Rato decorativo

Tudo que você precisa saber sobre ratos

Tudo que você precisa saber sobre ratos
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Como determinar o sexo e a idade de um rato?
  4. Cuidado
  5. O que os roedores comem?
  6. Características de reprodução
  7. Comportamento e treinamento
  8. Reprodução
  9. Fatos interessantes

Esses animais interessantes e inteligentes são freqüentemente subestimados, detestados e menos propensos a serem mantidos em casa como animais de estimação do que outros animais de estimação. Mas basta aprender mais sobre ratos domésticos decorativos, e a opinião muda completamente.

Descrição

Ratos domésticos ornamentais são uma forma domesticada e subespécies de ratos cinzentos da família dos camundongos. A presença desse animal na vida das pessoas é observada desde a antiguidade. Hoje em dia, existem muitas novas variedades de ratos que foram criados. No início, eles foram usados ​​apenas como animais de laboratório experimental. Mas nos tempos modernos eles começaram a ser criados como animais - "companheiros".

Diferentes tipos de ratos decorativos têm tamanhos diferentes, diferem nas propriedades e na cor da lã, na estrutura corporal e no comportamento. Sua peculiaridade é que, mesmo quando o mais leve perigo surge, eles secretam um líquido específico que tem um cheiro desagradável e, portanto, assusta os inimigos.

No corpo do animal há pêlos grossos e bastante densos.

Sua cor é variada: desde um tom de cinza escuro ou claro até o preto ou laranja avermelhado com um tom amarelo.

O focinho alongado do rato tem formato pontiagudo, pequenas orelhas arredondadas e pequenos olhos oblongos, que podem ter diferentes cores: vermelho, preto ou rubi, além de cores diferentes - uma preta e outra rubi ou vermelha. Animais com olhos vermelhos e rubi enxergam um pouco pior do que ratos com olhos pretos.

Suas mandíbulas também apresentam características: os molares dos dentes superiores e inferiores são adjacentes um ao outro, formando fileiras densas.Essa estrutura permite ao rato mastigar a comida de forma rápida e vigorosa.

Os incisivos sem raízes são muito mais longos do que o resto dos dentes. Eles crescem constante e intensamente, então o rato os tritura regularmente para que você possa fechar a boca. Existe uma área sem dentes entre os incisivos.

Todos os seus dentes são caracterizados por sua extraordinária força e agudeza, os ratos mordem dolorosamente e podem roer facilmente qualquer superfície dura (tijolo, metal duro, concreto).

Sua cauda é muito longa: seu comprimento é igual ou muito maior que o comprimento do corpo, com exceção das espécies de ratos de cauda curta. Em quase todas as variedades, não apresenta pelagem, mas com cerdas únicas e é coberto por escamas características.

Apenas o rato preto tem cabelo grosso na cauda.

Na natureza, o rato vive em uma grande comunidade ou formando um clã familiar ou sozinho. Para morar, escolhem visons deixados por outros animais, ninhos de pássaros abandonados, abrigos naturais ou várias estruturas onde descansam e dormem.

Os ratos têm olfato e audição altamente desenvolvidos, o que compensa a visão insuficientemente boa. Eles não vivem muito: na natureza até cerca de 1,5 anos. Sua vida útil geralmente depende do tipo de rato. Os ratos domésticos decorativos vivem um pouco mais - cerca de 2 anos e, com bons cuidados, podem viver cerca de 4 anos.

Os ratos domésticos, juntamente com características comuns às espécies selvagens, têm diferenças. Em primeiro lugar, eles diferem na disposição: têm um comportamento menos agressivo e mais calmo. Os animais de estimação reagem com calma à luz forte. Ao contrário dos ratos selvagens, a tendência ao estilo de vida noturno não é tão claramente expressa no rato doméstico e, em conflitos com outros animais, eles emitem sons, mas não tão agudos.

O rato decorativo doméstico habitua-se rapidamente ao seu dono, é muito inteligente e fácil de aprender.

Visualizações

A diversidade de espécies desses roedores chega a mais de uma dúzia, o que reflete os traços característicos da cor e qualidade da pelagem, a estrutura do corpo e a cor dos olhos. Os mais comuns são esses tipos de ratos.

Rato Cinzento ou Pasyuk

Este rato pode ser encontrado em todos os lugares, em todos os continentes e em todos os países, incluindo a Rússia. O único lugar onde eles não vivem é nas regiões além do Círculo Polar Ártico. Os ratos cinzentos gostam de se estabelecer em áreas rurais, em locais onde são mantidos animais de fazenda. Sua alimentação é a alimentação de animais domésticos e pássaros.

Quando vivem na natureza, eles se estabelecem perto de uma fonte de água e se alimentam de ovos de pássaros ou filhotes, ratos do campo ou carniça. Nas cidades, eles se instalam em lixeiras, porões, vários serviços e salas de utilidades. Portanto, eles são freqüentemente chamados de ratos de celeiro.

As dimensões desses ratos são bastante grandes: eles crescem até cerca de 25 cm de comprimento, a cauda - até 20 cm, e o peso pode variar de 150 a 400 g. O focinho do caçador não é pontudo, mas rombudo e mais largo. Em comparação com outras espécies, a pelagem do rato cinza é mais rígida. A cor da pelagem depende das condições e habitats e varia dos tons de cinza ao vermelho. A pelagem também muda de cor conforme o animal envelhece.

Em roedores jovens, é geralmente cinza claro e, em roedores mais velhos, adquire uma tonalidade avermelhada.

Rato preto

Este tipo de rato pode ser encontrado em países europeus e asiáticos, América, Austrália e África. Os locais preferidos de povoamento desses ratos são as cidades onde habitam os últimos andares de prédios altos. Nas áreas rurais, muitas vezes vivem em sótãos de fazendas, por isso são apelidados de telhados.

Na natureza, eles vivem em florestas e plantações verdes. Grama e galhos são usados ​​para construir ninhos. Eles são alimentados com nozes, grãos e sementes de girassol. Pode ser consumido em alimentos e animais.

A cor da pelagem também tem alguns tons: o preto pode se transformar em marrom claro. A barriga é cinza ou acinzentada.Cabelo espesso está presente na cauda. As dimensões desse rato são um pouco menores que as do cinza: em um roedor adulto, o corpo tem 16 a 22 cm de comprimento, o peso varia de 130 a 300 g, e o focinho com grandes orelhas arredondadas é mais estreito.

Existem também estes tipos de ratos selvagens:

  • Turquestãohabitar a Ásia (nas cidades da Índia, Tashkent e Samarcanda);
  • cauda negra, tendo cauda com espesso pêlo escuro;
  • pequenos ratos (Roedor do Pacífico ou polinésio) - o menor de todas as espécies, com comprimento de 11 a 15 cm e peso de 40 a 80 g.

Além disso, existem ratos decorativos que podem ser mantidos em casa. Raças de ratos decorativos também são abundantes. As espécies de interior mais populares.

  • Padrão. Este tipo de animal doméstico é o progenitor de muitas outras raças decorativas. O rato tem um corpo forte e alongado, cabelo curto liso e brilhante, orelhas largas e cauda com cerdas esparsas. Os machos são um pouco maiores do que as fêmeas, mas mais passivos.

  • Esfinge. Uma característica desta raça é a ausência de pelos no corpo. Cerdas separadas podem ser vistas apenas na cabeça, nas pernas e no abdômen. Os roedores têm pele rosada e enrugada.

  • Sem cauda. Sua característica distintiva é a ausência de cauda. No tronco, que tem formato de pêra, a lã pode crescer tanto na espécie padrão quanto crespa. As cores da pelagem podem ser diferentes. Os bigodes dos ratos cacheados não são muito longos e encaracolados. Esses animais são caracterizados por uma atividade muito elevada, mente viva e sociabilidade.

  • Dumbo. Este lindo animal tem um corpo curto em forma de pêra com uma longa cauda. Sobre um focinho rombudo com uma parte posterior da cabeça protuberante, as orelhas arredondadas e protuberantes são inseridas baixas, o que torna sua aparência bonita e engraçada.

  • Cetim... Este tipo de rato é muito popular nos países do continente europeu. Eles têm uma pelagem longa e densa, brilhante como o cetim.

Além dos listados, existem outras raças de ratos domésticos:

  • Rex - este rato bastante grande se destaca entre as outras espécies pelo seu cabelo comprido, espesso e encaracolado, o animal se parece com um peluche macio;
  • Branco - uma besta com uma cor de pelo branco puro ideal;
  • azul - um lindo rato com cabelo azul.

Um rato domesticado de qualquer raça doméstica é um animal de estimação inteligente, muito sociável e apegado ao dono. As críticas dos proprietários os caracterizam até como uma pessoa com caráter próprio, que sabe seu nome e responde a ele.

Como determinar o sexo e a idade de um rato?

Freqüentemente, o sexo do futuro animal de estimação não é muito importante para os donos. Mas às vezes a preferência é dada ao macho ou fêmea, ou há o desejo de procriar. Então você precisa reconhecer o sexo do animal. Os órgãos reprodutivos estão totalmente formados por volta de 1,5 meses de idade em filhotes de ratos. E só então chega a puberdade e o rato torna-se capaz de dar à luz.

Para distinguir um macho de uma fêmea e escolher o roedor certo, você precisa saber as principais diferenças sexuais entre os ratos, que são as seguintes.

  • O homem tem testículos (testículos) grandes e facilmente identificáveis. Esta é sua principal característica sexual primária e diferença da fêmea. Os testículos também são palpáveis ​​à palpação. Ao examinar o animal, não é necessário levantar a cauda, ​​pois nesta posição os testículos podem afundar profundamente no abdômen e podem não ser detectados.
  • A fêmea possui glândulas mamárias localizadas em duas fileiras no abdômen e apresentando pequenos mamilos. Os machos não têm essa característica.
  • Outro sinal pelo qual você pode reconhecer o sexo de um rato é a diferença entre o reto (anal) e a uretra. Nas mulheres, essa lacuna é muito menor e varia de 2 a 3 mm, enquanto nos meninos é de aproximadamente 5-6 mm.
  • Ao examinar, é importante dar ao animal a posição correta: coloque-o de costas na palma da mão, segurando o animal pela cabeça. A cauda deve ser abaixada.Em nenhum caso você deve segurá-lo pelo rabo, pois nessa posição o rato se sentirá desconfortável e ansioso.
  • Além disso, o gênero é determinado por características secundárias - a cor da cauda. O jovem rato macho tem uma cauda rosa forte, enquanto a fêmea tem uma coloração branca. Com a idade (cerca de 6 meses), a cauda do macho torna-se laranja escuro ou rosa escuro. E em uma fêmea de 7 a 8 meses de idade, a cauda adquire listras transversais marrons.

Além disso, as mulheres são menores em tamanho, não têm um físico tão musculoso e forte em comparação com os homens. A pelagem dos machos é um pouco mais grossa que a das fêmeas.

Quanto à idade, é quase impossível saber exatamente. A idade aproximada (mas não exata) pode ser determinada apenas em filhotes de ratos com até um ano de idade. Em ratos mais velhos, a idade exata não pode ser determinada. Apenas uma cor laranja muito escura ou vermelha dos dentes indica que o animal tem mais de um ano.

A idade dos roedores jovens é determinada por essas características.

  • Os olhos dos filhotes de ratos jovens são completamente pretos e a íris não é detectada. Em seguida, a íris torna-se gradualmente mais clara e apenas com a idade de 5 a 8 meses forma uma borda branca.
  • A idade é determinada pelo tamanho do quinto dedo do pé nos membros anteriores. Até 3-3,5 meses, são muito pequenos (ou completamente ausentes). Ao atingir essa idade, ocorre a primeira muda, após a qual os dedos ficam maiores.
  • Listras transversais marrons na cauda aparecem nas fêmeas por volta dos 7 a 9 meses de idade e, nos meninos, aos 6 meses, a cauda torna-se laranja.

Cuidado

Cuidar de um roedor decorativo não é nada difícil, você só precisa monitorar a saúde do animal, manter sua gaiola limpa e alimentá-lo regular e integralmente. Ao sair, você precisa cumprir essas regras.

  • É necessário colocar uma gaiola com um roedor em quartos secos e quentes, inacessíveis às correntes de ar. Não deve ser exposto à luz solar direta.
  • Todos os dias é preciso limpar a gaiola: jogar fora os restos de comida, retirar as áreas contaminadas do recheio e adicionar novos, lavar o comedouro e bebedouro, enchendo-os com comida fresca e água.
  • Duas vezes a cada 7 dias, é necessário processar a gaiola e o palete usando desinfetantes especiais.
  • Se necessário, dê banho em seu animal apenas em água morna, mas não em água quente, usando shampoos especiais para roedores.

Ratos domésticos precisam aparar as unhas periodicamente usando um cortador de unhas ou cortador de unhas.

O que os roedores comem?

Os ratos são capazes de comer alimentos de origem vegetal e animal: eles são onívoros. Sua dieta ideal inclui cereais, vários grãos, sementes e nozes, frutas e vegetais frescos em pequenas quantidades. A taxa de alimentação diária do rato é de aproximadamente 20-30 g, deve ser dada 2 vezes ao dia, dividindo a taxa pela metade.

A fome é extremamente difícil para os ratos: sem comida, os roedores podem morrer após 3 dias. A ingestão diária de água é de cerca de 25-30 ml, e a sede é mais tolerada por eles do que a fome.

Normalmente, os animais de estimação não são exigentes com a comida, mas todos podem ter seu deleite favorito. A dieta de ratos domésticos deve ser balanceada para evitar obesidade e doenças digestivas.

A dieta diária do animal de estimação inclui os seguintes alimentos:

  • vários cereais em forma picada a seco;
  • vários cereais - trigo sarraceno e arroz, milho e cevada, trigo - este é o principal componente da dieta do rato;
  • sementes de nozes, sementes de linhaça, girassol e abóbora;
  • verduras para reabastecer a dieta com vitaminas: no verão dente-de-leão, folhas de trevo e alface, endro e no inverno - cereais germinados - aveia, painço, trigo;
  • produtos lácteos fermentados - queijo cottage e iogurte, leite cozido fermentado e kefir, que são uma fonte de cálcio e melhoram a microflora intestinal do roedor;
  • ovos cozidos e produtos cárneos como fonte de proteína - carne de frango, coração, rins e fígado, bem como peixes;
  • frutas e vegetais secos e frescos, bagas, que são suplementos vitamínicos para alimentar e uma fonte de fibra que melhora o funcionamento do intestino.

Você não pode tratar ratos com chocolate e álcool, espetadas e outras carnes picantes ou fritas, doces, repolho cru e batata, espinafre e banana verde. O queijo também faz mal aos ratos, apesar de eles gostarem muito.

Você pode mimar seu animal de estimação com uma fatia de melancia, maçã e cenoura, uvas e morangos, pipoca e arroz, o suco de tomate também é útil para eles.

Você pode alimentar o rato doméstico com alimentos secos prontos especiais, que incluem, além de grãos, pedaços de vegetais secos e grânulos de vitaminas.

Os alimentos secos devem ser complementados com vegetais frescos (cenouras, abobrinhas, beringelas) e frutas (maçãs, ameixas, bananas maduras).

Características de reprodução

Os ratos são animais extremamente férteis. Uma fêmea em uma ninhada pode ter 14 ou mais filhotes. A fêmea consegue engravidar novamente mesmo enquanto alimenta seus ratos com leite.

A maturidade sexual nos machos pode começar às 6 semanas de idade, e a fêmea está pronta para conceber ainda mais cedo. No entanto, o primeiro acasalamento de uma fêmea é recomendado quando ela atinge um ano de idade. Criadores experientes, ratos reprodutores em casa, recebem de cada fêmea 1-2 ninhadas por ano, mas não mais.

A gravidez em um rato dura de 21 a 24 dias. Uma fêmea madura começa a fluir a cada 5 dias, e isso acontece durante todo o ano. Quando a mulher atinge 1,5 anos de idade, ela começa a menopausa: a regularidade do ciclo torna-se instável e então para completamente.

Uma característica da reprodução dos ratos é que eles não têm um horário específico para o acasalamento: podem ter relações sexuais sempre. Mas a maior atividade ocorre no período de primavera e verão.

Comportamento e treinamento

Os ratos são representantes de animais sociais. Em sua comunidade, geralmente há brigas entre homens adultos por status hierárquico até que um líder seja determinado. Mas eles são geralmente tolerantes com os filhos jovens, não os vendo como rivais.

Os ratos têm sua própria maneira de se comunicar por meio de gestos, sons ou cheiros. Essa linguagem permite que expressem prazer ou desprazer, ansiedade e medo, ameaça e amor, desejo.

Ao criar ratos domésticos, a preferência foi dada a espécimes calmos e não agressivos durante a seleção. Portanto, animais de estimação decorativos têm uma disposição pacífica e bem-humorada. No entanto, também são capazes de morder o agressor: é assim que mostram sua insatisfação com alguma coisa.

Os ratos também expressam seu desagrado sibilando e bufando. Em um rato agressivo, o pêlo fica em pé, ele mostra os dentes e os range, pressiona as orelhas e estica o corpo. Ela pode mostrar agressividade não apenas para com seus parentes, mas também para com humanos e outros animais. Às vezes, a agressão é desencadeada por medo ou estresse.

Os ratos domésticos também brigam e são muito ferozes. Geralmente ocorrem antes dos 5-9 meses de idade, quando termina o processo de puberdade nos homens.

Embora o rato doméstico seja um roedor, seu comportamento é muito diferente do de cobaias, camundongos e hamsters. Ela se parece mais com macacos em sua mente e em suas manifestações emocionais.

Ela precisa se comunicar com uma pessoa e prefere se comunicar com parentes.

Esses bichinhos são capazes de assimilar o significado de muitas palavras, lembrar seu nome e dono, os apelidos de outros animais. Eles entendem as palavras "desistir", "não", "caminhar", acostumando-se com facilidade e rapidez ao dia a dia dos proprietários.

Além disso, eles são muito suscetíveis e ficam agitados quando gritados ou machucados. Você pode punir um rato por um crime soprando no focinho ou virando-o de costas.

Os ratos adoram brincar e perseguem alegremente o papel em um fio, gostam de estudar objetos desconhecidos (caixas, papel, trapos). Cada animal de estimação tem suas próprias características de comportamento e temperamento.

Os ratos da raça cetim distinguem-se pela sua mobilidade e atividade, rápida adaptação ao meio envolvente e sociabilidade. Esse rato é muito curioso, mas astuto. Ele prefere viver em rebanho, por isso é recomendável manter vários indivíduos.

Uma característica distintiva do rato padrão é sua natureza bem-humorada, incapacidade de morder. Ela se deixa abraçar e adora sentar no ombro do dono, sente perfeitamente a insatisfação do dono.

Ratos Dumbo são menos ativos do que outras raças. Pensam rapidamente, não são agressivos por natureza, são muito curiosos e adivinham o estado de espírito emocional do proprietário.

Dumbo prefere viver a dois, mas ficam entediados sozinhos.

Os ratos se distinguem por esses hábitos.

  • A curiosidade e a vontade de experimentar de tudo e roer. Entrando no apartamento, o animal examina todas as coisas que lhe interessam e os lugares isolados.
  • Rangendo dentes - normalmente o animal expressa seu bom humor e alegria desta forma.

O roedor doméstico é um animal curioso, inteligente, astuto e fácil de treinar. Ao exercitar regularmente o rato, você pode ensiná-lo truques fáceis: trazer coisas diferentes, pular em qualquer objeto, escalar uma corda e um arco. O treinamento deve ser sempre acompanhado do tratamento dos seus petiscos preferidos, atitude afetuosa e incentivo.

Para acostumar um roedor a um apelido, é necessário chamá-lo carinhosamente durante sua alimentação, muitas vezes repetindo seu nome.

O mais difícil é ensinar o animal a tirar o alimento da mão do dono. Isso vai levar muito tempo e, a princípio, o animal, depois de receber a guloseima, vai se esconder dentro de casa.

Ao treinar seu animal de estimação, você precisa aplicar essas técnicas.

  • Usar elogios e tratar uma guloseima favorita que deve ser pequena, pois isso é apenas uma recompensa pela obediência.
  • Antes do treino, o rato não deve ser alimentado, deve sentir alguma fome. Você pode treiná-lo somente após cerca de 40 minutos após a alimentação.

O rato é capaz de aprender esses truques: subir nas patas traseiras, girar em torno de si mesmo, pular de objeto em objeto. Durante o treinamento, a guloseima é segurada perto do nariz do animal e conduzida na direção certa: para cima, ao redor, para frente ou para trás.

A regra principal do treinamento é dominar primeiro truques simples e depois truques mais complexos.... O bom contato com seu animal de estimação só torna o treinamento mais fácil.

Portanto, é recomendável pegá-lo com mais frequência nos braços, acariciá-lo, conversar e elogiar.

Reprodução

A criação de um rato doméstico é um processo responsável que exige que o dono cuide da fêmea tanto durante a gestação quanto durante sua alimentação. Para ter bebês saudáveis ​​é necessário que os pais também sejam saudáveis ​​e bem nutridos.

Para o acasalamento, eles geralmente levam uma fêmea de 5 a 8 meses de idade. A idade do homem não é importante. Antes de acasalar roedores, eles precisam ser alimentados com alimentos ricos em vitaminas por uma semana. Isso irá garantir o nascimento de filhotes saudáveis, ativos e robustos.

Se o acasalamento for bem-sucedido, a fêmea fica grávida. A duração da gravidez é de aproximadamente 21-24 dias. Uma fêmea grávida é menos ativa e exigente em relação à comida. Na semana 3, a forma de seu corpo muda: a barriga torna-se arredondada e salientes nas laterais.

No momento em que a fêmea está dando à luz, o macho deve ser isolado e transplantado para outra moradia. Retire todos os acessórios da gaiola, coloque papel macio (guardanapos, papel higiênico) na casa dela para que o rato faça um ninho. Os ratos geralmente nascem à noite. O parto dura de 2 a 3 horas. O rato doméstico traz de 9 a 12 filhotes, que na hora do nascimento são cegos e surdos, e também não têm cabelo.

A lactante deve receber alimentos com alto teor calórico e alto teor de cálcio e proteínas.Isso garantirá que a fêmea esteja produzindo leite suficiente. Ratos são mães carinhosas e afetuosas: muitas vezes lambem seus filhotes e os alimentam regularmente com leite.

Os filhotes nascidos se distinguem pelo rápido crescimento e a partir do 4º dia já apresentam audição. O pelo cresce rápido o suficiente em filhotes de ratos. Por volta do 9º dia, seus primeiros dentes crescem - incisivos. No 12º dia, eles abrem os olhos, e após duas semanas já são capazes de se comunicar com uma pessoa, são muito ativos e brincam divertidos.

Fatos interessantes

Os ratos, levando um estilo de vida noturno e escondido, são animais muito interessantes que podem surpreender com suas habilidades. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre esses roedores.

  • Os ratos não conseguem distinguir cores e tons. Tudo ao seu redor aparece para eles como manchas de vários tamanhos e brilhos, que estão em movimento. A acuidade visual é muito baixa, mas é compensada por uma audição muito boa. Tal audição permite determinar a direção e a distância, mesmo ao menor ruído e farfalhar, bem como compreender sua causa. Eles também têm um olfato altamente desenvolvido.
  • Outra habilidade incrível dos ratos é que eles têm uma visão interior que pode antecipar desastres e catástrofes. Isso é confirmado pelo fato bem conhecido de que os ratos sempre correm antecipadamente de um navio que está afundando. Durante a Batalha de Stalingrado, os ratos deixaram a cidade em massa antes do ataque aéreo alemão.
  • Um evento surpreendente que aconteceu na França no início do século 20 confirma a capacidade dos ratos de prever eventos. De uma mercearia que estava fechando, todos os ratos que moravam ali, um dia antes de fechar, mudaram-se juntos exatamente para o lugar para onde ele estava se mudando. Como os ratos descobriram isso permanece um mistério, já que o movimento do mercado foi anunciado apenas no jornal.
  • Existem ratos mutantes. Na Nova Guiné, na área da cratera Bosavi, cientistas americanos descobriram ratos que chegam a 80 cm de comprimento e pesam cerca de 1,5 kg. Mas por natureza, apesar de seu tamanho assustador, eles são completamente inofensivos, não agressivos e sociáveis.
  • Em termos de desenvolvimento mental, o rato é superior aos gatos. Os ratos são capazes de se comunicar uns com os outros, emitindo sons de alta frequência que significam certos conceitos e palavras, e soam iguais em roedores diferentes. Os cientistas afirmam que os sons dos ratos são semelhantes aos da comunicação humana.
  • Os ratos são extremamente limpos e higiênicos. Eles podem se lavar várias horas por dia. Os roedores não têm absolutamente nenhum medo da água e mergulham bem.
  • Eles também têm uma boa memória e podem se lembrar da estrada pela primeira vez. Portanto, eles não podem se perder e determinar o caminho correto nos labirintos.
  • O rato tem um forte sistema imunológico e não está exposto a quase nenhuma doença. Isso é consequência não apenas de sua limpeza, mas também de uma boa saúde inata. Os cientistas descobriram neles um gene que protege os indivíduos de infecções genitais.
  • Os estudos dos cientistas mostraram a semelhança entre humanos e ratos: a estrutura do cérebro humano e do cérebro do rato é muito semelhante, e o sangue é 80% o mesmo em termos de seus elementos constituintes.
  • A característica fisiológica do coração do rato é que ele produz de 300 a 500 batimentos por minuto.
  • Os ratos apareceram em nosso planeta 48 milhões de anos antes dos humanos.
  • Um rato pode nadar muitos quilômetros por três dias sem parar e pode se afogar apenas se não conseguir sair da água.
  • O rato cinza pode correr a uma velocidade de cerca de 10 km / h, salta até 80 cm de altura e em estado de agressão - até 2 metros.
  • O rato pode determinar que a comida está envenenada, mesmo que a proporção do veneno seja mínima.
  • O rato é o único animal mamífero que consegue rir.

O temperamento dos ratos domesticados é fundamentalmente diferente do temperamento de seus parentes selvagens. Eles podem ser mantidos em casa com segurança, domesticados e receber amor, confiança e carinho em troca.

Quem decide adquirir esse animal incrível precisa saber que ratos não podem ficar juntos com pássaros, hamsters e camundongos, mas se dão bem com porquinhos-da-índia e coelhos decorativos.

Você aprenderá mais sobre como cuidar de ratos domésticos no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa