Rato decorativo

Quantos anos vivem os ratos e do que isso depende?

Quantos anos vivem os ratos e do que isso depende?
Contente
  1. Quantos anos eles vivem na natureza?
  2. Toda a vida em casa
  3. O que afeta a duração da existência?
  4. Como cuidar e manter adequadamente?

Roedores decorativos são muito populares como animais de estimação. Eles são fáceis de cuidar. Até as crianças podem cuidar de ratos domésticos. Além disso, os roedores têm um intelecto bastante desenvolvido. Portanto, é muito interessante observá-los. Mas, em comparação com muitos outros animais de estimação, roedores domesticados, infelizmente, não são fígados tão longos. O artigo se concentrará em quanto tempo os ratos vivem e como você pode estender a vida desses animais.

Quantos anos eles vivem na natureza?

A vida livre dos roedores em seu ambiente natural está associada à atividade física constante. Os ratos e camundongos da vida selvagem têm muitos predadores como inimigos. Eles também são caçados por cobras, ouriços e muitos pássaros. Portanto, os roedores precisam estar em alerta quase constantemente. Eles são forçados a se mover muito rapidamente, para se esconder de todos os tipos de perigos.

Ratos e camundongos têm metabolismo muito rápido, o que lhes permite manter a temperatura corporal em climas frios. Mas por causa desse recurso, eles precisam de lanches muito frequentes. Na maior parte do tempo, os animais selvagens estão ocupados procurando e forrageando alimentos para si próprios e seus descendentes. E se no território onde vive o orgulho dos ratos, a comida é escassa, os indivíduos começam a se esgotar e morrer rapidamente. Em alguns casos, roedores de fome podem atacar sua própria espécie, ou seja, ratos, camundongos e seus filhotes.

Os ratos se reproduzem com muita frequência. Uma ninhada pode conter mais de dez filhotes de ratos. Mas a família nem sempre vive até a idade adulta. Filhotes de ratos são muito vulneráveis ​​e indefesos na selva. A mãe rata, por causa da busca por alimento, muitas vezes é forçada a deixar o ninho.Isso torna impossível para ela proteger sua ninhada constantemente. Ratos bebês não toleram o calor e o resfriamento prolongado. Quedas de energia também os enfraquecem rapidamente e levam à morte de indivíduos imaturos.

Em média, os ratos selvagens podem viver cerca de um ano. Indivíduos que vivem até um ano e meio de idade podem ser considerados fígados longos, detentores de registro.

Uma vida tão curta se deve à rápida deterioração do corpo devido ao estresse constante, partos frequentes e fatores naturais desfavoráveis.

Toda a vida em casa

Os ratos decorativos vivem um pouco mais do que seus parentes selvagens. A vida útil de um roedor domesticado varia em média de 2 a 2,5-3 anos. Além disso, na maioria das vezes os homens vivem um pouco mais que as mulheres, mesmo que recebam os mesmos cuidados.

Em casos raros, os ratos mantidos em casa, graças às boas condições, vivem até 4 anos. São apenas casos isolados, antes considerados uma exceção à regra.

No Livro de Recordes do Guinness, foi registrado um caso de vida recorde de um roedor doméstico. Ele tinha sete anos, o que é extremamente atípico para esse tipo de animal.

Aos dois anos, o roedor doméstico está, de fato, na velhice. Isso afeta sua vida e saúde. Aos três anos, o corpo do animal já está se desgastando, período que pode ser considerado decrepitude.

O que afeta a duração da existência?

Fator genético

Muitas espécies de ratos foram criadas especificamente para uso em laboratórios para testar qualquer medicamento ou para o estudo de doenças. Tal criação pressupõe que, quando os indivíduos são cruzados, um determinado gene prevalecerá na prole, o que é necessário para fins científicos específicos.

Portanto, muitos ratos inicialmente carregam uma predisposição para qualquer doença ou patologia. Pode ser uma tendência para oncologia, obesidade, diabetes, etc.

Infelizmente, mesmo roedores que são vendidos em lojas especializadas nem sempre são completamente saudáveis ​​no nível genético.

Acasalamentos relacionados também dão má hereditariedade. A prole, neste caso, nasce muito fraca, muitos indivíduos morrem nos primeiros dias. Filhotes nascidos de cruzamentos estreitamente relacionados tendem a degenerar e viver muito menos do que outros indivíduos.

Para adquirir um animal de estimação saudável, é aconselhável coletar informações sobre criadores específicos ou pontos de venda de animais com antecedência.

Características de uma raça particular

Para raças reprodutoras, os dados externos são tomados como base: a cor e o comprimento da pelagem, o tamanho dos indivíduos, a presença de uma cauda, ​​o formato das orelhas, a cor dos olhos, etc. Mas essa seleção também deixa uma marca no funcionamento do corpo do animal.

Ratos azuis e dumbo são fígados relativamente longos entre as raças de roedores domesticados. Com os devidos cuidados, os animais podem viver facilmente até 2,5-3 anos. Fígados longos não são incomuns entre eles. Roedores Husky imitam a raça popular de cães em sua cor. Na maioria das vezes eles são brancos com manchas bege ou cinza. Eles também podem ser classificados como centenários. A maioria dos indivíduos vive até 3-3,5 anos.

A menor expectativa de vida em ratos brancos albinos. Onem tem imunidade fraca. E a genética também os recompensou com uma tendência ao câncer. Os animais raramente vivem até um ano e meio.

Ratos esfinges exóticos não têm cabelo. Portanto, eles exigem condições especiais de detenção. A menor hipotermia ou corrente de ar pode prejudicar a saúde do animal e levar à morte. A média de vida dos albinos varia de um ano e meio a dois anos.

As raças Standard e Rex têm expectativa de vida média. Sua vida média é de cerca de dois anos.

Nutrição

Devido ao metabolismo muito rápido, os roedores são rapidamente esgotados na ausência de alimentos. Um indivíduo absolutamente saudável pode morrer após apenas dois dias de fome.Os ratos domésticos não são afetados por fatores naturais negativos, como o frio. Mas seu sistema digestivo e processos metabólicos são projetados para a ingestão regular de alimentos ao longo do dia.

Portanto, a frequência de alimentação e a composição da ração desempenham um papel muito importante. Atenção especial deve ser dada a eles e a nutrição do roedor deve ser ajustada de acordo com sua idade, condição e necessidades especiais.

Saúde dental

Dentes fortes e afiados são quase a principal e importante ferramenta para o rato. Com a ajuda deles, ela esmaga e roe comida. A dieta dos roedores consiste em 80-90% de alimentos e rações muito sólidos. Tendo perdido os dentes, o animal também será privado da oportunidade de comer integralmente o alimento de que necessita.

O proprietário deve se lembrar que os dentes do roedor precisam ser constantemente triturados. Além disso, durante o contato com alimentos sólidos ou objetos, eles são limpos naturalmente.

Reforma da casa e condições gerais de detenção

Os ratos requerem atividade física periódica e a capacidade de serem ativos. Em uma casa ou gaiola muito pequena, o roedor não será capaz de se mover tanto quanto precisa. O resultado será uma atrofia gradual do aparelho muscular e obesidade.

A gaiola ou casa com ratos domésticos deve ficar em uma sala com temperatura normal.

Como cuidar e manter adequadamente?

Você não pode discutir com a genética e as características de cada raça específica. Mas os proprietários de roedores domésticos são perfeitamente capazes de prolongar, pelo menos ligeiramente, a vida de seus animais de estimação. Quem sabe, Talvez, graças aos seus cuidados, o roedor domesticado se torne o próximo recordista de expectativa de vida entre seus parentes.

O aparecimento de um roedor doméstico em um apartamento começa com a arrumação de sua casa.

Independentemente de se tratar de uma gaiola ou de uma casa de papelão, o principal é que o animal tenha bastante espaço livre para se movimentar. Para as mulheres, gaiolas altas com vários níveis de redes ou prateleiras são as melhores.

Na casa, você precisa destacar uma área onde o rato possa se esconder e se sentir seguro. Pode ser um pequeno túnel, uma caixa com um orifício para entrada ou um canto coberto com um pano. Os ratos são naturalmente muito tímidos. Portanto, eles precisam se aposentar periodicamente em um local tranquilo e fechado. Com o tempo, você poderá notar que o animal para dormir na maioria das vezes escolhe seu próprio canto isolado.

Tome cuidado para não assustar ou perturbar o rato. Considere um local adequado para a gaiola no apartamento. Evite colocar a casinha do animal em um cômodo onde ruídos altos são freqüentemente ouvidos. Melhor não colocar a gaiola em uma sala onde eles assistem TV ou ouvem música.

Além disso, certifique-se de que nenhuma corrente de ar seja soprada para dentro da casa do rato de estimação. Não é permitido colocar a gaiola no parapeito de uma janela ou em qualquer outro lugar onde o sol brilha de forma direta e periódica. Para os ratos, a hipotermia e o calor prolongado são destrutivos.

Um rato domesticado precisa ser ativo

Ajuda a manter os músculos em boa forma e é uma boa prevenção da obesidade e de outros problemas de saúde. Portanto, é necessário equipar 1-2 atrações na casa, onde o animal poderá se aquecer.

Além disso, pelo menos 1 vez por dia, e melhor e com mais frequência, se houver essa oportunidade, o rato doméstico precisa ser solto para correr pelo apartamento. Apenas essas caminhadas devem ser realizadas somente sob sua supervisão.

Em seu ambiente natural, os ratos vivem em bandos ou pelo menos em pares.

Portanto, manter um indivíduo em completo isolamento de parentes não tem o melhor efeito em sua condição geral. Como outros animais, os roedores precisam se comunicar e brincar com sua própria espécie. Não prive seu animal de estimação disso. Adicione 1-2 amigos a ele.

Se você não planeja criar filhotes de ratos, os indivíduos na mesma gaiola devem ser do mesmo sexo.

Para que o bichinho não tenha medo de você e não sinta estresse quando você se manifestar, interaja com ele com mais frequência

Os ratos são animais bastante sociais, portanto, o contato é importante para eles, inclusive com uma pessoa, lado a lado com quem convive.

Ratos domesticados adoram sentar no ombro do dono. Eles também amam carinho e conversa. Freqüentemente, há casos em que esses animais até aprenderam comandos e poderiam realizar vários truques de acordo com o signo convencional de uma pessoa.

Há uma opinião de que os ratos, inclusive os domésticos, são completamente onívoros e podem ser alimentados com qualquer coisa.

Mas este não é o caso. Você também deve prestar atenção na alimentação desses animais se quiser que seu animal viva o maior tempo possível e não adoeça.

A dieta dos ratos deve ser de pelo menos 80% de cereais... É a principal fonte de micronutrientes para eles. Além disso, os roedores rangem os dentes contra os grãos duros, o que permite que eles cresçam rapidamente novos e fortes. Para o mesmo propósito, um galho de uma árvore deve ser preso às hastes da gaiola. Os animais roem com prazer para manter os dentes em ordem.

Recomenda-se dar regularmente a ratos uma alimentação combinada de vários tipos de cereais: trigo, centeio, arroz, trigo sarraceno, cevada, grãos de milho, aveia.

Além disso, no cardápio de um roedor domesticado, é necessário adicionar vegetais crus, frutas e ervas diariamente. Não se empolgue em alimentar ratos domésticos, como se costuma dizer, "da mesa". Muitas pessoas ficam realmente felizes em se deliciar com queijos, massas, batatas cozidas e outros pratos da dieta humana. Mas tais produtos são neutros para ratos, ou seja, não contêm as substâncias e microelementos necessários para eles. E seu excesso na dieta pode atrapalhar o sistema digestivo do roedor.

Os ratos podem receber um pouco de carne magra cozida. O uso de nozes é permitido, mas raramente e em pequenas quantidades.

Limpeza e higiene

Na natureza, os ratos são muito limpos. Mas, uma vez que a manutenção de uma casa de roedores envolve a limitação de seu espaço de vida, então a responsabilidade de manter a higiene de sua casa recai em grande parte sobre o proprietário.

Limpeza precoce, resíduos de alimentos na gaiola provocam o desenvolvimento ativo de patógenos. Em outras palavras, as más condições sanitárias da casa de um roedor domesticado aumentam significativamente as chances de um animal de estimação desenvolver qualquer doença.

Não é recomendado o uso de enchimento de banheiro de serragem de madeira macia. Eles contêm uma grande quantidade de óleos essenciais, que não são muito úteis para roedores. O enchimento deve ser trocado em tempo hábil, pois fica sujo.

Além disso, não se esqueça de mudar regularmente a água do bebedouro, enchendo-o com água fresca. Alguns proprietários estão limitados a apenas adicionar líquido. Mas, na água que ficou na tigela por algum tempo, muitas vezes começam a se desenvolver bactérias, que o animal será forçado a consumir ao beber.

A gaiola deve ser lavada periodicamente com agentes de limpeza e desinfecção.

O banho periódico é necessário para o próprio animal. Se o tamanho da gaiola permitir, pode-se instalar uma espécie de banheira na casa do rato. Ele pode ser construído a partir de um pequeno recipiente de plástico e cheio de água. O animal se lavará e se limpará em sua banheira, e você terá muito prazer em observá-lo.

Uma vez por mês, um rato domesticado deve ser lavado com shampoo especial para roedores. Ele pode ser encontrado em farmácias veterinárias e pet shops. O uso de shampoo humano e sabonete para ratos é contra-indicado. Após a lavagem, o animal precisa ser secado um pouco, borrando com guardanapos ou toalha. Durante a secagem do pelo, a hipotermia do animal deve ser excluída e protegida das correntes de ar.

Veterinários especializados em atendimento médico a roedores são chamados ratologistas.

Até agora, esse especialista não pode ser encontrado em todas as clínicas veterinárias. Em qualquer caso, um veterinário comum também pode conduzir um exame e aconselhá-lo sobre a saúde de seu roedor de estimação.

Portanto, se você encontrar qualquer sinal de deterioração na saúde do seu rato, ou se houver sintomas óbvios de uma doença específica, procure ajuda médica. Os roedores são bastante resistentes e, na maioria dos casos, as formas leves da doença podem ser tratadas com sucesso da mesma forma que em outros animais.

Lembre-se, ao decidir colocar um animal de estimação ao seu lado, você cuida dele. A qualidade e expectativa de vida do animal dependem de sua atenção sensível e cuidado correto. Tente seguir as regras simples de criação de ratos domésticos, para que seu roedor domesticado seja saudável e o encante o máximo possível.

Para os prós e contras de manter ratos domésticos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa