Design e decoração

Projeto da cozinha 9 sq. m: recomendações úteis e exemplos interessantes

Projeto da cozinha 9 sq. m: recomendações úteis e exemplos interessantes
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Opções de layout
  3. Localização do fone de ouvido
  4. Espectro de cores
  5. Soluções de estilo
  6. Dicas para decoração e decoração
  7. Iluminação
  8. Belos exemplos

A cozinha de nove metros para muitas donas de casa modernas só provoca um tremor de cabeça quebrado - eles dizem, é muito apertado, você não pode caber em todos os aparelhos modernos e você ainda precisa prestar atenção ao conforto do cômodo, porque isso é onde muitas pessoas gostam de receber convidados.

A prática mostra que na verdade, mesmo uma sala tão pequena pode ser transformada em motivo de orgulho familiar, se você for inteligente sobre o design e a disposição dos móveis. Tendo pensado cuidadosamente o projeto, você pode instalar todo o equipamento necessário mesmo em um espaço confinado.

Regras fundamentais

Projeto da cozinha 9 sq. Deve-se inevitavelmente levar em consideração o duro fato de que a sala é pequena, e deve acomodar um grande número de itens, um dos proprietários, ou mesmo um ou dois convidados. Ninguém diz que isso é irreal, apenas um designer adequado, antes de ouvir os desejos do cliente, é obrigado a informá-lo imediatamente de que existem certas regras que devem ser seguidas.

Claro, não é necessário seguir todos eles, principalmente se você não tiver muitos móveis e eletrodomésticos, mas se quiser pelo menos ampliar visualmente sua cozinha, vale a pena prestar atenção aos seguintes pontos.

  • É desejável desenvolver a técnica. Existem várias razões para isso ao mesmo tempo, e a primeira delas é que a mesma máquina de lavar louça não necessariamente "desperdiça" espaço - se uma mesa for montada em cima dela, o mesmo metro quadrado também pode ser útil como uma área de trabalho .Além disso, muitos proprietários costuram todos os seus utensílios de cozinha em um estande especial, onde, se possível, eles estão localizados em vários níveis.

Além de economizar espaço, isso também oferece uma segunda vantagem - todo o seu recheio tecnológico visto de fora parece, embora pesado, mas apenas uma peça de mobiliário, o que permite que você não desorganize a cozinha.

  • O brilho reflete a luz. Não é segredo que uma sala iluminada parece visualmente mais espaçosa, por isso faz sentido usar tons mais claros no design. No entanto, em 9 quadrados, esta ilusão de ótica não funcionará totalmente a menos que você a aprimore com superfícies brilhantes e brilhantes. Em uma cozinha, não será difícil fazer isso, porque um teto falso, um azulejo de um avental e uma superfície polida de um fone de ouvido também podem brilhar.

Até o ar parece mais limpo devido ao brilho circundante em todos os lados, o que é importante tanto em uma cidade industrial quanto em uma cozinha enfumaçada.

  • Seleção de linhas de contorno. Uma cozinha de nove metros no sentido geométrico quase sempre acaba sendo quadrada e, dada a abundância de móveis, isso agrava ainda mais a situação: para onde quer que você olhe, há cantos em todos os lados. Nesse contexto, muitos proprietários do quadrado prefeririam que ele tivesse uma forma diferente, um pouco mais alongada.

Sem remodelação e obras sérias, o que se deseja só pode ser alcançado com a ajuda da psicologia - para isso, a decoração das paredes que precisam ser alongadas tem uma cor horizontal acentuadamente alongada. As especificidades do design, aliás, não se aplicam necessariamente apenas às paredes - os móveis também podem atender aos requisitos declarados.

  • O peitoril da janela não deve ficar ocioso. O lugar no peitoril das cozinhas é muitas vezes deixado livre para que a janela possa ser abordada, e ele mesmo não é usado de forma alguma. Quando não há espaço suficiente, nem um centímetro deve ser espalhado - vale a pena expandir o peitoril da janela, substituindo-o por um tampo de mesa completo e transformando-o em uma área de trabalho. Alguns proprietários até constroem essa pia, tendo previamente protegido o vidro de respingos constantes e pensado sobre o design interno da caixa em favor de embutir caixas adicionais para armazenar algo.
  • Móveis transparentes não bloqueiam a luz. Em sua essência, a limitação é uma abundância de obstáculos que impedem a luz de passar por você. Pelo fato de você comprar uma mesa com tampo de vidro e cadeiras de acrílico transparente, na verdade, não haverá mais espaço, mas a psique lhe dirá algo completamente diferente - que a sala não parece bagunçada.

Em nossas mentes, objetos que não parecem volumosos não são capazes de bagunçar a sala, e esta é sua grande vantagem em salas apertadas.

  • Aproveite as vantagens da impressão de fotos moderna. O problema com espaços apertados é que eles são estritamente limitados por quatro paredes e nem mesmo permitem que você realmente se vire. A claustrofobia se desenvolve em um nível subconsciente quando a psique diz que, se algo acontecer, você não conseguirá sair da sala com tanta facilidade. A maioria das pessoas não fica psicótica, mas se você não gosta do espaço apertado da sua cozinha, você precisa remover uma das paredes pelo menos visualmente.

Para isso, utilizam-se papéis de parede modernos e painéis fotográficos, mas não nenhum, mas correspondendo a certas condições: devem representar uma paisagem panorâmica e transmitir com fidelidade o jogo de luz. Depois de decorar uma parede inteira, um avental ou pelo menos uma porta separada com esse quadro, você adquire a capacidade de expandir psicologicamente a estrutura de uma pequena cozinha.

Opções de layout

Para equipar adequadamente a cozinha, primeiro é necessário entender de que forma ela tem e se todas as suas paredes permaneceram "no lugar", ou se é parte integrante do estúdio, combinada com a sala de estar. Objetivamente, tudo fica claro apenas com uma cozinha retangular, onde todos os equipamentos necessários podem ser montados ao longo de uma parede, embora até lá opções sejam permitidas.

Recentemente, tornou-se cada vez mais popular arranjo de canto da cozinha, que está diretamente relacionado com a popularização dos estúdios. Quando 9 metros quadrados de espaço na lateral da sala de estar são limitados apenas simbolicamente, você pode organizar o conjunto de cozinha de forma que a maior parte dele corra ao longo de uma parede e um pequeno pedaço "dobre" ao longo da parede adjacente.

Isso é verdade quando você finalmente decide mobiliar uma cozinha funcional com a mais recente tecnologia, e ela simplesmente não cabe na parede. Com espaço para se retirar, você pode ocupar duas paredes ao mesmo tempo.

Cozinha quadradaque você decide equipar com a tecnologia mais recente, muitas vezes é organizado de forma que todo o seu ambiente de trabalho esteja localizado ao longo de duas paredes, uma das quais com uma porta no canto oposto. Ao mesmo tempo, é impossível distinguir a parede principal, uma vez que nenhuma das partes é significativamente mais comprida do que a segunda. Esta opção para organizar o espaço é boa porque você pode colocar com segurança qualquer quantidade de equipamento ao longo de duas paredes, mas não haverá muito espaço para a mesa.

Para neutralizar pelo menos um pouco esta desvantagem, preste atenção especial aos aparelhos embutidos, mesmo que seja um ar condicionado.

Independentemente do tipo de mobília que você escolheu - canto ou quadrado, o canto oposto, se não for ocupado pela porta da frente, você pode pegar um sofá ou um canto macio... Ele, sem ocupar muito espaço, vai "abraçar" a mesa de jantar, permitindo que os membros do agregado familiar fiquem acomodados com o máximo conforto, e se houver um grande número de convidados pode ser complementada com cadeiras que permitem sentar-se de todos os lados. .

Uma vantagem adicional de tal aquisição é o fato de que, se necessário, pode se tornar uma cama extra se os hóspedes decidirem pernoitar.

Dificuldades particulares envolvem o projeto de uma cozinha estreita, na qual tanto a janela quanto a porta estão localizadas em paredes curtas opostas, o que não permite que sejam ocupadas por um conjunto. Em tal situação, a única solução razoável seria decorar o corredor central com dois fones de ouvido ao mesmo tempo, cada um localizado ao longo de uma longa parede. Durante o processo de cozimento, isso pode parecer inconveniente para uma pessoa incomum, porque em alguns casos você terá que girar 90 graus o tempo todo, mas praticamente não há alternativa.

Pela mesma razão, é razoável tirar a mesa de jantar da cozinha, mas se isso não for possível, você terá que se limitar a um balcão de bar comprido e estreito. Muitos proprietários que moram sozinhos em apartamento e não gostam de cozinhar, consideram-na um substituto suficiente para uma mesa completa, pois até uma pequena empresa pode acomodar nela se o cardápio não for tão diversificado.

Localização do fone de ouvido

Ao escolher uma fonte e sua localização, você deve dar a si mesmo uma resposta clara de por que ela tem exatamente este formato. Na verdade, o formato de um fone de ouvido é influenciado não apenas pelo formato específico da sala, mas também por alguns outros fatores.

  • Fones de ouvido diretos ou em linha não são tão comuns hoje em dia. São relevantes para divisões alongadas, onde nem mesmo um refrigerador pode ser colocado contra outra parede, pois bloqueará uma janela ou uma porta. As desvantagens de tal disposição de móveis são que a dona de casa terá que ir inevitavelmente de ponta a ponta, bem como o fato de que você precisa escolher com mais cuidado a técnica para que ela fique em paridade entre si. No entanto, às vezes essa é a única opção.
  • Fone de ouvido em forma de L bom porque os proprietários podem confortavelmente, sem sair do seu lugar, alcançar uma grande quantidade de armários e eletrodomésticos, ficando no chamado triângulo funcional.Esta opção de configuração também é boa porque nem todos os equipamentos devem ter dimensões semelhantes - o mesmo refrigerador superdimensionado pode ser retirado para a parte mais curta do fone de ouvido para que não prejudique a simetria geral.
  • Em forma de U a opção de fone de ouvido será apropriada se sua cozinha tiver uma continuação lógica na forma de uma combinação com uma sala de estar ou pelo menos uma loggia. Esta é mais uma opção de localização para uma grande quantidade de equipamentos e armários, mas é aconselhável destinar uma das laterais para um balcão de bar, que pode ser uma bancada e uma mesa de jantar ao mesmo tempo. Uma opção de layout semelhante é frequentemente usada em cozinhas quadradas sem janela (o que, portanto, não interfere nesta disposição).
  • Ilha definida é uma solução relativamente nova, mas já muito popular, e ajuda a ampliar a área de trabalho se não houver espaço suficiente para ela entre os gabinetes e equipamentos. A ilha é uma bancada autônoma, mas em uma cozinha de nove metros, uma pequena largura é um requisito obrigatório. A vantagem de tal organização é que um balcão de bar independente também pode ser usado como lanchonete, mas então é melhor comprar bancos de bar dobráveis ​​para ele, que, quando não estão sendo usados, ocupam muito menos espaço quando dobrados.

Espectro de cores

Na verdade, nove quadrados para a cozinha não são tão ruins e, portanto, teoricamente, você pode até decidir sobre contrastes brilhantes. Ao mesmo tempo, os designers profissionais geralmente aconselham não perseguir cores do estilo papagaio - é desejável que a gama seja repelida por duas, no máximo três cores.

Em uma área de 9 sq. m, faz sentido dar preferência a uma superfície monocromática para não sobrecarregar o interior, no entanto, um padrão discreto em um avental pode diversificar um desenho do mesmo tipo, e uma impressão fotográfica apropriada acabará sendo uma verdadeira obra-prima em um quadro decente.

Se lhe parece que a sala ainda está apertada devido à abundância de móveis, faz sentido ampliá-la visualmente, e para isso use branco ou qualquer faixa, consistindo principalmente em tons claros. O branco também é bom porque, como o cinza ou o preto, pertence aos tons acromáticos (nem quente nem frio), portanto combina com qualquer outro tom. Graças a isso, um efeito duplo pode ser alcançado, quando um fundo branco ajuda a expandir visualmente o espaço e os realces brilhantes tornam o design da sala mais interessante.

O croma, aliás, é mostrado para a cozinha: psicólogos acreditam que cores quentes e alegres têm um efeito positivo sobre o apetite. Tons populares incluem todas as variantes de vermelho, bem como laranja e amarelo, além de verde claro.

As cores frias têm o efeito oposto - suprimem o apetite e estão inconscientemente associadas ao banheiro, portanto lilás, azul e turquesa não são bem-vindos.

Soluções de estilo

Na hora de decidir o estilo do seu interior, deve escolher não só o design com que sempre sonhou, mas também aquele que mais se adequa às condições da sua divisão. Uma boa renovação de design envolve o uso de ideias que se revelem não apenas bonitas, mas também práticas.

Então, para expandir visualmente o espaço, você deve usar o estilo dos tons claros, pois refletem bem a luz e tornam o ambiente mais espaçoso. Várias direções atendem aos requisitos especificados ao mesmo tempo, mas todas elas têm especificações especiais, graças às quais você pode escolher o design de acordo com seu gosto.

Um exemplo notável de tal solução pode ser chamado Estilo escandinavo, que, em princípio, está focado no design branco de tudo, e apenas acentos individuais podem ter um tom diferente. Ao mesmo tempo, é muito prático e não implica uma abundância de joias, por isso não deve exagerar com "destaques".

Provença é semelhante ao estilo escandinavo na paletaporque usa cores pastéis e também por sua preferência especial por materiais naturais. A Provença é um estilo rústico francês, e isso envolve sempre o uso de coisas simples e não triviais ao mesmo tempo que decoram a casa, parecendo uma produção caseira, e não uma produção fabril.

Embora as cores gerais pareçam estar desbotadas, você pode diluir a falta geral de contraste com cadeiras amarelas acentuadas.

    Minimalismo - um estilo especial que pode contribuir tanto para o arrastamento da quantidade de luz, quanto vice-versa, para reduzi-la. O fato é que o principal “truque” do minimalismo é a máxima funcionalidade de todos os itens sem nenhuma bugiganga fofa, sua beleza reside na extrema simplicidade do interior. Ao somar um máximo de inovações tecnológicas que serão muito adequadas à cozinha, obtemos uma alta tecnologia moderna.

    É verdade que o minimalismo permite qualquer cor, desde que o acabamento seja monocromático, e o hi-tech prefere tons de cinza, preto e metálico.

    Clássicos são eternos - é relevante para aquelas pessoas que podem se dar ao luxo de decorar uma pequena cozinha de forma cara, com elementos chiques. O classicismo sempre enfatiza a riqueza da decoração, nem mesmo leva em consideração os interiores dos pobres, que eram em todos os momentos, portanto, você deve estar pronto para desembolsar por um lustre chique, um monte de bugigangas interessantes, obras de arte no forma de pinturas nas paredes e até elementos chiques como molduras de estuque. Os clássicos adoram cores vivas, enquanto a presença do ouro deve estar no ar.

    Moderno é um estilo raramente usado que conquistará para sempre os corações das pessoas que não estão desprovidas de ideias criativas. Ele explora a ideia de criatividade com todas as suas forças, mas ao mesmo tempo não considera necessário inserir a arte em nenhum quadro - então, até mesmo o quadro será pintado bem na parede, e não pendurado em nenhum quadro. A complexidade de tal projeto reside no fato de que para sua implementação é necessário pensar a fundo uma imagem holística, e essa tarefa não está ao alcance de todos os projetistas, mas apenas dos mais talentosos.

    Finalmente, não se pode ignorar e loft, considerando que é bastante popular entre os jovens modernos. Na cozinha, é mais apropriado porque não requer nenhum material requintado que não resista aos testes típicos de cozinha. Ao mesmo tempo, inicialmente o estilo surgiu devido ao fato de As antigas instalações das fábricas abandonadas foram alugadas em massa para habitação, e alguns dos novos habitantes conseguiram mobiliar o interior desagradável de maneira tão pitoresca que se tornou moda.

    Conseqüentemente, você deve primeiro dar um pedaço de conforto e depois trazê-lo com renovado vigor, o que é bastante difícil em um apartamento comum.

    Dicas para decoração e decoração

    Num apartamento típico, ao decorar uma cozinha, muito mais frequentemente prestam atenção não tanto à integridade estilística do interior como à praticidade dos materiais acabados. Em geral, essa priorização também é aceitável, pois não adianta fazer reparos caros e bonitos se pelo menos uma de suas peças não durar muito.

    A maioria das dúvidas é causada pela decoração das paredes, uma vez que a maior parte da sujeira fica melhor visível nelas. Do ponto de vista da máxima praticidade, a melhor opção parece pintura de parede banalporque é mais fácil de renovar e também funciona bem com outros tipos de decoração de parede.

    Para mais conforto, muitos proprietários insistem no papel de parede, mas você precisa entender que nenhum é adequado, mas apenas os laváveis ​​de alta qualidade, de preferência de uma tonalidade iridescente obscura para mascarar possíveis manchas. Se a escolha recai sobre o papel de parede, eles costumam ser escolhidos por causa de impressão de fotos, o que permite que você adicione outra paisagem em vez da escuridão que se abre em uma janela típica da Rússia.

    O avental é um grande tópico separado para discussão, tradicionalmente azulejos ou tijolos decorativos são escolhidos para ele, mas os estilos modernos podem oferecer absolutamente quaisquer alternativas, até placas de metal ou vidro.

    Em segundo lugar em termos de poluição está o piso. Nela podem escorrer vários salpicos de água e gordura, fica exposta a produtos químicos agressivos que tentam tirar os vestígios de gotas e é também enxugada intensamente, já que a cozinha é um dos locais mais procurados de todo o apartamento. O proprietário médio não pode se dar ao luxo de trocar frequentemente o revestimento do piso, uma vez que tal operação na verdade destrói a cozinha, o que significa que você precisa escolher com sabedoria - para que dure para sempre.

    Poucos materiais atendem aos requisitos declarados - esses são os melhores tipos de linóleo, bem como diferentes tipos de ladrilhos e grés porcelânico.

    Com o teto, é ainda mais fácil - para a maior parte da sujeira não está disponível, mas ainda assim, a facilidade de limpeza é desejável para limpar a fuligem da superfície. Os tetos pintados não são muito populares ultimamente, então a maioria dos proprietários espera resolver o problema. instalação de um poderoso exaustor e instalação de um teto falso, como uma opção - multinível e com iluminação embutida.

    Tectos extensos na cozinha são possíveis, mas não parecem a primeira opção, visto que o seu cuidado não é tão fácil.

    O que deve ser mencionado separadamente são as cortinas. Em uma sala alongada, em que a janela se encontra ao longo de uma longa parede, eles podem ocupar um dos lugares centrais do projeto e, portanto, não podem ser ignorados. Teoricamente, o designer pode experimentá-los como desejar e conforme o estilo exigir, mas é importante que a cortina não seja muito comprida - a partir disso ela suja no chão e coleta o máximo de respingos, e também, evoluindo no vento, pode entrar em fogo ou bloquear a visão da TV.

    Para controlar eficazmente o grau de iluminação sem problemas de manutenção, são frequentemente utilizadas várias opções sem cornija - por exemplo, persianas ou estores romanos.

    Iluminação

    A escolha das luminárias depende muito de dois fatores: o nível real de necessidade de luz e os requisitos de estilo. Por exemplo, um clássico precisa inevitavelmente de um enorme lustre que parece caro; sem ele, o design da sala parecerá incompleto, mesmo que você realmente não precise de tanta luz.

    Os requisitos de praticidade dizem a muitos proprietários que não é necessária luz muito forte na cozinha como um todo - é o suficiente para iluminar efetivamente a área de trabalho, deixando uma luz ligeiramente fraca para todo o resto. Para isso, lâmpadas ou faixas de LED são montadas na superfície inferior da fileira superior dos gabinetes, o que permite manter um clima romântico à mesa, desde que haja muita luz onde realmente é necessária.

    Apesar do tamanho relativamente pequeno de 9 m². m, geralmente é a cozinha que precisa de uma grande variedade de métodos de iluminação. Por este motivo, os proprietários, para além do lustre central e das já mencionadas luminárias para a zona de trabalho, podem também instalar arandelas ou candeeiros de pé adicionais que tornam a cozinha num confortável espaço multifuncional.

    Belos exemplos

    A primeira foto é um bom exemplo de como quebrar as regras pode ser uma solução de sucesso. Para a cozinha não é desejável o uso de tons frios, porém o azul claro deixa o cômodo da foto exemplo muito estiloso, e ainda assim permanece aconchegante. A organização da iluminação aqui é indicativa, quando as lâmpadas para a área de trabalho foram montadas diretamente no teto, mas ao lado do fone de ouvido. Ao mesmo tempo, a mesa é iluminada por uma bela lâmpada que cria a atmosfera de um café.

    E assim pode ser uma cozinha agradável em cores quentes, cujo estilo lembra decentemente a Provença, embora não seja na sua forma pura.Os designers dispensaram cores excessivamente vivas, mas a abundância do laranja, mesmo atenuada, inevitavelmente desperta o apetite e aumenta o ânimo.

    Para os amantes do minimalismo, todas essas decorações em forma de buquês de flores e até mesmo cores vivas parecem supérfluas, para eles a beleza reside na máxima simplicidade e praticidade do interior. Se você se considera uma dessas pessoas, mesmo uma cozinha totalmente cinza não o associará a algo ruim, mas o encantará com sua conveniência.

    A seguir, veja uma visão geral da cozinha 9 sq. m.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa