Aranhas na Crimeia: como são e o que fazer quando picadas?
Há um grande número de pessoas no mundo que sofre de aracnofobia (medo de aranhas), e seus medos não podem ser chamados de infundados. Entre esses insetos, existem aqueles que ameaçam a vida de crianças e adultos. As aranhas da Península da Crimeia não são exceção - polvos venenosos são encontrados na fauna local.
Visualizações
As aranhas são uma das ordens mais numerosas, e não apenas entre os aracnídeos, mas também representantes do mundo animal. No total, existem mais de 40.000 variedades deles na Terra. Comparado com esta figura o número de aranhas na Crimeia parece muito mais modesto - apenas cerca de 5.000. A maioria deles é bastante inofensiva, mas existem alguns espécimes, os quais podem estragar significativamente o resto.
Perigoso
Crosspiece
Entre as muitas dessas aranhas, as fêmeas são as mais perigosas para os humanos, pois são muito maiores que os machos e podem facilmente morder a pele humana. Você pode distinguir esses artrópodes pelo padrão em forma de cruz esbranquiçada no abdômen. As aranhas desta espécie são bastante grandes - uma fêmea pendurada com patas salientes pode atingir 4-5 cm de diâmetro. Alimentam-se principalmente de insetos, para os humanos suas picadas não são particularmente perigosas, embora possam ser muito dolorosas, muitas vezes causando inflamação local leve e necrose do tecido próximo à picada do local.
Neste caso, nenhum tratamento especial é necessário, basta tomar um anti-histamínico e esfregar a ferida com agentes fungicidas.
Tarântula
Conhecer esta aranha é muito mais perigoso e repleto das consequências mais desfavoráveis para os humanos.Essas criaturas apareceram na Crimeia há relativamente pouco tempo, mas já trouxeram muitos momentos desagradáveis aos turistas. Basicamente, as tarântulas vivem em áreas secas, cavam buracos no solo ou simplesmente ocupam ratos, matando seus "legítimos" donos. Essa aranha não tece teias - ela espera no buraco que a presa apareça, então com um movimento brusco ataca e a paralisa com sua mordida. Os moradores locais chamam essas aranhas de "filhotes de lobo".
Tarântulas são aranhas cinzentas, são peludas e têm pernas bastante poderosas. Esses representantes da flora são considerados as maiores aranhas da Crimeia - o comprimento do corpo chega a 3 cm, e com as pernas estendidas, suas dimensões quase o dobro.
O maior perigo é representado pelas mulheres que guardam seus casulos. Freqüentemente, as tarântulas sobem em tendas para turistas, no entanto, as pessoas não têm um interesse particular para elas. Além disso, ao ouvir o som e a vibração dos passos humanos, essas aranhas tentam se esconder, atacar apenas em legítima defesa - apenas para um ataque, eles podem suportar qualquer movimento brusco de uma pessoa.
Na Idade Média, acreditava-se que era possível salvar-se após ser picado por uma tarântula apenas se se dançasse uma dança única por muito tempo. Foi assim que surgiu a mundialmente famosa tarantela. É difícil morrer pela picada desta criatura, entretanto, casos de forte reação individual não são excluídos.
Dor forte e aguda, taquicardia, aumento acentuado dos gânglios linfáticos, dificuldade em respirar e febre forte - todas essas manifestações adversas costumam acompanhar picadas de tarântula, portanto, uma pessoa precisa de atenção médica obrigatória.
Karakurt
Uma característica distintiva do karakurt é um abdômen preto com manchas vermelhas brilhantes, um total de cerca de 13, raramente podem ser emolduradas com uma borda escarlate. O resto das peças é preto puro, como brilhante.
De acordo com a descrição, essas criaturas têm uma característica incomum - durante o acasalamento, a fêmea mostra uma sede de sangue excepcional: no final da "comunicação" ela simplesmente come o macho, pelo qual recebeu o apelido de "viúva negra".
Deve-se destacar que a fêmea tem um excelente apetite - para o acasalamento, até 5 aranhas podem entrar em sua rede ao mesmo tempo.
As viúvas negras não são agressivas com os humanos, mas se eles acreditam que uma pessoa está ameaçando seus filhos, eles atacam, portanto, na maioria das vezes mordem crianças e adultos acidentalmente. Lembre-se de que o veneno vaza para o local da picada apenas quando você pressiona o abdômen, então você não deve dar um tapa em uma aranha rastejando sobre o corpo, e varrer suavemente.
As viúvas negras são as espécies de aranhas mais perigosas que vivem na Crimeia. Seu veneno é 15 vezes mais forte que o das cascavéis, mas a dose é menor, portanto, a mortalidade por suas picadas é baixa. No entanto, após a picada, ocorrem os sintomas dolorosos:
- dor e dores por todo o corpo;
- convulsões;
- aumento da frequência cardíaca;
- problemas urinários;
- tonturas, desmaios;
- azulado do rosto;
- ataques de pânico;
- cólicas no estômago e nos intestinos.
Fracamente venenoso
Em princípio, aranhas não venenosas não existem na natureza, portanto e é impossível encontrá-los na Crimeia.
Existem apenas variedades que, mesmo com tamanhos bastante grandes, não representam um perigo grave para o homem, pois são muito fracas e não podem morder a pele, ou o próprio veneno não é suficientemente concentrado.
Aranha funerária
Este é um parente da tarântula, que é semelhante a ela em tudo, mas difere na zona de residência - essas criaturas preferem áreas escuras e úmidas, onde ninguém simplesmente espera encontrar uma aranha. Você pode encontrá-lo em ravinas, assim como em porões, garagens e depósitos de vegetais.
A picada não representa nenhum perigo para a pessoa, mas, no entanto, pode haver um leve desconforto no local da picada, leve inchaço, às vezes leve excitabilidade e espasmos.
Normalmente, todos os sintomas adversos desaparecem dentro de algumas horas após a administração do anti-histamínico.
Eresus negro
Estas são aranhas escavadoras que raramente rastejam para fora de seus esconderijos. E se o contato ocorreu, então você não deve ter medo - picadas só podem causar dor de curto prazo e inflamação local.
Aliás, é bastante interessante que o eresus preto seja uma aranha com abdômen vermelho brilhante, ela representa aquela categoria de seres vivos, cujo nome não corresponde de forma alguma ao seu aspecto.
Argiopes
Essas aranhas também são chamadas de vespas de oito patas e se distinguem por uma cor amarelo-preta com listras pronunciadas, como uma vespa. Seu estilo de vida é semelhante a uma cruz, mas ele pendura suas redes principalmente na grama.
É improvável que o Argiopa ameace a vida de uma pessoa, embora morde, via de regra, de maneira inesperada e bastante dolorosa.
Há uma leve inflamação, vermelhidão e inchaço no local da picada. No entanto, todos esses sintomas desaparecem em poucas horas.
Solpuga
Uma espécie de aranha bastante interessante, listada no Livro Vermelho. Na maioria das vezes, eles são encontrados nas áreas secas do sopé da península. O comprimento do corpo chega a 6-7 cm, as pernas e o corpo estão completamente cobertos de pêlos, os membros anteriores na aparência lembram os tentáculos de um molusco. Alimentam-se principalmente de pequenos insetos, lagartos e escorpiões. As pequenas aranhas não conseguem morder a pele humana, portanto, eles não são particularmente perigosos, mas os adultos têm dentes bastante afiados, então suas mordidas são muito dolorosas.
A aranha não injeta veneno na ferida, mas os restos mortais de vítimas anteriores muitas vezes permanecem em suas mandíbulas, o que, penetrando na ferida, pode causar necrose e cárie do tecido.
Falso karakurt
Este é outro aracnídeo habitante da península da Criméia, semelhante a um karakurt comum, com a única exceção de que não possui manchas vermelhas em seu abdômen - em vez delas, você pode ver uma faixa escarlate, que lembra um pouco duas setas conectadas a cada de outros. Em termos da intensidade do impacto em uma pessoa, o veneno de um falso karakurt se assemelha a uma vespa.
Pico de atividade
As aranhas são mais ativas de maio a setembro, mas atingem o pico na segunda metade do verão (julho e agosto). As fêmeas que protegem seus filhos são especialmente perigosas para os humanos.
Quanto à hora do dia, então as aranhas são mais perigosas à noite e de manhã cedo, na maioria das vezes são encontrados em climas quentes e secos e, durante as chuvas, geralmente se escondem e não reagem às presas capturadas em suas redes. As únicas exceções são as tarântulas, que, via de regra, escolhem o dia para a caça.
Como se proteger?
Deve-se ter muito cuidado ao descansar na natureza. Aqui estão algumas recomendações, que o ajudarão a se proteger durante uma viagem na Crimeia:
- Ao caminhar na floresta, campo ou zona de estepe, dê preferência a sapatos altos e fechados.
- Ao coletar lenha e galhos, não pegue galhos secos do chão de repente, primeiro vire-os com o pé para se certificar de que não há aracnídeos sob os galhos.
- Não deixe os sapatos do lado de fora durante a noite - é melhor levá-los para a barraca.
- Certifique-se de fechar a barraca, não a deixe aberta, de vez em quando trate com preparações repelentes.
- Certifique-se de sacudir seu saco de dormir antes de ir para a cama, pois há uma grande chance de que uma aranha possa estar se escondendo nele.
- Em qualquer viagem, certifique-se de trazer um kit de primeiros socorros com você que inclui um anti-séptico, pomada antiinflamatória, anti-histamínico e álcool isopropílico.
Observe que os carrapatos também são aracnídeos, muito comuns na Crimeia.
Os ácaros da encefalite vivem em grande número nas regiões montanhosas e no sopé da península, por onde passam muitas das rotas turísticas mais interessantes. Eles podem ser encontrados em Demerdzhi, Bakhchisarai, Simferopol e Yalta. Via de regra, eles se escondem na grama e em arbustos pequenos.
Claro, é difícil imaginar que você verá os pontos turísticos da Crimeia com roupas fechadas ou macacão anti-encefalite, no entanto, certas precauções podem ser tomadas:
- Antes da viagem, é melhor se vacinar contra a encefalite - a vacinação é feita de 5 a 7 meses antes da data prevista para a viagem.
- Certifique-se de trazer repelentes - aerossóis, sprays e pomadas contendo componentes acaricidas que matam os carrapatos.
- Certifique-se de tratar a entrada da barraca e suas paredes com compostos.
- De vez em quando, estabeleça uma regra para verificar você e seus camaradas.
- Se o carrapato ainda conseguir entrar sob a pele, deve-se ter o máximo de cuidado possível para amarrar um fio ao redor de seu corpo e girá-lo com cuidado, movendo-o no sentido anti-horário.
Primeiros socorros para uma mordida
Quando picado por uma aranha venenosa, um soro especial é mais eficaz. Infelizmente, ele não pode ser encontrado em todos os postos de primeiros socorros, então em um hospital, o gluconato de cálcio é administrado por via intravenosa, após o qual é tomada uma decisão sobre o tratamento posterior.
Durante o repouso, nem sempre é possível chegar imediatamente ao hospital, portanto, a vítima deve receber os primeiros socorros no local. Geralmente, tudo se resume a tomar um anti-histamínico e tratar o local da picada com antiinflamatórios. O método de moxabustão é muito eficaz - isso é feito de qualquer forma disponível, mas certamente nos primeiros dois minutos. O fato é que as mandíbulas das aranhas são bastante fracas, e elas não podem, durante uma picada, injetar veneno bem no fundo da pele, o que significa que nos primeiros minutos ele fica bem próximo à superfície, então o efeito de alto a temperatura destrói parcialmente o componente venenoso.
Depois disso, é necessário fornecer bastante bebida à vítima e levá-la ao hospital o mais rápido possível. Esteja ciente de que de acordo com as estatísticas, sem cuidados médicos oportunos, cerca de 4-5% das pessoas mordidas morrem.
Chamamos a atenção para o fato de que é inaceitável a aplicação de torniquetes com picada de aranha.
Para as aranhas venenosas da Crimeia, veja o vídeo abaixo.