Rato decorativo

Tudo sobre ratos azuis

Tudo sobre ratos azuis
Contente
  1. Descrição
  2. Estilo de vida e comportamento
  3. O que alimentar?
  4. Conteúdo da casa
  5. Quanto tempo eles vivem?

Os ratos são um dos animais mais inteligentes e verdadeiramente incríveis que apareceram milhões de anos antes dos humanos. Hoje, muitas vezes são mantidos no apartamento como animais de estimação. Eles têm suas próprias raças, tamanhos, cores. O artigo se concentrará em uma variedade tão extraordinária desses roedores como o rato azul.

Descrição

O rato azul se distingue dos demais por uma cor muito interessante. Se você olhar de perto, vai notar que o subpelo tem uma cor azulada, o que cria uma cor muito interessante. As patas de um roedor têm a mesma cor do corpo, mas o abdômen pode ser de outras tonalidades - cinza, branco ou prata.

Em termos de tamanho e peso, o rato azul não difere dos demais. O peso médio do animal é de cerca de 500 gramas, e o comprimento do corpo chega a 43 centímetros, incluindo a cauda. O comprimento da cauda é de 15-25 centímetros. Indivíduos que chegam a um ano e meio são considerados adultos, porém, estão prontos para se reproduzir já a partir dos cinco meses.

Estilo de vida e comportamento

Os ratos decorativos distinguem-se pela gentileza e carinho para com o seu dono. Eles adoram explorar o mundo e sair da jaula, geralmente voltando para casa por conta própria. No entanto, você deve ter mais cuidado aqui, porque os ratos gostam muito de roer e estragar vários itens de interior.

Rastrear ratos é bastante difícil, pois eles são criaturas muito rápidas e ativas. No entanto, em geral, são animais muito amigáveis ​​e dóceis. Também vale a pena mencionar o fato de que esses roedores são alguns dos mais espertos. Devido a esse recurso, os experimentos são realizados em ratos em vários laboratórios. Eles respondem bem aos seus apelidos e podem aprender facilmente os comandos mais simples.

É importante entender que um rato decorativo é um animal sociável, portanto, você deve comprar vários animais de uma vez. Se isso não for possível, é necessário comunicar-se com o roedor o mais rápido possível e soltá-lo na natureza. A taxa média de comunicação diária para um rato azul é de pelo menos uma hora.

O que alimentar?

Ao compor a dieta de um rato decorativo, deve-se levar em consideração o fato de este animal ser um roedor. Não se deve alimentar o animal apenas com alimentos comprados em lojas, pois esse tipo de alimento pode levar a consequências indesejáveis. Pelo menos 60% da dieta deve consistir em frutas e vegetais. É importante que todos os alimentos sejam bem enxaguados e picados finamente.

Ratos podem receber mingau. É melhor se for cereal quebradiço, porque a massa viscosa do animal pode engasgar facilmente. Quanto aos produtos cárneos, é bastante permitido dar carne crua e cozida a ratos, mas apenas ocasionalmente. Subprodutos como fígado ou estômagos não interferem. Também é recomendado dar clara de ovo.

No verão, você pode colher ervas para seu animal de estimação - dente-de-leão ou camomila. Nozes - nozes ou pinhões também são úteis.

Evite alimentos fritos, defumados, salgados, doces variados e salsichas. Não é recomendado dar queijo, leite de soja, rabanete e beterraba.

É muito importante escolher o alimento certo para o roedor. A mistura ideal para qualquer rato deve ser:

  • cevada;
  • painço;
  • aveia.

Ao comprar comida, você também deve levar em consideração a idade do roedor. Por exemplo, para ratos mais jovens, a ração com a composição mais variada é adequada, para ratos mais velhos - com os aditivos de grãos mais simples. Não vai doer colocar uma pedra mineral na gaiola com seu animal de estimação - ao mastigá-la, o rato obtém o cálcio de que precisa. Em geral, é melhor alimentar o animal 2 vezes ao dia.

Conteúdo da casa

A primeira coisa a procurar ao escolher uma casa para um rato é o espaço. Em nenhum caso você deve manter o animal em uma caixa, jarra e outros recipientes pequenos. A gaiola pode ser encontrada em qualquer pet shop, tendo com ela comprado escadas, redes, casas e outros itens de entretenimento. Muitos proprietários empreendedores constroem casas para roedores com as próprias mãos.

Não se esqueça do preenchimento de células.... A serragem funciona melhor para esse fim, mas papel também pode ser usado. A gaiola deve ser limpa pelo menos uma vez por semana. Esse procedimento não deve ser negligenciado, pois ajuda a livrar a estrutura de diversos microorganismos prejudiciais ao roedor.

Quanto tempo eles vivem?

O tempo de vida de um rato azul é exatamente o mesmo que qualquer outro - 2 ou 3 anos. Os fígados longos são encontrados entre os roedores, mas são extremamente raros. Você pode influenciar esse fator com a ajuda da nutrição.

Um rato viverá mais se a dieta for adequadamente selecionada e os alimentos que o compõem forem limpos e frescos. Não superalimente ou subalimente o roedor. Isso pode provocar obesidade ou distrofia.

Outra condição importante para uma vida longa é a atividade. Verificou-se que ratos que passam a maior parte do tempo em uma gaiola vivem a metade de seus parentes ativos. Portanto, o roedor deve ser liberado da gaiola com a maior freqüência possível.

O triste é que ratos são extremamente sujeitos a várias doenças, incluindo câncer. É impossível prevenir o desenvolvimento de um tumor. A maioria dos ratos morre exatamente por causa de neoplasias malignas. Se o animal apresentar sinais de tumor, você deve contatar imediatamente o seu veterinário. O especialista deve prescrever um curso de medicamentos e tratamentos necessários que possam aliviar o sofrimento ou curar o animal.

O rato azul é um animal inquieto, mas ao mesmo tempo muito simpático e afetuoso. Como qualquer outro animal de estimação, ela requer atenção e cuidados adequados. Fornecer ao roedor os cuidados adequados pode estender significativamente sua vida e fazer o animal realmente feliz.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa