Design de interiores de cozinha cinza
O cinza combina as qualidades de duas cores polares - branco e preto. Esta é a cor da estabilidade, harmonia, ordem. Dá uma ótima cor de fundo e raramente finge ser o primeiro violino. O uso de cinza no interior está experimentando uma nova onda de popularidade. Por um tempo, a cor foi considerada indevidamente sombria, office, mas os conceitos modernos de uso de diferentes tons de cinza mostraram as ricas possibilidades dessa solução colorística.
Vantagens e desvantagens
Uma cozinha em tons de cinza pode ser elegante e impessoal. Uma decisão bem-sucedida depende da tonalidade escolhida com precisão, da seleção correta de móveis, cores dos parceiros e muito mais. Um mesmo conjunto de cozinha terá uma aparência completamente diferente em diferentes cômodos: tamanho, layout, acabamento e combinação com a mobília.
Vamos listar as vantagens do cinza no interior da cozinha.
- Esquema de cores neutras, não causa antipatia óbvia, parece natural no interior.
- Se forem sombras esfumadas claras, podem expandir visualmente o espaço. Com uma pequena metragem da cozinha, as paredes e os móveis cinzentos não absorvem a luz, afastando as paredes visualmente.
- A sombra fica ótima com móveis e acabamentos de madeira. Cinza e amadeirado - a combinação perfeita de quente e frio, é o compromisso perfeito.
- A cor também é adequada para experimentos de design. O cinza será um ótimo cenário para incorporar cores vibrantes ao seu interior.
- Uma cozinha cinza é sempre mais prática do que, por exemplo, uma branca. A cor esfumaçada esconde a poeira, o que não se pode dizer do branco.
- O cinza será uma excelente base para criar um estilo minimalista ou de alta tecnologia. É fácil adicionar eletrodomésticos com design de aço e acessórios cromados. É difícil encontrar outra cor que não discuta com a presença de cadeiras e mesas sobre pés de metal na cozinha.
Se falamos sobre as deficiências, há uma opinião que psicologicamente cinza pode atacar uma pessoa. Algumas pessoas dizem que isso as deixa deprimidas, piora o humor, provoca uma sensação de espaço fechado e até um pouco de desesperança. Mas, ainda assim, essa característica é bastante subjetiva, e a cor cinza adquiriu uma reputação de status, estilosa, elegante. Novamente - tudo depende do tom exato escolhido.
E também é importante se você está apenas decorando uma cozinha ou uma cozinha-sala, onde os elementos do hall devem ser combinados com o cinza.
Localização e tipos de fones de ouvido
O layout da cozinha não se trata apenas de organizar os móveis e os eletrodomésticos. Na verdade, este é um projeto da vida cotidiana, uma parte significativa da vida de cada pessoa. Portanto, a logística de decorar o espaço da cozinha é inequivocamente importante e não deve ser construída com base no princípio de "como todo mundo" ou "como será, assim será". Mesmo uma sala pequena tem pelo menos 2 opções de layout.
A primeira regra a ser levada em consideração é chamada de regra do triângulo de trabalho. Isso significa que a pia, o fogão e a geladeira não devem ficar alinhados, eles devem formar um triângulo. Os pontos de trabalho devem estar próximos uns dos outros. Isso permite um cenário de cozinha racional: tiramos a comida da geladeira, levamos para a pia, depois cortamos / processamos, mandamos para o fogão.
Existem 6 tipos de layouts:
- fila única ou linear;
- Em forma de U;
- Em forma de L (angular);
- paralela de duas carreiras;
- ilha;
- peninsular.
O mais compacto é o circuito linear, é universal, lindo, vencedor. Não há cantos neste esquema, o que certamente é muito conveniente. Mas o circuito linear de uma linha quebra a regra do triângulo funcional. Esta é uma boa opção para cozinhas pequenas e estreitas, para cozinhas de passagem, bem como para aqueles quartos que os proprietários raramente visitam.
Mais popular em apartamentos menores Layout em forma de L. Devido ao ângulo, que não fica fora do trabalho, esse layout é mais amplo e racional. Mas um conjunto de cantos geralmente é mais caro do que um linear, já que o módulo de canto requer acessórios especiais - um carrossel, uma prateleira ou uma cesta extraível. Uma boa opção seria um canto definido para salas retangulares, cozinhas pequenas e médias.
No canto, geralmente há uma pia ou um fogão embutido, que se alinha em diagonal com uma geladeira.
Se você usar um esquema de duas linhas, o triângulo de trabalho pode ser organizado em uma forma ideal. Se o cômodo for alongado e estreito, uma cozinha cinza de duas fileiras será um projeto de muito sucesso. Esta é a opção ocidental, que não está sendo usada ativamente em nosso país. Parece que a cozinha será ainda mais estreita, mas a área de jantar perto da janela e uma área de trabalho de contato logístico muito conveniente na prática são incrivelmente confortáveis.
Nesse caso, é conveniente e seguro planejar uma cozinha de duas fileiras de modo que o fogão e a pia fiquem na mesma fileira e a geladeira na outra. Se a cozinha for muito pequena e estreita, então há a opção de deixar apenas um conjunto de duas fileiras nesse cômodo. A área de jantar é levada para a sala de estar. Você pode fazer um lanche e beber chá sozinho na cozinha atrás de um parapeito estendido da janela, que funciona como bancada.
Sem dúvida, a opção de layout mais conveniente é considerada um conjunto em forma de U, mas isso só é possível em cozinhas espaçosas e espaçosas. Como acontece nos casos de planejamento insular e peninsular. Quanto maior a área da cozinha, mais opções você tem.
Tons e combinações
O cinza é neutro e as características de temperatura podem variar.Um tom quente de cinza pode ser obtido adicionando um tom amarelo, vermelho ou esverdeado à cor. Um tom frio de cinza é obtido com uma mistura de azuis, azuis ou roxos.
Vamos descobrir quais cortinas são mais procuradas.
- Cinza prateado (prata) É um tom rico que não é desprovido de elegância, o que torna o ambiente mais elegante. Paredes e pisos claros e escuros serão igualmente bons para ele. A prata pode ser combinada com qualquer textura.
- Bege acinzentado - tonalidade muito sutil e muito popular (especialmente em variações foscas). Ideal para pequenas cozinhas. Irá combinar com qualquer outra cor neutra.
- Preto e cinza - cor rica, expressiva, "saborosa". Necessário numa divisão que exija a expressão da profundidade do espaço. Mas a cor requer espaço, porque em uma pequena cozinha ela não é realmente usada.
- Amarelo-acinzentado - é um tom quente associado ao conforto doméstico. Adequado para cozinhas de qualquer tamanho, para superfícies foscas e brilhantes. Fica bem com eletrodomésticos de grafite e com uma textura de aço e com metálico.
- cinza azul - esta cor é justamente chamada de fabulosa, pois dá uma sensação de sutileza, graça, é muito atmosférica e encantadora. Mas requer uma cozinha com uma grande janela.
- Cinza rosa - não tão bom em cinza escuro quanto em cinza claro. Adequado para cozinhas pequenas.
Se listarmos os tons da moda de cinza, então este é, sem dúvida:
- ardósia - uma cor completamente sem graça com uma base nobre;
- monção - uma opção de compromisso;
- pedra - cinza com marrom;
- zircão É uma variação de cinza muito claro.
Gainsborough e prata são considerados tons comuns.
Estilos
Sem dúvida, a cozinha deve ser de cor orgânica e de acordo com o estilo declarado. A austeridade e a ausência de erros na consistência do estilo hoje não são mais requisitos tão rígidos. Você pode desviar um pouco da linha estilística, adicionar algo individual. Mas, em geral, o estilo ainda deve ser reconhecível.
Vamos dar uma olhada nos estilos básicos de uma cozinha cinza.
