Recursos minerais da Crimeia: variedades e produção
A natureza da península da Crimeia é rica e única. Muitos artigos foram escritos sobre a beleza da costa do Mar Negro, mas nem todos sabem que essas terras são portadoras de minerais valiosos. O relevo incomum e o clima específico levaram à formação de uma grande variedade de solos, dos quais existem agora mais de 20 tipos, incluindo solo preto rico.
Características do relevo
Todo o território está dividido em 3 cumes, 9% da área é montanhosa. A crista principal situa-se a sul da península e ocupa a costa marítima, a cerca de 4 km afasta-se do mar na região oeste. A crista principal é formada por maciços, que são linhas contínuas.
Entre eles estão Yalta Yaila, Nikitskaya Yayla, Ai-Petrinsky Yaila. Esses recursos de relevo desempenham um papel importante na formação de minerais. Em Bubugan Yayla há Roman-Kosh - este é o nome do ponto mais alto da cordilheira da Criméia, sua altura é de mais de 1,5 mil metros acima do nível do mar.
Ai-Petri, com mais de 1200 metros de altura, é outro pico que merece atenção especial. Ele está localizado no sudoeste. O cume é famoso por seu tridente gigante - essa é a aparência de uma formação natural incomum. As terras locais também contêm tipos valiosos de pedras. As encostas inerentes aos maciços locais têm uma superfície íngreme.
A cordilheira Ayu-Dag em Gurzuf, a rocha Diva em Simeiz, Cabo Fiolent nos arredores de Sevastopol, Cabo Ai-Todor - a natureza incrível dotou esses lugares não só de uma beleza incrível, mas também enriquecida com minerais. Os cumes Karabi-Yaila são divididos por profundas depressões e ficam a 6 a 7 km do mar. Uma atração de relevo da Crimeia é também o majestoso maciço Chatyr-Dag.
A variedade do relevo tornou-se o ponto de partida para a formação natural de terrenos úteis.
Não muito longe de Sudak, as montanhas estão localizadas mais perto do mar, o que é importante para a formação de minerais nesta área. Basicamente, rochas sedimentares (argila, arenito, calcário) são extraídas aqui. Devido às frequentes alterações do nível de sal, a fauna marinha também se alterou, o que, consequentemente, levou à formação de vários minerais nos restos do solo. Muitas rochas valiosas foram formadas após uma erupção vulcânica.
Portanto, os recursos da Crimeia são ricos principalmente em fósseis de origem sedimentar, vulcânica e marinha.
Variedades
Os minerais são recursos naturais valiosos que são partes minerais ou orgânicas da crosta terrestre. Estas substâncias são utilizadas em vários campos de atividade e a sua importância é especialmente grande na indústria da construção. Algumas variedades são encontradas em muitas regiões da Crimeia, outros espécimes são considerados raros. O bem-estar de toda a península depende da extração de muitos elementos.
Os fósseis mais importantes para uma vida confortável nas profundezas da Crimeia estão contidos em pequenas quantidades e principalmente de baixa qualidade, mas também existem rochas muito valiosas.
Combustível
Os minerais combustíveis são geralmente classificados em líquidos, gasosos e sólidos. A primeira categoria inclui, por exemplo, óleo. Pela primeira vez, um poço para produção de petróleo foi perfurado na década de 60 do século XIX. Naqueles anos, o "ouro negro" era extraído com mais frequência dos depósitos de Chokrak e Karagan do período Neógeno. Além do óleo, eles também extraíram gás. Em geral, acredita-se que essas descobertas não trazem muito lucro na mineração na Crimeia, uma vez que suas reservas são muito pequenas.
A exploração para encontrar petróleo nas terras da Crimeia continua. Aproximadamente 5 toneladas desse combustível são produzidas anualmente, o que é uma quantidade muito pequena. Outro problema é que em terras locais, o óleo pode se mover entre camadas de rochas, o que complica significativamente sua produção. O gás natural, que é um combustível fóssil gasoso, não está muito melhor.
A Crimeia não pode se orgulhar de depósitos de carvão, embora estejam tentando ativamente encontrar essa substância sólida aqui. É extraído no Monte Beshuy na região de Bakhchisarai. Sob o Barão Wrangel, a península se abasteceu com esse combustível até que os alemães queimaram essas terras. Depois da guerra, a mineração de carvão foi retomada, porém, a qualidade da substância era inferior às alternativas de outras terras, aliás, a mineração tornou-se cada vez menos lucrativa e cada vez mais perigosa.
Hoje em dia, apenas ocasionalmente os aventureiros mais desesperados ousam “andar” pelas minas - as minas quase nunca são registradas, elas contêm solo fraco.
Minério
Os minérios são explorados ativamente na bacia de minério de ferro de Kerch. A área do depósito é de cerca de 250 quilômetros quadrados. A reserva total de minério aqui é de cerca de dois bilhões de toneladas. A extração de minérios, ao contrário dos combustíveis citados, é muito mais fácil, uma vez que essas substâncias não estão tão profundamente enterradas. Porém, o achado não pode se orgulhar de ser de excelente qualidade e, portanto, as matérias-primas não são exportadas.
No total, minérios de 3 variedades são encontrados aqui: castanho-amarronzado solto (oólitos de limonita e hidrogoetita), espécies densas (pequenos oólitos e hidrossilicatos de ferro e siderita) e "caviar" (oólitos com hidróxidos de manganês). A baixa qualidade deve-se ao baixo teor de ferro (33-40%). Mas o conteúdo de manganês torna a descoberta um pouco mais valiosa. A substância é fusível e, portanto, amplamente utilizada na indústria.
A formação do minério aqui começou no fundo de baías e estreitos, pois a substância contém elementos de argila, fosfato, barita. Em áreas montanhosas, encontra-se minério com inclusões de cinábrio, porém, essas espécies não têm valor industrial especial.Outros minerais de minério encontrados no território da Crimeia incluem blenda de zinco, blenda de cádmio e brilho de chumbo.
O ouro também pertence aos metais de minério. O depósito deste valor é mantido em sigilo, embora haja informações de que pequenas reservas são exploradas no Cabo Fiolent. Na década de 80 do século passado, elementos de ouro foram descobertos no distrito de Nizhnezamorsky Leninsky, de onde chegaram pelo norte do rio Azov. Eles também encontraram a joia no Cabo Frantsuzhenka, na costa de Sudak. Em geral, os recursos de ouro da república são pequenos.
Não metálico
Como regra, os materiais de construção são chamados de metais não metálicos. Possivelmente, este grupo é mais comum no território da Crimeia... O mais valioso é considerado o calcário briozoário, também chamado de pedra Inkerman. Esta substância foi extraída na antiguidade. Tratados e casas romanas em Alexandria foram construídos com esta pedra incomum. A própria Sevastopol já foi reconstruída com calcário.
O White Livadia Palace também foi construído com pedra Inkerman. É possível usar essa matéria-prima para trabalhos de acabamento. Por exemplo, é assim que são decorados o Palácio da Cultura da Ucrânia em Kiev ou as torres “stalinistas” na capital da Rússia.
Algumas pedreiras na península contêm calcário semelhante ao mármore que pode ser visto nas paredes das estações de metrô de Moscou. A rocha de concha é outra matéria-prima bastante comum usada na indústria da construção. Pode ser encontrado, por exemplo, na área de Evpatoria, a aldeia de Oktyabrskoye, na pedreira Starokrymsky em Agarmysh. A mineração de areia também está se desenvolvendo aqui, embora agora os ambientalistas estejam levantando a questão de um desastre ambiental, que pode levar à mineração ilegal de areia em áreas costeiras.
A lista de outros presentes valiosos da natureza da Crimeia é muito diversa. Por exemplo, estão em demanda Joias da criméia... Eles são encontrados no vulcão Kara-Dag. Entre as variedades mais comuns estão - ágata, calcedônia, opala, ônix, ametista, cristal de rocha. São minerais semipreciosos amplamente utilizados em joalheria. No momento, o Kara-Dag pertence a uma área protegida, e a extração de pedras nativas é proibida aqui, embora antes, no início do século 20, uma oficina de joalheria fosse instalada aqui, onde eram criadas joias de cornalina e ágata.
cornalina pertence às joias mais populares da Crimeia. Sob o czar, a extração anual de cornalina chegava a 16 poods; o próprio Faberge fazia suas famosas joias com pedras. A montanha Kara-Dag se transformou em uma área protegida depois que um único mecanismo de pesquisa foi até lá em busca de pedras. Eles explodiram as encostas, empunharam marretas e pés-de-cabra, minerando calcedônia e ágatas, e então tomaram o achado da península. Somente depois que o público, entre os escritores soviéticos, se opôs a tais ações, Kara-Dag foi declarada reserva natural.
Popular na margem sul diorito. Esta rocha foi obtida após uma erupção vulcânica. Diorito é encontrado entre Alushta e Gurfuz. Você pode encontrá-lo perto dos distritos de Lozovoe e Ukrainka, no sul de Simferopol. Exteriormente, esta pedra assemelha-se ao granito e também pode ser utilizada na construção civil. A sua superfície é cinzenta com tonalidade esverdeada.
Os altos valores de resistência permitem a utilização do mineral como matéria-prima para o revestimento. O diorito é freqüentemente usado no projeto de escadas e ruas.
Outro resultado da erupção vulcânica foi o aparecimento nas profundezas da península da Crimeia de uma pedra como faixas. É chamada de pedra de freixo. O principal objetivo do mineral é econômico. Na maioria das vezes, as trilhas podem ser encontradas em Karadag, que fica a 20 km de Feodosia e na aldeia de Planerskoe. Outros materiais valiosos estão concentrados na península, incluindo areia de quartzo e cascalho usados na construção.
Normalmente, os depósitos desta matéria-prima de construção são encontrados perto de Sevastopol e Simferopol, bem como na costa do Mar Negro perto da região de Saki.
Onde é extraído?
Como já mencionado, a maioria dos metais de minério são encontrados na Península de Kerch. Eles são "caçados" nos campos Kamysh-Burunskoye e Eltigen-Ortelskoye. É comum extrair petróleo e gás nas penínsulas de Kerch e Tarkhankut. Grandes depósitos de combustível também incluem os depósitos Tobechikskoye, Mysovoye, Belokamenskoye, localizados no leste do território, bem como os depósitos Glebovskoye, Kirovskoye, Olenevskoye e Chernomorskoye localizados no oeste.
Recentemente, a produção também foi desenvolvida em Tarkhankut, onde era possível tomar posse de um tanque de óleo por mês. Há uma pequena quantidade de óleo na península, as pessoas coletam gratuitamente e usam para suas próprias necessidades.
Eles estão tentando extrair gás e petróleo na região plana da Crimeia. O gás natural foi encontrado em poços nos anticlinais de Olenevskaya, Oktyabrskaya, Glebovskaya, Zadornenskaya. Os recursos de gás natural estão concentrados em margas calcárias e arenitos. Eles começaram a desenvolver ativamente o "combustível azul" no anticlinal de Glebovskaya. O anticlinal de outubro também poderia se orgulhar de grandes depósitos de matéria, aqui era possível extrair combustível de uma profundidade de 2.700-2.900 metros. No leste, na elevação Dzhankoy e na área com. Rifleman em Arabat Spit, respingos de gás combustível também foram encontrados.
Pequenas reservas de carvão são observadas em áreas montanhosas, mas apenas em Beshuisky a produção industrial é organizada... Este depósito está localizado na encosta norte de Main Ridge. Na parte inferior, estratos fósseis de força de trabalho podem ser encontrados.
Este combustível é de má qualidade devido à abundância de cinzas. Mas as pedras são interessantes pela presença de inclusões de "jato" de carvão picante. É formado por árvores coníferas. O carvão é extraído aqui apenas para uso local.
Veja o vídeo a seguir para viagens de trabalho aos depósitos minerais da Crimeia.