Rato decorativo

Tudo sobre ratos brancos

Tudo sobre ratos brancos
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vida útil
  3. Regras de cuidado
  4. O que os ratos comem?
  5. Reprodução
  6. Tomando banho
  7. Treinamento

Nem todas as pessoas tratam os ratos com amor, muitos sentem nojo e nojo deles. Mas essas impressões são freqüentemente causadas por animais que vivem em seu ambiente natural ou anexos de pessoas. No entanto, existem ratos brancos, que são criaturas muito fofas, eles são ativados como animais de estimação.

Peculiaridades

O rato branco é uma criatura domesticada que tem pelo branco. Ela é um dos animais de estimação mais comuns e amados hoje. Os chineses foram os primeiros a domar este animal, pouco depois o rato branco foi trazido para a América e países europeus, onde foi cruzado com um rato albino. O árduo trabalho dos criadores levou ao surgimento do rato doméstico branco com olhos vermelhos.

Este animal não tem nenhuma diferença especial do rato cinza tradicional, exceto pela cor especial do casaco de pele e dos olhos. Essas características de aparência eram o resultado de uma quantidade insuficiente de melanina no sangue. Na verdade, a proteína do olho do animal é transparente e as veias dos vasos sanguíneos que penetram no olho são vermelhas.

Às vezes você pode encontrar um albino inferior, que se caracteriza por uma tonalidade de pelos acinzentados e olhos escuros. É um animal que se adapta melhor a viver em casa. Eles não têm medo das cores diurnas, e também possuem forte imunidade e reações protetoras do corpo. Os albinos não são produzidos de maneira especial, pois seus genes com um conjunto de cromossomos são únicos e espontâneos.

A cor que a prole do rato terá é impossível saber com antecedência. Assim, uma prole pode incluir representantes com as cores branco e cinza. Um rato branco com olhos vermelhos é de tamanho médio e pesa cerca de 0,3-0,4 kg, mas também existem indivíduos que têm uma massa de meio quilo. O macho é sempre maior que a fêmea.

O focinho do animal é alongado e pontiagudo. Na parte frontal existem 4 dentes, que são bastante longos e afiados. Outra característica deste animal é sua cauda incomum.

Pode parecer imediatamente que ele é careca, mas, na verdade, o órgão está coberto de vilosidades brancas, que são quase invisíveis. O rato branco é um roedor muito engraçado que tem seus próprios hábitos e hábitos. É por isso que muitas pessoas escolheram este animal como animal de estimação.

A princípio, depois que o animal entra na casa, ele pode ficar acordado à noite e dormir durante o dia, mas logo tudo vai se encaixar.

Vida útil

Em média, os ratos decorativos vivem em casa por, no máximo, dois anos e meio. Se as condições de manutenção e cuidado forem ideais e atenderem a todos os requisitos, então um animal doméstico pode viver de 3 a 3,5 anos. Um animal criado em laboratório pode durar mais, até cerca de quatro anos.

Regras de cuidado

De acordo com as avaliações de pessoas que já adquiriram ratos brancos, pode-se entender que se trata de um animal gentil, positivo, não dá problema. No entanto, ao manter animais fofinhos e despretensiosos, as seguintes regras devem ser seguidas:

  • não manter indivíduos de sexos diferentes em uma gaiola, já que a fêmea sempre dará à luz filhotes e, como você sabe, há muitos deles na mesma ninhada; conseqüentemente, o rato não viverá muito, e o dono ficará intrigado com a questão de onde colocar as crianças;
  • as dimensões mínimas da casa do rato são 40x50x60 cm; tais dimensões para a gaiola são mínimas, se for mais espaçosa, o animal ficará ainda mais confortável nela;
  • vale a pena abandonar a compra de uma casa de plástico para um roedor, a melhor opção para um animal é uma gaiola com teto de metal e estrado de plástico; as hastes devem estar próximas uma da outra, caso contrário o animal fugirá;
  • os ratos brancos preferem a ração da maca; vale a pena comprar um alimentador de faiança ou de metal com dobradiças;
  • o dono deve comprar uma tigela de plástico, que tem uma bola interna e é facilmente fixada na gaiola;
  • na escolha do filler, vale dar preferência ao milho, por ser capaz de absorver todos os odores, sendo também considerado antialérgico;
  • a limpeza do galpão dos ratos deve ser feita a cada 4 dias, ou seja, trocar o enchimento; a limpeza geral da gaiola deve ser realizada uma vez a cada 7 dias; a lavagem da casa deve ser realizada com sabão em pó ou sabão, após o qual a estrutura é vertida com água fervente e seca;
  • a gaiola deve ser equipada com uma casa de madeira para um roedor, servirá de dormitório para ele;
  • Seria bom se houvesse uma rede na casa do rato, os animais adoram esses dispositivos.

Quando o animal está letárgico, comendo mal, você deve contatar imediatamente o seu veterinário.

Você precisa cuidar de um rato albino em casa da mesma forma que os demais representantes desta espécie, a saber:

  • mantenha sempre a gaiola limpa, caso contrário o animal pode adoecer; a reação a condições não higiênicas em um roedor é manifestada por queda de cabelo, aparecimento de pontos vermelhos na pele, olhos lacrimejantes;
  • um animal de estimação fofo branco deve ser passeado, pois é bastante ativo e móvel; ao andar pelo apartamento, vale observar um rato, eliminando o acesso aos fios, e também retirando temporariamente outros animais de estimação;
  • um rato branco requer comunicação constante com uma pessoa, então você não pode deixar o animal sozinho, pois o animal pode ficar doente e morrer;
  • a lã branca albina precisa ser penteada e banhada; o proprietário deve garantir que não apareça amarelo no casaco de pele, o que pode ser um sinal de doença.

As demais atividades de cuidado dos animais praticamente não diferem da manutenção de outros animais de estimação. O roedor precisa de alimentação e limpeza regulares e adequadas de seu habitat.

O que os ratos comem?

Manter um rato branco implica fornecer ao roedor nutrição adequada e nutritiva. Alimentar um roedor não significa que ele precise de tudo que está na geladeira. Por se tratar de um animal de estimação caracterizado por uma inteligência desenvolvida, recomenda-se que lhe ofereça vários produtos diferentes, dos quais o rato escolherá o mais adequado.

E também, o dono não deve esquecer que este animal não tem senso de proporção, por isso pode consumir alimentos em quantidades excessivas. Tal situação não deve ser permitida, pois comer demais e outras consequências desagradáveis ​​podem ocorrer.

Estabelecer uma dieta clara e dividir os alimentos em porções ajudará a manter seu animal de estimação saudável. O rato branco se alimenta principalmente de cereais, que são parte integrante dos alimentos armazenados. E também pode ser alimentado com macarrão, milho cozido, crosta de pão, mingau. Ao preparar mingau para um roedor, você não deve adicionar óleo vegetal e animal ao prato.

Legumes e frutas são considerados elementos obrigatórios no cardápio do rato branco. Esses produtos são fontes de vitaminas e nutrientes.

Uma grande quantidade de proteína é considerada contra-indicada para um albino. Será o suficiente para um animal dar um pedaço de carne cozida ou queijo duro 1 vez em 7 dias.

Este animal fofo é uma criatura gentil com um sistema digestivo especial, portanto, alimente-o apenas com alimentos limpos e frescos. Os alimentos da geladeira devem ser aquecidos antes de serem servidos ao animal.

O proprietário deve desenvolver um cronograma para a ingestão de alimentos do rato branco e segui-lo. A fome é contra-indicada para um roedor onívoro, sem comida pode viver apenas 2 dias.

Reprodução

Para uma prole saudável, o acasalamento albino deve ser realizado com um rato marrom, preto ou cinza. O processo de acasalamento é curto e ocorre sem dificuldade. Ao atingir a idade de 3-4 meses, a fêmea pode começar a procriar, o macho torna-se sexualmente maduro um pouco mais tarde... Um rato branco adulto carrega bebês por 20 a 26 dias, enquanto em uma ninhada nascem de 4 a 10 bebês. Existem situações em que o número de filhotes pode aumentar para 20.

Um roedor recém-nascido é uma criaturinha indefesa que não pesa mais do que 6 gramas. O filhote, que acaba de nascer, é surdo e cego. Aos 14 dias, os bebês começam a tentar comer alimentos sólidos por conta própria. Já com um mês de idade, um pequeno rato decorativo está pronto para uma vida independente.

Tomando banho

O rato branco decorativo é uma criatura inteligente e limpa que passa muito tempo limpando o pelo. Mas às vezes esses animais de estimação ainda precisam de ajuda adicional dos proprietários na implementação do banho. Muitos roedores não gostam de tratamentos com água. Os albinos têm medo de água e podem sofrer estresse ao entrar em contato com ela, por isso vale a pena ensinar um animal a nadar desde muito jovem. Se a limpeza da gaiola for realizada constantemente, muitas vezes você não precisará dar banho no animal.

Há quem diga que é proibido dar banho em ratos em casa. Mas há outra opinião, que atesta a admissibilidade de procedimentos de água pouco frequentes, desde que todas as condições de segurança sejam observadas durante o processo.

O dono de um roedor branco deve lembrar que todo ser vivo tem seu próprio cheiro e o banho frequente com shampoos pode entupi-lo. Como resultado, outros animais podem não reconhecer um parente e se comportar de forma agressiva em relação a ele.

O banho de ratos brancos é necessário nas seguintes situações:

  • se o animal estiver manchado com uma substância nociva;
  • quando em uma gaiola suja por um longo período;
  • se o rato não limpa o próprio pêlo, isto é, está doente ou despenteado;
  • ao remover parasitas;
  • vários dias antes da exposição.

Se o dono perceber que o animal gosta de procedimentos com água, ele poderá ser lavado com mais frequência. No entanto, o abuso de tais processos é desencorajado.

Quando um roedor doméstico não gosta de água, você não precisa dar banho, se não houver necessidade urgente. Se o animal não estiver muito sujo, pode-se lavá-lo sem usar shampoo. Durante o procedimento, vale a pena conversar com o rato para aliviá-lo do medo. É necessário recusar o banho se o animal estiver resfriado, pois a lavagem pode agravar a doença.

O rato prefere viver limpo, ela não caga onde ela come e dorme, portanto, instalar um banheiro na gaiola de um roedor não será supérfluo. Conseqüentemente, se não houver odores e detritos desnecessários na casa, o animal pode ser banhado com menos frequência.

Ao dar banho em um rato branco, não se esqueça de pontos como:

  • roedores decorativos são propensos a doenças dos órgãos otorrinolaringologistas, portanto, encontrar um animal em uma corrente de ar após o banho pode causar doenças;
  • o frio na sala, a água fria, a pele de rato não seca podem piorar a saúde do animal;
  • quando a água entra nos ouvidos de um animal de estimação decorativo, podem ocorrer otite média e surdez;
  • o uso de detergentes pode alterar o odor natural do animal, atrapalhar a função de barreira de sua pele, causar ressecamento e sarna.

Ao dar banho no animal, vale a pena saber não só como fazer corretamente, mas também como dar banho. Não é altamente recomendado o uso de shampoos e sabonetes para pessoas, pois podem causar dermatites.

É melhor comprar um produto especial para o banho de roedores, mas se não tiver, use um shampoo para gatos. De acordo com especialistas, você pode usar um detergente infantil para dar banho no rato, mas não deve conter corantes e fragrâncias. Para o procedimento de lavagem de roedores, convém preparar vários vasilhames com água morna, xampu, uma toalha e um pano macio que substituirá uma bucha. Você não pode lavar ratos em água corrente; antes do banho, você deve cobrir seus canais auditivos.

A imersão do animal em um recipiente com líquido deve ser feita lenta e cuidadosamente, enquanto o acaricia e distrai com a conversa. O pêlo deve ser umedecido cuidadosamente com água e, em seguida, aplicar o shampoo com movimentos de massagem. O detergente deve ser lavado em dois recipientes com água e, em seguida, seque o casaco com uma toalha ou pano.

A cauda do rato também deve ser lavada, pois acumula sujeira e partículas de pele morta. O órgão deve ser umedecido com um algodão, previamente embebido em água com sabão. A seguir, a cauda é escovada com uma escova de dentes, mas delicadamente e sem pressionar. Em seguida, o órgão é lavado com água morna, enxugado e lubrificado com creme de bebê inodoro.

Treinamento

O rato branco de olhos vermelhos tem um excelente caráter, é bastante inteligente, no qual supera até um cachorro. O animal é bastante sociável, é fácil de domar, e também responde com carinho e receptividade a uma atitude gentil e boa.

Recomenda-se ter filhotes de rato, pois são mais fáceis de domar. Este roedor adora sentar-se no ombro de uma pessoa e beijar. E também podem dormir no colo do proprietário enrolados como gatos. Este animal de estimação decorativo pode ser treinado em uma variedade de truques. Ele é capaz de responder ao seu nome, trazer brinquedos quando solicitados e sair de casa se o dono chamar.

As características de cuidar de ratos domésticos são descritas no vídeo a seguir.

4 comentários
muito obrigado 12.08.2020 15:56

Artigo muito útil.

Eles ajudaram muito!

e aqui está o segredo 13.10.2021 04:20

Haveria mais artigos desse tipo.

Super! Obrigado pelo artigo.

Moda

a beleza

casa