- Clássico... Nesta solução, o cinza adicionará elegância ao interior e criará o clima de equilíbrio certo. Móveis clássicos esfumados encontrarão um bom complemento na forma de paredes creme, branco ou cinza claro. Usando elementos de madeiras preciosas naturais, assim como prata, você pode tornar uma cozinha clássica mais luxuosa.
Mas para tal sala, seu tamanho será um requisito estrito - o clássico requer espaço.
- Provença... O estilo, que é nativo do sul da França, também pode usar tons de cinza. Mas é importante que esses tons sejam exatamente claros. O revestimento do piso também deve ser de cor clara. A decoração da cozinha provençal contém muitos tecidos, bordados e apliques, cerâmica e porcelana, painéis e esteiras. A mobília é geralmente de madeira.
- País. Em essência, a Provença é o mesmo país, mas é francesa. Country é um estilo rústico baseado no uso de cores claras e madeira natural. Os móveis podem ser envelhecidos artificialmente; os acessórios são selecionados principalmente de materiais amarelos. Isso significa que a cozinha deve estar em tons quentes de cinza. Country é um estilo massivo, então em salas pequenas nem mesmo é considerado para implementação.
- Alta tecnologia. Esta é uma tendência que glorifica a alta tecnologia. O estilo é um dos desdobramentos do modernismo tardio. Ele usa ativamente metal e vidro. Um estilo discreto que requer linhas retas, proporções claras. Mas esta é uma direção cara, pois aposta nas inovações técnicas, nas mais modernas soluções em decoração. Apenas duas cores podem ser usadas aqui, uma das quais é dominante.
A combinação perfeita de alta tecnologia - cinza frio e aço.
- Minimalismo. É um estilo sobre severidade e geometria, sobre monocromia e correção das formas, sobre a quase ausência de decoração e laconicismo. Em tal cozinha há muita luz, espaço aberto. São usados principalmente móveis brilhantes com superfícies perfeitamente planas; a funcionalidade e a ergonomia são necessariamente monitoradas com estilo.
- Ecletismo. E neste estilo, ao contrário, há muita decoração, é intrusivo e original. É uma combinação de vários estilos, baseada na unidade de cor e textura. Estilo confortável, macio e flexível.
- Moderno. O estilo contemporâneo combina linhas limpas e cores ousadas, o conteúdo do interior deve ser funcional e o espaço deve ser usado com a máxima utilidade. Acessórios metálicos de formato incomum são usados.
- Escandinavo. Este é o estilo de máxima conveniência, sem dúvida há mais branco nele, mas o cinza não se ofende com a porcentagem de inclusão. As paredes são geralmente decoradas com gesso, madeira branqueada ou papel de parede de cor clara. A mobília é principalmente de madeira, tecidos naturais, cortinas raramente são usadas. O interior da sala é decorado com almofadas para cadeiras, acessórios de madeira e vasos de flores.
Muitas vezes, um conjunto em uma cozinha scandi é minimalista.
Esses não são todos os estilos, mas apenas as direções principais mais procuradas. Aqui você também pode mencionar loft brutal, mas é maximamente revelado em uma grande sala, no interior de um estúdio.
Contrastes e combinações
Oferta de opções de design de quarto um design de uma única cor ou uma combinação de duas cores principais. Se for monocromático, uma cozinha cinza claro seria a melhor opção. Utiliza superfícies mate que se ajustam em um ambiente calmo. Pouca emoção em tal espaço, já que a principal tarefa é enfatizar a funcionalidade da cozinha. Normalmente, é assim que uma cozinha é projetada, que não é usada com tanta frequência para o fim a que se destina.
Se uma mulher, como Kerry Bradshaw, tem suéteres no forno, então a escala de cinza é mais adequada para tal cozinha.
Mas a opção quando o cinza é diluído com outra cor não é inferior em popularidade ao monocromático. Essa é a cor que terá, o ponto mais importante da questão.
- Branco. O branco, neste caso, será uma cor rigorosa e fresca, e o cinza será refinado. Várias tendências com branco e cinza estão na moda: se houver muito cromo e prata na cozinha, isso dá ao ambiente um certo misticismo atraente. Se você está mais próximo do estilo de vida patriarcal, esta deve ser uma cozinha com superfícies foscas, uma brancura leitosa e variações de cinza esfumados e calmos.
- Preto. Esta é a opção em que encontram a combinação perfeita de tecnologia de vidro preto, superfícies de aço fosco e detalhes cromados brilhantes. Pontos pretos contrastantes parecem estar espalhados por toda a cozinha; contra um fundo cinza neutro, parecem elegantes, convincentes e autossuficientes. Nesse caso, o cinza não deve ser muito escuro, mas o prateado deve ser sentido nele.
- Vermelho. Com acentos como este, a cozinha ficará dinâmica e otimista. Se você escolher um vermelho brilhante, o mais saturado e até mesmo uma cor brilhante, ele enfatizará sua versão esfumada do cinza. É muito importante equilibrar as duas cores para que você não precise duplicar muito o vermelho. Por exemplo, às vezes uma geladeira vermelha e as mesmas grades de teto são suficientes para que a cozinha seja considerada vermelho-acinzentada.
- Laranja. Nesta temporada, a versão cinza com pêssego é interessante e popular. Mas se houver muito tom de laranja, será difícil ficar em uma sala assim por muito tempo. A cor é muito ativa, opressiva e pode se tornar um irritante psicológico. Portanto, definitivamente deve haver mais cinza, e a cor damasco é usada apenas como um acompanhamento do cinza.
- Amarelo... Freqüentemente, em revistas e sites da moda sobre interiores, você pode ver uma cozinha cinza-branca-amarela. Muitas vezes é apresentado em um estilo escandinavo, e parece não apenas bonito e suculento, mas também incrivelmente moderno.Amarelo com prata é uma combinação inesperadamente interessante e agradável, mas muito amarelo estraga todo o quadro. Mas o uso moderado do amarelo, em maior medida na decoração e decoração, ao invés de um fone de ouvido, é capaz de criar sucessos interiores.
- Azul. O azul é considerado uma cor muito retilínea que precisa ser atenuada. E um tom perolado de cinza claro pode fazer o trabalho.
Essa cozinha parecerá nobre, mas esta opção pode ser considerada bem-sucedida se o cômodo for bastante espaçoso e houver luz suficiente nele.
- Azul... Se a cozinha tiver janelas do sul, a sensação de frescor definitivamente não fará mal. Cinza escuro e azul criam uma combinação de cores muito agradável e confortável que se desdobra em uma cozinha de tamanho médio e em quartos espaçosos. A terceira cor pode ser branca.
- Verde. A cor do aço deixará o tom verde mais calmo e rico. O brilho cromado vai acentuar as formas e linhas, realçar o otimismo do verde. Se você combinar ervas e pérolas, a cozinha ficará mais elegante e festiva. O prata mate torna a cor verde nobre e calma.
Em uma cozinha grande, cores escuras como ardósia com pequenos toques de verde são adequadas.
- Bege... Uma cor combinará com a outra, já que ambas são tons neutros. Mas a cozinha pode ser enfadonha se uma das flores não estiver saturada de temperatura. Assim que você torna o cinza muito quente ou adiciona frieza ao bege, o interior torna-se incrivelmente elegante.
Ainda é impossível dizer qual das opções listadas é a mais bem-sucedida sem subjetividade. Concentre-se na localização da cozinha (lado norte ou sul), no seu tamanho, nas suas expectativas, no carinho por uma determinada cor. Se, entre todas as combinações, não encontrou a ideal para si e não tem a certeza de que a cor cinza, em princípio, precisa de um parceiro colorístico, há sempre a opção de criar uma cozinha monocromática. E essa solução costuma ser a mais bem-sucedida.
Recursos de design em monocromático
Se a combinação com outras cores for excluída, então fazer uma cozinha em preto e branco é uma tarefa viável, mas não a mais fácil. Móveis e fachadas de cozinhas ocupam grande parte da área da sala, portanto sua cor vai dar o tom de toda a cozinha. Mas você ainda precisa escolher o papel de parede certo para o fone de ouvido, de modo que as paredes permaneçam um fundo perfeito, decore o chão lindamente, adivinhe com cortinas e painéis de parede.
Em uma cozinha cinza monocromática, ainda existem vários tons, como regra, existem três deles. O fundo é o mais claro, as bancadas e a mesa de jantar são mais escuras e o conjunto é o mais escuro. Mas essa é apenas uma das opções de distribuição de tonalidades, porém, é a mais procurada.
Uma cozinha cinza claro com um avental pérola, cadeiras cinza claro em uma mesa de jantar de grafite é uma solução muito elegante. Mas você pode variar os tons e planos. Porém, é importante notar que é raro não aplicar uma cor diferente. Normalmente, embora em uma quantidade mínima, o branco é adicionado ao cinza (embora na forma de um ladrilho de porco na área do avental).
Belos exemplos
Existem muitas opções de sucesso para uma cozinha cinza - de quartos pequenos e aconchegantes a grandes espaços com uma parede de tijolos acentuada. Considere belos exemplos de 10 fotos versáteis.
- Cozinha monocromática, mas ainda com a presença de branco. Uma solução para os amantes da brevidade, das linhas claras, da falta de decoração intrusiva. A ênfase neste espaço é colocada em uma área de jantar bastante grande, e a cozinha em si é muito simples, mas espaçosa.
- Esta não é a maior cozinha, e a cor cinza não impede que o espaço seja aconchegante e aconchegante. A combinação de cinza e marrom acabou se revelando amigável, e a leve bancada não permite que o espaço diminua visualmente. Os acessórios são aqui muito bem escolhidos e a bela cortina torna a cozinha dinâmica.
- Uma solução muito elegante para uma sala grande. A cozinha é quase monocromática, tons de cinza são usados na combinação certa, nada supérfluo, nada conflitante.
Se você quiser detalhes brilhantes, será uma decoração "viva" (como maçãs em cestas).
- Aqui está uma cozinha combinada com uma sala de estar. Cinza mais branco mais amarelo é a combinação mais moderna que é ativamente usada hoje. E a quarta cor - preto - é tão apropriada que não parece exagero. Mas também não há muito preto aqui, parece natural e reconciliador.
- Taupe com detalhes em vermelho. Uma solução nova e moderna que ficará bem em uma cozinha espaçosa e bem iluminada. A área de jantar pode ser virtualmente de qualquer cor, até mesmo tons amadeirados ficarão bem em uma cozinha tão clara.
- Uma bela cozinha cinza com uma ilha de mármore. Um ambiente elegante para uma grande cozinha em uma casa de campo. Mas os proprietários de pequenos apartamentos também podem ver as boas cores dos fones de ouvido e a interessante disposição da zona do avental.
- Uma cozinha com parede de tijolos ainda é relevante. Um lindo fone de ouvido independente mostra como o cinza pode ser divertido. Área de jantar muito agradável. Uma boa solução para quartos combinados.
- Cozinha cinza claro com branco. O design combina os clássicos, mais relacionados ao Art Déco, mas também traz muitas inclusões modernas. O acabamento do fundo branco é ideal para este tipo de fone de ouvido.
- Um quarto atípico, cujos proprietários abandonaram com razão os armários superiores. A geladeira vermelha acentua perfeitamente o brilho da cozinha, mas as paredes brancas e o conjunto lacônico de cinza equilibram o espaço e não o diminuem.
- Outra versão do espaço combinado mostra o quão interessante a área da cozinha pode fluir para a sala de estar.... Belo grafite, verde apropriado, linhas perfeitas - isso é muito moderno e parecerá convincente mesmo em espaços pequenos.
O cinza não é mais considerado uma cor de mouse, não está associado apenas a escritórios e paredes de concreto perfuradas. Os exemplos acima mostram como o cinza pode se abrir no interior da cozinha, resta apenas escolher sua própria opção e implementá-la com sucesso.
Para uma visão geral da cozinha cinza, veja abaixo.