todas as desvantagens acima das cozinhas escuras não assustam os proprietários, então você pode decidir com segurança por um projeto de design original para decorar as instalações.

Tipos de utensílios de cozinha e sua localização

Sendo a cozinha uma das divisões funcionais mais importantes da casa, onde não só se prepara a comida, mas também se dá as boas-vindas aos hóspedes, o seu interior deve ser especial. É importante que após a reforma fique um quarto prático, aconchegante e confortável. Um grande papel no design de cozinhas escuras é desempenhado pela escolha de um conjunto de cozinha, que deve se encaixar harmoniosamente na aparência geral da sala.

Os modelos modernos de utensílios de cozinha consistem nos seguintes elementos:

  • prateleiras, gabinetes, gabinetes (estruturas de piso) são considerados a parte principal do fone de ouvido;
  • os módulos suspensos podem ter vários designs, desde prateleiras abertas a armários fechados opacos; eles estão presos às paredes;
  • móveis de gabinete (estojos de lápis) são módulos autônomos nos quais a altura da estrutura excede a largura; na maioria das vezes, eles são usados ​​para armazenar eletrodomésticos e outros utensílios de cozinha.

Dependendo das características do layout da cozinha, os conjuntos de cozinha são divididos em vários tipos.

  • Linear. Esta é uma das opções mais simples e é ótima para pequenas cozinhas em tons escuros. Neste caso, os móveis são colocados ao longo de uma das paredes.
  • Duas linhas. Eles são escolhidos para cozinhas pequenas e alongadas, nas quais as portas ficam localizadas em frente à janela. O conjunto é instalado paralelamente a duas paredes.
  • Em forma de L. Ideal para cozinhas de todos os tamanhos. Com este layout, os fones de ouvido são colocados ao longo de duas paredes perpendiculares entre si. Os estojos e gabinetes de lápis são geralmente colocados ao longo da parede longa. Se a cozinha for de canto, os armários de parede devem preencher o espaço do canto, deixando espaço livre na sala.
  • Em forma de U Graças a esses fones de ouvido, a cozinha é confortável e bonita. A única coisa é que as estruturas em forma de U não são recomendadas para uso ao decorar espaços apertados.
  • Ilha. Permitem organizar o espaço de forma racional, uma vez que com esta disposição, a maior parte dos móveis do conjunto de cozinha é transportada para o centro da divisão. Recomenda-se a sua aquisição para cozinhas com dimensões de no mínimo 15 m² e formato próximo a um retângulo ou quadrado.

Além disso, os conjuntos de cozinha em tons escuros podem diferir tanto no material de fabricação quanto no estilo. Os produtos feitos de materiais naturais são muito populares no design moderno, mas suas cores são limitadas. Já os módulos de plástico são apresentados em uma grande variedade de cores.

Combinações de cores bem-sucedidas

Muitas pessoas adoram tons escuros no projeto da cozinha, então as donas de casa costumam escolher cores marrons escuras e cores nobres como azul, esmeralda, cinza escuro durante o projeto. Combinam-se perfeitamente no interior com um refrigerador branco. A única coisa é que na hora de escolher as tonalidades, deve-se levar em consideração o tamanho e a forma da sala, já que em um espaço limitado, as superfícies escuras vão adicionar escuridão ao interior. Para cozinhas pequenas, o uso de cores claras e escuras é considerada a melhor opção. Por exemplo, pode tornar as paredes brancas como a neve e o chão escuro, o conjunto de cozinha neste caso é escolhido um tom mais claro que o revestimento do piso.

Importante! Apesar do marrom e preto serem considerados cores comuns em cozinhas escuras, os designers também recomendam dar preferência a tons da moda como mogno, preto e cinza, cereja podre, azeitona escura, bordô, roxo escuro e azul escuro profundo. ...

Para conseguir uma boa combinação de cores, em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o fundo, depois procurar "companheiros" mais adequados para ele. Graças a isso, será possível atingir o correto equilíbrio de cores, o que por sua vez dará ao projeto da cozinha um ambiente aconchegante e aconchegante. Você também deve se lembrar de uma regra - tons escuros sempre devem ser acompanhados por tons claros.

Como é difícil encontrar um "companheiro" para a maioria das cores escuras, os designers recomendam considerar as seguintes dicas:

  • o preto é idealmente combinado com o rosa claro, leitoso e branco;
  • o marrom é bem complementado por pêssego pastel, pistache claro, areia e bege;
  • Borgonha é combinado com sucesso com cinza claro, cremoso, polpa e rosa;
  • o azul escuro fica ótimo combinado com leitoso, rosa claro e branco como a neve;
  • a azeitona escura deve ser diluída com damasco, pêssego e pistache claro.

Além disso, em cozinhas escuras, é necessário observar a moderação na decoração. Se a cozinha estiver escura, as paredes e o chão devem ser o mais claros possível. Se o acabamento decorativo da cozinha for escolhido em cores escuras saturadas, então os móveis e tecidos devem ser claros. Acentos brilhantes não devem ser adicionados ao design de cozinhas onde prevalecem as cores escuras. Como resultado, você pode ter uma sensação de caos completo, o que causará desconforto.

Seleção de estilo

Hoje, existem muitas orientações estilísticas para decorar cozinhas em cores escuras. Então, se o azul noturno, um tom do mar negro ou azul da Prússia for escolhido como a cor principal, então você pode criar um interior bastante interessante no estilo country ou provençal, embora as cores claras sejam normalmente usadas para essas direções. Os clássicos também são muito populares, nos quais a paleta de cores deve ser representada por esmeralda escura, musgo verde e viridan. Além disso, a cozinha clássica deve ser saturada com superfícies mate, pois parecem mais contidas e sofisticadas. Quanto ao brilho, pode ser utilizado em qualquer estilo, sendo especialmente adequado para a decoração de pequenas cozinhas.

Se os donos da casa são adeptos da leveza e da simplicidade no interior, então a cozinha moderna vai servir para eles. Na decoração da sala, podem ser utilizados vários materiais de cor escura, não sendo permitida a presença de acessórios demasiado claros neste interior. Portanto, pequenas estatuetas e várias fotografias de família emolduradas são adequadas como decoração.

Características do design monocromático da cozinha

As cozinhas escuras com um interior monocromático parecem originais, que permitem a combinação correta de vários tons da mesma cor. Graças a este jogo de paleta, o design adquire o volume, profundidade e características expressivas necessárias. Como regra, as pessoas conservadoras preferem interiores monocromáticos. Para que tudo fique harmonioso no ambiente, deve-se selecionar a cor principal, levando em consideração sua combinação com móveis e papel de parede.O plano de fundo da sala geralmente são as paredes.

Um design monocromático deve seguir várias regras.

  • Você não pode preencher a sala com tons contrastantes de uma cor diferente, uma vez que apenas uma cor deve dominar o interior. Caso contrário, a originalidade do design será minimizada. Além disso, você deve tentar aplicar o máximo possível de tons da cor dominante. Por exemplo, se as paredes da sala são amarelas (a base do design), a paleta de todos os outros componentes pode variar de limão a ocre.
  • Nessas cozinhas, recomenda-se a utilização de uma textura diferenciada, pois permitirá melhor percepção de uma cor. Na maioria das vezes, é usada uma combinação de superfícies mate e brilhantes, metal e madeira, pele e têxteis.
  • A presença de lindos padrões no interior também não fará mal. As combinações de painéis 3D com fragmentos de alvenaria e gesso decorativo ficam lindas em cozinhas modernas. Independentemente da cor escolhida, a cozinha deve ter uma boa iluminação. Portanto, um sistema de iluminação diferente e lâmpadas LED multicoloridas devem ser instalados na sala.

Belos exemplos do interior

A maioria dos designers recentemente optou por criar projetos de cozinha em tons escuros, pois parecem incomuns e modernos. Várias ideias podem ser aplicadas para implementar tais projetos, levando em consideração as preferências pessoais dos proprietários. Por exemplo, se o quarto for pequeno, então para sua decoração você pode escolher a cor do chocolate amargo... Neste projeto, a cozinha ficará repleta de um ambiente aconchegante. Nesse caso, os móveis devem ser escolhidos alguns tons mais claros.

Uma luz de fundo também deve ser colocada no conjunto de cozinha (na área de trabalho), ela permitirá que a luz brinque na superfície reflexiva do móvel.

Uma opção interessante seria uma cozinha escura em preto e branco. Essas duas cores opostas criam uma união interessante. Em cozinhas onde as janelas estão viradas para o norte, você precisa tentar usar tons mais claros e fazer inserções individuais com tons escuros. Em tal projeto, iluminação oculta deve estar presente. Na maioria das vezes, neste projeto, o teto e a geladeira funcionam como um fundo branco, os armários, o piso e as paredes são escurecidos.

Em cozinhas pequenas, será interessante observar uma combinação de estruturas transparentes e cores escuras na decoração, o que muitas vezes é ideal para o estilo de alta tecnologia. Neste caso, é necessário dispor as paredes e o pavimento na cor cinza escuro, instalar um forro elástico branco neve. Em tal interior, os eletrodomésticos cor de aço ficam bem. Já o conjunto de cozinha pode ser apresentado em várias modificações. O principal é que os módulos estão equipados com portas transparentes. O destaque principal na cozinha será uma mesa de vidro, que pode ser complementada com uma toalha de mesa decorada.

sem comentários

Moda

a beleza

casa