Como escolher a cor da sua cozinha?

Cada pessoa é um indivíduo, o que se manifesta no estilo de vestir, na fala, no comportamento, bem como no interior de sua casa. Um apartamento ou uma casa privada é pensada para que seja agradável morar nela, receber hóspedes e relaxar em qualquer situação. Cada quarto tem sua própria finalidade, seu design e esquema de cores dependem disso. A cozinha é considerada uma das divisões mais visitadas, por isso a aparência dela deve ser impecável, o que não se consegue sem escolher a cor certa para as paredes, o interior e os elementos decorativos.

Qual é a faixa mais prática?
O esquema de cores de qualquer sala pode transformar radicalmente e mudá-lo. Para que seja confortável estar na cozinha, trabalhar com facilidade e comer com prazer, é importante escolher tons que se adaptem ao gosto da maioria das famílias e que se encaixem organicamente em um cômodo particular. Cada cor é linda e original à sua maneira, mas se o design da cozinha for planejado, as seguintes características devem ser levadas em consideração.
- Para cozinhas pequenas, a opção mais correta seria usar um esquema de cores branco, o que aumentará visualmente o espaço. A desvantagem dessa cor é a sujeira. Papel de parede, fone de ouvido, avental, bancada - tudo isso precisa ser mantido perfeitamente limpo, caso contrário, o efeito principal do uso do branco será perdido.


- Esquema de cores pretas bem adequado para grandes áreas de cozinha, onde você pode experimentar com segurança e reduzir visualmente o ambiente. Cuidar de móveis nesta tonalidade será muito mais fácil, o que significa que a aparência não será perturbada. No entanto, as cores escuras podem ter um efeito deprimente na pessoa, privando-a do seu humor e apetite, o que é inaceitável na cozinha.


Como a variedade de cores atende a diferentes finalidades, é necessário determinar quais opções são práticas e mais preferíveis para a cozinha. Para tornar a cozedura e a alimentação igualmente confortável, recomenda-se a utilização de cores e tons naturais no desenho que tenham um aspecto agradável e não irritem os olhos. Igualmente importante é o critério da facilidade de cuidar da sala e mantê-la limpa. As seguintes cores são consideradas as mais agradáveis para a anfitriã:
- Marrom;


- bege;


- Cinza;


- marmorizado;


- com imitação de madeira.


Alocação de cada área funcional com a tonalidade desejada, seleção de móveis em uma cor específica, mantendo o esquema de cores da sala devido ao piso, teto e paredes, possibilita obter uma cozinha bonita e funcional.


Como decidir a cor do acabamento?
Para deixar uma cozinha com estilo, é importante poder escolher a cor certa para seus componentes. Para não se enganar, é necessário levar em consideração uma série de critérios.
- O tamanho da sala. Quanto menor for, mais leve deve ser. Quanto mais, maiores são as possibilidades de experimentação.
- Relação com alturas de teto. Os tetos baixos ocultam visualmente o espaço, portanto, devem ser ampliados com tons claros. Os tectos altos ampliam o espaço, mesmo que a cozinha seja pequena, permitindo a utilização de cores e combinações vivas.
- A presença ou ausência de luz natural. A luz solar confere calor e brilho ao ambiente, portanto, em um ambiente assim, você pode usar um esquema de cores calmas, que será transformado por novas cores. Em uma sala com iluminação insuficiente, é necessário compensar as cores vivas, portanto, o uso de tons de amarelo, laranja, salada será uma prioridade.
- O objetivo da renovação e redesenho das instalações. Se a aparência anterior da cozinha não agradava aos proprietários, então é bastante natural querer mudar alguma coisa. Em alguns casos, é necessária uma grande reforma e, em alguns, basta alterar o esquema de cores e a sala será completamente transformada.


Depois de avaliar os parâmetros da sala e a finalidade da alteração, você pode determinar as tonalidades de cores básicas em cada uma das zonas, combinando-as em uma única composição.
As melhores cores de acordo com a psicologia da percepção
Para escolher uma boa cor para sua cozinha, você pode pesquisar a psicologia das cores e o feng shui. A influência de diferentes tonalidades no comportamento e nas reações humanas é notada há muito tempo, então a escolha deste ou daquele design deve ser claramente planejada. É melhor se concentrar nas opções que são consideradas comprovadas e favoráveis.
- Amarelo - é a cor da alegria, do sol e do positivo. Papel de parede ou frentes de cozinha nesta cor trarão uma sensação de contentamento e felicidade ao ambiente. A psicologia vê o impacto positivo do amarelo no lado mental e criativo de uma pessoa.


- Verde - o tom de interior mais recomendado para quem procura sossego e tranquilidade. Esta cor lembra a natureza, evoca pensamentos e sentimentos calmos e agradáveis.


- Azul - também se refere a um esquema de cores calmas e se ajusta ao relaxamento. Mas esta é uma sombra fria que não é adequada para todas as cozinhas. A presença do azul no interior leva a pessoa a ser mais razoável e ordeira. As vantagens desta cor incluem a capacidade de reduzir o apetite.


- marrom - uma cor muito agradável para a cozinha, pois ajuda a torná-la mais acolhedora, caseira e confortável.Essa cor não incomoda, não faz mal aos olhos, por isso pode satisfazer os membros da família por muitos anos.


Se nos guiarmos pelo feng shui, então é importante destacar que a cozinha é classificada como elemento fogo devido à presença de um forno para cozinhar ali. Portanto, as cores recomendadas para esta sala serão assim:
- Vermelho;


- Laranja;


- amarelo intenso.


Devido à agressividade dessas tonalidades, nem todos os especialistas recomendam utilizá-las, principalmente como a cor principal da sala. Os mais adequados, do ponto de vista dos especialistas em feng shui, são:
- bege;


- verde;


- marrom claro.


Ao escolher o esquema de cores do papel de parede, móveis, piso, teto e acessórios, é necessário levar em consideração não apenas os tons básicos, mas também suas combinações entre si.
O que está na moda agora?
O estilo de cada sala deve ser original e apropriado. As soluções de cores da moda para os fones de ouvido devem ser combinadas com as cores das paredes, teto e piso, e os elementos decorativos devem ser um acréscimo adequado à imagem geral. As soluções de cores modernas usadas com mais frequência por designers incluem a seguinte gama de tons.
- Cinza. Apesar de toda a aparente simplicidade, nesta cor o ambiente acaba por ser sóbrio, mas muito estiloso, e com a combinação certa com outros tons, o efeito supera todas as expectativas. A vantagem do cinza é que pode ser usado tanto em estilos modernos quanto em muitos outros, criando um ambiente de cozinha único.


- Preto... Uma cor popular que está cada vez mais presente em vários cômodos, inclusive na cozinha. O uso adequado desse esquema de cores escuras cria uma sala muito elegante e interessante.


- Vermelho. O tom mais moderno, mas você precisa ser capaz de encaixá-lo corretamente no interior, caso contrário, em breve a atmosfera da sala será deprimente. Ao combinar o vermelho com as cores claras, a cozinha adquire um estilo próprio e único sem prejudicar o ambiente doméstico.


- Verde... Os tons verdes brilhantes e exuberantes da cozinha estão se tornando cada vez mais populares, devido à natureza pacificadora da sombra e suas cores ricas. Ao preencher correctamente o espaço com verde, pode obter uma sala espaçosa e luminosa onde será agradável estar, respirar com facilidade e comer com apetite.


- Amarelo. Uma tonalidade brilhante e única que evoca apenas sentimentos e emoções positivas. Será muito agradável cozinhar uma variedade de pratos e comê-los nesta sala.


- Branco. A cor mais popular que não perde relevância há muitos anos. Utilizado para o projeto de cozinhas em diferentes estilos. A leveza e a luminosidade da sala irão encantar qualquer pessoa, adaptando-se à luz e pensamentos gentis.


O esquema de cores da cozinha pode mudar com o tempo, portanto se desejar, você pode criar uma sala moderna que atenda a todos os requisitos de hoje. E também pode optar pelo tom que sempre gostou.

Soluções de cores dependendo do tamanho da cozinha
Os projetos de apartamentos antigos e modernos são completamente diferentes, por isso as cozinhas neles podem ter diferentes metragens, alturas de teto e layouts. Com base nisso, o design e o esquema de cores de cada quarto específico podem ser diferentes. Para encontrar o tom ideal para uma cozinha pequena, vale a pena descartar todas as opções de escuro, pois reduzem visualmente o espaço, o que é totalmente indesejável. O esquema de cores, neste caso, deve ser:
- Branco;


- bege;


- creme;


- pêssego;


- Oliva;


- cinzento.


A cozinha pode ser decorada com cores mais brilhantes, mas você precisa usá-las com sabedoria, porque um ponto contrastante em um fundo claro reduzirá visualmente o ambiente.
Se houver necessidade de escolher um tom para uma cozinha grande, então há espaço para experimentar cores, texturas e padrões. As cores mais adequadas neste caso são:
- Branco;


- azul;


- Vermelho;


- roxa;


- Preto;


- verde;


- Laranja.


Com uma avaliação correta das dimensões da divisão, pode-se destacar as suas vantagens e ocultar as deficiências, melhorando a estética e o conforto de ficar nela.
Tons adequados para salas claras e escuras
A escolha da cor da cozinha vai depender da iluminação da sala. Se a sala estiver no lado ensolarado, os tons escuros e frios serão mais favoráveis:
- azul;

- Cinza;

- azul.

Quando exposto a uma grande quantidade de luz solar, o interior não parecerá sombrio, escuro e estreitando o espaço.
No caso de a cozinha ficar do lado norte, então é melhor torná-la bem iluminada e iluminada, o que compensa a falta de iluminação. O tom ideal neste caso:
- Branco;

- bege;

- amarelo;

- salada.

Além do sol, vale a pena considerar a iluminação artificial, que pode ser quente ou fria, iluminar totalmente uma sala ou deixar áreas escuras. O esquema de cores do interior pode variar significativamente dependendo da localização das lâmpadas e de sua potência. Para uma cozinha com cores quentes, você pode usar lâmpadas incandescentes, que adicionam aconchego e calor ao ambiente, e lâmpadas fluorescentes de tom frio, neste caso, serão inadequadas.
A parte sombreada da cozinha não será lucrativa, portanto é necessário iluminá-lo com lâmpadas fluorescentes. Ao usar um despejo incandescente, a cor da sala pode mudar. Para fazer a escolha certa de luminárias, é melhor usar lâmpadas halógenas, que são versáteis para cada ocasião.

Combinando tons com estilos específicos
A escolha ideal do esquema de cores deve ser combinada não só com o tamanho da sala, móveis, iluminação, mas também com o estilo em que é feita. Para o estilo clássico, os tons claros são considerados os mais adequados:
- Branco;

- bege;

- Oliva.

As cores claras permitem tornar a cozinha mais elegante, além de expandir visualmente seus limites. Para o estilo country, o uso de materiais naturais ou suas imitações é considerado tradicional. O esquema de cores de maior sucesso é:
- bege;

- Marrom;

- Cinza.

A decoração das paredes deve ser combinada com móveis, enquanto a imitação de madeira é considerada a mais bem-sucedida.
O estilo high-tech é caracterizado pelo uso de uma grande quantidade de metal e vidro, portanto, o esquema de cores da sala deve se encaixar organicamente neste conceito. A técnica mais comum é contrastar as cores: cinza e azul, preto e vermelho, cinza e verde. Essas combinações parecem ricas, o que torna a cozinha elegante, e a presença de tecnologia moderna torna o ambiente o mais conveniente possível.
Para a Provença, é recomendado o uso de tons quentes e delicados:
- bege;

- cor de rosa;

- Borgonha;

- Marrom.

As cores das paredes, móveis e acessórios devem estar em harmonia, criando um ambiente aconchegante para cozinhar e comer.
Como combinar as cores corretamente?
Para tornar o ambiente elegante e interessante, é aconselhável usar mais de um esquema de cores nele. Mas a presença de muitas sombras em uma sala piorará o efeito visual da percepção. Para evitar que isso aconteça, você precisa saber em que proporção vale a pena combinar cores. A combinação de tonalidades deve ser semelhante a esta:
- 60% dado à principal gama de cores;
- 30% - uma cor adicional que complementa ou contrasta com a cor principal;
- 10% – áreas de acento.

Se essas proporções forem violadas, o cômodo após o conserto pode ficar estranho e será desagradável permanecer nele por muito tempo.
As melhores combinações para a cozinha são:
- branco com preto;
- verde com laranja, marrom ou vermelho;
- vermelho com branco, preto ou marrom;
- laranja com verde, roxo, vermelho ou azul;
- o preto combina bem com qualquer cor e, especialmente, com ouro, prata e bronze.



A combinação certa de cores e a sua utilização na cozinha criam o estilo perfeito da divisão que irá deliciar durante muitos anos.
Belos exemplos
Um belo espaço consiste na harmonia de estilo e na escolha certa de móveis. A cozinha pertence às instalações frequentemente visitadas, portanto, vale a pena trabalhar com especial cuidado em seu design.

Um quarto confeccionado em cores calmas será mais prático e confortável, proporcionando fácil atendimento e estadia confortável em um só quarto para todos os membros da família e convidados. A combinação certa de cor de parede e fone de ouvido permite que você alcance o resultado desejado.

Para uma cozinha pequena, os tons mais aceitáveis são claros e brilhantes, que expandem visualmente os limites do espaço e destacam certas zonas. A combinação da cor do padrão do papel de parede e do fone de ouvido é uma boa técnica para criar um ambiente holístico com um design original.

Uma variedade de cores, a capacidade de experimentar tons é mais importante para cozinhas de grandes dimensões. O jogo de cores, texturas e materiais cria um conjunto único que maximiza o potencial da sala.

A escolha correta das cores para cozinha, fone de ouvido, piso, teto, assim como elementos decorativos permite que você obtenha o resultado desejado e aproveite sua estadia em um ambiente elegante e aconchegante.

Como escolher a cor da sua cozinha, veja abaixo.