Rato decorativo

O que comem os ratos domésticos?

O que comem os ratos domésticos?
Contente
  1. Produtos Permitidos
  2. Guloseimas para roedores
  3. O que não deve ser dado?
  4. Número e regras de alimentação

Muitas pessoas não associam o rato a um animal de estimação, mas eles são muito fofos e espertos, por isso são populares. Para que o animal se sinta saudável, o dono precisará organizar adequadamente sua alimentação e excluir alguns alimentos da dieta.

Produtos Permitidos

É fácil cuidar de um rato doméstico decorativo, pois ele pode comer frutas, verduras, grãos, massas, laticínios e até mesmo carnes podem estar presentes em sua dieta. Apesar de esses animais serem considerados roedores, apenas alimentos vegetais não devem estar presentes em sua dieta. A alimentação deve ser balanceada, as porções são dadas iguais de manhã e à noite.

Nenhum rato saudável recusará uma guloseima se ela ficar ao lado do alimento principal. Às vezes, eles vão à prática e param de comer de propósito para implorar ao dono por algo saboroso. Nesse caso, é preciso mostrar persistência e não desistir, esperar até que o animal tenha comido toda a comida.

Dependendo da natureza do animal de estimação, uma guloseima é às vezes entendida como produtos completamente opostos.

Alguns ratos simplesmente não conseguem viver sem larvas de farinha, enquanto outros não se importam em comer biscoitos. O proprietário é obrigado a não superalimentar o animal, uma vez que tais alimentos estão presentes em sua dieta apenas como uma recompensa.

Mixagens prontas

A mistura de grãos é o principal alimento dos ratos domésticos. É coletado de acordo com as necessidades básicas do roedor. Todos os ingredientes podem ser adquiridos individualmente no mercado avícola e depois misturados.Nesse caso, o produto final embalado tem suas próprias vantagens, pois é testado com precisão e não é processado com produtos químicos. Na hora de comprar o grão a peso, você nunca sabe em que condições o produto foi armazenado, o único lado positivo é que você pode coletar os alimentos dos ingredientes desejados, e não comprar um "porco na pica".

Todas as misturas de grãos podem ser divididas nas seguintes classes:

  • super premium;
  • Prêmio;
  • economia

Pelo nome, é fácil adivinhar como os alimentos são diferentes uns dos outros. Os mais caros são os do primeiro grupo, são claramente balanceados, contêm suplementos vitamínicos, não têm alto teor de gordura e na maioria das vezes até incluem proteína animal na composição.

A forragem do segundo grupo, em vez do trigo, que é bastante caro, contém centeio ou aveia. São misturas com alto percentual de gordura, portanto, você precisará regular cuidadosamente a alimentação do animal. A proteína é adicionada adicionalmente.

As misturas de classe econômica são muito pobres em nutrientes, contêm muitos grânulos de plantas e não têm valor para o animal.

Se você decidir comprar esse produto, precisará adicionar sementes de girassol, milho, nozes e outros ingredientes.

Milho

Deve-se sempre lembrar que o grão comprado no mercado na maioria dos casos é processado com produtos químicos, por isso o fabricante deve ser escolhido com mais cuidado. Dos grãos que devem estar presentes na dieta do rato, pode-se destacar:

  • cevada;
  • sementes;
  • aveia;
  • painço;
  • milho;
  • trigo;
  • Farelo.

Eles dão o produto o menos refinado possível, já que nesta forma ele é mais saudável e contém mais vitaminas e minerais.

Os grãos estão constantemente presentes na ração. Uma colher de sopa de um adulto é suficiente por dia, mas um corpo em crescimento com um metabolismo intenso precisará fornecer acesso constante a esse alimento.

Frutas e vegetais

Em relação à alimentação de grãos, esses produtos devem estar presentes na dieta do animal na proporção de 1: 2 ou 1: 1. Você não pode transferir o rato exclusivamente para uma dieta na qual apenas vegetais estão presentes. Cenouras, abobrinhas, ervas e pepinos são bem adequados para sua nutrição. A beterraba pode causar diarreia.

Maçãs, framboesas, damascos, groselhas e pêssegos também podem ser dados ao animal. Quanto às uvas, a produção de gás aumenta em ratos.

Frutas e verduras são de baixa caloria, mas são alimentos saudáveis, não existe uma norma para seu uso, mas o principal é que junto com eles existem grãos na dieta dos roedores. Eles devem estar sempre frescos, para que tudo o que o rato não comeu ontem seja removido. Os alimentos perecíveis de ontem não devem ser comidos por ratos, pois causa intoxicação no animal.

Ervilhas, nabos e rabanetes também aumentam a produção de gás. Outras leguminosas nesta lista incluem amêndoas. Até o repolho deve ser eliminado da dieta pelo mesmo motivo.

Quanto às frutas cítricas e outras frutas, tangerinas, romãs, kiwi, abacaxi, laranja, devido ao alto teor de ácido, os veterinários foram excluídos da lista de ratos decorativos permitidos. Além disso, pode até causar alergias. Melhor dar caqui, abacate, pêra. Raramente se permite que batatas cozidas sejam dadas a um animal, cruas e, ainda mais, se germinar é estritamente proibido.

No inverno, o rato fica encantado com o grão que brota, no verão você pode jogar um monte de grama fresca nele, mas não deve coletar ao longo da estrada. Antes de colocar verduras na gaiola, eles devem ser lavados e regados com água fervente. Cerca de 10% do total da dieta é composto de verduras; em média, não mais que 12 gramas são necessários por indivíduo por dia.

Criadores de ratos experientes sabem da importância da sazonalidade em sua dieta. Na primavera é muito bom repor vitaminas e minerais com dentes-de-leão e erva fresca, no verão pode agradar o animal com cenouras ou bagas. O outono é rico em frutas e no inverno todos os nutrientes estão contidos nas raízes.

Eu no

Produtos de carne são entendidos como significando ração animal. Dê-os aos ratos em pequenas porções algumas vezes por semana.

Os ossos de frango são uma ótima adição ao cardápio do rato, mas só devem ser servidos cozidos. Você pode tratar seu animal de estimação com carne, mas não carne de porco, pois é muito gordo. Os roedores gostam muito de comer peixe cozido e até ovos de codorna, mas se a gema for dada, ela é primeiro umedecida, caso contrário, o rato pode engasgar com ela.

Lacticínios

Os produtos lácteos são introduzidos na dieta dos animais de estimação gradualmente, primeiro verificando sua digestibilidade. Em uma idade precoce, o cálcio encontrado nos produtos lácteos será mais benéfico. Muitas vezes, o leite e seus derivados não são fornecidos, caso contrário, você pode enfrentar uma dor de estômago em um rato. Se forem usados ​​aditivos de leite fermentado, como kefir ou iogurte, eles devem ser sem corantes e, de preferência, sem gordura.

Queijo cottage e leite fermentado também podem ser adicionados à dieta. O leite cru é muito útil para mulheres grávidas. O leite condensado é estritamente proibido, pois contém uma quantidade colossal de açúcar que não pode ser absorvida pelo rato. Queijo, creme de leite e creme também são proibidos.

Guloseimas para roedores

Existem alimentos que os ratos mais amam, incluindo nozes, avelãs, sementes. Biscoitos sem açúcar também são uma delícia, como um pedaço de cenoura fresca, massa cozida ou até mesmo um crouton. A loja de animais tem guloseimas especiais - gotas. Eles são produzidos em sabores diferentes a partir de uma variedade de ingredientes.

É impossível saciar os ratos com essa comida, uma vez por dia será o suficiente. As gotas não podem ser administradas com mais de 6 peças por dia. Esses suplementos nutricionais são como doces - doces, mas não benéficos. Além disso, nem todo fabricante tem uma abordagem responsável para o processo de fazer gotas e nem sempre está pronto para indicar a verdadeira composição do produto.

Também é necessário agradar seu animal com guloseimas de maneira correta, portanto escolha produtos que não contenham açúcar e sal e não devam conter sabores e especiarias. Você pode dar frutas secas ou nozes todos os dias. A maioria das pessoas não pode negar a si mesma o prazer de comer flocos de milho, mas devem ser livres de açúcar e sal.

Os diabéticos têm biscoitos sem açúcar em sua dieta, o que também pode ser atribuído às guloseimas que os animais descritos adoram. Alimentos para crianças pequenas também farão as delícias do animal, por exemplo, purê de batata. Você pode fazer isso com frutas e vegetais e você mesmo, pois os produtos naturais trarão mais benefícios do que os comprados.

Nem tudo que é saboroso para uma pessoa é adequado para um rato, isso se aplica a almôndegas com molho e outros alimentos da mesa. Pão de animal de estimação ligeiramente seco é muito melhor. Se contiver farelo, muesli ou cereais, o animal de estimação estará no sétimo céu.

Se o rato gosta de doces, você pode espalhar um pouco de mel em um pedaço ou dar-lhe um pouco de chocolate amargo, mas não deve abusar disso.

Se o animal tornou-se membro pleno da família, pode agradá-lo com uma iguaria caseira. Uma opção excelente e saudável ao mesmo tempo é o mingau feito de cereais e vegetais ou frutas... No verão pode ser abobrinha, talvez uma abóbora, no inverno é fácil sobreviver com uma mistura congelada do supermercado.

Os vegetais são assados ​​ou cozidos no vapor, os cereais são cozidos no vapor ou levemente fervidos. Uma pequena quantidade de óleo de girassol e um ovo de codorna são adicionados à mistura. Um rato não poderá recusar uma omelete ao vapor, mas não é leite que deve ser adicionado a ela, mas água. Almôndegas no vapor com vegetais também são uma ótima alternativa para uma refeição deliciosa para um animal, mas a carne bovina é a melhor escolha nesse caso.

Dos crustáceos, os ratos comem gammarus, que é adicionado ao trigo mourisco pronto.

Você precisa saber disso Filhotes de rato nem sempre comem vegetais frescos com avidez, mas adoram vegetais assados.

O que não deve ser dado?

Há uma opinião de que os ratos decorativos, como seus parentes selvagens, são onívoros, na verdade, não é o caso, pois há uma lista clara, ditado por veterinários que não devem ser dados:

  • banana;
  • chocolate e outros doces;
  • batata crua;
  • chá;
  • pão fresco;
  • refrigerante e álcool;
  • pão;
  • beterraba;
  • uva;
  • espinafre.

Essa não é uma lista completa. Existem outros alimentos que podem causar problemas de saúde em roedores.

Espinafre, cacau e soja também devem estar ausentes da dieta, assim como os cereais cozidos, que muitas vezes são consumidos pelo animal. Basta rechear o mingau com água quente para que fique pronto para comer, mas não para ferver.

Existem alimentos vegetais, que muitas vezes são a causa da morte de um animal, incluindo flores de interior:

  • fezes;
  • begônia;
  • dieffenbachia;
  • azaléia;
  • ciclâmens.

Se você quiser tratar um rato com melão, não deve fazê-lo no início do verão, quando os frutos contêm muitos nitratos. Às vezes, esse envenenamento leva à morte do animal, enquanto em humanos só causa mal-estar. Você pode alimentar ratos com frutas e vegetais, mas é desejável que cresçam em seu próprio terreno.

Qualquer comida na gaiola não deve permanecer estragada, comida estragada leva a envenenamento grave.

Se você tiver qualquer problema, deve entrar em contato com um especialista. A automedicação em casa raramente é benéfica.

Número e regras de alimentação

O rato, como qualquer outro animal de estimação, deve ser alimentado corretamente, ou seja, observar a dieta e o regime. Se você der comida da mesa com muita frequência, poderá prejudicar seriamente a saúde de seu animal de estimação. O rato não consegue digerir adequadamente sal, açúcar e até especiarias, muito menos os corantes que estão cada vez mais presentes nos produtos armazenados.

A dieta de um rato saudável deve ser baseada em grãos.... Você pode comprar em qualquer loja especializada. Se você estudar a composição com mais detalhes, fica claro que a embalagem contém um conjunto de sementes e grãos que o animal pode comer sem prejudicar a saúde. Sempre há aveia, milho e trigo dentro. O custo desse alimento é bastante acessível e, às vezes, contém suplementos vitamínicos.

Quando há uma oportunidade de coletar alimentos por conta própria, você deve definitivamente usá-la. Se você tiver culturas diferentes, basta misturá-las na mesma proporção. A comida deve estar sempre na tigela do rato, mas se o animal engordar, a quantidade de comida é controlada.

Frutas e vegetais são usados ​​como alimentos complementares, verduras podem ser fornecidas, mas em pequenas quantidades. Esses alimentos contêm todos os minerais e vitaminas essenciais. O conteúdo calórico de tais produtos é reduzido, portanto, o peso do roedor permanecerá no nível necessário.

Os ratos bebem água, então uma tigela é instalada na gaiola e a água nela permanece sempre fresca e limpa. Troque a água todos os dias.

Além desses alimentos, o ovo da galinha pode estar presente na dieta do animal, principalmente proteínas, carnes magras e até mesmo uma pequena quantidade de peixes. É permitido dar comida de cachorro. A proteína é adicionada à dieta no máximo 2 vezes por semana, os filhotes recebem um pouco mais frequentemente.

Para compensar a deficiência de cálcio, o rato pode receber kefir com baixo teor de gordura. A porção deve ser pequena, os alimentos complementares são introduzidos no máximo uma vez ao mês.

Qualquer organismo vivo precisa de vitaminas e minerais, mas os animais decorativos nem sempre têm a oportunidade de obtê-los na quantidade adequada dos alimentos. Por mais estranho que possa parecer, mas Mesmo os ratos sofrem de deficiência de vitaminas, que afeta negativamente a saúde do animal de estimação, especialmente se houver deficiência de cálcio e sódio.

Nesse caso, muito depende do dono, do quão atencioso ele está com seu animal de estimação. A deficiência de cálcio pode ser suprida com o consumo de cal hidratada ou farinha de ossos. O sal-gema é uma excelente fonte de sódio.O fígado e até os peixes marinhos ajudam o rato a obter a quantidade certa de fósforo.

É dada especial atenção às ratas durante a gravidez. Este é o momento em que eles precisam de mais nutrientes. Antes do acasalamento, criadores experientes aconselham limitar a ingestão de carboidratos e gorduras e aumentar as porções de alimentos ricos em fibras. Quando são obesos, tentam reduzir a alimentação de grãos a uma porção mínima.

As gestantes passam a receber mais proteína animal, ou seja, carne e peixe, e a cartilagem de frango também será um excelente complemento ao cardápio. Giz e rocha de casca devem estar presentes em sua dieta, pois são enriquecidos com minerais essenciais.

Cebola, gema de ovo e fígado são completamente retirados do cardápio da rata grávida, assim como o pimentão, o tomate e até o trigo.

    Com a dieta correta, a comida é dada ao animal duas vezes ao dia. Os ratos são mais ativos à noite, por isso a dose da noite deve ser ligeiramente mais alta do que a dose da manhã. É possível quebrar a dieta e dar comida ao rato com mais frequência em vários casos:

    • indivíduos com menos de 6 meses de idade, pois necessitam de mais nutrientes e calorias para crescer;
    • se o animal está emaciado após outro dono ou após uma doença;
    • se um rato apresentar sinais de diabetes mellitus, deve haver sempre comida em seu comedouro.

    Se um indivíduo não tem predisposição à obesidade, então na velhice ele pode ser alimentado com mais freqüência.

    Para um rato, 40 gramas de ração de grãos são despejados no alimentador, em média, esta é uma colher de sopa. Frutas e vegetais crus não recebem mais do que 12 gramas por dia; no início da diarreia, essa quantidade é reduzida à metade.

    A proteína animal deve ser dada como alimento complementar algumas vezes por semana, produtos lácteos fermentados - apenas uma vez por mês. Esses tipos de alimentos não são misturados no mesmo dia. Cada novo produto, como acontece com uma criança pequena, é introduzido na dieta. gradualmente para ter certeza de que ele se encaixa no rato. Existem indivíduos que são intolerantes à lactose.

    Para obter informações sobre como manter adequadamente um rato de estimação, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa