Animais da Crimeia: espécies e habitats

Contente
  1. Características da fauna
  2. Quem mora na estepe?
  3. Áreas de sopé
  4. Quem mora no litoral?
  5. Habitantes de reservatórios
  6. Animais selvagens perigosos
  7. Espécies protegidas
  8. Endêmica

A Crimeia é justamente chamada de "Pequena Austrália". Esta península inclui três zonas climáticas ao mesmo tempo, tantos animais diferentes vivem em seu território.

Características da fauna

A Crimeia tem uma área modesta de 27 mil quilômetros quadrados, mas ao mesmo tempo 50 lagos salgados e 257 rios estão concentrados nele. Os mares Negro e Azov são banhados por maciços montanhosos e de estepe. Todos os fatores acima determinaram a diversidade de espécies de animais, peixes, pássaros e insetos que habitam a região. Há informações de que antigamente até avestruzes e girafas viviam aqui, mas no contexto da mudança climática, eles foram substituídos por animais menos amantes do calor.

Uma vez que existem espécies ameaçadas de extinção entre os animais da península, decidiu-se criar o Livro Vermelho da Crimeia. A publicação ainda está no projeto, mas os animais incluídos na lista já foram levados sob proteção.

Quem mora na estepe?

A fauna das estepes da Crimeia inclui musaranho-de-barriga-branca, gopher, jerboa, hamster, toupeira, raposas e muitos outros representantes do mundo animal. Entre as aves dessas latitudes existem abelharucos, rolos rolantes, abetardas, guindastes, abetardas, harriers de estepe e águias.

A víbora das estepes raramente pode ser vista aqui, com muito mais frequência as pessoas se encontram cobras de quatro listras e lagartos ágeis. Aninhe-se no mundo das estepes da Crimeia garças, patos selvagens, mergansers de nariz comprido, guindastes.

Um dos animais mais populares da estepe - Korsak. A raposa das estepes, chamada corsac, pertence à família canina. O comprimento do corpo do animal é de cerca de meio metro e a cauda de até 35 cm.O peso de um adulto não é maior do que o de um gato grande.

O casaco de pele de um corsac tem uma tonalidade amarelo-acinzentada com avermelhado, enquanto a pele é mais clara por baixo, e a ponta da cauda desta raposa é escurecida. Na perseguição de presas, o corsac desenvolve uma velocidade de até 60 km por hora. Ele não é avesso a festejar com roedores, pássaros e carniça.

As galinhas domésticas muitas vezes se tornam vítimas de Korsaks. Há um lugar na dieta da raposa para comida vegetariana - ela come frutas e bagas com prazer.

Áreas de sopé

No sopé da Crimeia, existem lobos e esquilos, mas aqui você não pode encontrar muitos dos habitantes habituais das florestas russas. Mas essas terras são habitadas por representantes de várias espécies balcânicas, do Oriente Médio, do Mediterrâneo e endêmicas.

Uma rica fauna é apresentada nas encostas do norte de Yaila, no território da reserva natural da Crimeia. A área natural especialmente protegida é habitada por Veados da Crimeia, camurças da Crimeia, floresta e martas-pedra. Os animais locais têm características únicas. Por exemplo, eles usam o casaco de verão o ano todo.

Vamos falar mais detalhadamente sobre alguns habitantes interessantes do sopé da Crimeia.

  • Pássaro branco. O segundo nome da marta-pedra é de corpo branco. Ela é assim chamada por causa do pelo branco no peito e na frente da camisa. Esbelta e ágil, ela consegue entrar facilmente nos galinheiros, mas também pode se deliciar com frutas silvestres.
  • Veado nobre... É justamente considerado o orgulho da Crimeia. A cabeça desta fera da floresta é adornada com chifres luxuosos que crescem com a idade. Os rebanhos de cervos podem ser ouvidos pelo rugido característico que se espalha pela floresta. No inverno, eles se aproximam dos jardins para encontrar comida lá.
  • Mouflon. Este é o nome do carneiro da montanha, que se enraizou nesta região na época do czar. Os chifres têm a forma de uma espiral e o peso pode atingir dois centros. A aclimatação deste belo animal teve dificuldades, pois o muflão é uma espécie protegida. No verão, escondem-se do calor em rochas sombreadas e saem para comer ervas apenas à noite, e no inverno, por falta de comida, aproximam-se das casas dos humanos.
  • Roe... Durante o assentamento ativo de pessoas, esses animais foram levados ainda mais para as montanhas. Eles não têm ferramentas de proteção contra predadores em forma de chifres, mas a natureza dotou esses graciosos animais de uma audição muito boa. Ele permite que o veado ouça o inimigo de longe.

Além de predadores, eles são caçados por caçadores ilegais.

  • Corça... Raramente aparece nas áreas do sopé da península. Animais ágeis, engenhosos e muito bonitos dificilmente se adaptam às condições da Crimeia. Ainda não foi possível aumentar significativamente a população desses artiodáctilos, mas os residentes locais estão tentando proteger o animal da invasão de caçadores furtivos.

Quem mora no litoral?

A costa sul está repleta de répteis e invertebrados.

  • Lagartixa da Crimeia... Essas criaturas ágeis adoram viver em prédios antigos, onde sempre há fendas profundas e vários túneis para elas. Por isso, antigamente eles viviam em casas antigas e pátios.

Eles livraram as pessoas de hordas de insetos e, assim, prestaram um serviço ao homem. Mas hoje, nas cidades, sua população diminuiu. O motivo foi o desenvolvimento ativo de territórios, assim como os ataques de gatos, que não são avessos a festejar com esses lindos lagartos.

  • louva a Deus... Ele recebe o nome de suas patas dianteiras levantadas. É claro que essas criaturas não mantêm seus membros nessa posição para fazer uma oração. Eles apenas passam muito tempo em emboscadas, rastreando a presa pedantemente, e desta posição é mais fácil atacá-la. O crescimento do louva-a-deus chega a 5 centímetros, então às vezes eles brigam com os pardais.
  • Besouro terrestre da Crimeia. Este habitante protegido da Crimeia tem uma cor roxa que brilha em cores diferentes. É melhor não tocar nele, senão o besouro de cinco centímetros vai revelar um segredo assustador. As presas do besouro terrestre são moluscos e caracóis.

Entre os habitantes emplumados do litoral, pássaros como garças, patos selvagens, guindastes. No total, existem mais de 200 espécies de pássaros da Crimeia, no entanto, entre eles não há nenhum único vivendo apenas nesta região.

Habitantes de reservatórios

Mais de duzentos peixes vivem em numerosos reservatórios da península e um quarto deles visita periodicamente as águas da Crimeia do Bósforo. Muito na região sapos, rãs e tritões. Há apenas uma cobra venenosa aqui - esta é víbora da estepe... Habita corpos d'água e tartaruga do pântano.

Os dedos desse animal são dotados de membranas que permitem que ele nade melhor, sendo que o tamanho da concha geralmente não ultrapassa 15 cm de diâmetro. Tartarugas são diurnas - eles dormem até o amanhecer, e então começam a caçar peixes de tamanho médio. Além disso, esses animais não são avessos a experimentar alimentos vegetais. Eles passam o inverno enterrados em lodo.

Esses animais podem ser mantidos em casa, neste caso aguardam no porão o inverno.

Animais selvagens perigosos

Além de animais que não podem fazer mal aos humanos, criaturas bastante perigosas também vivem na Crimeia, é melhor evitar encontrá-los.

Viúva Negra

Esta espécie perigosa não é encontrada apenas nas estepes e florestas, às vezes também pode ser vista em áreas urbanas. A mordida de uma viúva negra pode ser fatal. Se isso aconteceu, você precisa queimá-lo com uma cabeça de fósforo ou um objeto quente no fogo e ir imediatamente ao médico. Se a ajuda chegar tarde, dores corporais graves, mãos e pés trêmulos e tonturas começarão, alucinações ocorrem devido a danos ao sistema nervoso.

Scolopendra

Centopéias aneladas não são tão perigosas quanto viúvas negras, mas sua mordida pode causar desconforto sério. A mordida é capaz de se curar por vários dias, todo esse tempo a vítima sente febre, dores musculares, e a própria mordida pode doer por muito tempo. Scolopendra vive na península em todos os lugares, além disso, é muito ágil - aparece inesperadamente e desaparece com a mesma rapidez.

Víbora estepe

O seu habitat é amplo: montanhas, estepes, sapais, vinhas, estradas de areia. Ela, como o karakurt, é capaz de matar com sua mordida. Depois disso, ocorre aumento da frequência cardíaca, tontura, náusea, aparecimento de sangue na urina.

O veneno pode ser sugado, cada vez que enxágue a boca com água ou uma solução de permanganato de potássio, ao mesmo tempo, não deve haver feridas na boca, caso contrário, o veneno penetrará no corpo do socorrista. A seguir, a ferida é desinfetada, um curativo é aplicado, mas não um torniquete.

A vítima está proibida de beber álcool, ela precisa beber o máximo de água limpa possível. Essa pessoa deve ser mostrada ao médico o mais rápido possível.

Tarântula do sul da Rússia

Montanhas e estepes são locais favoritos para tarântulas. Quem sofre de alergia corre maior risco ao se encontrar com ele, pois para todos os outros ele é menos perigoso. Os sinais de uma picada desta aranha são quase os mesmos que no caso de uma viúva negra. O local da picada precisa ser cauterizado com verde brilhante, também é preciso consultar um médico.

Um javali

Um grande e perigoso animal predador já foi exterminado no território desta região, mas depois de anos voltou a se estabelecer em suas florestas. O habitat dos javalis são áreas montanhosas onde crescem carvalhos e faias, porque eles não são avessos a festejar com alimentos vegetais. Eles evitam encontrar pessoas, mas se ocorrer uma colisão, o javali é capaz de mostrar forte agressão para com o estranho.

Os mais perigosos são as fêmeas com leitões, prontas para lutar pelos filhos pela vida ou pela morte.

Escorpião

Deslocado por gente dos territórios habitados, não foi muito longe, mas começou a instalar-se bem nas casas, mais precisamente, nas suas divisões mais escuras e húmidas. Aranhas, centopéias e louva-a-deus costumam se tornar suas presas, portanto os escorpiões, até certo ponto, ajudam as pessoas a lutar contra insetos perigosos.

Eles são noturnos, então encontrá-los durante o dia é improvável. Os sintomas da picada são semelhantes aos da reação às picadas de outros habitantes venenosos da Crimeia: falta de ar, picos de pressão, calafrios ou febre, tontura.

Eles podem aparecer imediatamente e após um dia, portanto, uma consulta médica após o incidente deve ser obtida o mais rápido possível.

Espécies protegidas

Sob proteção estão animais incomuns e interessantes da Crimeia, e bem conhecidos Raposa do Ártico, carcaju, castor, marmota, urso, furão da estepe, porque suas populações na região são pequenas. Os únicos muflões em muitos milhares de quilômetros, incluindo os do Leste Europeu, vivem na Crimeia. Eles vieram de pessoas que viviam no berçário real e, portanto, são de valor especial.

Icterícia serpentina tem corpo de um metro ou um pouco mais, muitas vezes assusta as pessoas, pois lembra uma víbora. O representante do fuso é totalmente inofensivo, se você não o assustar de propósito.

Ao contrário das cobras, seus olhos têm pálpebras que piscam.

Foca-monge, também chamada de foca de barriga branca, está criticamente em perigo. Segundo os cientistas, a população deste animal raro não passa de 600 indivíduos no mundo. A foca recebeu um nome tão incomum por causa de seu estilo de vida isolado, e sua cabeça também é decorada com uma espécie de pelo curto. Animais marinhos de dois metros podem pesar até três cêntimos, mas conseguem mergulhar bem fundo e voltar com suas presas.

Os selos ameaçados estão sob proteção especial.

Golfinhos-nariz-de-garrafa do Livro Vermelho desenvolver uma velocidade de até 40 km / h. Eles são amigáveis ​​por natureza e podem viajar distâncias muito longas. Esses mamíferos estão protegidos desde 1956.

Entre as aves protegidas da Crimeia, vale a pena destacar o guindaste, a coruja-real, o estorninho, o rei ruivo.

Endêmica

Isso inclui espécies raras que existem apenas na Crimeia. Já falamos do escorpião acima, que vive nas terras da península desde os tempos antigos. Considere outras vistas únicas da região.

  • Lenhador Retovsky. Esta espécie foi descoberta pelo cientista Otto Retovsky. A cor verde permite que o inseto passe despercebido nos matagais. Na maioria das vezes, um gafanhoto tão raro pode ser visto perto de Alushta ou Alupka.
  • Tigela de veludo do Mar Negro. Essas lindas borboletas são freqüentemente encontradas em Yalta e seus arredores. A cor castanha ajuda a esconder-se nas pedras, por isso nem todos conseguem ver esta beleza.

Em uma viagem à Crimeia, lembre-se que junto com os belos e amigáveis ​​representantes da fauna peninsular, também não existem espécies inofensivas. Mas não importa o quão perigosas sejam para os humanos, cada uma dessas espécies é uma parte do ecossistema que não precisa ser perturbada.

Tudo sobre os animais da Crimeia, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa