Como equipar uma cozinha sem janelas?
Uma cozinha sem janela não é a opção mais comum para um cômodo reservado para cozinhar e comer, mas ocorre. Melhor uma cozinha pequena e fora do padrão do que sem ela. Este é provavelmente o raciocínio de quem não encontra outra opção para arrumar sua moradia. E têm razão: num cômodo amplo, que pode ser chamado de cozinha-sala, há um canto onde ficarão um fogão, armários e uma geladeira. Mesmo se não houver janelas lá, isso não é uma "frase" de forma alguma.
Requisitos obrigatórios
Ao elaborar um plano de trabalho, é necessário atender a todos os requisitos para a área da cozinha (independentemente de haver janela). A lista principal é assim.
- O piso de uma cozinha sem janelas deve ser durável e resistente à umidade. O material não deve ter medo de água. Ladrilho ou linóleo não são tão importantes, porque ambos os materiais podem ser encontrados hoje com excelentes características de desempenho. Mas o piso laminado na cozinha é altamente indesejável.
- Mesmo que a cozinha seja muito pequena, ela deve ser projetada de forma que a geladeira e o fogão não fiquem próximos. As quedas de temperatura desabilitarão rapidamente o equipamento de refrigeração, e a condensação não pode ser evitada em tal vizinhança.
- O escorredor de pratos está localizado perto da pia. Faça o suficiente, mas não mais do que você realmente precisa. Economize espaço.
- Armários em uma pequena cozinha sem janela não são o principal pré-requisito. Por mais modernos que sejam, costuma ser um dispositivo volumoso que ocupa espaço útil. Se os utensílios principais e utensílios forem armazenados em armários de chão, o interior não perderá com isso. E o sistema de armazenamento open top pode ser um destaque da cozinha.
- Liberte a sua pequena e escura cozinha de móveis desnecessários. Se decidir equipar a cozinha com uma grande sala de estar, pode levar um bonito aparador para esta sala, onde ficarão guardados todos os pratos e outras coisas que costumam ficar guardadas nos armários superiores do conjunto de cozinha.
O principal requisito para uma cozinha sem janelas é a iluminação. Isso é o que você não pode economizar nessa zona: deve ser local, de alta qualidade e conveniente. A iluminação confortável garante uma cozinha confortável.
Normalmente, uma cozinha de 4 metros quadrados (+/- metros) não cabe uma mesa de jantar. Pode caber o balcão do bar e até a ilha que separa a área da cozinha da área da sala, mas a mesa é sempre levada para a área de jantar. Em uma cozinha comum de 5 sq. m a mesa às vezes substitui a mesa do peitoril da janela transformada, mas se não houver janela, quase não haverá opções restantes.
Mais sobre iluminação
É agradável trabalhar, comer, comunicar-se com membros da família e amigos se o apartamento tiver boa iluminação. Bom não significa muito brilhante. Em vez disso, é uma questão de luz confortável, que cria o clima certo, não interfere no desempenho das tarefas domésticas. Se a cozinha for muito pequena, às vezes você pode sobreviver com uma iluminação de teto normal. Normalmente, este é um teto tenso com holofotes. Mas você pode fazer um nicho e montar lâmpadas nele. Se a cozinha for maior, a iluminação local é indispensável. Eles são necessários perto do fogão e acima da área de trabalho.
Uma opção interessante seria um candeeiro em forma de janela, que fica montado na parede (ou mesmo no tecto), e serve como uma imitação de uma janela que falta na divisão. Parece esteticamente agradável e fecha o problema da ausência de uma abertura de janela.
Se a cozinha for fora do padrão, pequena e sem janela, você pode desviar a atenção dessas deficiências com detalhes brilhantes. Por exemplo, pegue um lustre incomum: na forma de xícaras invertidas. É moderno, bonito e funciona como um disfarce para imperfeições.
Teto e paredes
Em salas pequenas e escuras, cores escuras são proibidas. Eles reduzem visualmente a área ainda mais, não refletem cor e a cozinha escurece. Mas as sombras claras jogam a favor dos proprietários. Você pode deixar tudo em branco clássico, mas em uma sala de cozinha isso nem sempre é prático. E pode persistir uma certa associação com as paredes do hospital. Escolha as seguintes cores para decorar as superfícies:
- bege;
- azul;
- rosa desbotado;
- verde claro sem som;
- cremoso;
- leite com limão;
- tons pastel.
Grandes padrões na parede também afetarão negativamente a percepção visual do espaço. Mas mesmo as impressões muito pequenas e heterogêneas das paredes estreitam um pouco a cozinha. As cores claras às vezes são diluídas com detalhes brilhantes: por exemplo, a parede de uma cozinha pode ser azul ou lilás. Se você acha que a parede é muito grande, o tapete, o estofamento da cadeira (se houver uma cadeira de jantar), o abajur do lustre, etc. podem ser claros .. Faça o teto mais claro do que as janelas.
Não tenha medo de equipar as superfícies com espelhos, se o design e a área da cozinha o permitirem. O espelho expande muito o espaço e traz luz para a sala.
Chão e portas
Não é necessário iluminar o chão, é impraticável, e o acabamento do chão não afeta a percepção do espaço tanto quanto a cor das paredes e do teto. Mas se a cozinha for pequena e escura, é aconselhável fazer o chão é brilhante. Os ladrilhos às vezes são colocados em um padrão xadrez, mas isso nem sempre corresponde a uma pequena sala. Se a cozinha tiver porta, é melhor que seja uma sanfona ou outro tipo de estrutura deslizante. Em uma sala muito pequena, uma porta não é necessária.
As portas deslizantes são melhor adquiridas com vidro durável, o que compensará a falta de luz natural na sala com seus extravasamentos.
Janela falsa
Hoje à venda, não é tão difícil encontrar designs que imitem uma janela. A primeira e mais barata opção é um papel de parede de foto (também há um papel de parede 3D). Algumas amostras são feitas de forma tão natural que à primeira vista você não notará a imitação. Uma janela falsa é uma estrutura completa, volumosa e complexa. Pode ser feito sob encomenda, mas é caro.
É por isso que muitos proprietários decidem criar uma janela de imitação com as próprias mãos. Alguém constrói uma moldura de janela comum em um nicho e alguma imagem agradável é enviada por trás do vidro. Muitas pessoas fazem retroiluminação nessas janelas, penduram cortinas ou persianas, conseguindo uma associação total com uma janela real.
Você pode colocar um espelho em vez de uma janela sobre a mesa de jantar, apenas você precisa colocá-lo em uma moldura ou mesmo em faixas decorativas.
Pequenos truques
Se a cozinha for pequena e fora do padrão, transforme esse menos em um grande e gordo plus. Você precisa entender exatamente o que deseja ver na cozinha, o que realmente precisa e o que pode recusar. Há muitos exemplos em que prateleiras abertas em vez de armários suspensos tornam a cozinha aconchegante e bonita, e não austera e sem alma.
Pense também em quais elementos da cozinha podem realmente ser transferidos para outro cômodo. Se a cozinha divide o território da sala de estar, então a mesa de jantar move-se, com toda a razão, para a sala de estar. A geladeira também pode ser colocada fora da área da cozinha. E como agora a moda dos modelos retrô de geladeiras, uma unidade vermelha ou verde pode muito bem se fundir no interior de uma sala ou corredor.
Para evitar que a cozinha pareça chata e banal, você deve usar as seguintes técnicas de design.
- Decore-o com suas coisas favoritas que são importantes e queridas para você pessoalmente. Por exemplo, coloque um rádio antigo que estava pendurado na casa de sua avó. Isso chama a atenção e afasta-o do tamanho modesto da sala e da mesma falta de janela.
- Se você tiver um balcão de bar, pode ser revestido com ladrilhos de cerâmica. É moderno, sólido e atraente.
- Em vez de armários e um fone de ouvido padrão, coloque um aparador na cozinha. Pia, fogão e aparador - esses três são suficientes para uma mini-sala. Basta levar um aparador com bancada para poder realmente cozinhar na cozinha.
- Tapetes macios de malha ou patchwork, cestos de vegetais autênticos, lindas caixas de biscoitos e potes brilhantes para produtos a granel - todas essas pequenas coisas tornam-se donos de cozinha completos. Percebendo e lembrando-os, não o espaço para cozinhar escasso e os acabamentos padrão.
Por fim, é muito importante encontrar você mesmo os profissionais. Se a cozinha for pequena, você só vai cozinhar nela. O resto do tempo a família estará junta. Isso significa que os almoços e jantares serão realizados em uma grande mesa na sala de estar. E se a cozinha também estiver no mesmo território da sala de estar, a comunicação não será interrompida, mesmo que uma esteja cozinhando e a outra sentada no sofá assistindo TV.
Ideias originais, implementadas com amor, cobrem todas as falhas técnicas. Se você tem uma cozinha pequena e escura, transforme-a em um canto de um restaurante provençal familiar. Cores adequadas, decoração e talvez até uma placa vão transformar uma cozinha péssima em um espaço muito aconchegante e cheio de estilo. Isso se o estilo provençal estiver perto de você. Mas também pode ser substituído por país, etno ou escândalo.
A propósito, decidir sobre o estilo é o ponto número 1 em termos de reforma e reforma da casa.
Se esse problema for resolvido, os próprios princípios estilísticos vão lançar para você ideias interessantes para decoração de interiores. Uma pequena cozinha sem janela pode se tornar um grande amor de todos os membros da família.
Para uma visão geral da pequena cozinha no corredor, veja o próximo vídeo.