Visão geral e características das cobras encontradas na Crimeia
Existe um grande número de cobras na península da Crimeia. Alguns deles representam uma ameaça real para os humanos. Em nosso artigo, daremos uma descrição dessas criaturas e lhe diremos como se proteger nas férias, o que fazer ao atacar e como fornecer primeiros socorros à vítima quando mordida.
Venenoso
Vamos fazer uma reserva com antecedência - no território da Crimeia não há uma única cobra que represente um perigo mortal para os humanos. No entanto, existem duas cobras, cuja picada pode causar muitos problemas às pessoas - são a víbora da estepe e a cobra de barriga amarela.
Víbora estepe
O réptil tem uma aparência bastante distinta. O comprimento do corpo de um adulto varia de 40 a 58 cm, via de regra, as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos. A cobra lembra a víbora mais comum, a única diferença é um focinho pontudo, ligeiramente estendido para a frente. A tonalidade da pele é acinzentada acastanhada, no dorso pode-se notar um padrão em zigue-zague, que tem a forma de manchas comuns, localizadas aleatoriamente ao longo do dorso. Também há manchas nas laterais do réptil, mas não são tão ricas e brilhantes como no dorso e estão dispostas em exatamente 2 fileiras.
A pele da barriga das víboras da estepe é geralmente muito mais clara, às vezes manchas acinzentadas sutis podem ser distinguidas. Répteis absolutamente pretos são extremamente raros aqui.
Como todas as outras víboras, o veneno da estepe é caracterizado por um efeito hemolítico, ou seja, tem a propriedade de alterar a composição do sangue e destruir as paredes dos vasos sanguíneos (é esta propriedade do veneno de cobra que é usada em farmacologia ao criar medicamentos para tromboflebite). Dor forte, inchaço e vermelhidão aparecem quase imediatamente no local da picada; em caso de intolerância individual severa, a mão pode até começar a ficar azulada. Freqüentemente, a temperatura aumenta e surge um estado febril.
Com a picada de uma víbora das estepes, a vítima precisa de atenção médica.
Cobra de barriga amarela
Essa cobra não pode ser chamada de venenosa, mas, sem dúvida, é uma das mais agressivas da Crimeia. Este réptil ataca qualquer pessoa que se aproxime, independentemente de a pessoa ameaçar a cobra e sua prole ou não.
A cobra de barriga amarela tem um tamanho muito impressionante - até dois metros de comprimento, cabeça grande e dentes fortes, por isso a cobra não tem a menor dificuldade em morder a pele humana.
Ao ser atacado por essa cobra, surge uma sensação dolorosa, mas geralmente não há necessidade de atendimento médico. - as feridas cicatrizam por conta própria em dois ou três dias, no entanto, uma pequena cicatriz permanece na memória.
Não venenoso
Muitas vezes, as cobras se tornam verdadeiras vítimas do preconceito humano.
Muitas vezes, uma pessoa tende a considerar todos os répteis venenosos ou agressivos, mas a esmagadora maioria dessas criaturas não representa qualquer ameaça à vida e à saúde humana - existem muitas cobras desse tipo na Crimeia.
Copperhead
Esta é uma cobra relativamente pequena, cujo comprimento raramente ultrapassa 80 cm. A cor pode ser muito diversa - na maioria das vezes há indivíduos acastanhados avermelhados com um leve brilho metálico, mas na Crimeia você pode encontrar cinza, marrom escuro e até mesmo as cabeças de cobre completamente pretas. Uma característica comum de cada uma das cobras com este nome são os olhos com uma linha cruzada pronunciada.
Copperhead não tem veneno e seus dentes são muito pequenos, mesmo os indivíduos maiores, quando atacados, arranham apenas levemente a pele... A intensidade de tal lesão pode ser comparada ao resultado de uma ligeira travessura de um gatinho, esse dano geralmente cura em alguns dias sem o uso de qualquer medicamento. As cobras jovens não conseguem nem mesmo danificar a pele.
Corredor leopardo
Alguns répteis da Crimeia são automaticamente considerados venenosos pelas pessoas por serem bonitos demais. Podemos dizer que se trata de uma espécie de caça às bruxas medieval, mas com uma aparência diferente. A cobra leopardo é uma dessas vítimas da calúnia.
Esta é uma cobra de tamanho médio - até 1-1,5 metros de comprimento.
A pele lembra a estampa de leopardo da moda nos últimos anos - tem o corpo esbranquiçado ou cinza com manchas vermelhas ou vermelhas com uma borda preta. Como todas as outras cobras, esta cobra pode subir em árvores, mas na maioria das vezes se esconde no chão sob vários abrigos, por exemplo, sob pedras e protuberâncias.
A cobra leopardo pode morder mas tais feridas não trazem nenhum perigo. Via de regra, essas cobras atacam crianças que veem um lindo "lagarto" e tentam pegá-lo com as mãos. A ferida praticamente não é sentida e cicatriza muito rapidamente. Essas cobras não representam nenhum perigo para os humanos, o que não pode ser dito sobre os próprios répteis. Hoje em dia, o animal é exterminado ativamente: alguns matam cobras "por precaução", outros são apanhados para obter peles caras, e outros ainda são mantidos em terrários domésticos.
Já
Todos estão bem cientes da usual - esta é uma cobra de cor escura com manchas características e facilmente distinguíveis de cor branca ou amarelada em ambos os lados da cabeça. Essas cobras preferem lugares úmidos, se alimentam de rãs e ratos.
Essas cobras raramente picam, mas se isso acontecer, as sensações não serão as mais agradáveis. - o fato é que esses répteis têm dentes tortos, com os quais podem rasgar a pele, e não escovam os dentes, portanto, pode entrar uma infecção na ferida. O tratamento geralmente é limitado ao uso de soluções antimicrobianas padrão.
É muito pior se, para derrotar o atacante, ele já usa os meios de "ataque químico" - às vezes, uma cobra furiosa simplesmente joga todo o conteúdo de seus intestinos em uma pessoa.O cheiro é nojento, nada pode ser removido, embora seja altamente persistente - dura uma semana ou até mais.
Onde é que eles vivem?
Não há muitos lugares na Crimeia onde você possa encontrar cobras venenosas. Por exemplo, nas montanhas não estão, nem que seja em uma clareira ou em um pequeno trecho da estepe a seu pé. Os répteis não são encontrados diretamente em pedras e rochas.
Também não há cobras no Mar Negro, eles são encontrados em terra, principalmente nas estepes ou perto de florestas.
Primeiros socorros
Na maioria dos casos, as picadas de cobra não representam qualquer ameaça para os humanos, portanto, todo o tratamento é reduzido à desinfecção usual da ferida. A única exceção é a picada da víbora das estepes, porém, que não representa um risco real para as pessoas. Na grande maioria dos casos, uma pessoa se recupera sem o uso de métodos terapêuticos especiais de tratamento em 2 a 5 dias. Ainda assim, é melhor evitar o contato com este réptil.
Se você avistar uma cobra, então tente ficar calmo e se afastar, não provoque o animal de forma alguma - não há necessidade de bater com um pedaço de pau, agarra a cauda e torce, não há necessidade de ser fotografado com um réptil, tudo isso na maioria das vezes termina com uma mordida.
Se tal evento desagradável ocorreu, a principal coisa - não entre em pânico! Pode sair sangue da ferida, pode sentir um agravamento do quadro, podem surgir inchaços e manchas de cor desconhecida no local da picada, mas em qualquer caso, as pessoas não morrem com o veneno desta cobra. Com assistência oportuna, você pode aliviar significativamente a condição da mordida.
O soro é mais eficaz, no entanto, não está disponível em todos os postos de primeiros socorros, e os ataques, via de regra, acontecem longe dos assentamentos urbanos onde trabalham os médicos, portanto, os primeiros socorros deverão ser prestados no local. Em primeiro lugar, você precisa sugar o veneno da ferida - lembre-se de que isso só pode ser feito se não houver feridas e lesões na cavidade oral. Tente não engolir o veneno, mas mesmo que isso aconteça, não se preocupe - a composição é decomposta no estômago e excretada junto com a urina do corpo.
A vítima precisa de descanso - é melhor colocá-la em um local seco e com sombra. Dê-lhe o máximo de água possível; se não houver, qualquer outra bebida servirá, mas definitivamente sem álcool, já que o álcool apenas aumenta a intensidade dos sintomas de dor após uma mordida.
Para reduzir o grau de manifestação de uma reação individual, dê à vítima anti-histamínicos, por exemplo, "Suprastin", "Tavegil", "Zodak" ou qualquer outro.
Se possível, tente levar a pessoa picada à clínica o mais rápido possível.
Sobre quais cobras são encontradas na Crimeia, veja o próximo vídeo.