Visão geral das baías da Crimeia
O litoral da Península da Crimeia é bastante recortado. Existem mais de 75 baias e baias. Eles são todos muito diferentes. Alguns deles têm praias confortáveis e isoladas, em algum lugar belas paisagens dignas do pincel de um artista, ou locais históricos. Para escolher um local adequado para recreação, os turistas devem aprender mais sobre as baías da Crimeia.
Onde eles estão localizados?
Se você começar a listar os nomes de todas as baias, a página pode não ser suficiente. Portanto, vamos falar sobre os maiores e mais famosos. E para entender melhor onde estão, vamos dividi-los ao longo dos lados geográficos da península.
Na margem sul
O lado sul da Crimeia é popular entre os turistas devido ao seu clima semelhante ao mediterrâneo. E ao se abrigar dos ventos em qualquer uma das baías, os amantes do descanso selvagem podem se sentir bem à vontade.
Bugaz
Bugaz Bay está localizado na região de Sudak, mas longe o suficiente (10 km). Portanto, você terá que chegar por conta própria de carro ou de água, uma vez que não existem linhas de transporte público. A natureza e a área de água aqui são consideradas uma das mais limpas e mais bem preservadas da Crimeia. O regime de sigilo anterior ajudou. O facto é que no Cabo Meganom, que faz fronteira com a baía de um lado (do outro - Cabo Tolstoi), existe uma base militar.
E na própria baía foram feitos desenvolvimentos secretos, que, aparentemente, não tiveram um impacto negativo na natureza.
Bugaz pode ser considerado o lugar mais ensolarado da Crimeia, com até 300 dias claros por ano. Uma praia é coberta com areia cinza escura, a outra - com fragmentos de pedras que saíram das rochas ao redor. Alguns turistas gostam de tomar sol em grandes pedras. A uma curta distância a pé das praias existe um centro turístico e uma pensão, pelo que pode instalar-se de forma confortável e económica.E como não é muito fácil ir dos povoados até a baía, nunca fica lotado de mar.
Kapselskaya
De Sudak, você também pode chegar à Baía de Kapselskaya, de onde Meganom também é claramente visível, mas está localizada entre o cabo Frantsuzhenka e Alchak. O nome dissonante "Kapsel" pode ser traduzido como "um lugar perdido". O vale com o mesmo nome, queimado pelo sol, era exatamente isso quando A.S. Griboyedov o viu em 1825 e não o descreveu em termos laudatórios.
Agora, esse lugar só agrada os turistas, com belas vistas. Existe a oportunidade de relaxar em uma barraca ou no conforto de uma pensão. Interessante é o hotel-vapor flutuante "Andorinha", que participou das filmagens do filme "Romance Cruel".
Azul
A Baía de Golubaya está localizada perto da aldeia de Novy Svet. Ele está localizado entre a rocha Karaul-Oba e o Cabo Kapchik, que se curva ao redor da baía com águas azuis cristalinas em um semicírculo.
Você pode encontrar outro nome para esta baía - Tsarskaya. Está relacionado com o fato de que governantes gostavam de descansar neste lugar, em particular, o último czar russo Nicolau II veio aqui em 1912 a convite do príncipe L. S. Golitsyn. A Baía Azul é inacessível por terra, então um caminho foi aberto para o imperador nas montanhas até a gruta, que abrigava a adega, e até uma pequena praia confortável, mais tarde chamada de Tsarskoe. Durante o terremoto de 1927, o caminho desabou, mas agora o caminho está parcialmente restaurado.
Além de Golubaya, Novy Svet tem mais duas baias “multicoloridas”: Verde e Azul. Os nomes falam por si próprios, a água ali tem apenas essas tonalidades.
Kutlakskaya
A oeste fica a Baía de Kutlak. Seu nome vem do rio Kutlak, cujo vale está localizado aqui. O litoral se estende por 3 km das montanhas Karaul-Oba ao cabo Ai-Foka (Kabaniego). Uma praia de seixos estreita fica a cerca de 2 km. A atração deste local é a "Fortaleza de Assandra".
Às vezes, a baía é chamada de Veselovskaya pelo povoado mais próximo (Veseloe). Mas deve-se notar que há outra baía próxima, que é chamada assim.
Baía do amor
Um verdadeiro paraíso com um nome romântico está localizado perto da vila de Rybachy, esta é a Baía do Amor. Uma baía redonda com águas cristalinas e uma praia de difícil acesso atrai os amantes em primeiro lugar. Mas sua privacidade pode ser perturbada por banhistas nus ou mergulhadores que também amam o lugar. E raramente alguém é impedido pelo fato de que só um caminho de "cabra" leva até aqui e você terá que percorrer inúmeras pedras. No entanto, você pode chegar lá nadando.
Curiosamente, a baía é de origem vulcânica. Não muito longe da trilha existe um funil com um diâmetro de cerca de 3 metros, que é a boca de um antigo vulcão. E se você mergulhar em águas claras, poderá ver figuras bizarras feitas de pedras, uma das quais parece um macaco. Portanto, a baía às vezes é chamada de Macaco... Ela - um dos menores, seu comprimento é de apenas cerca de 100 metros.
Só não o confunda com o Cálice (banho) do Amor perto do Cabo Tarkhankut, na costa oeste.
Laspinskaya
Esta baía é a transição da costa sul para a costa oeste. Ele está localizado entre os cabos Aya e Sarych, o comprimento é de 12 km. A costa é irregular, existem cerca de 10 pequenas baías. A palavra grega laspi significa lama. Isso se refere à argila de cura que sobrou de várias fontes termais no passado. A temperatura média do ar no inverno é de + 5 ° C.
A baía também é conhecida pelo trato Batiliman, localizado no litoral e pertencente à reserva do Cabo Aya. Uma planta rara, encontrada apenas na Crimeia, cresce aqui - o pinheiro de Stankevich. Tanto o ar como a água são muito limpos.
No oeste
Praias de conchas e calhau são características da costa oeste. As áreas de recreação são famosas pela lama curativa e lagos salgados.
Karadzhinskaya
A baía pertence à área de água da Baía de Karkinitsky, que é conhecida pelo fato de seu fundo ser ligeiramente inclinado e por isso, a água nela se aquece rapidamente após o inverno. Existem várias opiniões sobre a origem do nome Karadzhinskaya. Talvez o nome de Karadz fosse o nome do dono deste lugar. Talvez uma vez houvesse muitos cervos aqui, já que uma das opções de tradução se refere a este animal. Alguns pesquisadores acreditam que "kara ji" pode ser traduzido do turco como "grama selvagem".
As águas da baía banham a aldeia de Olenevka. A costa é recortada por pequenas baías, tem uma extensão de mais de 7 km. A praia é arenosa e em forma de concha, mas a baía é interessante não só para os banhistas, mas também para os pescadores ávidos.
No seu território existem dois reservatórios de sal fechados: Liman e Karadzhinsky. Mas também há fontes de água doce e até poços medievais.
Kipchak
Esta baía termina com a reserva natural Tarkhankutsky e é o parque natural nacional "Porto maravilhoso". Você pode chegar lá na vila de Chernomorskoye, se for na direção de Olenevka. O local é indicado para quem quer se isolar do mundo exterior por um tempo, já que a comunicação celular praticamente não funciona na própria baía. A água esquenta rapidamente, então a temporada de natação começa cedo.
Várias outras pequenas baías podem ser observadas perto do Mar Negro: Uzkaya, Karamysh, Ozhinnaya, Ocheretay.
No leste da península
Uma característica do lado oriental é que a maioria das baías em consideração pertencem à área de água do Mar de Azov.
Dvuyakornaya
Diz-se que durante as tempestades aqui, os navios baixaram duas âncoras para se segurar. Também em 1784 havia uma bateria Dvuyakornaya. A baía se estende por 7,5 km entre os cabos de Ilya e Kiik-Atlama (não muito longe da aldeia de Ordzhonikidze), e também é limitada pelos cumes Tepe-Oba e Biyuk-Yanishar. Profundidade média - 3 m.
Provato
A aldeia de Ordzhonikidze está localizada nas margens do Provato. Interessante que o nome é traduzido de duas línguas: do italiano como “comprovado”, do grego como “casa de ovelhas”.
A baía tem quase um quilômetro e meio de extensão.
Tatarskaya
Esta baía se estende perto do Cabo Kazantip por até 25 km. Ela se projeta para a terra não muito longe, mas muito ampla. A povoação mais próxima é a aldeia de Mysovoe. Do outro lado do cabo está a Baía Russkaya. A origem dos nomes é explicada pelo fato de que antigamente a vila era dividida em dois assentamentos nacionais.
A praia da Baía do Tártaro é coberta por areia de concha. A entrada para o mar é conveniente, mas rasa. Em alguns lugares, para nadar corretamente, você precisará caminhar mais de 100 m.
Devido a esta profundidade, a água pode aquecer até 40 ° C em dias quentes.
Cosmonautas
O povoado mais próximo da Baía dos Cosmonautas é a cidade de Shchelkino. Dizem que o primeiro cosmonauta Yuri Gagarin descansou aqui, daí o nome.
Morto e silencioso
Estas duas baías perto de Koktebel são separadas pelo Cabo Chameleon. Os nomes falam por si, é muito tranquilo aí. E no Dead também é deserta, além disso, é rasa e as algas em decomposição criam um cheiro específico desagradável.
Do general
Provavelmente, você terá que chegar a esta baía por terra a partir de Kerch, passando pelos vilarejos de Novootradnoye e Zolotoye ou pelo vilarejo de Kurortnoye, passando pelo lago Chokrak. A extensão das praias do General é de cerca de 26 km, as vistas são lindas. Mas turistas experientes alertam que se você planeja ficar muito tempo aqui, precisa levar alimentos e suprimentos de água com você.
A baía recebeu este nome devido ao fato de que na década de 50 daqui o Tenente General Chernorez V.A. supervisionou os testes nucleares no local de teste de Semipalatinsk. Seu carro móvel estava estacionado aqui.
Corpo de Fuzileiros Navais
Esta baía é uma praia de areia de 4 km localizada no norte da Península de Kerch. O nome foi dado a ele em homenagem ao memorável desembarque da 83ª Brigada de Infantaria em dezembro de 1941, como resultado do qual toda a Península de Kerch foi libertada do inimigo.Os turistas vêm aqui principalmente por causa das águas curativas e lama do Lago Chokrak, que está localizado a 50 metros da costa da baía.
Carnelian
Nas encostas da montanha Kara-Dag nos velhos tempos, pedras semipreciosas foram extraídas, principalmente - cornalina. Daí o nome da baía localizada aqui. E agora, às vezes, um banhista particularmente bem-sucedido é recompensado com um achado precioso.
Sevastopol
Sebastopol é lavado quase por todos os lados pela água do mar, não é à toa que às vezes é chamada de cidade das mil baías. Na verdade, há muitos deles aqui. Na verdade, Sevastopol (mais de 7 km no terreno, área - 7,96 km2) inclui mais de uma dúzia de outros menores. Mas há muitas baías perto da cidade que não estão incluídas nela. Possui sua própria Golden Bay, Golubaya e Salt Bay.
Cossaco
A oeste fica a Baía dos Cossacos, em cuja costa fica o microdistrito da cidade com o mesmo nome, ou simplesmente Kazachka. O Cabo Chersonesus separa a baía da Baía Kamyshovaya e, do outro lado, há outra pequena baía - Salt Bay. O nome cossaco está relacionado ao fato de que durante a guerra russo-turca os cossacos montaram piquetes aqui.
Novo (areia)
Na costa desta baía existe um parque com o nome de Anna Akhmatova. A praia aqui foi criada artificialmente, a areia foi trazida especialmente para cá, por isso eles mais tarde chamaram de Pesochnaya ou Baía Novaya.
As maiores baías
Considerada em extensão, a seguinte classificação pode ser feita:
- Generalskaya - 26 km;
- Tatarskaya - 25 km;
- Laspi - 12 km.
Em termos de profundidade, o campeonato ficará atrás de Balaklavskaya. É considerada a baía mais profunda da Europa, pois em alguns pontos a distância ao fundo chega a 35 m.
Lugares mais visitados
O melhor descanso é diferente para cada pessoa. A maioria dos turistas está, claro, em locais com infraestrutura desenvolvida, por exemplo, na Baía de Karadzha, Kazachya ou Laspi. Balaklavskaya também é um dos mais visitados. Atração - a fortaleza Chembalo no Monte Kastron (Fortaleza). Centro de esportes aquáticos (windsurf, kite) - Baía de Tatarskaya. Você pode melhorar sua saúde com a ajuda da lama curativa, por exemplo, na Baía do Corpo de Fuzileiros Navais. E quem quiser se aposentar deve visitar a Baía do Amor ou Kipchak.
Para as baías desconhecidas da Crimeia, veja o próximo vídeo.