Insetos da Crimeia: espécies e habitats
A península da Criméia é amplamente conhecida por seu clima e natureza favoráveis. Esta combinação de condições externas contribui para o fato de que um grande número de uma grande variedade de insetos vive neste território. E se alguns deles causam uma impressão positiva em uma pessoa (por exemplo, borboletas), outros, ao contrário, podem ter um impacto negativo. Além disso, um grande número de insetos nocivos e perigosos são encontrados no território da península.
informações gerais
Em geral, se falamos sobre a composição geral dos insetos que vivem na Crimeia, então os cientistas geralmente distinguem vários grupos grandes:
- Dípteros - são representados por insetos como moscas, mosquitos, mosquitos, mutucas, etc .;
- lepidóptero - os representantes típicos da ordem são mariposas e borboletas;
- himenópteros - por exemplo, formigas, vespas e abelhas;
- coleoptera - besouros de vários tipos;
- hemiptera - estes são, em primeiro lugar, percevejos.
Os grupos listados constituem a maioria absoluta dos insetos que vivem na península (cerca de 95%). Os 5% restantes são representados por espécies mais raras e menos - por exemplo, libélulas ou louva-a-deus.
Tipos principais
Um grande número de insetos vive na Crimeia. Mas você não deve se assustar imediatamente, porque muitos deles não só não possuem propriedades perigosas, mas, ao contrário, podem ser benéficos para uma pessoa.
Borboletas
Na Crimeia, existe uma maior variedade de insetos desta espécie. Então, a maior borboleta da península é olho de pera borboleta ou pavão... Os insetos com nomes não são inferiores em tamanho rabo de andorinha, podaliry, polyxenes. além disso tais criaturas são especialmente grandes em tamanho; padrões bizarros e incomuns também podem ser discernidos em sua superfície.
Além das espécies acima descritas, na república são generalizadas falcão mariposas vários tipos. Então, aqui você pode ver representantes de carvalhos e loendros, bem como insetos com o nome incomum de "cabeça morta".
Besouros
Os mais comuns são besouros rinocerontes e besouros veados. Portanto, a primeira espécie é considerada bastante rara. O chifre é observado apenas em machos, e o tamanho médio do besouro dessa espécie é de cerca de 5 centímetros. A carapaça tem um brilho brilhante e o ventre é coberto de pêlos curtos. Já o besouro-veado é mais freqüentemente encontrado nas montanhas e florestas.
Louva-a-deus
Os insetos Mantis são verdadeiramente misteriosos e, portanto, mais impressionantes. São bastante grandes e podem atingir 7 centímetros de comprimento. Além disso, é importante observar que as mulheres geralmente são muito maiores do que os homens.
A cor desses insetos pode ser muito diversa. Em primeiro lugar, depende do habitat do animal. Se falamos sobre os indicadores médios, então as cores do louva-a-deus são apresentadas em diferentes tons de verde e marrom. Uma espécie muito rara de louva-a-deus, a empusa listrada, vive no território da Crimeia.
Insetos perigosos
Deve-se dizer desde já que um grande número de insetos raros vivem no território da Crimeia, o que, de uma forma ou de outra, pode representar um perigo para os humanos. Apesar disso, mesmo os representantes mais venenosos não são fatais para o corpo humano. Considere uma descrição dos grupos e unidades mais comuns.
Mosquitos
Esses representantes da fauna são conhecidos não apenas no território da península da Crimeia, mas também muito além de suas fronteiras. Os mosquitos são freqüentemente chamados de mosquitos entre as pessoas. Se falamos das diferenças sexuais desses animais, então são as fêmeas dos mosquitos que criam grandes transtornos para o ser humano, pois precisam do sangue humano para cumprir a função reprodutiva. Ao mesmo tempo, os machos não mordem as pessoas - eles se alimentam de vegetais - néctar de flores.
Deve-se notar que cerca de 40 espécies de mosquitos vivem na república. Além disso, eles são mais ativos em relação às pessoas nos primeiros meses de verão. As consequências das picadas desses insetos para o homem não são perigosas, porém apresentam uma série de inconvenientes. Portanto, a área que o mosquito picou ficará vermelha e coçará; em casos raros, pode ocorrer inchaço (especialmente na presença de reações alérgicas).
Para se livrar das consequências desagradáveis, você deve neutralizar o local da picada e também tomar um anti-histamínico. Além disso, medidas preventivas também serão úteis: você pode usar vários sprays e pomadas para a pele e, para limpar o ambiente de mosquitos, é recomendado o uso de fumigadores especialmente projetados.
Zangões, vespas e abelhas
Esses insetos na Crimeia são representados por várias espécies, alguns deles, devido à sua raridade, estão incluídos no Livro Vermelho. Como regra geral, a picada de tal inseto não é perigosa, mas pode causar uma dor desagradável. A situação é diferente em relação às pessoas que sofrem de intolerâncias e alergias. Portanto, eles podem apresentar sintomas como inchaço, náuseas e até mesmo falta de ar. E mordidas no rosto e pescoço são consideradas especialmente perigosas.
Para tratar os locais das picadas, devem ser utilizadas soluções salinas ou alcoólicas. Além disso, com uma mordida, ele mostra tomar um anti-histamínico.
Cego
Os mutucas são outra categoria de insetos mais perigosos para os humanos e os insetos que vivem no território da Crimeia. A questão se complica ainda mais pelo fato de a fase de sua atividade recair apenas no período de verão, quando grande número de turistas e veranistas se dirigem ao território peninsular.
Em seu núcleo, mutucas são moscas de tamanho maior. Eles são sugadores de sangue. Além disso, como no caso dos mosquitos, são as fêmeas que são mais agressivas com os humanos. Especialmente numerosos aglomerados deste tipo de insetos podem ser encontrados na área de vários reservatórios.
As próprias picadas de insetos são bastante dolorosas. mas não perigoso. O perigo é diferente: as pessoas alérgicas à saliva dos insetos podem entrar em choque anafilático após serem picadas e, portanto, precisam imediatamente de atenção médica. Além disso, deve-se levar em consideração que As mutucas transmitem um grande número de doenças, como antraz e tularemia.
Outros artrópodes
Além de insetos, outras criaturas (artrópodes, aracnídeos, milípedes) vivem na Crimeia, o que pode causar danos aos humanos. Eles podem ser encontrados principalmente nas montanhas ou estepes.
Karakurt
O nome popular e mais conhecido da aranha karakurt é "viúva negra". Esses artrópodes têm muito veneno (principalmente mulheres). Uma concentração particularmente alta de veneno no corpo da aranha é encontrada durante a estação de reprodução. A mordida de tal criatura é muito perigosa: pode causar a morte.
Por iniciativa própria, as aranhas não atacam, elas só mordem se sentirem uma ameaça se aproximando... Após a picada, a vítima sente dores agudas no abdômen, parte inferior das costas e tórax. Outros efeitos colaterais incluem falta de ar, tontura e náusea. É imperativo consultar um médico, e atenção médica deve ser procurada o mais rápido possível.
Scolopendra
É interessante notar que este representante dos artrópodes tem uma aparência bastante desagradável. A cor pode variar em uma variedade de tons de dourado e oliva. Quanto ao tamanho, as escolopendras costumam atingir 15 centímetros de comprimento. Pernas curtas estão localizadas ao longo de todo o corpo do artrópode, e na cabeça você pode ver olhos redondos e longas antenas.
Os insetos são especialmente ativos à noite. Eles começam a atacar apenas se se eles sentem agressão. O local da picada da escolopendra instantaneamente fica vermelho e incha. Em alguns casos, podem ocorrer ataques de asma após a picada. Febre e erupções na pele também são comuns.
Ácaro
No território da península, vivem 23 espécies de carrapatos, dos quais 4 são portadores de uma doença perigosa - a encefalite. Os habitats mais comuns são gramíneas e arbustos de baixo crescimento. Na maioria das vezes, os artrópodes atacam os veranistas durante recreação ao ar livre e piqueniques.
Se você for picado por um carrapato, ele deve ser removido imediatamente. Isso pode ser feito por conta própria ou entrando em contato com o seu médico. A segunda opção é mais preferível, pois neste caso, em condições de laboratório, o carrapato é examinado cuidadosamente para identificar se era portador de encefalite e se você está ameaçado com a doença.
Assim, pudemos ter certeza de que a flora da Crimeia é bastante diversa e interessante. Vale lembrar que junto com insetos úteis e bonitos, aqui você também pode encontrar aqueles que podem representar um perigo para o homem. A este respeito, você deve ter um cuidado especial na natureza e, no caso de picadas de insetos que você não conhece, consulte imediatamente um médico.
Abaixo, você pode assistir a um vídeo sobre 6 tipos dos insetos mais perigosos da Crimeia.