Rato decorativo

Uma casa para um rato: como escolher e fazer você mesmo?

Uma casa para um rato: como escolher e fazer você mesmo?
Contente
  1. Para que é necessário
  2. Como escolher
  3. Fazer faça você mesmo

Os ratos decorativos conquistaram os corações de muitos amantes de animais de estimação. São animais muito espertos e curiosos, com caráter e hábitos próprios, e os donos procuram deixar seu conteúdo o mais confortável possível. Uma das condições para isso é que o animal tenha casa própria. Como escolher corretamente ou como fazer você mesmo - falaremos em nosso artigo.

Para que é necessário

Um rato realmente precisa de uma casa? Os especialistas insistem que o animal deve ter seu próprio canto isolado. Vamos tentar descobrir os motivos.

Em primeiro lugar, deve-se observar as situações estressantes que podem acontecer a um animal devido a diversos fatores. Um estranho, sons altos, movimentos bruscos - tudo isso pode assustar o animal, e ele quer se esconder.

Na ausência de tal oportunidade, mesmo ratos domesticados podem experimentar ataques de agressão e pânico, que em casos graves podem levar a problemas de saúde.

Proporcionando um ambiente confortável para o animal, os donos precisam cuidar para que a gaiola não fique presa nas correntes de ar. Os ratos podem ser muito sensíveis a eles e freqüentemente pegam resfriados. Uma casa com paredes à prova de vento permitirá que você se esconda e não adoeça. Além disso, em uma casa isolada, você pode facilmente se esconder do frio, mesmo em um apartamento onde, por qualquer motivo, a temperatura seja bastante baixa. Por outro lado, quando a luz solar direta atinge a gaiola, os ratos podem se esconder em um abrigo contra o calor.

No abrigo, o rato se sente seguro... Isso é especialmente importante se o animal não estiver se sentindo bem. Os homens mais calmos se sentem muito mais confortáveis ​​sem ter uma casa, enquanto as meninas, ao contrário, precisam de proteção e um canto isolado.

Como escolher

Ao escolher uma casa para um roedor, é preciso levar em consideração o tamanho do seu animal de estimação. Ele deve estar confortável e não apertado por dentro. Se o rato for levado para casa muito jovem, ele crescerá - isso também deve ser levado em consideração.

Se você planeja fazer uma casa sozinho, a primeira coisa que você deve começar é a escolha do material. Vamos considerar as opções mais relevantes.

  • Casa feita de madeira É uma ótima maneira de cuidar da saúde e do conforto do seu animal de estimação.
  • Plástico tem um preço democrático, além disso, pode muito bem estar em todas as casas entre coisas desnecessárias, e pode ser usado sem comprometer o orçamento. É fácil de limpar, mas pode causar estagnação de ar e entupimento interno.
  • Você pode fazer uma casa de tecido grosso... Essas moradias não precisam ser colocadas no chão, podem ser facilmente penduradas e você também receberá uma rede confortável para o animal. Além disso, o tecido é fácil de lavar e a higiene também não será um problema. No entanto, não devemos esquecer que os roedores tentam praticamente tudo nas imediações com os dentes, e o tecido denso torna-se uma presa fácil que rapidamente se torna inutilizável.
  • Casas de cerâmica, ao contrário do plástico, mantém a temperatura ambiente e são especialmente úteis em salas quentes ou no verão. Na hora de limpar é preciso ter cuidado, pois o material é muito frágil e quebra com facilidade.
  • Casas feitas de cascas e galhos São especialmente valorizados pelos roedores, mas, infelizmente, não duram muito pelo mesmo motivo: os animais de estimação afiam os dentes em torno deles com muito prazer.

Fazer faça você mesmo

Então, decidiu-se fazer uma casa para o rato com nossas próprias mãos. Na hora de escolher um material, os proprietários costumam optar pelo compensado. É bastante durável, a superfície, ao contrário da madeira, não necessita de tratamento térmico. Além disso, trabalhar com madeira compensada não requer habilidades especiais e qualquer pessoa pode lidar com isso.

Em primeiro lugar, você precisa descobrir como será a aparência da residência do animal, decidir sobre seu tamanho e design. Também é importante a localização e os métodos de fixação na gaiola. Além disso, são feitas medições e um desenho esquemático que auxiliará no trabalho. Com o uso de um quebra-cabeças, são feitas as peças necessárias.

Os especialistas recomendam considerar a ventilação. Isso significa que, além da entrada, é necessário fazer alguns orifícios que facilitarão a circulação do ar.

A passagem deve ter pelo menos 5 centímetros de largura e altura.

As fezes dos animais conduzem inevitavelmente a um odor desagradável. Para minimizar este problema, pode fazer uma casa sem fundo para a sua mascote. Essa estrutura é colocada diretamente no chão da gaiola. O telhado pode ser protegido com elementos de plástico fixados nele.

Deve-se ter em mente que na hora de fazer uma casa ela fica muito não é recomendado o uso de cola, verniz, impregnação e tinta. Esses materiais podem ser tóxicos. Além disso, o animal definitivamente vai roer sua casa, e essas substâncias podem levar ao seu envenenamento.

O compensado é uma ótima opção para fazer uma casa de rato. No entanto, vamos considerar como você pode fazer a casa de um animal de estimação com outros materiais, as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Feito de papelão

Esta versão de fazer uma casa de rato é a mais simples e não requer custos financeiros. Uma caixa com equipamentos, sapatos ou comida é uma base perfeita. Além disso, o papelão é absolutamente seguro e não fará mal ao seu animal de estimação.

Entre as desvantagens, deve-se notar a vida útil muito curta dessas casas. O papelão suja muito rapidamente, deforma-se e começa a cheirar mal, o que significa que terá de ser substituído em intervalos de alguns dias.

Para que a casa conserve melhor o seu estado, é possível não deixar o fundo assim.

De um recipiente de plástico

O plástico não é um material tóxico, além de ser fácil de limpar e não absorver odores.Conseqüentemente, uma casa criada a partir de um contêiner de comida pode servir um animal de estimação por um longo tempo. Além disso, o material é bastante denso, e o roedor não será ferido por ele ao ranger os dentes. Os recipientes de comida costumam ser opacos, um benefício adicional, pois os ratos gostam de ficar no escuro e podem não se sentir muito confortáveis ​​com luz forte.

O princípio de fabricação é simples. Você precisa pegar o recipiente e cortar a entrada para o pet nele, se necessário feche as bordas com fita isolante.

A decisão de retirar a tampa cabe ao proprietário, o roedor ficará bastante satisfeito com a opção com ou sem fundo.

De uma garrafa de plástico

Nesta situação, os materiais disponíveis serão necessários. Em primeiro lugar, uma garrafa de plástico, que pode ser encontrada em quase todas as casas. Recipientes feitos de leite, kvass ou água mineral são adequados. Além disso, você vai precisar de uma jaqueta velha e desnecessária feita de material macio, você precisará cortar as mangas dela.

Para fazer uma casa, o gargalo é cortado da garrafa. Existem bordas afiadas e não muito retas, que podem ferir os animais, então você precisa colá-las com fita adesiva ou fita adesiva. Além disso, as mangas da jaqueta são presas à fita, tanto dentro quanto fora da casa. Deve-se lembrar que o uso de cola é altamente indesejável, pois sua toxicidade pode ser prejudicial ao rato.

Feito de madeira

Os especialistas acreditam que é melhor fazer uma casa de rato de madeira. As vantagens são várias, a principal delas é a segurança ambiental do animal. Além disso, o animal será capaz de ranger os dentes no corpo.

A escolha do material deve ser feita com cautela, pois nem todos os tipos de árvores podem ser usados. Entre eles, podem ser encontrados animais de estimação insalubres. Recomenda-se escolher culturas frutíferas como sorveira, maçã e pêra. As casas de bétula, carvalho e tília não prejudicam o roedor.

Deve-se ter em mente que o material deve passar por um tratamento térmico, que visa ajudar a se livrar de possíveis parasitas. Para fazer isso, ele é colocado em um forno quente por 2-3 minutos. A temperatura deve ser de 100 graus.

Não se pode deixar de mencionar as desvantagens, a principal delas é a capacidade da madeira de absorver umidade. O desperdício da atividade vital do rato pode causar-lhe sérios danos, e o cheiro será apropriado. Será necessária uma limpeza completa da casa e sua substituição periódica por uma nova.

Você pode descobrir como fazer uma casa de três andares para um rato com suas próprias mãos assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa