Opções de design de cozinha 10 sq. estou com sofá
Dez metros quadrados é uma área bastante comum para uma cozinha. Esses cômodos podem ser quadrados, estreitos, com ou sem varanda, portanto, há muitas opções de planejamento e projetos de design de interiores. Esta área não parece ser muito grande, mas em comparação com os metros quadrados mais modestos de "Khrushchevs", é bastante autossuficiente. A tarefa torna-se mais difícil se os proprietários precisarem colocar ali uma área de lazer, ou seja, transformar um local padrão para cozinhar e comer em cozinha-sala ou cozinha-dormitório.
Na verdade, são poucos os exemplos de localização e, com a escolha certa de móveis, equipamentos e layout, você pode colocar com segurança uma TV, uma geladeira e até um sofá.
Ideias tradicionais
Se não há necessidade de complicar o interior, é melhor usar uma opção lacônica e simples para arranjar uma cozinha de 10 metros. Os designers recomendam aderir às seguintes regras:
escolha uma gama de tons claros: eles adicionam aconchego e ampliam visualmente o ambiente;
- uma ótima maneira de organizar o espaço de trabalho é uma cozinha de canto tipo L: deixa mais espaço para a área de jantar e sofá;
- O ideal é escolher áreas de jantar de canto, embora uma pequena mesa com cadeiras e um sofá seja bastante apropriada;
- em primeiro lugar, considere a composição tradicional da construção do desenho: a cor principal, adicional e o acento, a correspondência dos têxteis, os elementos decorativos ao estilo geral;
- renuncie a decoração volumosa, móveis volumosos, detalhes excessivos - tudo isso vai reduzir o espaço e tornar o ambiente apertado.
Na realidade, a cozinha nem sempre se limita apenas ao seu propósito direto. Muitas vezes torna-se necessário criar um local para dormir e / ou uma área de lazer nele.
Cozinha-sala e cozinha-quarto
Hoje é muito comum combinar uma sala de estar e uma cozinha em um quarto. Porém, se não houver oportunidade de combinar duas divisões, é perfeitamente possível equipar uma área de lazer numa cozinha de 10 metros. Um pequeno sofá vai caber perfeitamente lá. Na maioria das vezes, fica perto da mesa, inclusive no grupo de jantar. Mas você também pode dividir essas zonas colocando o sofá separadamente. Neste caso, considere os modelos peninsulares e de canto.
O mais importante é que o sofá, em cor e estilo, se encaixe organicamente na composição geral. Embora sua cor possa ser acentuada, destacando-se contra o fundo geral. Parece especialmente bom em estilos modernos. Os designers recomendam a escolha de um sofá de forma que a sua estampa seja combinada com os tecidos da abertura da janela - esta é uma das soluções mais harmoniosas. Se o sofá não for considerado um lugar para dormir, pode ser compacto, não dobrável, por exemplo, um pequeno canto.
Um apartamento pequeno sempre carece de lugares para dormir. Se você planeja dormir na cozinha, precisa dar uma olhada mais de perto nos seguintes modelos de sofás:
o livro é o desenho mais popular, desdobra-se facilmente, ocupa pouco espaço;
golfinho - quando dobrado, é bem pequeno, mas quando desdobrado se estica para frente, portanto, é necessário liberar muito espaço;
uma cama dobrável em estilo francês, que fica escondida em uma das áreas do sofá, é uma opção muito compacta.
Os sofás com mecanismo de expansão não são adequados para uso na cozinha, uma vez que são muito pesados quando desdobrados. Em todo caso, antes de proceder com a escolha do mobiliário, é preciso pensar no layout de toda a sala, fazer as medições.
Opções de layout
Os designers propõem abandonar layouts muito volumosos com um sofá em uma cozinha de 10 metros. Em primeiro lugar, os arranjos insulares e peninsulares não funcionarão. O resto deve ser julgado em termos de praticidade e formato da sala.
Canto
Tem a forma da letra "L" e é muito popular porque é espaçosa e compacta. Mesmo que o ângulo fique mais escuro, você pode corrigir a situação com a iluminação certa. O principal é que seja confortável de trabalhar. Uma grande vantagem dessa localização é o espaço livre para um grupo de jantar ou uma área de lazer, na qual você pode colocar um sofá com segurança. Na maioria das vezes, ambas as zonas estão localizadas ao longo da simetria dos cantos dos quartos.
Existem técnicas para encaixar perfeitamente tudo o que você precisa em uma cozinha como essa.
Para liberar o máximo de espaço possível para o sofá, posicione o fone de ouvido de forma que ocupe completamente a parede encurtada, e não completamente instalado na parede alongada.
Use a janela. Transforme o peitoril da janela em uma bancada ou balcão de bar, coloque um sofá perto da janela. Em qualquer caso, você pode escolher uma opção mais adequada.
Escolha móveis multifuncionais. Por exemplo, conecte a mesa de jantar a uma superfície de trabalho ou coloque unidades de armazenamento nela.
Linear ou linha única
O layout mais barato e simples, que é perfeito para uma cozinha quadrada. Não é adequado para quartos estreitos, uma vez que não deixa espaço para um sofá. Se a sala for quadrada, você terá uma parede inteira e dois cantos para acomodar o sofá e a mesa de jantar. A desvantagem de um layout de linha única é uma pequena área de trabalho.
Em forma de U
É bastante difícil imaginar isso em uma cozinha de 10 metros com um sofá, mas se você usar apenas uma parede completamente e as outras duas apenas parcialmente, então esta é uma excelente opção espaçosa. Uma das superfícies de trabalho pode terminar com um balcão de bar e a área com um sofá - sem mesa.
Também é aconselhável usar um peitoril de janela neste layout.
Se a sala tiver uma saída para uma varanda ou loggia, você pode pensar em uma opção de conexão. Na loggia isolada, você pode retirar a área de jantar, deixando o sofá da sala, ou vice-versa.Se a unificação não for possível, reflita sobre o layout para que a saída para a varanda não fique superlotada.
Seleção de cor
Área 10 sq. m não é pequeno e pode ser decorado em cores diferentes. Ao mesmo tempo a escala errada tornará visualmente a sala apertada... É muito importante levar em consideração a direção das aberturas das janelas: o lado norte é mais escuro, portanto requer cores claras e alegres. Além disso, certifique-se de considerar a orientação do estilo.
Existem ótimas técnicas para criar uma imagem harmoniosa em uma cozinha de uma área com um sofá.
Decore o fone de ouvido e a parede oposta a ele na mesma escala, você pode escolher cores ricas. Mas deixe os tecidos, o avental, o sofá, o piso e o teto o mais claros possível.
Use tons vivos no desenho de um avental, em tecidos, móveis estofados. Eles ficarão ótimos em um fundo de tons neutros e discretos.
Monocromático é sempre uma aposta segura. Essa composição pode ser revivida por detalhes cativantes: pratos, fotos e pinturas nas paredes, vasos.
O sofá deve necessariamente se sobrepor a outros elementos da composição. Pode ser completamente calmo na cor e misturar-se com o fundo. Combine o tom rico de móveis estofados com o mesmo avental ou elementos decorativos.
Têxteis, iluminação e decoração
Para completar a composição do design, para dar conforto e estética ao ambiente, você precisa escolher os elementos decorativos e a iluminação adequados. Em primeiro lugar, para destacar a área de lazer, pode-se utilizar as seguintes opções de acabamento: pedra, alvenaria, painéis de madeira, gesso, papel de parede fotográfico. Se o estilo permitir, coloque uma foto acima do sofá, várias pinturas, lindos abajures.
Almofadas de sofás, vasos de flores e um tapete reviverão o canto.
As cortinas em uma cozinha multifuncional devem combinar com o estilo geral, não muito volumosas. Se você estiver usando uma abertura de janela para trabalho ou outros fins, considere opções como:
persianas:
Cortinas romanas;
cortinas de enrolar;
pequenas cortinas.
A iluminação é muito importante não só do ponto de vista estético - permite-lhe zonear visualmente o espaço e trabalhar com conforto. Para a área de trabalho, escolha lâmpadas embutidas, faixa de LED, para o grupo de jantar - um lustre de abajur pendente, lâmpadas bonitas, arandelas.
A iluminação central pode ser qualquer coisa, dependendo do estilo da sala.
Dicas de design
Para evitar erros no planejamento do interior de uma cozinha de 10 metros com sofá, considere as seguintes diretrizes:
escolha móveis tão compactos quanto possível, estofados e armários;
- fazer uma escolha em favor de um tipo de técnica multifuncional;
substitua a mesa de jantar por um balcão de bar;
- observar um estilo uniforme, apesar de várias zonas na cozinha;
arrume os móveis ao longo das paredes sem bagunçar o centro;
- desistir de um grande número de cores saturadas: a variegação vai perdoar visualmente o interior e torná-lo mais apertado;
- uma aposta segura - cores pastel e cores claras;
- use o espaço de forma eficiente: as seções de armazenamento podem ser localizadas no sofá, no mezanino.
Como você pode organizar uma pequena cozinha confortável com um sofá, veja o vídeo abaixo.