Rato decorativo

Rato siamês: características e cuidados em casa

Rato siamês: características e cuidados em casa
Contente
  1. Descrição
  2. Cuidado
  3. A dieta
  4. Características de comportamento
  5. Reprodução

Até recentemente, apenas os gatos eram siameses, agora os ratos se juntaram a eles. Esses bichinhos fofos se parecem com gatos não só na cor, mas também em seu caráter peculiar. Cada vez mais, o rato siamês se torna um animal de estimação, igualmente amado por adultos e crianças. Se você ainda não está familiarizado com esses animais incríveis, então é hora de consertar essa situação ridícula.

Descrição

Os ratos não têm raças, eles diferem na cor, tamanho das orelhas e outras características externas. Os siameses em sua cor são muito semelhantes a uma raça semelhante da família dos felinos. O creme é a cor principal. Há um tom mais escuro no nariz, pernas e cauda, ​​geralmente chocolate, mas também azul e vison. Dependendo da cor dessas manchas, existem 3 tipos principais de siameses:

  • ponto de selagem corresponde a manchas marrons;
  • ponto azul - esta é uma cor cinza das manchas;
  • ponto de vison corresponde a uma tonalidade azul.

Quanto à cor dos olhos, existem 2 opções: preto e vermelho. De acordo com o tipo de lã e características estruturais das aurículas, muitas variedades de ratos siameses são distinguidas.

Manchas, ou pontas, não aparecem nos filhotes imediatamente, mas somente depois que eles atingem os dois meses de idade. Também pode ser que os pontos não apareçam ou tenham uma cor não expressa. Esses representantes da família siamesa nas exposições recebem notas baixas e, em geral, essa cor é considerada um vício.

A cor siamesa é encontrada em muitas outras variedades. O mais popular é o Dumbo siamês. Esses animais são caracterizados por orelhas grandes e muito bonitas. A combinação com uma cor única torna esses animais populares e amados por muitos.

Cuidado

O rato siamês é um animal limpo e exigente. Para que ela se sinta bem, seja alegre, simpática e saudável, é necessário proporcionar-lhe condições de vida confortáveis.

  1. É melhor usar uma gaiola com barras de ferro como casa. O aquário deve ser descartado, pois nessas condições o animal se sentirá desconfortável.
  2. Siameses são animais ativos, portanto, um grande número de instalações de lazer deve ser localizado na gaiola. É imprescindível colocar a roda, podem-se acrescentar escadas, túneis, redes.
  3. É necessária uma casa para descansar.
  4. O comedouro deve ser limpo regularmente de restos de comida. Você não deve permitir a presença de comida estragada nela, cujo uso pode causar envenenamento do animal.
  5. A Siam adora procedimentos com água, por isso é aconselhável instalar um recipiente de banho adequado na gaiola.
  6. A bandeja do banheiro pode ser preenchida com papel rasgado, feno, serragem. Você precisa trocá-lo várias vezes por semana. Nesse caso, o animal não se tornará fonte de odores desagradáveis.
  7. Os ratos precisam ranger os dentes. Para isso, você pode adquirir um dispositivo especial ou oferecer ao animal uma pedra mineral.
  8. O rato siamês não precisa ficar na gaiola o tempo todo. Deve ser liberado todos os dias por pelo menos meia hora.

A dieta

Os cereais constituem a base da dieta diária desses animais. Esse produto deve estar constantemente presente no alimentador. Você pode comprar fórmulas prontas para ratos. Como uma variedade, você pode adicionar os seguintes produtos ao menu:

  • carne cozida com baixo teor de gordura, frango é o melhor;
  • gema fervida;
  • iogurte puro, com baixo teor de gordura e sem aditivos;
  • frutas e frutas secas são guloseimas para animais, mas não frutas cítricas, pois podem causar alergias.

Esses acréscimos à dieta principal não podem ser feitos mais do que duas vezes por semana.

Características de comportamento

A natureza desses animais não pode ser chamada de simples. A vigilância é característica dos siameses. Se o animal tiver uma criação ruim, ele pode tentar morder seu dono. Este comportamento deve ser suprimido e tentar encontrar uma linguagem comum com o animal o mais rápido possível. Para fazer isso, você pode usar as seguintes dicas:

  • desde a infância, o animal precisa ser levado nos braços, conversar com ele, chamá-lo pelo nome, por assim dizer, domesticá-lo e estabelecer contato;
  • o comportamento agressivo do rato pode ser interrompido por leves golpes no rosto, gritos ou cliques no nariz;
  • desde os primeiros minutos de comunicação, você precisa mostrar que é o principal.

Reprodução

O gene siamês é recessivo. Isso significa o seguinte: filhotes com esta cor serão obtidos apenas se ambos os parceiros tiverem esta cor.

Se apenas um dos parceiros for siamês, os filhotes podem acabar sendo qualquer coisa, menos siameses.

O processo de criação de ratos siameses em casa é simples. Para ter uma prole saudável e bonita, você deve seguir as seguintes regras.

  1. Para o acasalamento, você precisa selecionar ratos com mais de 3 meses. O par selecionado deve ser colocado em uma gaiola por vários dias.
  2. A gravidez dura no máximo 24 dias. A futura mãe deve comer bem, alimentos proteicos devem ser incluídos na dieta alimentar.
  3. A aproximação do parto pode ser indicada por manchas e pelo desejo do animal de se aposentar.
  4. Podem nascer de 8 a 18 filhotes. As fêmeas são boas mães, elas cercam seus filhos com amor e carinho.
  5. Enquanto a fêmea está alimentando e cuidando de seus filhotes, eles não devem ser manipulados. Caso contrário, ela pode recusá-los.
  6. A gaiola deve ser mantida sempre limpa e praticamente estéril.

Tudo sobre como cuidar de ratos domésticos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa