Rato decorativo

Gaiolas de rato: características, seleção, equipamento, cuidado

Gaiolas de rato: características, seleção, equipamento, cuidado
Contente
  1. Características de design
  2. Como escolher?
  3. Como equipar?
  4. Como cuidar?
  5. Exemplos interessantes

Antes de comprar qualquer animal de estimação, você precisa escolher cuidadosamente uma casa para ele, e os ratos não são exceção. Como esses animais vão passar todo o tempo na gaiola (comendo, brincando, dormindo), ela deve ser espaçosa e equipada com vários acessórios. Essas estruturas podem ser adquiridas tanto prontas quanto feitas de forma independente, o mais importante é que atendam a todas as normas de segurança e facilitem o cuidado dos animais.

Características de design

A gaiola do rato é o alojamento principal do animal de estimação, por isso deve ser confortável e permitir que ele se mova livremente. Como regra, para a manutenção de um rato decorativo, são adquiridas estruturas, constituídas por vários pisos, cada um dos quais com uma altura de pelo menos 20 cm.

Não se deve comprar casas muito altas, uma cela de 3 andares é considerada a melhor opção. Basta que o roedor consiga arranjar um local para dormir e divertir-se activamente. Como os ratos adoram escalar alturas, é desejável que sejam fornecidas redes na gaiola, que são elementos de segurança salientes.

A distância entre as hastes também é importante no desenho da gaiola, ela é selecionada em função do tamanho do animal. O indicador mínimo para bebês não é superior a 1 cm, para adultos - 2,5 cm Para que a casa do roedor seja convenientemente limpa, recomenda-se escolher uma gaiola com bandeja extraível. Os aquários não são adequados para a criação de ratos, não oferecem uma boa ventilação e o animal não viverá em tal habitação por muito tempo.

A presença de prateleiras é considerada um detalhe importante em gaiolas de rato. Eles vêm em madeira, treliça e plástico.

Também não devemos esquecer que a gaiola deve ter uma variedade de acessórios que proporcionem aos ratos condições confortáveis ​​para viver e brincar.

Dimensões (editar)

É melhor manter roedores em movimento em casas espaçosas. Deve-se ter em mente que pelo menos 0,04 m3 de espaço deve ser alocado para cada indivíduo. Se for planejado colocar dois animais na gaiola, esse número será de 0,06 m3.

Para bebês e adolescentes, você pode comprar estruturas de dois ou três andares, para animais adultos uma grande gaiola medindo 60 por 40 cm é o ideal. Também existem casas à venda com dimensões de 430 * 280 * 540 mm, 385 * 275 * 435 mm, para manter um casal de roedores serão pequenos, mas para um único rato serão o alojamento ideal.

Gaiolas com um volume mínimo só podem ser compradas se você planeja levar os animais para fora de vez em quando. Para a manutenção permanente de um animal de estimação em uma gaiola, os especialistas recomendam a compra de estruturas com o dobro do tamanho padrão.

A forma

Para criar ratos decorativos em casa, desenhos quadrados e retangulares são adequados, embora não devam ser muito longos e altos. Muitos donos de animais de estimação compram gaiolas de formas incomuns (oval, triangular) para decorar o interior, mas será inconveniente para os ratos viverem em tais estruturas.

O melhor é dar preferência aos modelos retangulares e preencher o espaço livre com redes, escadas.

Materiais (editar)

Hoje, as gaiolas de rato são apresentadas ao mercado em uma variedade chique, e cada um de seus modelos difere não só no tamanho, design, mas também no material de fabricação. Via de regra, as estruturas dessas gaiolas consistem em hastes e um estrado de plástico. Nesse caso, se um cheiro desagradável de tinta for percebido ao escolher um produto, então essa compra deve ser abandonada. Isso indica que a célula é feita de material de baixa qualidade e é tóxica.

As instruções reticuladas são geralmente apresentadas com hastes galvanizadas ou pintadas. Não representam perigo para a vida do animal, mas os especialistas recomendam dar preferência às gaiolas com hastes pretas. Eles são quase invisíveis e permitem que você observe convenientemente os animais de estimação.

É aconselhável recusar os bastões de tons claros e brilhantes, pois eles "cortarão" visualmente o roedor em quadrados e, ao observar o animal, aparecerão ondulações nos olhos.

Agora você também pode encontrar à venda células e em que as hastes são substituídas por plástico. Esses modelos são inadequados para manter ratos, uma vez que é difícil para os animais correrem em plástico.

Já o pallet deve ser feito apenas de plástico, já que o de madeira absorve rapidamente umidade, odores e tem durabilidade.

Como escolher?

Para muitos, a escolha de uma gaiola para ratos domésticos pode parecer difícil, especialmente se você precisa comprar uma casa confortável para dois animais de estimação ao mesmo tempo. Na verdade, não é esse o caso. O mais importante é levar em consideração o tamanho dos animais de estimação e as características do design. Uma gaiola simples com paredes de treliça é perfeita para manter um par de roedores, nos quais os animais podem se mover livremente e ter acesso ao ar.

Também é necessário prestar atenção especial às dimensões da estrutura. Para os meninos, recomenda-se a compra de gaiolas mais espaçosas, e para manter uma fêmea e um macho, o espaço mínimo é calculado separadamente para cada indivíduo.

    Um habitat comum para ratos é um terrário (aquário). Essa casa é fácil de limpar, o cheiro de animais não se espalha pela sala, o animal é protegido de forma confiável contra correntes de ar e o enchimento não se espalha pelo chão.

    Mas, em tal alojamento, o animal não receberá o nível necessário de ventilação e o rato atrás do vidro perderá completamente a comunicação com o dono, e ela é um animal muito social.Portanto, esses modelos podem ser usados ​​apenas temporariamente e tentar substituí-los por células permanentes com bastonetes. A vitrine também é ideal para guardar roedores.

    Um papel importante na escolha de uma gaiola é desempenhado pelo formato da estrutura (a proporção de largura, altura e comprimento). Independentemente do sexo do animal, a gaiola deve ser escolhida em formas padronizadas, não deve ser muito "plana" (ter uma altura pequena e uma base grande), mas muito estreita com um grande comprimento e altura. Também não é permitida a utilização de estruturas em "torre", pois possuem uma base pequena e uma grande altura. Este projeto é instável e inconveniente para os animais. Portanto, com uma altura de estrutura de 80 cm, o tamanho de sua base deve ser de no mínimo 50 * 70 cm.

    Além disso, ao comprar uma gaiola, você deve levar em consideração outros parâmetros.

    • Distância entre hastes... O valor máximo deste indicador não é superior a 1,7 cm. Se uma mulher e um homem morarem na casa ao mesmo tempo, a distância pode ser aumentada para 2 cm. Quando o casal tem bebês, eles podem "escoar" a barreira de metal. Portanto, é importante que eles prevejam outra gaiola com antecedência.
    • Processamento de hastes de metal. Recentemente, estão à venda estruturas com hastes galvanizadas e pintadas. Ao mesmo tempo, estes últimos apresentam uma série de desvantagens - oxidam rapidamente, absorvem odores e têm um aspecto inestético, uma vez que a sua superfície acaba por ficar coberta por manchas brancas.
    • A presença de uma porta falsa. Os melhores modelos de gaiolas estão equipados com um compartimento especial que evita problemas com a limpeza e espalhamento do enchimento da casa. Além disso, este elemento estrutural pode ser traumático para animais de estimação. Para proteger as patas dos roedores de fraturas, a parte central das gaiolas com fundo falso deve ser coberta com tapetes de PVC, papelão ou linóleo.

    Como equipar?

    A saúde e o comportamento dos ratos mantidos em casa dependem muito das condições em que são mantidos. Portanto, a disposição da gaiola é considerada uma das tarefas importantes antes de comprar um roedor. Em primeiro lugar, é necessário prestar atenção à escolha do enchimento. A serapilheira é normalmente composta por aparas de madeira, enchimento de milho comprimido e pedaços de papel.

    Você não pode colocar fragmentos de jornal no fundo da gaiola, pois eles contêm tinta de impressão.

    A lista de acessórios importantes de que você precisa para equipar a caixa do rato será complementada pelos itens a seguir.

    • Tigela de beber. Bebedores de bolas com ponta de metal são ideais para esta espécie. Eles são facilmente presos às paredes da estrutura (pela parte de trás) e sua bica é convenientemente empurrada através da malha interna.
    • Alimentador. Os roedores gostam muito de arrastar, mastigar e virar suas tigelas, por isso é aconselhável colocar comida em produtos pendurados de metal ou cerâmica.
    • Maca. Será usado por ratos como local de dormir, por isso deve ser feito de um material macio.
    • Casa. É um lugar isolado para os animais, onde podem descansar e se esconder. Apesar de muitos roedores preferirem não dormir em casa, ainda assim é preciso colocá-lo, isso dará aos animais uma sensação de segurança.
    • Banheiro. Para a sua disposição utilizam-se, via de regra, recipientes de cerâmica ou plástico, que seriam convenientemente colocados num dos cantos da palete.
    • Prateleiras. Eles são um componente obrigatório de qualquer gaiola e são instalados em diferentes níveis. A distância entre as prateleiras não deve ser inferior a 20 cm. Para diversificar a vida dos ratos, os especialistas recomendam fixar várias prateleiras de plástico ou treliça em cada andar.

    Ao equipar as gaiolas, deve-se considerar também a escolha dos brinquedos. Como esse tipo de roedor é considerado o mais móvel e adora pular e escalar constantemente, o alojamento para eles deveria se transformar em um verdadeiro "ginásio" e permitir que os animais compensassem a falta de movimento. Para um estilo de vida ativo dos animais de estimação, você também deve adquirir esses acessórios.

    • Escada suspensa. Este elemento permitirá não só a prática de esportes, mas também facilitará a vida do idoso, servindo como meio de transporte. A escada suspensa irá garantir que pequenos ratos não caiam de altura.
    • Pedaços de tubos de plástico e madeira. Eles servirão como uma transição original entre as zonas.
    • Balanço. Eles podem ser de corda e de madeira.
    • Molas de metal. Eles estão pendurados em vez de uma escada no chão.
    • Cords. É aconselhável comprar produtos tecidos com corda grossa com um grande nó na ponta.

    Também não devemos esquecer os brinquedos de madeira, que se destinam a roer. Nas suas covas deverá colocar as suas guloseimas preferidas dos animais, previamente embrulhadas em papel. Quanto à roda, não é necessária para ratos, pois é inconveniente para os animais correrem nela por causa da cauda longa. Bolas ambulantes não são adequadas para ratos, porque os roedores são muito curiosos, adoram cheirar e inspecionar tudo.

    Para compensar a falta de movimento, você pode passear os ratos usando arreios especiais.

    Como cuidar?

    O alojamento dos ratos deve ser mantido em ordem e limpeza constantes, isso evitará doenças frequentes do animal e o aparecimento de odores desagradáveis ​​no ambiente. Portanto, diariamente a gaiola precisa ser lavada com sabão e trocado o enchimento. Neste caso, você pode remover apenas parte da serragem que foi contaminada. Comedouros e bebedouros também devem ser bem limpos e cheios de água doce.

    É necessário, pelo menos uma vez por semana, fazer uma limpeza geral da casa, que prevê a reposição completa do enchedor e o enxugamento de todos os brinquedos, aparelhos de ginástica e a lavagem do palete.

    Para a limpeza úmida, é aconselhável não usar detergentes com odor forte. Também é importante garantir que a composição do detergente seja completamente removida da superfície da célula.

    Exemplos interessantes

    Recentemente, estão à venda várias gaiolas para ratos, portanto, dando preferência a um ou outro modelo, é importante levar em consideração não só as preferências pessoais, mas também o quão confortável o animal se sentirá na nova casa. Neste caso, a gaiola deve caber harmoniosamente no interior geral da sala. As seguintes opções de gaiolas interessantes são muito populares entre os donos de animais de estimação.

    • Gaiola aviário na cor preta com bandeja extraível e hastes verticais. Tem uma forma retangular padrão e sua construção consiste em peças de plástico e metal. Prateleiras brilhantes feitas de plástico colorido darão um visual original a essa casa.
    • Gaiola com várias camadas em forma de castelo. Esse design fabuloso se encaixa bem em qualquer estilo da sala e servirá como um lar confortável para roedores. A estrutura pode conter 3 e 4 andares, cada um dos quais deve ser decorado com elementos interessantes e úteis para a vida de um rato. Se desejar, as laterais externas do "castelo" podem ser decoradas com faixas de LED, o que ajudará a criar uma atmosfera incomum no ambiente.

    Você aprenderá mais sobre gaiolas de ratos no vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa